Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Uma dúvida. Existiu em algum momento na história grega a adoração aos titãs ? Ou já surgiram sendo depostos por Zeus e cia ?

 

 

Por exemplo, existia uma cultura de adoração aos titãs antigamente que após a mudança de religião para Zeus possam ter sido transformados nos pais dos novos deuses que foram derrotados na "guerra religiosa" ?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Fiquei curioso. Quais seriam os outros possíveis nomes pras essas armas baseados nesses mitos famosos?

Agora de cabeça não sei dizer muita coisa, precisaria pesquisar primeiro. Mas, por exemplo, Crisaor é o nome de uma espada mágica de ouro usada em The Faerie Queene.

 

Muita coisa pode ser encontrada nos links abaixo:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Lists_of_fictional_weapons

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Mythological_weapons

 

Uma dúvida. Existiu em algum momento na história grega a adoração aos titãs ? Ou já surgiram sendo depostos por Zeus e cia ?

 

 

Por exemplo, existia uma cultura de adoração aos titãs antigamente que após a mudança de religião para Zeus possam ter sido transformados nos pais dos novos deuses que foram derrotados na "guerra religiosa" ?

Foi justamente essa segunda opção que ocorreu.

 

Antes da chegada dos povos helênicos à Grécia (aqueus, eólios, jônios e dórios), os povos primitivos da região, os pelasgos, adoravam a Mãe-Terra (que os helênicos mais tarde chamaram de Gaia) seguida do Céu e do Mar (renomeados depois de Urano e Pontos) e uma variedade de outros deuses da natureza (mais tarde também nomeados pelos helênicos como Óreas, Tífon, cada um dos titãs, gigantes e monstros como as górgonas, as erínias, etc). Os nomes tinham outras grafias, algumas até um pouco parecidas que puderam ser aproveitadas, mas em sua maioria foram rebatizados com nomes que faziam sentido para a língua dos invasores.

 

E esses invasores, os helênicos, tinham seu próprio panteão também (muito menos organizado do que o que o mundo viria a conhecer, coisa que só aconteceu a partir de pouco antes da época clássica [cerca do séc VII AEC em diante]). E como religião e mitologia são coisas que por vezes parecem ter vida própria, elas foram se moldando na mente e na crença popular com a religião e a mitologia dos povos que lá já estavam, acabando por gerar mitos como o da titanomaquia e da gigantomaquia, mostrando a derrota dos deuses antigos pelos deuses dos novos gregos.

 

No meio de todo esse desenvolvimento da mitologia e religião dos helênicos, seus deuses acabaram sendo relacionados aos deuses antigos em graus de parentesco (pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, etc), sendo que, naturalmente, os novos deuses representariam as gerações mais recentes, e os deuses autóctones passaram a representar as gerações mais antigas.

 

E é claro que esse desenvolvimento não foi todo certinho e igual em todo o mundo grego. Por exemplo, Apolo substitui Hélio na maior parte dos lugares, mas na Ilha de Rodes eles só reconheciam um deus-sol, Hélio. Em alguns lugares Afrodite e Éris são filhas de Zeus, já em outros Afrodite é filha de Urano e Éris é filha de Nix. O Eros primordial manteve seu culto em Téspias desde os tempos primitivos, mas o segundo Eros, filho de Afrodite, foi mais cultuado na época clássica junto com sua mãe substituindo o Eros primordial (e são deuses diferentes, que nem os dois Cronos [o deus do tempo e o titã pai de Zeus!).

 

Fora que eles receberam a influência religiosa e mitológica de outros povos também, importando deuses do Oriente (como Apolo, Afrodite e Dioniso), da Trácia (como Ares) e de Creta (como Zeus, Poseidon e Atena).

 

E por aí vai...

Editado por Fabinho
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

THEIA

http://img1.wikia.nocookie.net/__cb20130527231455/saintseya/pt/images/c/cf/Teaia.jpg

Theia ou Teia (do grego Θεία, Theia), filha de Urano (o céu) e Gaia (a terra), é a mais velha das titânides. Era a titânide da visão, das pedras e metais preciosos e da brilhante luz do céu azul claro (aether). Ela também era, assim como as outras titânides, uma deusa oracular, e o mito homérico Apolo de Delos a equivale com Ikhnaie, "a deusa rastreamento", que possuía um antigo santuário oracular em Ftiótida.

 

Theia desposou Hyperion, seu irmão, e deu à luz aos corpos celestes Hélios, o deus do Sol, Selene, a deusa da Lua, e Eos, a deusa do Amanhecer. O nome Theia significa "visão". No mito homérico, essa deusa é chamada Eurifaessa (Εὐρυφάεσσα, Euryphaessa) que significa “a de amplo brilho”.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Theia.jpg

 

Os antigos gregos acreditavam que os olhos emitiam um feixe de luz, como uma lâmpada, o que os permitia ver o que quer que viesse de cima. Daí Theia, a titânide da visão (thea), também ser a mãe do sol, da lua e do amanhecer. Theia também era, aparentemente, um aspecto feminino do deus primordial Aether, o ar superior brilhante ou o brilhante céu azul.

Píndaro a chama de “a de muitos nomes”, e diz que a ela era atribuído o ouro, uma força superior a todos os outros poderes. Ainda fala que eram feitas corridas de bigas em sua honra, e os navios que navegavam em rivalidade também a cultuavam.

 

SOHMA - BESTA

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Souma-theia.jpg

A besta (pronuncia-se bésta), balestra ou balesta é uma arma com a aparência de uma espingarda, com um arco de flechas acoplado no lado oposto da coronha, acionada por gatilho, que projeta dardos similares a flechas, porém mais curtos. Ela foi bastante usada no século XVI e chegou a coexistir com, e depois foram substituídas pelos arcabuzes e mosquetes, as primeiras armas de fogo. Hoje, continua a ser fabricada, pois é usada por caçadores em algumas partes do mundo. Alguns modelos sofisticados também são utilizados por forças especiais.

 

http://1.bp.blogspot.com/-gRtU8Oaui3c/UK2IW1kXGvI/AAAAAAAAAfk/t9OqEz16L8s/s1600/besta.jpg

 

A invenção da besta causou uma grande mudança no papel das armas entre os exércitos. O tradicional arco e flecha era um especializado sistema de armas que exigia um considerável grau de formação na vida, força física e experiência para opera-lo eficientemente; em muitas culturas, os arqueiros eram considerados uma casta separada e superior, pois seu conjunto de habilidades de arco e flecha era desenvolvido desde o nascimento. Em contraste, a besta foi a primeira arma de projétil, e por ser simples, barato e pouco exigente fisicamente, era facilmente operado por um grande número de soldados, permitindo, assim, praticamente qualquer nação com moeda suficiente formar uma força potente de besteiros. Isto levou à ascensão de grandes exércitos mercenários de besteiros e a eventual morte dos cavaleiros fortemente blindados, com os exércitos sendo progressivamente dominados por recrutas equipados com armas de projéteis.

 

Na Grécia, a mais antiga besta data do século 5 a.C., baseada em uma antiga arma chamada de gastraphetes. Os gastraphetes eram uma espécie de besta que era apoiada na barriga e pressionando para baixo com toda a força. Desta forma, mais energia podia ser aplicada no projétil do que usando apenas um braço do arqueiro.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ee/Gastraphetes_-_catapult_ancestor_-_antica_catapulta.jpg

Fonte: Theoi Project e Wikipedia

P.S.: trazendo a penúltima das titânides. É interessante ver como quase todas as titânides tinham um aspecto oracular. No caso de Theia, acho mais interessante a sua relação com a visão, da forma como os gregos a imaginavam, e sua relação com Aether. Quanto a sua arma, mais uma de uso predominantemente masculino, pois as mulheres sempre usaram mais o arco e flecha do que balestras. A besta é uma arma muito interssante, e é a que mais representa a transição entre as armas brancas e as de fogo, mas ao ver uma só consigo lembrar de Robin Hood ( /kaka ). Espero que gostem. Próximo: Cronos

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, que show de post!

 

Teia é uma das poucas divindades pré-olímpicas a manter um culto mais ou menos organizado ao longo do tempo, talvez pela própria importância dela como mãe do Sol, da Lua e da Aurora. Praticamente uma rival de Reia nesse aspecto de popularidade.

 

Fantástico também esse apanhado de curiosidades sobre as bestas. Acho-a uma arma elegante e bonita, ainda que, como você mostrou, pouco usada por mulheres ao longo da história.

 

Hoje em dia, no entanto, a cultura popular tem mostrado mais personagens femininos importantes do que masculinos usando bestas, como Scarlett de G.I.Joe e Allison Argent de Teen Wolf.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

CRONOS

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/12t-Cronos.png

Cronos (em grego: Κρόνος; chamado de Saturno pelos romanos), era a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega, os chamados titãs. É o mais jovem dos titãs, filhos de Urano e Gaia. A pedido de sua mãe se tornou senhor do céu castrando o pai com um golpe de foice. Segundo Cícero, em seu De Natura Deorum, Saturno seria o deus do tempo, em sua faceta destrutiva e que tudo devora.

Segundo o mito,Urano, o céu, e Gaia, a terra, geraram os 12 Titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperion, Iápeto, Téia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai.

 

Após isso, Urano e Gaia geraram os Ciclopes Ancestrais e os Hecatônquiros (Gigantes de Cem Mãos). Sendo Urano capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos e os encerrou novamente no útero de Gaia. Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir, chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito a sílex e fez uma foice dentada. Colocou-a na mão de Cronos e os escondeu, para que, quando viesse Urano durante a noite, não percebesse sua presença. Ao descer para se unir mais uma vez com a esposa, Urano foi surpreendido por Cronos, que atacou-o e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos de Urano ao mar. Dos seus testículos jogados ao mar nasceu Afrodite, a deusa do amor.

 

http://marcoalbiero.altervista.org/albums/gallery/fan-arts/saint-seiya/saint-seiya-episode-g/ss-epg-007.jpg

 

Após a queda de Urano, Cronos subiu ao trono do mundo. A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que, segundo Hesíodo, constituía a segunda geração divina. Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua "Idade de Ouro". Nessa época, os animais podiam falar, assim como os humanos, e não existia a maldade em seus corações.

 

Após tomar o trono, Cronos libertou seus irmãos, os Ciclopes e os Hecatônquiros, como tinha prometido a sua mãe, Gaia. Mas vendo o quanto eram poderosos, também os temia e os aprisionou mais uma vez. Gaia, revoltada com o ato de tirania e intolerância do filho, tramou uma nova vingança.

 

Após isso, Cronos se casou com sua irmã Réia e passou a reger todo o universo. Urano, seu pai, profetizou que, assim como ele o destronou, um de seus filhos o destronaria. Ele então passou a devorar todos os seus filhos assim que nasciam de Réia. Cronos engoliu os cinco primeiros filhos tidos por Réia: Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Mas Gaia, que queria vingança contra o filho, ajudou Réia a salvar e sexto filho, Zeus. Réia então, em vez de entregar seu filho para Cronos devorar entregou-lhe uma pedra, que Cronos engoliu sem perceber a troca, e escondeu seu filho em uma caverna.

 

Certa vez, quando Zeus ainda era criança, Cronos enganou sua esposa e, transformado em um cavalo, deitou-se com Philyra, e dessa união nasceu o centauro Quíron.

 

Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando para esse efeito o apoio de Métis - a Prudência - filha do Titã Oceano. Esta ofereceu a Cronos uma mistura de ervas e mostarda, que o fez vomitar os filhos que tinha devorado. Junto com seu irmãos Poseidon e Hades, e alguns outros aliados, Zeus declarou guerra ao pai e aos demais Titãs. E durante dez anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os três Ciclopes e os três Hecatônquiros. Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos com a ajuda dos filhos libertos da Terra e se tornou o novo soberano do Universo. Após vencer Cronos, Zeus o cortou em pedacinhos e o lançou nas profundezas do Mundo dos mortos, o Tártaro. Segundo Ésquilo, ao ser derrotado, Cronos teria amaldiçoado seu filho a sofrer o mesmo destino. Porém, Zeus foi avisado antecipadamente, e devorou sua esposa Métis, cujo segundo filho teria o poder de destrona-lo.

Segundo Hesíodo e Platão, mais tarde Zeus teria libertado Cronos e o feito rei das Ilhas dos Afortunados, localizadas no centro dos Campos Elíseos. Já segundo Píndaro, as ilhas seriam governadas por Radamanthys, e Cronos teria sido designado por Zeus para ser seu segundo em comando.

 

SOHMA - FOICE (MEGAS DREPANON)

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Souma-chronos.jpg

 

A Megas Drepanon (do grego “grande foice”), é a foice usada por Cronos para castrar seu pai, Urano.

 

Segundo a versão mais conhecida, ela teria sido criada por Gaia, através de um pedaço de metal ou sílex tirado de seu seio. Porém, segundo Estrabão, a foice de Cronos teria sido criada pelos Telquines (monstros metade foca e metade cão), que foram os primeiros a trabalhar com ferro e bronze.

 

Segundo Pausanias, após castrar seu pai, Cronos teria jogado a foice no mar Kerainiano. Ela teria caído em uma ilha, de frente ao estreito iônico, que ficou conhecida como Ilha Drepane, onde viviam os Phaikians, povo que dizia descender de Uranos.

 

Segundo outra versão, Zeus usou a própria foice de Cronos para despedaça-lo, e depois jogou-o ao Tártaro.

 

Fonte: Theoi Project e Wikipedia

 

P.S.: passei a semana sem net,então só deu pra postar agora. Cronos é outro personagem que é muito interessante mitologicamente pois, assim como seu filho Zeus, ele venceu seu tirano pai, mesmo sendo o mais novo dos irmãos; pena que depois ele fez a mesma besteira que o pai, e acabou destronado por seu filho. Essa questão de filho destronar seu pai, parece que seria algo eterno na mitologia grega, se Zeus não tivesse conseguido engolir Métis. Quanto a sua Sohma, prefiro a versão na qual ela foi forjada por Gaia, em vez dos telquines. Espero que gostem. Próximo: Réia.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito bom conhecer essas diferentes versões dos mitos, pois revela também a riqueza mítica oral dos antigos.

 

Filho destronando o pai e assumindo seu lugar é um tema bem comum nas cosmogonias do Mediterrâneo Oriental. O mito da criação hitita é praticamente idêntico ao grego e mais antigo, donde se imagina que a mitologia hitita influenciou os gregos em sua cosmogonia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante o post.Lembro que em algumas versões Cronos castra Urano com a harpe, a mesma arma que depois Perseu deceparia a Medusa.A harpe as vezes era representada por uma foice menor ou uma espada curvada. A questão dos filhos destronando os pais é bem comum na mitologia grega.Até com os mortais isso acontecia, como Édipo que matou o seu pai e Orestes que matou a sua mãe e o amante dela.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

RÉIA

Na mitologia grega Reia (do grego Ῥέα, Rhea, que significa "fluir" ou "ampla") era uma titã, filha de Urano (o céu) e de Gaia (a terra). Na mitologia romana é identificada com Cibele, uma das manifestações da Deusa mãe, Magna Mater e com a deusa Ops. Era a titã da fertilidade, maternidade e da geração. Por ser mãe de parte dos deuses do Olimpo, é conhecida como Mãe dos Deuses, ou ainda como "Grande Mãe".

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Rhea.jpg

 

Irmã e esposa de Cronos, teve com ele seis filhos. Gerou neste ordem, Héstia (a mais velha), seguida de Deméter e Hera, seguidas de Hades, Poseidon e Zeus. Temendo a profecia de Urano que dizia que, assim como ele o destronou, um de seus filhos também o destronaria, Cronos devorava todos os filhos assim que nasciam. Assim aconteceu com Hera, Hades, Poseidon, Héstia e Demeter.

 

Quando nasceu o sexto filho, Zeus, Réia decidiu salvá-lo, com a ajuda de Gaia (a Terra) que desgostava Cronos porque ele aprisionou os gigantes Hecatônquiros no Tártaro, temendo seu poder. No lugar de Zeus, Réia deu a Cronos uma pedra para que ele comesse. Depois que cresceu, Zeus destronou seu pai Cronos, e o fez vomitar os seus irmãos e a pedra que Réia tinha dado a Cronos no lugar de Zeus. Zeus fixou essa pedra na terra, na divina Pito, ao pé do monte Parnaso, para que fosse um dia, diante dos olhos dos mortais, um monumento que proclamasse suas maravilhas.

 

http://4.bp.blogspot.com/_uYNV0jAJyk0/SA4ZsOjvEdI/AAAAAAAAAHU/FYicSDuOfZs/s400/reia%2Be%2Bchronos.jpg

 

Seguindo a ascensão do filho Zeus ao status de rei dos deuses, ela contestou uma parte do mundo e acabou refugiando-se nas montanhas, onde cercou-se de criaturas selvagens. Geralmente, é associada a leões (ou a uma biga puxada por leões) e ao carvalho. Era também uma deusa oracular, como as outras titânides, sendo a deusa patrona do Bosque de Dodona, um mítico bosque de carvalhos no qual as árvores previam o futuro.

 

Réia aparece ainda como uma das deusas presentes durante o nascimento de Apolo.

 

A mais antiga fonte do culto a Réia foi Creta, onde ela tinha um templo em Cnossus. Algumas tradições até mesmo diziam que foi em Creta que Réia deu a luz a Zeus. Os sacerdotes de Réia eram chamados de Korybantes. Os Koryobantes eram nove bailarinos, que adoravam a Réia com seus cantos rítmicos e danças estridentes, acompanhadas do tímpanos (uma grande tambor de mão) e o choque de escudos de bronze e címbalos, provocando um estado de êxtase religioso.

 

SOHMA - KATAR

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Souma-rhea.jpg

Katar é uma arma de origem indiana. É uma adaga composta de lâminas e um bracelete, para que possa formar uma extensão do braço. Era muito usado pelos mercenários da Antiguidade para executar suas vítimas com muita velocidade, precisão e silêncio. São perfeitas para perfurar armaduras. Eram armas utilizadas para cortar carne e matar bois. O katar também foi usado como arma cerimonial ​​em cultos e adorações.

 

O katar originou-se em Tamil Nadu, onde seu nome original era kattari antes de ser alterada para Katara (romanizado como "katar" pelos britânicos), no norte. As primeiras formas ocorreram no medieval Império Vijayanagara. O katar desse período muitas vezes tinha uma cobertura de metal ou couro em forma de folha ou concha, para proteger as costas da mão, mas isso foi descartado durante o século XVII. À medida que a arma se espalhou por toda a região tornou-se uma espécie de símbolo de status, passando a não ser apenas uma forma de precaução para auto-defesa, mas também para mostrar sua riqueza e posição. A classe alta dos Rajputs e Mongóis usavam um par de katar para caçar tigres, pois para um caçador, para matar um tigre com uma arma de curto alcance era considerado um grande sinal de bravura e habilidade marcial.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Ornamental_katar.jpg

A partir do século XVI em diante, katar foram muitas vezes feitas de lâminas de espadas quebradas. O katar deixou de ser de uso comum, no século XIX, embora eles ainda foram forjados para fins decorativos

 

Fonte: Theoi Project e Wikipedia

P.S.: trazendo a última dos doze titãs principais. Ainda temos três posts até o fim dos titãs: Prometheus, Epimeteu e Atlas. Fora sua história com Cronos e papel como mãe dos deuses, Réia aparece bem pouco na mitologia. Tipo, sei que os titãs não são muito presentes nos mitos, mas sempre achei que pelo menos Réia devia aparecer um pouco mais, sendo a mãe do rei dos deuses, mas ela simplesmente some após o fim da guerra contra os titãs. Gostei da escolha da arma da sua sohma, e até que foi um pouco diferente das "armas masculinas" dadas até agora para as titânides. Será que ela recebeu uma arma de curto alcance para contrapor a de longo alcance do seu marido? Bom, espero que tenham gostados dos 12 titãs. Próximo: Prometheus.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bacana as informações. Faltou apenas acrescentar que Pito depois recebeu o nome de Delfos e que a pedra vomitada por Cronos se tornaria o ônfalos ("umbigo") no interior do santuário de Apolo e marcaria o centro do mundo.

 

A escolha do katar para soma de Reia foi muito original, e ainda foi escolhido o katar de 3 lâminas, altamente decorativo (os katares de combate eram na verdade de 1 lâmina só; as de 2 e de 3 lâminas, que deveriam funcionar também como tesouras num combate, acabaram se mostrando ruins para o manuseio rápido e preciso como convém numa luta e se tornaram mais instrumentos de colecionadores).

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho a espada mais prática porque faz tudo o que o katar faz e muito mais.

 

O katar exige combate corpo a corpo MUITO próximo; já a espada permite o mesmo tipo de combate, mas com maior distanciamento e, consequentemente, maior segurança.

 

Quanto a katar vs adaga... Adagas podem ser lançadas à distância e são mais leves de manusear. =D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A contrapartida do Katar é que é mais leve. Uma espada ocidental como conhecemos, pegando os modelos mais comuns da idade média, é muito mais pesada. Se pensarmos na utilização dela acompanhada do escudo, ela se torna um conjunto complicado de dominar. Acredito que a espada acabou se tornou tão popular é a sua evolução através dos tempos e das culturas, como o surgimento das rapieiras, espadas curtas, longas, katanas...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu pensei no conjunto das espadas em geral (incluindo as mais leves, como as que você citou). XD

 

Se fôssemos comparar o katar apenas à espada longa medieval, aí fica claro que, ao menos em termos de agilidade, o usuário do katar teria mais vantagem.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prometeu

http://www.cavzodiaco.com.br/images13/episodiog/capitulo841.jpg

Na mitologia grega, Prometeu (em grego: Προμηθεύς, "premeditação" ou ainda “o que pensa antes”) é um titã da segunda geração, filho de Iápeto e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio. Algumas fontes citam sua mãe como sendo Têmis, enquanto outras apontam para a oceânide Ásia, também chamada de Clímene, filha de Oceano. Prometeu era o titã da premeditação e do conselho astuto. Segundo Ésquilo, Prometeu lutou ao lado dos deuses na Titanomaquia, tento papel decisivo na sua vitória.

 

Segundo Hesíodo, foi dada a Prometeu e seu irmão Epimeteu a tarefa de criar os homens e todos os animais. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu encarregou-se de supervisioná-la. Na obra, Epimeteu atribuiu a cada animal os dons variados de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um, garras outro, uma carapaça protegendo um terceiro, etc. Porém, quando chegou a vez do homem, formou-o do barro. Mas como Epimeteu gastara todos os recursos nos outros animais, recorreu a seu irmão Prometeu. Segundo Ésquilo, Prometeu ensinou aos homens as artes da civilização, como a escrita, a matemática, a agricultura, a medicina e a ciência. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais.

 

http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20130511224133/saintseya/pt/images/5/5a/Prometeu.png

Durante um banquete destinado a selar a paz entre mortais e imortais, Prometeu foi responsável por aplicar um estratagema em Zeus, ao colocar duas oferendas diferentes diante do deus olímpico: uma delas consistia de uma seleção de carne escondida dentro de um estômago de boi (alimento escondido dentro de um exterior repulsivo), enquanto a outra consistia dos ossos do boi totalmente envoltos em "reluzente gordura" (algo impossível de ser consumido dentro de um exterior atraente). Zeus escolheu a segunda, abrindo assim um precedente para os futuros sacrifícios, e a partir de então os humanos teriam passado a ficar com a carne dos animais que sacrificavam, dedicando aos deuses apenas os ossos, envoltos numa camada de gordura. Como punição, Zeus teria retirado o fogo dos mortais.

 

Prometeu, então, rouba o fogo dos deuses, escondendo-o em um galho oco e o devolve aos mostais. Como castigo a Prometeu, Zeus ordenou a Hefesto que o acorrentasse no cume do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia dilacerava seu fígado que regenerava-se todos os dias, já que Prometeu era imortal. Esse castigo devia durar 30.000 anos. Segundo outra versão, Zeus disse que só libertaria Prometeu se alguém abrisse mão de sua imortalidade por ele.

 

http://www.constelar.com.br/constelar/123_setembro08/imagens123/prometeus.jpg

 

Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos dedicou-se a aventuras. O centauro Quíron, mestre de Hércules, que tinha sido ferido por uma flecha envenenada com o sangue da Hidra e por isso estava agonizando, deu sua imortalidade para libertar Prometeu. Segundo outras versões, o centauro Quíron deixou-se acorrentar no Cáucaso no lugar de Prometeu.

 

Como castigo a humanidade, Zeus envia e primeira mulher, Pandora, à Terra. Pandora é dada como esposa a Epimeteu, que ignora a alerta de seu irmão Prometeu, de que jamais deveria aceitar um presente de Zeus, e se casa com ela. Pandora acaba então por libertar todos os males da humanidade.

 

Fonte: Theoi Project e Wikipedia

P.S.: trazendo Prometeu. Acho ele um titã muito interessante por sua busca de beneficiar sua criação, enquanto os deuses tentavam impedi-lo, como se Prometeu fosse aquele que buscasse levar o conhecimento aos mortais, e os deuses insistissem em mantê-los ignorantes. E seu castigo final é mais um exemplo do conhecimento grego, provando que eles já conheciam que o fígado humano tinha a capacidade de regenerar-se. Além disso, seu contraste com seu irmão Epimeteu é algo bem interessante. Espero que gostem. Próximo: Epimeteu.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, nunca tinha visto esse tópico. Que genial! Nós temos um quadro no Podcast que é sobre Mitos também, já fizemos alguns:

 

Podcast SSE #013 - O Mito de Pégaso; Belerofonte, o Hóspede Maldito e Seiya, o Herói Corinthiano - https://soundcloud.com/saintseiyaevolution/podcast-sse-013-o-mito-de-pegaso-belerofonte-o-hospede-maldito-e-seiya-o-heroi-corinthiano
Nos próximos, vou ver se cito vocês e vou beber um pouco do tópico também. Estão de parabéns, muito bacana.
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que ótimo post sobre Prometeu!

 

Ficou bem explicativo os diversos momentos de seu mito.

 

Alguém aqui por acaso já viu alguma obra de arte grega antiga (portanto coisas posteriores estão de fora) mostrando-o com asas, como no Episódio G? Eu simplesmente achei incrível o seu visual na obra.

 

Sagitarius, Epimeteu chegou a aparecer em CdZ em algum momento? Pergunto isso porque você disse que o post sobre ele será o próximo.

 

 

Masei, boa ideia os seus podcasts!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que ótimo post sobre Prometeu!

 

Ficou bem explicativo os diversos momentos de seu mito.

 

Alguém aqui por acaso já viu alguma obra de arte grega antiga (portanto coisas posteriores estão de fora) mostrando-o com asas, como no Episódio G? Eu simplesmente achei incrível o seu visual na obra.

 

Sagitarius, Epimeteu chegou a aparecer em CdZ em algum momento? Pergunto isso porque você disse que o post sobre ele será o próximo.

 

 

Masei, boa ideia os seus podcasts!

 

Não, mas ele é citado junto com Prometeus e Atlas durante a luta com Iápeto e Têmis. Eles falam algo sobre os deuses terem enviado Pandora a seu filho para puní-lo.

 

Já Atlas, que será o último, teve até uma imagem em no Episódio G.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Epimeteu

Na mitologia grega, Epimeteu (“o que pensa depois”) é um titã da segunda geração, filho do titã Iápeto e da ninfa ou oceânide Ásia, filha de Oceanus, também chamada de Clímene (segundo alguns autores, a mãe seria Témis) e irmão de Atlas, Prometeu e Menoécio. Epimeteu era o titã da reflexão tardia e das desculpas.

 

Epimeteu e seu irmão Prometeu foram encarregados de criar os homens e os animais. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu encarregou-se de supervisioná-la. Na obra, Epimeteu atribuiu a cada animal os dons variados de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um, garras outro, uma carapaça protegendo um terceiro, etc.. Porém, quando chegou a vez do homem, formou-o do barro. Mas como Epimeteu gastara todos os recursos nos outros animais, recorreu a seu irmão Prometeu. Segundo Ésquilo, Prometeu ensinou aos homens as artes da civilização, como a escrita, a matemática, a agricultura, a medicina e a ciência. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais. Prometeu roubou ainda o fogo dos deuses e o ofertou aos homens, ensinando-lhe também como trabalhar com ele. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais.

Hefesto, a pedido de Zeus, que desejava castigar os homens por causa dos "crimes" de Prometeu, modelou uma mulher em argila e, em seguida, animou-a, deu-lhe vida. Para torná-la irresistível o deus coxo teve a cooperação de muitos imortais. Atena ensinou-lhe a arte da tecelagem, adornou-a com a mais bela indumentária e ofereceu-lhe o seu próprio cinto. Afrodite deu-lhe a beleza e insuflou-lhe o desejo indomável, que atormenta os membros e os sentidos. Hermes encheu-lhe o coração de artimanhas, imprudência, ardis, fingimento e cinismo. As Cárites embelezaram-na com lindíssimos colares de ouro e as Horas coroaram-na de flores primaveris. Por fim, o astuto deus Hermes interveio mais uma vez, concedeu-lhe o dom da palavra e chamou-a Pandora, cujo nome significa "A de muitos dons", como se fosse um presente de todos os deuses. Um presente funesto para punir os homens aos quais Prometeu concedera o fogo, furtado do céu.

 

Zeus, satisfeito com a cilada que armara contra os mortais, enviou Hermes com o presente a Epimeteu. Este se esquecera da recomendação de seu irmão Prometeu, de jamais aceitar um presente de Zeus, se desejasse livrar os homens da desgraça. Epimeteu, porém, aceitou Pandora, que foi entregue a ele junto com um pithos (um jarro de armazenagem), o qual foi recomendado a Epimeteu que nunca abrisse.

 

http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2010/06/Mito1.jpg

 

A espécie humana vivia tranquila, ao abrigo do mal, da fadiga e das doenças, mas quando Pandora, por curiosidade, abriu o pithos que trouxera do Olimpo como presente de núpcias a Epimeteu, dela escaparam todas as calamidades que até hoje atormentam os homens.

 

Só a Esperança (Elpis) permaneceu presa junto às bordas da jarra, porque Pandora recolocara a tampa rapidamente. É assim que, silenciosamente, porque Zeus lhes negou o dom da palavra, as calamidades e misérias, dia e noite, visitam os mortais.

 

Após o desastre com o jarro, Epimeteu e Pandora geraram Pirra. Pirra casou-se com Deucalião, filho de Prometeu.

 

Espantado com o ódio instaurado entre a humanidade, Zeus decidiu exterminar a espécie humana, certo de que esta fora o maior erro que os deuses haviam cometido. Convocado o conselho dos deuses, todos obedeceram e tomaram o caminho para o Olimpo. Zeus, com a ajuda de Poseidon e dos quatro ventos inundou a Terra. Avisados por Prometeu, Pirra e Deucalião construíram um enorme barco, onde colocaram um casal de cada animal, para poder escapar da enchente.

 

Após o dilúvio, vendo a terra desolada e desabitada, Deucalião e Pirra consultaram a deusa Têmis, perguntando como poderiam restaurar a humanidade. Têmis os disse que jogassem os "ossos de sua mãe" para trás. Pirra não queria cometer este sacrilégio com sua mãe, mas Deucalião compreendeu que Têmis falava de Gaia, a Mãe-Terra, e que "ossos da mãe" eram as pedras da Terra. Então eles pegaram as pedras da Terra e as atiraram. Das pedras de Deucalião nasceram homens, e das pedras de Pirra nasceram mulheres.

 

Deucalião e Pirra tiveram vários filhos, dentre os quais Heleno, ancestral de todos os gregos, Protogenea e, segundo algumas versões, Anfictião, rei de Atenas.

 

Fontes: Theoi Project e Wikipedia

P.S.: trazendo Epimeteu, o cara que só pensa depois de ter feito a besteira. Gosto bastante do mito de Epimeteu e Pandora e bem interessante que mesmo após o pithos ser aberto por Pandora, Epimeteu não a rejeitou, mas continuou com ela e até tiveram uma filha: Nóe Pirra.O próximo é o último post sobre os titãs. Após ele, em vez de ir para uma nova classe, vou postar sobre os novos cavaleiros de prata e bronze que apareceram em Santia Shô. Espero que gostem. Próximo: Atlas.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah tá, é que eu não me lembrava da menção a ele (foi nas palavras daquele misterioso "Esperança" [Elpis], quando narrou a história de Pandora para Cronos e Lythos?).

 

O que eu acho mais legal no mito de Epimeteu e Pandora é que eles continuaram juntos mesmo depois do erro cometido por ela.

 

E Pirra não é Noé, é a esposa de Noé /kaka

 

EDIT

 

Você não vai falar de Euríbia, esposa de Crios?

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Umm tava com uma dúvida no episodio que o Siegfried de dubhe se sacrifica ele diz que ira para o céu com os amigos dele e que ele ira se tornar uma estrela no céu e protegera todos isso tem haver com algum mito o fato de ele virar uma estrela ? outra coisa realmente ele vira uma estrela ou guardião da estrela alpha ou ele vai pro inferno no caso o que vcs acham??

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atlas

http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20111007015159/saintseiya/images/b/b8/Atlas.JPG

Atlas (em grego, Άτλας, que significa “resistência”) - também chamado Atlante - é o nome original de um dos titãs da mitologia grega. Era filho de Iapeto e da ninfa Clímene. Seus irmãos foram Epitemeu, Prometeu e Menoécio.

 

Atlas lutou com os titãs na guerra contra as deidades olímpicas durante a revolta de Zeus. Zeus, triunfante, castigou seus inimigos lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Hades, para que jamais fugissem de lá. Para Atlas, porém, Zeus reservou uma pena especial. Atlas foi condenado a sustentar o céu em seus ombros para toda a eternidade. Atlas então, passou a morar no país das Hespérides (ninfas do por-do-sol), lugar onde permanecia segurando o céu.

 

Durante um dos doze trabalhos de Hércules, o herói pediu a Atlas sua ajuda para pegar as maçãs de ouro do Jardim das Hespérides. Enquanto Atlas pegava as maçãs de ouro Hércules segurou o céu por um tempo. Atlas pensando em se livrar de sua carga quis ir embora e deixar Hércules segurando o céu. Hércules porém, pediu a Atlas que segurasse o céu apenas por um momento para que ele pudesse colocar uma almofada sobre os ombros, mas assim que Atlas segurou o céu de novo, Hércules fugiu levando com ele as maçãs de ouro.

 

Segundo uma das versões existentes, Atlas foi posteriormente libertado de seu fardo e tornou-se guardião dos Pilares de Hércules, sobre os quais os céus foram colocados, e que também eram a passagem para o lar oceânico de Atlântida (o Estreito de Gibraltar). Seu nome passou a significar "portador" ou "sofredor".

 

Outra versão conta que Perseu o petrificou mostrando lhe a cabeça que havia arrancado da Medusa, transformando o titã Atlas no que hoje é o Monte Alto Atlas, parte da Cordilheira Atlas, no noroeste africano.

 

Atlas é geralmente representado sustentando um globo, que representa a esfera celestial (ou firmamento) nos ombros.

 

http://cultura.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/atlas-mitologia-grega/atlas-mitologia-grega-12.jpg

 

Atlas teve vários filhos de mães diferentes. Entre eles estão:

 

*Com sua mulher, Pleione ele teve:

 

-Plêiades: eram ninfas virgens que serviam a deusa Artêmis. Seus nomes eram: Electra, Maia, Taigete, Alcíone, Celeno, Asterope e Mérope.

-Hiádes: ninfas da chuva. Cuidaram de Dionísio, o deus do vinho, quando este era jovem. Para recompensá-las, ele lhes deu o segredo da juventude eterna. Elas eram: Aesyle, Ambrósia, Cleeia, Coronis, Eudora, Pedile ,Phaeo, Phyto e Polyxo.

-Hyas: foi um caçador que foi morto por sua presa enquanto a caçava. Suas irmãs, as Hiádes, ficaram tão triste por sua morte que chorar até morrer. Zeus sentiu compaixão deles por seu grande amor fraterno, e por isso, transformou Hyas e suas irmãs em estrelas, para que ficassem juntos no céu.

 

*Com Hespéra, deusa do pôr-do-sol, teve:

 

*Hespérides: ninfas do pôr-do-sol. Elas eram: Aretusa, Hespéria, Hespéris, Egéria, Clete, Ciparissa e Cinosura.

 

*De mães desconhecidas Atlas teve:

 

-Calipso: ninfa da mitologia grega. Ela apoiou os titãs durante a Titanomaquia, e por isso foi condenada a viver sozinha para sempre na ilha fantasma de Ogígia. Durante a Odisseía, Calipso prende Odisseu na sua ilha por 8 anos.

-Dione: deusa da terra. Segundo algumas versões era mãe de Afrodite.

 

Segundo a versão de Diodoro da Sicília, Atlas teria ensinado aos homens sobre astronomia e sobre a forma esférica da Terra, e por isso acreditavam que ele levava a esfera terrestre nas costas (nesse caso, de forma figurada).

 

Fontes: Theoi Project e Wikipedia

P.S.: trazendo o último titã. Finalmente chegamos ao fim dessa classe. Gosto do mito de Atlas pela punição diferente que ele recebeu dos deuses, em vez de simplesmente ter sido jogado no Tártaro. E, como gosto de Calipso, lembro mais dele por ser seu pai do que por outra coisa.Vou começar a postar os bronzeados e prateados de Santia Shô a partir do próximo post. E depois, o que vemos? Tem cavaleiros negros, deuses, personagens dos Gaidens, deuses primordiais. Deem sua opinião. Ah, e quanto a Euríbia, eu realmente tinha esquecido dela, então vou deixar pra postar depois, talvez junto com os deuses.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses últimos Titãs chegaram a aparecer em Eps.G como personagens mesmo ou só foram mencionados e desenhados ? Não lembro da participação deles.

 

Sobre os posts, continuam muito bons. A forma que Hércules engana Atlas é muito boba e difícil de imaginar que aconteceria mesmo, só se os titãs fossem seres que sejam desprovidos de muita capacidade intelectual ou maldade :P

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses últimos Titãs chegaram a aparecer em Eps.G como personagens mesmo ou só foram mencionados e desenhados ? Não lembro da participação deles.

Varia. No caso de Atlas, que eu me lembre, é apenas citado (e mostra essa imagem dele para ilustrar a citação). No caso de Prometeu, ele tem participação ativa, embora pequena. Epimeteu eu nem me lembrava sequer de ter sido mencionado.

 

Duas coisas que eu gostaria de pontuar sobre o mito de Atlas:

 

1 - o castigo diferente imposto a ele se daria porque, segundo uma versão, ele teria sido o líder dos titãs na Titanomaquia, ainda que não fosse o mais importante (no site que eu li, o Theoi, não me lembro se foram citadas as fontes dessa versão, por isso não sei dizer se é mais antiga ou mais recente); EDIT > Descobri, foi o romano Higino, no século II EC (ou d.C., como preferirem).

 

2 - jamais conseguirei aceitar que Perseu o transformou na cadeia do Atlas, já que Perseu é bisavô de Héracles, e este, como sabemos, encontrou-se com Atlas em sua forma "humana" sustentando o céu. Quem criou essa versão (aparentemente em algum poema tardio) simplesmente ignorou esse fato tão conhecido. EDIT > Também achei as fontes disso, todas de poetas greco-romanos tardios (Polídio, Filostrato e Ovídio).

 

 

Por enquanto tô sem ideia para o grupo depois dos personagens de Saintia Sho. Talvez os dos gaidens de LC mesmo.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...