Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Mas, se não me engano, tem uma imagem no mangá que é do mesmo jeito que a fanart de Albiero com os escudos unidos, não?

 

Acho que tem , mas não tenho certeza.

 

Talvez as partes do escudo possam girar depois de montadas.

 

Também pensei nessa possibilidade.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, inventar "possibilidades" na nossa mente é fácil, mas não há razão prática para os escudos girarem para se encaixar. Pra mim foi erro de execução do desenho por Kurumada....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, inventar "possibilidades" na nossa mente é fácil, mas não há razão prática para os escudos girarem para se encaixar. Pra mim foi erro de execução do desenho por Kurumada....

 

Ora, muito fácil inventar razão prática para os escudos girarem. Só inventar uma técnica que faça uso disso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://ssperfil.files.wordpress.com/2011/06/06br.jpg?w=370&h=

 

Capítulo 9: A Barreira

Lembrando que o cabelo do Suikyo foi corrigido no tanko

 

Das duas uma: ou os escudos realmente giram, ou o Kurumada errou mesmo

 

Se ele errou, ainda dá para consertar quando o esquema for publicado no encadernado.

 

Se o esquema for publicado do mesmo jeito, nos resta esperar o Suikyo vestir a armadura para ver como o mestre ira posicionar os escudos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, inventar é fácil. Quero saber se Kurumada apresentou alguma razão para a posição dos escudos. Não apresentou? Então ele errou.

 

O que tem de tão absurdo em dizer que os escudos giram, ainda mais quando foi mostrado eles nas duas posições diferentes? Do mesmo jeito que as asas de pégaso são retráteis e as correntes de andrômeda saem da armadura.

 

Ele desenhou o esquema da Armadura, cara. Não é erro só porque você quer que seja.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que tem de tão absurdo em dizer que os escudos giram, ainda mais quando foi mostrado eles nas duas posições diferentes? Do mesmo jeito que as asas de pégaso são retráteis e as correntes de andrômeda saem da armadura.

 

Ele desenhou o esquema da Armadura, cara. Não é erro só porque você quer que seja.

 

BINGO!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

TRIÂNGULO

http://sp0.fotolog.com/photo/32/4/36/ss_aioros/1211325600_f.jpg

Triângulo é uma das 48 constelações antigas definidas por Ptolomeu em seu Almagesto, e é a única constelação antiga cuja representação é uma forma geométrica e não a um personagem mitológico. Há várias explicações mitológicas para sua criação:

 

-Uma delas nos diz que o triângulo foi colocado no céu para comemorar a divisão do cosmos entre os três filhos de Cronos: Zeus, que ficou com o céu; Poseidon, que ficou com o mar; e Hades, que recebeu o Mundo Inferior.

 

-Uma última versão fala que representa simplesmente a letra grega Δ (delta), que corresponde ao nosso "D", e seria a primeira letra da palavra "deus". Segundo a lenda, foi colocada entre as estrelas por Hermes para marcar mais claramente o sinal fraco da constelação de Áries, que fica bem próxima a ela. Era como um memorial colocado pra lembrar a criação do alfabeto.

 

http://2.bp.blogspot.com/-sjJe3Plzkpc/UKp2hqRngvI/AAAAAAAADSc/OcN2R407ht4/s1600/Triangulo.JPG

 

-Outra lenda nos diz que o Triângulo celeste representa o delta do rio Nilo, ou ainda todo o Egito.

 

-Noutra versão, representaria a Ilha da Sicília, que é triangular.

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/silver%20saint%20Noesis2.jpg

 

Noesis

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/silver%20saint%20Noesis4.jpg

 

 

O nome Noesis em grego significa “visão intelectual”, “raciocínio” ou “pensamento”. Esse nome também se atribui ao ato da intuição. É um termo pertencente ao vocabulário filosófico grego, relativo a intuição ou ao pensamento, a ideia de intelecto, concepção. Seu significado exato está vinculado a consciência e representa a capacidade para ler e perceber imediatamente alguma coisa de forma instintiva.

 

Segundo Platão, tal estado de consciência representa a mais alta parte do conhecimento humano. Husserl se apropriou mais tarde desse termo para designar à “intencionalidade de um ato mental”

 

 

Fontes: O Reino de Atena e Theoi Project

P.S.: os mitos da constelação de triângulo, apesar de curtos, são interessantes, especialmente o relacionado a divisão do cosmo. Já quando ao nome, sempre achei Noesis e sua relação com a consciência e a sabedoria bem interessantes. Pena que teve uma participação tão curta. Espero que gostem. Próximo: Yuzuriha de Grou.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noesis é um personagem maravilhoso, mostrou ser um santo de Atena em todos os sentidos mesmo que tenha aparecido por apenas alguns instantes no mangá.

 

Sua armadura é uma das mais bonitas entre as de prata (agora que sabemos como ela é completamente), e a explicação do significado do seu nome nos leva a imaginar que Noesis é um dos guerreiros mais inteligentes do Santuário. Creio que já li isso em algum lugar, mas não me recordo agora pra confirmar. Se alguém souber onde há essa informação, agradeceria se nos trouxesse.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

GROU

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Grulla.JPG

 

Grou é uma constelação de origem moderna. Foi introduzida pelo astrônomo holandês Petrus Plancius, a partir das observações dos navegadores holandeses Pieter Keyser e Frederick de Houtman, que cartografaram o céu do hemisfério Sul entre 1595 e 1597. A maioria das constelações visualizadas por Keyser e de Houtman representa animais exóticos que os navegadores encontraram na sua expedição às Índias Orientais. Sua primeira representação em um atlas celeste foi em 1603, no atlas Uranometria, do astrônomo alemão Johhan Bayer.

 

Um tempo após sua publicação inicial, o nome da constelação foi mudado para Phoenicopterus (do latim, "flamingo"), nome que foi utilizado rapidamente durante o início do século 17, visto 1605 trabalho Cosmographiae Generalis por Paul Merula, da Universidade de Leiden, em 1605. Porém o nome não caiu no gosto dos astrônomos, e a maioria manteve a denominação "Grou".

 

Grou e as constelações próximas Fênix, Pavão e Tucano são chamadas coletivamente de "pássaros do sul".

 

http://4.bp.blogspot.com/-rjwujkeWUUk/T99TM3DorNI/AAAAAAAAA94/YctJUoBsxik/s1600/Grus3.JPG

 

O Grou é o nome comum de uma família de 15 aves cujo habitat se estende do círculo polar ártico até os extremo sul da África. São semelhantes as garças, com seus longos pescoços e patas, porém não são parentes próximos.

 

Na China e no Japão, o Grou é símbolo de longevidade e imortalidade. A cor branca de suas plumagens são símbolos de pureza, e as plumas vermelhas de sua cabeça são um sinal de energia vital e afinidade com o fogo. Também é o símbolo da primavera, já que o Grou regressa de sua migração nessa época do ano. No Japão, os grous costumam viver em pântanos (Yuzuriha luta contra uma criatura do pântano no bosque da morte). Seu golpe Kenbu Shosenyaku (algo como “Dança deslumbrante dos belos chutes reluzentes”) parece ser baseado nas danças efetuadas pelos grous.

 

 

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/6/6a/Myth_Crane_01.jpg

Yuzuriha

http://fc04.deviantart.net/fs70/f/2010/350/e/b/yuziruha_de_grou_by_tomas_jefferson-d34zvwq.jpg

 

 

O nome Yuzuriha é o nome de uma planta encontrada em Cashemira (Índia), cujo nome científico é Daphniphyllum macropodum. Essa planta também é encontrada em regiões tropicais, no Japão, Coréia do Sul e sul da Ásia. O seu nome segue a linha do nome dos personagens de Jamiel, que são quase todos baseados em plantas (Tokusa, Hakurei). É interessante notar que o nome de Yuzuriha representa uma planta tropical, já o de seu irmão, Tokusa, represente uma planta que cresce em regiões frias.

 

Komachi

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/9/9d/Settei_komachi_booklet.png

Do japonês, o nome Komachi significam "pequena vila" ou ainda "vila secundária", o que não faz muito sentido.

 

Em japonês, o nome Komachi geralmente se refere a Ono No Komachi, uma poetisa japonesa que viveu do século 10 e era conhecida por sua beleza. Devido a ela, hoje em dia o termo "komachi" é sinônimo de beleza. O nome dessa amazona foi usado provavelmente nesse sentido.

 

Fonte: SaintSeiyapedia e Wikipedia

P.S.: Mais um constelação moderna interessante, pela sua breve mudança de nome. Yuzuriha sempre é bem legal, e gostei do nome dela e de seu simbolismo com o do irmão. Já Komachi, até que teve uma referência legal pra alguém que quase não teve importância. E sempre achei interessante a associação que os japoneses fazem ao grou. Espero que gostem. Próximo: Jaga de Órion.

Editado por §agitariu§
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa o que é essa Yuzuriha no traço do Araki?

Fiquei arrepiado...

 

Estou gostando mt dos artigos.

Mas alguém sabe explicar esse bracelete dela?

O Kiki tem um e a Marin (do mangá) tem um parecido também.

Sempre achei que fosse um SS de Saint Seiya, mas tem algum outro significado cultural?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acho tão parecido, não. Têm cores e formatos diferentes, um é de ouro (e é uma joia pessoal) e outro é de prata (e faz parte da armadura), o de Kiki e Yuzuriha tem uma gema incrustada e o de Marin não -- fora que Marin não tem qualquer relação especial com o povo do Jamir. E, até onde eu sei, não há nenhum significado especial extra-CdZ. Como eu disse, até onde eu sei.

 

Esse "valor especial" que a joia assumiu foi somente depois que vimos Yuzuriha usando, do que podemos supor que, possivelmente, Kiki seja descendente dela e herdou a joia. No gaiden de Yuzu e Tokusa (quando ele se revela um espectro), ela diz que é a última sobrevivente de sua família e que, se ela morresse num campo de batalha, sua família terminaria nela. Como ao final de LC ela sobrevive (e, se não me engano, fica com Yato), pode ser um indício de que a família dela continuaria e iria descambar em Kiki. rsrsrs. (o valor da joia residiria então nela como um elemento que liga o passado segundo a versão alternativa LC à história do presente)

 

E o relevo não tem como ser um "SS", pois eles são dispostos em oposição (espelhados), e não em sequência.

 

 

[EDIT]

 

Só uma nota simplória: até hoje quero saber como é que em apenas alguns meses o cabelo dela foi do curtíssimo ao espanador de chão.

Editado por Escorpião
Link para o post
Compartilhar em outros sites

ÓRION

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Jager.jpg

 

Na mitologia grega, Órion era um formoso gigante e poderoso caçador. Segundo algumas fontes, era filho de Poseidon, o deus dos mares e de Euríale, a górgona. Outra versão conta que Zeus, Poseidon e Hermes o fizeram nascer, enterrando por nove meses uma pele de boi sobre a qual haviam urinado. Eles teriam feito isso como favor a um camponês que os havia oferecido hospitalidade e sempre quis ter um filho. Órion foi um gigante de grande beleza que se converteu rapidamente em um grande caçador. Quando cresceu era muito belo e Poseidon o concedeu o dom de andar sobre as águas. Ainda cresceu muito até atingir proporções gigantescas e se dedicou a caça na companhia de seu fiel cão.

 

http://1.bp.blogspot.com/-O7L7KR6SDOw/UFdAdHgCl7I/AAAAAAAABvg/DJmP-oBdtd0/s1600/Orion3.JPG

 

Órion se apaixonou por Mérope, filha de Enopión, rei de Quíos, e a pediu em casamento. Enopión, no entanto, foi contra a relação, e adiava constantemente seu consentimento para o casamento, mas Órion tentou se apossar da garota a força. Furioso por este ato, seu pai, com a ajuda do deus Dionísio, o colocou em um profundo sono e o cegou. Órion consultou então um Oráculo, que lhe disse que ele recuperaria a visão se fosse para o oriente e deixasse que os raios do sol nascente banhassem seus olhos. Outra versão diz que Hefesto, o deus dos ferreiros e do fogo, fez olhos mecânicos pra ele. Depois de recuperar a visão, viveu em Creta como companheiro de caça da deusa Ártemis. Casou-se com a ninfa Side e com ela teve dois filhos: Menipa e Metíoque.

 

Existem várias versões para sua morte. Uma delas conta que Apolo tinha ciúme da relação entre Ártemis e Órion. Então Apolo desafiou Ártemis a acertar uma flecha (ou um disco segundo almas versões) em um alvo distante no mar. Ártemis então atirou uma flecha, porém o obstáculo era a cabeça de Órion que estava no mar, e a flecha de Ártemis acabou matando-o.

 

Outra versão diz que certa vez Órion acordou e decidiu matar todos os animais da terra. Gaia (a Terra) enviou um escorpião gigante para matá-lo. Os deuses se compadeceram de Órion e o colocaram entre as constelações junto do seu cão (como a constelação de Cão Maior), e do escorpião que tentou matá-lo. Por isso, quando a constelação de escorpião está visível no céu, não é possível ver a constelação de Órion, e vice-versa. Isso representa que Órion foge eternamente do escorpião que o matou.

 

http://images.ucomics.com/comics/ts/2009/ts090208.jpg

 

Jaguar

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Ghost%20Five%20Cloth%20Jager2.jpg

 

Existem muitas controvérsias sobre a tradução deste nome. Porém, traduzindo literalmente dos ideogramas, sua escrita fica Jaguar, que significa “jaguar” em inglês. Também pode ser uma variação da palavra alemã “Jäger” que significa “caçador”.

Rígel

http://www.saintseiyapedia.com/w/images/4/4c/Rigel_face.jpg

 

Rígel (Rigel, β Ori, β Orionis, Beta Orionis) é a estrela mais brilhante da constelação de Orion, e a sexta mais brilhante do céu. Apesar de ter a designação de Bayer "beta", ela quase sempre é mais brilhante que Betelgeuse (Alpha Orionis).

 

O nome de Rígel vem da sua posição no "pé esquerdo" de Orionte. Ele é uma contracção de Riǧl Ǧawza al-Yusra, árabe para "pé esquerdo de algo central". Outro nome árabe é رجل الجبار riǧl al-ǧabbār, "o pé de algo maior", que também é a origem do outro nome Algebar. Rígel também é chamada de Algebar ou Elgebar, porém esses nomes raramente são usados.

 

Rígel é conhecida como 参宿七 (Shēnxiù Qī, "a sétima das três estrelas") em chinês. O nome se deve ao fato que o asterismo das três estrelas era originalmente composto por apenas três estrelas, todas elas do cinturão de Orion. Mais tarde, outras quatro estrelas foram adicionadas a esse asterismo, mas o nome continuou igual.

 

No Japão, Rígel era chamada de Genji-boshi (源氏星) (devido ao Clã Genji),4 5 "a estrela do Clã Genji" ou Gin-waki, (銀脇).

 

Eden


http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Eden.jpg

 

O nome Eden pode ser uma referência ao “Jardim do Éden”, o jardim no qual ocorrem os acontecimentos iniciais do livro do Gênesis, contados na bíblia judaico-cristã. A origem do termo "Éden" em hebraico parece derivar da palavra acade edinu, que deriva do sumério E.DIN. Em todas estas línguas a palavra significa planície ou estepe.

 

Como sinônimo de paraíso terrestre, esse cavaleiro representaria o mundo novo, melhor e mais puro que o nosso que Marte pretendia criar e o filho governar.

 

Fonte: Theoi Project e Wikipédia

P.S.: desculpem a demora entre os posts. Estava uma loucura na faculdade ultimamente e não tive tempo de postar. A história de Órion e do escorpião é sempre interessante de se ver. Quanto aos nomes, o de Rígel é bem simples, e o de Eden bem simbólico. Já Jaguar eu acredito mais que seja um derivado do alemão mesmo, com o sentido de caçador. Espero que gostem. Próximo: Yan de Escudo.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um personagem que eu gostaria muitíssimo de ver novamente em CdZ, Jaguar de Órion (オリオン星座のジャガー Orion Seiza no Jagā).

Sobre o nome, eu sempre preferi que fosse Jager/Jäger mesmo, por causa do significado em alemão para "caçador" (aliás, na Alemanha chamam a constelação de Órion de Jager [http://en.wiktionary.org/wiki/Jager]), mas fazer o quê, se é oficial, né?

Em japonês, Jager/Jäger é イェーガー, enquanto ジャガー quer dizer mesmo Jaguar. Joguem a palavra em japonês no Google imagens, só vão ver onças (nome brasileiro do jaguar) e o carro jaguar. Se jogar na Wikipedia em japones vai dar no mesmo.

Vejam que os Jaguares que Kardia enfrenta também são chamados ジャガー (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Saint_Seiya:_The_Lost_Canvas_%E2%80%93_Anecdotes_characters#Chapter_Scorpio)

Curioso que o nome de Mick Jagger em japones é ミック・ジャガー (o sobrenome é igual ao nome do santo de Atena: ジャガー): http://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%83%9F%E3%83%83%E3%82%AF%E3%83%BB%E3%82%B8%E3%83%A3%E3%82%AC%E3%83%BC (Jagger é um nome de origem escocesa que em nada parece se relacionar com os significados da constelação de Órion.

Apesar de em letras latinas Jaguar e Jager serem muito parecidas, em japonês são muuuuuuito diferentes (inclusive na pronúncia [Jager se diz Ieegaa, e Jaguar é Djagaa, mais ou menos]), e não dá pra forçar uma coisa na outra. E o legal é que podemos supor, ainda que extra-oficialmente, que Jaguar de Órion seja de algum país latino-americano.


Éden também tem se mostrado um personagem bem interessante. Para mim, faltou relacionar o significado do nome ao personagem, Sagitarius, pois, como sinônimo de paraíso terrestre, Éden representaria o mundo novo, melhor e mais puro que o nosso que Marte pretendia criar e o filho governar.


Ah, o mito do escorpião... Claro que tenho razões bem pessoais para venerar essa história... kkkk


Valeu pela ótima pesquisa!

Editado por Escorpião
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Éden também tem se mostrado um personagem bem interessante. Para mim, faltou relacionar o significado do nome ao personagem, Sagitarius, pois, como sinônimo de paraíso terrestre, Éden representaria o mundo novo, melhor e mais puro que o nosso que Marte pretendia criar e o filho governar.

 

 

Ah, o mito do escorpião... Claro que tenho razões bem pessoais para venerar essa história... kkkk

 

 

Valeu pela ótima pesquisa!

 

Quanto a Éden, também achei ele um personagem bem interessante até agora. E pensei nessa correlação, mas nunca conseguiria colocar em palavras tão bem quanto você fez Escorpiao.

 

Como sempre, agradeço pela colaboração.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conhecimento é para ser somado. \o/

 

 

EDIT

 

Aliás, pensei aqui comigo, muuuuita coincidencia Kardia de Escorpião enfrentar os Jaguares, cujo animal símbolo nomeia o santo de Órion, constelação oposta à de Escorpião e com a qual compartilham uma história...

 

Bem, só uma divagação mesmo. rsrsrs

Editado por Escorpião
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conhecimento é para ser somado. \o/

 

 

EDIT

 

Aliás, pensei aqui comigo, muuuuita coincidencia Kardia de Escorpião enfrentar os Jaguares, cujo animal símbolo nomeia o santo de Órion, constelação oposta à de Escorpião e com a qual compartilham uma história...

 

Bem, só uma divagação mesmo. rsrsrs

 

 

Nossa...realmente.

 

Será que Shiori pensou em Jaguar???

 

Agora fiquei intrigado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que percebi que até agora nunca postei para agradecer pelos posts, tinha muito das curiosidades e informações que eu desconhecia. Excelente trabalho Escorpião e Sagitarius, com certeza continuarei a acompanhar o tópico.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os créditos são para Sagitarius. Só complemento onde acho que seja importante.

 

Você também tem crédito Escorpião.

 

Seus complementos são muito interessantes, e sempre bem vindos!!!

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, um tópico realmente muito legal!! Com detalhes bem interessantes, alguns que desconhecia.

 

Vão ser só os cavaleiros de prata, ou terão os de ouro e bronze?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...