Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Detalhe que Ascáfalo foi transformado num mocho que é um animal associado com Hades, a Coruja de Athena é diferente, é uma menor que no Brasil é conhecida como coruja buraqueira.

 

O mito de Ascáfalo a liga Hades, no entanto como LC deixa claro que ela não é um espectro e sim uma mensageira de Athena, acredito que a escolha da Shiori deve ser relacionada ao Mito de Nyktimene uma jovem que foi violentada pelo pais e se escondeu na floresta de vergonha e medo de ser morta. Athena vendo a tristeza dela, a transformou em coruja e a fez seu pássaro de estimação no lugar do Corvo que a havia desrespeitado sendo fofoqueiro a respeito de Erictônio. E q curiosamente tambem foi uma jovem que Athena transformou em pássaro para salvá-la da lascividade de Poseidon.

Não conhecia esse mito. Mas dei uma pesquisada e realmente ele é o que relaciona-se com Atena, mas continuo achando que Shiori teve alguma inspiração em Ascáfalo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Não conhecia esse mito. Mas dei uma pesquisada e realmente ele é o que relaciona-se com Atena, mas continuo achando que Shiori teve alguma inspiração em Ascáfalo.

O object da armadura parece ser um mocho. Acredito que a técnica dela baseada na imagem de um olho além ad referencia ao olhar da Coruja pode ser por causa do epiteto mais famoso de Athena : glaukops, considerando que a Shiori é bem detalhista no uso da Mitologia Grega acredito que ela pode ter pensado nisso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

DRÍADE - ESTRELA CELESTE DA ASCENSÃO

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Settei-Luko2.jpg

Na mitologia grega, dríades são ninfas (espíritos do sexo feminino) das árvores, bosques e matas. Seu nome vem do grego Δρυας, que significa “da árvore”, ou ainda Δρυαδες, que significa “carvalho”. Eram senhoras dos carvalhos e pinheiros, choupos e freixos, a macieras e louros. Tinham várias nomenclaturas, dependendo do local ou tipo de árvore a qual estavam ligadas.

 

As dríades das florestas das montanhas eram chamadas de oreiades. As meliai eram ninfas dos freixos, filhas de Gaia e Urano. As hamadríades eram ninfas dos carvalhos e dos álamos, e eram geralmente associadas a árvores que ficavam ao lados de rios ou de bosques sagrados, e sua força vital era ligada a sua árvore. As meliades eram as ninfas das macieiras e das árvores frutíferas, e também eram protetoras das ovelhas. As daphnaie eram ninfas das árvores de louro. Outras incluíam as aigeiroi (ninfas dos choupos), ampeloi (videiras), balanis (ilex), karyai (avelãs), kraneiai (cerejeira), moreai (amoreira), pteleai (olmo), e sykei (figueiras). Outras simplesmente eram associadas com um local: alseides eram as ninfas dos bosques sagrados, aulonides das ravinas e napaiai dos vales.

 

As dríades ligadas a uma árvore específica brotavam da terra quando esta árvore nascia, e suas vidas estavam intimamente ligadas. Quando uma árvore florescia, assim fazia sua uma ninfa residente, mas quando ela morria, a ninfa morria com ela. Este tipo de ninfa era chamada de hadríade ou hamadríade.

 

Algumas dríades conhecidas são:

 

*Dafne: foi uma ninfa pela qual Apolo (deus da cura e artes) se apaixonou. Certa vez, Apolo zombou do arco e flecha de Eros (deus do amor), mostrando seu próprio arco e dizendo que com ele matou inúmeras feras e derrotou diversos inimigos. Eros, como vingança, acertou uma flecha em Apolo, fazendo-o se apaixonar pela ninfa Dafne. Ele a perseguiu, mas ela negou seu amor. Não vendo como fugir do deus apaixonado, Dafne orou a Gaia para ajuda-la. Gaia então a transformou numa árvore de louro. Apolo ficou triste e não podendo ter Dafne para si, resolveu que o loureiro seria sua árvore, e que os ramos de louro seria símbolo de honra e adornariam a cabeça dos vitoriosos. Assim, a coroa de louro passou a ser o adorno daqueles que venciam as competições gregas.

 

*Philyra: era uma oceânide. Foi mãe do centauro Quíron e do Ictiocentauro Aphros, após ser possuída por Cronos em forma de Cavalo. Vendo que deu a luz a uma espécie estranha, ela pediu a Zeus para muda-la de forma, e ele a transformou em uma árvore de Tília.

 

*Eurídice: era uma ninfa do carvalho pela qual Orfeu se apaixonou. Ela morreu picada por uma cobra e Orfeu foi ao Mundo dos Mortos pedir a Hades que a devolvesse. Hades concorda, com a condição que Orfeu não olhasse para trás até sair do Mundo Inferior. Próximo a saída, Orfeu olha para trás para ver se Eurídice o seguia, e só vê seu espírito desaparecendo. Mais tarde Orfeu foi morto pelas Mênades, servas de Dionísio, e sua alma se reuniu a de Eurídice no Mundo dos Mortos.

 

LUCO

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Settei-Luko1.jpg

Luco é uma palavra italiana que vem do latim lucus, que quer dizer “bosque, floresta”. Em latim, há quatro palavras com essa tradução (lucus, nemus, silva e saltus), mas, diferente das outras, lucus era usada como uma designação religiosa. Portanto, lucus se refere aos bosques sagrados da antiguidade, onde se realizavam cultos em torno de uma construção onde se abrigava a imagem de algum deus.

Fonte: O Reino de Atena, Theoi Project

P.S: trazendo outro espectro de Shiori que também ficou muito legal. Gostei do uso do nome e do sentido místico dado ao personagem. Também gostei da surplice, já que gosto de ver personagens menores da mitologia grega sendo explorados em CDZ; mas não sei se colocaria as dríades para representarem um espectro. Bom, no próximo começamos com os juízes. Vocês podem me perguntar: cadê Atavaka e Kageboshi? Pois é, ainda não tenho os posts deles prontos, então vão ficar para depois. Próximo: Radamanthys de Wyvern.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legalz esse post de Luco.

 

Mas acho interessante fazerem referências "lúdicas/inesperadas" para os espectros (como Borboleta [apesar de seu folclore em torno da morte], Silfo, Elfo...).

 

Ele foi um dos espectros de Shiori mais esperados, graças ao lançamento do CD-Drama de Albafica (assim como Lugonis de Peixes), e, para mim, a sua versão no mangá superou as expectativas.

 

EDIT

 

Só voltando um pouco ao post de Partita, alguém se lembra se Atena a chamou por algum nome quando ambas ainda viviam no "Céu/Olimpo" antes de encarnarem? Ela a chamou de "Partita"?

 

Acho que não, e, nesse caso, pode ser que aquela garota que encarnou na Terra como Partita para poder dar à luz o corpo humano do cavalo Pégaso (Tenma) deve ter sido Nictimene na forma humana, não?

 

Já a sobrepeliz de Coruja, que se parece com a coruja do tipo mocho (como pontuado por Leandro) deve referenciar Ascálafo.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legalz esse post de Luco.

 

Mas acho interessante fazerem referências "lúdicas/inesperadas" para os espectros (como Borboleta [apesar de seu folclore em torno da morte], Silfo, Elfo...).

 

Ele foi um dos espectros de Shiori mais esperados, graças ao lançamento do CD-Drama de Albafica (assim como Lugonis de Peixes), e, para mim, a sua versão no mangá superou as expectativas.

 

EDIT

 

Só voltando um pouco ao post de Partita, alguém se lembra se Atena a chamou por algum nome quando ambas ainda viviam no "Céu/Olimpo" antes de encarnarem? Ela a chamou de "Partita"?

 

Acho que não, e, nesse caso, pode ser que aquela garota que encarnou na Terra como Partita para poder dar à luz o corpo humano do cavalo Pégaso (Tenma) deve ter sido Nictimene na forma humana, não?

 

Já a sobrepeliz de Coruja, que se parece com a coruja do tipo mocho (como pontuado por Leandro) deve referenciar Ascálafo.

Ela é chamada apenas de Coruja. Gostei muito da ideia da Shiori, mas fica estranho a Coruja ter um filho, já que é uma serva de Athena.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, isso pode ser entendido como um "sacrifício".

 

E em CdZ eles não são tão rígidos quanto à virgindade feminina, pois não é dito nada a respeito sobre isso para as santas (amazonas) e acho que nem mesmo sobre as saintias (mas ainda não li tudo o que foi lançado de Saintia Sho até agora para ter certeza), e a própria Saori demonstrou em vários momentos estar apaixonada por Seiya, e só não concretizou esse amor porque logo cedo ela teve que assumir suas funções como deusa e não para poder preservar a sua virgindade (como aconteceu algumas vezes na mitologia sobre ela mesma e sobre algumas de suas sacerdotisas que perderam a virgindade e foram punidas por ela). =B

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela é chamada apenas de Coruja. Gostei muito da ideia da Shiori, mas fica estranho a Coruja ter um filho, já que é uma serva de Athena.

 

Apesar de já ter me acostumado com a ideia, no início achei muito estranha a Coruja de Atena ter um filho, ainda mais com um deus primordial.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se serve pra alguma coisa, mas... As meninas recrutadas para se tornarem Saintias precisam ser puras, sexualmente falando.

Então, Saintia Shô é a primeira vez que tocam diretamente nesse assunto lembrando da virgindade de Athena.

 

Falei da virgindade da "Coruja" por ela ser uma mensageira direta da Athena e não como as Amazonas. De fato no clássico nada disso é mencionado (até pq foda-se a Mitologia da Athena pro Kurumada né, parece q de Athena só existe o nome) e inclusive aquela regra tosca e machista do "amá-lo ou matá-lo" sugere a entrega sexual das Amazonas, mas claro são só especulações.

 

Meu espanto com a Coruja, é mais pq como ja disse aqui percebo que a Shiori é bem mais detalhista com a Mitologia Grega. E a virgindade de Athena era algo inquestionável (vide o Parthenon) nos mitos gregos constituindo-se um dos seus principais atributos como uma deusa feminina mas que não deixa se dominar pelo homem. A virgindade de suas amigas nao era uma exigência como no caso da Ártemis, lembremos da Ninfa Cáriclo, no entanto creio que CDZ retratar a mensageira dela descendo à Terra para ser engravidada é no minimo bem pitoresco.

 

 

Apesar de já ter me acostumado com a ideia, no início achei muito estranha a Coruja de Atena ter um filho, ainda mais com um deus primordial.

Pois é isso so completa a bizarrice do quadro. Será que a Partita se apaixonou pelo Yoma ou pelo Kairos.

 

P.S. : pensei numa coisa agora, o Yoma ve a alma do pégaso descendo à Terra muito antes dele chegar na Grecia certo? Será que o Tenma nao teria nascido por partenogênese?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagino que a Coruja não iria se entregar (conscientemente) com um deus primordial esquecido (e que ainda se tornaria o grande vilão oculto da história) só para gerar o corpo humano de Pégaso. Mas decerto que Youma/Kairos já sabia desse plano divino e acabou se "metendo" (em todos os sentidos kkk) e essa foi a sua maior "gota" pingada no oceano do destino (ou algo assim que ele costumava dizer no mangá, não me lembro direito).

 

Leandro, Tenma não nasceu na Grécia, mas na Alemanha, no castelo da família de Pandora. Ele pode ter visto a alma de Pégaso descer à Terra, mas Pégaso ainda deveria procurar sua futura mãe para encarnar como humano e é aí que Youma entra em cena ao se juntar a Partita.

Link para o post
Compartilhar em outros sites


http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Pharaon-Label-Wyvern.jpg

WYVERN - ESTRELA CELESTE DA FÚRIA

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/a/af/Surplis_de_la_Wyverne_design_b.jpg

Wyvern ou Wivern (chamado em português de Serpe) é todo réptil alado semelhante a um dragão, mas de dimensões distintas, muito encontrado na heráldica medieval.

 

Geralmente as serpes apresentam apenas duas patas (diferente dos dragões, que possuem quatro), sendo que no lugar das dianteiras estão suas asas, o que a torna similar a uma ave, e com a cauda terminando em um aguilhão, como a do escorpião. Às vezes são descritos como tendo também garras de águia nas extremidades das asas. Diferentemente dos dragões, é muitas vezes tida mais como um ser desprezível do que como sábio.

 

Viverna.jpg

 

Geralmente não possui habilidades como cuspir fogo, embora às vezes seja retratada fazendo-o. Outra característica que a diferencia de um dragão é a falta ou menor número de escamas, que lhe confere uma aparência mais "lisa".

 

As serpes têm suas marcas na heráldica como sendo realmente um dragão com duas patas. Embora sejam seres solitários, quando existem poucas presas, formam pequenos grupos para caçar. Suas aparições repentinas anunciavam guerra ou praga.

 

No canto XVII do “Inferno” da Divina Comédia, o poeta Dante descreve como ele e seu guia, Virgílio, montaram no dorso de um wivern para atravessar, voando, o abismo que separava o sétimo círculo infernal, onde são castigados os violentos, do oitavo, onde estão todos os tipos de enganadores. O poeta chama a criatura de “serpe”, e sabemos que essa serpe é um wivern pela descrição que dela nos faz , com a diferença de que lhe foi dado um rosto humano, curiosamente o de um homem justo (daí pode ter vindo a inspiração de Kurumada, pois Radamanto era um homem justo). Dante chamou esse ser de Gerião, mas não se realmente se trata do monstro mitológico morto por Héracles em seu décimo dos Doze Trabalhos.

 

Em outras passagens da obra, Dante cita outras serpes, mas como sinônimo de “serpentes”.

RADAMANTHYS

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/rhadamanthe.jpg

 

Radamanto (em grego clássico: Ῥαδάμανθυς; transl.: Radamanthys) é um dos juízes dos mortos na mitologia grega, conhecido por sua sabedoria e justiça. Era filho de Zeus e Europa, irmão de Minos e Sarpédon. Foi adotado por Asterion, rei de Creta, quando este se casou com Europa.

 

Após a morte de Asterion, se tornou rei de Creta, mas foi destronado por seu irmão Minos. É atribuída a ele a organização do código de leis cretense, que serviu de modelo a várias cidades gregas. Expulso de Creta por seu irmão Minos, que tinha ciúme de sua popularidade, fugiu para a Beócia, onde se casou com Alcmena (mãe de Héracles), viúva de Anfitrião.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Radamanthys2.JPG

Quando Zeus, Poseidon e Hades venceram seu pai, Cronos, e dividiram o mundo entre si, coube a Hades o Mundo Inferior, mas quando Hades chegou lá, o Mundo Inferior estava sem regras. Na época do governo de Cronos, este decretou que as almas dos bons deviam ir para os Elísios e a dos maus para o Tártaro, e instituiu juízes para julgá-las. Porém, na época, as almas chegavam com aquilo que haviam tido em vida: os pobres sem nada e os ricos cobertos de ouro e roupas finas. Além disso, era permitido que parentes dessem testemunha sobre o morto, influenciando as decisões dos juízes. Hades foi até Zeus e lhe contou sobre o que ocorria e Zeus decretou mudanças: a partir de agora, os mortos chegariam sem pertence algum da terra para o julgamento e seria julgado apenas pelo que fez, não sendo mais permitido testemunhos; e os juízes, por sua vez, jugariam as almas sem saber quem elas foram em vida. Ele nomeou seus filhos Radamanto, Minos e Éaco como juízes dos mortos. Radamanto julgava as almas da Ásia; Éaco, as da Europa; e Minos tinha o voto final, caso os dois ficassem em dúvida. E a partir daí os julgamentos dos mortos passaram a ser justos. Radamanto e Éaco levavam um cajado de madeira nas mãos, já Minos levava um cetro de ouro, pra representar seu poder de decisão final.

 

Segundo Homero, Radamanto e era o único juiz dos mortos e governava os Campos Elísios junto com Cronos, o pai de Zeus.

 

http://3.bp.blogspot.com/_ayEp7by945s/TMID9UqdxsI/AAAAAAAAAXc/DSaSFfRZeh0/s1600/%C3%89ACO,+MINOS+E+RADAMANTO.jpg

 

Fontes: O Reino de Atena, La Guía Saint Seiya e Wikipedia

P.S.: trazendo o primeiro e mais foda dos três juízes de Hades. Quanto a seu nome, nenhuma surpresa; foi uma grande sacada do Kurumada usar os três juízes mitológicos originais para representar os juízes de Hades, pena que ele fez besteira ao mudar o nome dos juízes em Next Dimension. Apesar de ter dragões como minhas criaturas mitológicas favoritas, nunca foi muito fã de Wiverns, mas Kurumada consegui dar uma ótima aparência a surplice de Radamanthys, e gosto muito dessa surplice por isso. Além disso, teria sido mais legal se ele tivesse usado monstros do Mundo Inferior grego para as surplices dos três juízes, mas o uso de criaturas aladas até que deu uma simbologia legal a eles.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Radamanthys é muito legal, é o meu espectro favorito. Como eu disse, o Wyvern não passa muita imponência em sua mitologia, muito menos que um Basilisco, por exemplo. Por isso eu disse anteriormente que as 3 bestas bíblicas passavam um ar melhor para representarem as 3 entidades mais fortes entre os espectros.

 

De qualquer forma, a surplice ficou muito bonita, e é a menos espalhafatosa dentre os 3 juízes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já eu gostei das semelhanças entre Aiacos e Minos, tendo achado que Radamanthys meio que descaracterizava o trio. Até porque, como eles eram "juízes", não fugia da minha cabeça aquela surplice bem alegorizada, com grandes saiotes e talz. Radamanthys tem uma surplice simplres como a de diversos espectros menores. A franja dos outros dois também achava bem bacana, e poderia o "visual da classe". Enfim.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minos e Aiakos iguais/parecidos? Só eu que não vejo isso? kkkkk

 

O post de Radamanthys ficou bem bacana. Meu juiz favorito é Aiakos, mas o Rada é com certeza o que mais se destaca, obviamente.

 

E graças ao personagem aprendemos que nas lendas existem dragões e existem wyverns, que não são a mesma coisa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei pq gosto do Minos (apesar de repudiar aquele sadismo dele, pra mim os tres juizes deveriam ser pessoas honradas....), mas tambem acho o Radamanthys muito legal especialmente com a expansão da historia dele em TLC.Seria bom se estabelecessem a historia deles desde a Era Mitológica e demonstrar que eles realmente são os tres juizes, apesar q o Kurumada so definiu o Minos como Juiz.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Num dos TLC Gaidens (acho que o de Touro, por causa da referência à constelação), aparece em imagem a princesa Europa da mitologia com seus três filhos com Zeus (Radamanthys, Minos e Sarpédon), sendo que duas dessas crianças têm os cabelos bem parecidos com os de Radamanthys e Minos idealizados por Kurumada.

 

Não li esse mangá ainda, só soube disso por informações na internet (inclusive a imagem), mas estão supondo que, com isso, Shiori quis mostrar que os juízes de Hades que reencarnam em cada Guerra Santa são os filhos de Europa mesmo (Minos e Rada), mais Aiakos/Éaco (o que pra mim já era bem óbvio).

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Pharaon-Label-Garuda.jpg

GARUDA - ESTRELA CELESTE DO HERÓISMO

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/b/bf/Surplis_du_Garuda_design_b.jpg

 

Garuda (em sânscrito: “águia”) é uma figura mitológica semelhante a um pássaro presente nos mitos do hinduísmo e budismo. Ele é representado como um grande homem-pássaro, e usa uma coroa na cabeça, além de ser grande o bastante para bloquear a luz do Sol. É tido como uma divindade solar.

 

A história do nascimento de Garuda e seus feitos são contados no primeiro livro do grande épico Mahabharata. Segundo a epopeia, o pai de Garuda foi o sábio-criador Kasyapa. Ele tinha duas esposas: Vinata e Kadru. Kasyapa concedeu as suas esposas seus desejos: Vinata desejou apenas dois filhos, enquanto Kadru desejou mil nagas (serpentes) como seus filhos. Os mil ovos de Kadru eclodiram rapidamente, mas os dois de Vinata demoraram muito a eclodir. Impaciente, Vinata tentou abrir um dos seus ovos, e assim que o abriu, dele saiu um brilho avermelhado muito forte. Porém, por ter aberto ovo antes da hora, seu filho nasceu deformado e sem todo o poder que deveria ter; seu nome era Arun, aquele que tornou-se o cocheiro do sol. Arun então amaldiçoou sua mãe, dizendo que ela passaria muito tempo como escrava até que seu segundo filho nascesse e a salvasse.

 

Um dia então, Vinata e Kadru, fizeram uma aposta de qual seria a cor do cavalo divino que estava saindo da batedura do oceano e quem perdesse se tornaria prisioneira da outra, a mãe dos Nagas ganhou a aposta, fazendo de Vinata sua escrava.

 

Algum tempo depois, o segundo ovo eclodiu, e dele nasceu Garuda, aparecendo como um inferno feroz análogo à conflagração cósmica que consome o mundo no fim de cada era. Assustados, os deuses rogaram por clemência. Garuda, ouvindo-os, reduziu o seu tamanho e a sua energia.

 

Querendo a liberdade de sua mãe, Garuda foi até os Nagas e perguntou o que ele poderia fazer para libertá-la, os Nagas disseram que ele teria que roubar e entregar para eles a água da imortalidade dos deuses. Garuda aceitou, e iniciou um combate contra todos os deuses, aos quais venceu. No caminho para pegar a água encontrou-se com Vinshu, com o qual fez um acordo, recebendo a imortalidade em troca de tornar-se a montaria de Vinshu. Encontrou também o deus dos céus, Indra, a qual prometeu que os deuses recuperariam o elixir da imortalidade. Feito isso, Garuda entregou a água da imortalidade para os Nagas e estes libertaram sua mãe, mas, antes que os Nagas pudessem beber da água, Indra veio e tirou o elixir deles. Algumas gotas caíram na grama e as nagas tentaram lambê-las, dividindo assim sua língua em duas. Desde então, as cobras tem a língua bifurcada e um tipo de imortalidade, ao trocar de pele.

 

Devido a esse acontecimento, Garuda passou a ser conhecido como Nagari (inimigo das serpentes) ou Nagantaka (destruidor de serpentes).

AIACOS

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/aiacos.jpg

Na mitologia grega Éaco ou Aiacos (do grego: lamentação) chamado de “o mais religioso dos homens”, era filho de Zeus e da ninfa Égina, e um dos juízes dos mortos. A visão de Éaco como um dos juízes do Submundo é a mais recente dos três: a sua primeira menção no cargo é de Platão (430-348 a.C.).

 

Éaco construiu à volta da ilha de Egina uma cintura de muralhas, que a protegiam das incursões dos piratas. Teria também ajudado Poseidon e Apolo a construir as muralhas de Tróia, para o rei Laomedonte. Diz-se que quando a obra terminou, três dragões tentaram a escalada das muralhas, mas só um conseguiu chegar ao fim, exatamente aquele que subiu pela parte da muralha construída por Éaco. Apolo então profetizou que estas proteções seriam um dia derrubadas por um dos descendentes de Éaco. Éaco teve uma filha, Aicímaco, que foi a segunda esposa de Oileu (pai de Ájax, "o pequeno") e dois filhos, Peleu e Télamon, que tiveram uma descendência gloriosa (Aquiles, filho de Peleu; o "grande Ájax", filho de Télamon, ambos heróis da guerra de Tróia).

De uma segunda união com a Nereide Psâmate, Éaco teve um terceiro filho, Foco. Acontece que os seus dois primeiros filhos tiveram ciúmes de Foco, que se cobrira de louros ao conquistar a Fócida e, assim, decidiram matá-lo, no decurso de um jogo do disco. Éaco, submisso às leis divinas, condenou ao exílio estes filhos assassinos.

 

Éaco, fim de conseguir que a sua ilha, Egina, fosse povoada, pediu a Zeus que transformasse as formigas de um carvalho sagrado em seres humanos. Esta foi à origem do povo dos Mirmídões (derivado do grego myrmekos, que significa formigas), de quem Éaco se tornou rei. Segundo a versão de Óvido, a ilha era povoada por colonos trazidos por Éaco, que foram dizimados por uma epidemia de peste enviada por Hera e que, para substituir os mortos, Zeus atendeu ao pedido de seu filho, metamorfoseando as formigas. Os Mirmidões eram guerreiros da antiga Tessália e se tornaram famosos ao participar da Guerra de Tróia sob o comando de Aquiles, neto de Éaco. Piedoso por natureza, Éaco era amado pelos deuses que se comprazem a satisfazer os seus votos. Mesmo antes de ser um juiz dos mortos, a sua sabedoria e a sua paixão pela justiça fizeram com que os deuses o escolhessem para juiz de algumas de suas querelas.

 

Quando Zeus, Poseidon e Hades venceram seu pai, Cronos, e dividiram o mundo entre si, coube a Hades o Mundo Inferior, mas quando Hades chegou lá, o Mundo Inferior estava sem regras. Na época do governo de Cronos, este decretou que as almas dos bons deviam ir para os Elísios e a dos maus para o Tártaro, e instituiu juízes para julgá-las. Porém, na época, as almas chegavam com aquilo que haviam tido em vida: os pobres sem nada e os ricos cobertos de ouro e roupas finas. Além disso, era permitido que parentes dessem testemunha sobre o morto, influenciando as decisões dos juízes. Hades foi até Zeus e lhe contou sobre o que ocorria e Zeus decretou mudanças: a partir de agora, os mortos chegariam sem pertence algum da terra para o julgamento e seria julgado apenas pelo que fez, não sendo mais permitido testemunhos; e os juízes, por sua vez, jugariam as almas sem saber quem elas foram em vida. Ele nomeou seus filhos Radamanto, Minos e Éaco como juízes dos mortos. Radamanto julgava as almas da Ásia; Éaco, as da Europa; e Minos tinha o voto final, caso os dois ficassem em dúvida. E a partir daí os julgamentos dos mortos passaram a ser justos. Radamanto e Éaco levavam um cajado de madeira nas mãos, já Minos levava um cetro de ouro, pra representar seu poder de decisão final.

 

http://3.bp.blogspot.com/_ayEp7by945s/TMID9UqdxsI/AAAAAAAAAXc/DSaSFfRZeh0/s1600/%C3%89ACO,+MINOS+E+RADAMANTO.jpg

Éaco, Minos e Radamanto

 

Os habitantes da ilha de Egina renderam-lhe um culto fervoroso, cujas festas eram combinadas com jogos gímnicos. Os vencedores destes jogos suspendiam as suas coroas no templo que lhe tinha sido consagrado. Atenas venerou também Éaco, edificando-lhe um santuário na Ágora. Éaco é geralmente representado usando um cetro real e a chave dos Infernos, das quais ele é o único detentor.

Alexandre, o Grande acreditava que a família de sua mãe descendia de Éaco.

 

SUIKYOU

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/ND-Aiacos2.JPG

 

O nome Suikyou (水鏡 em kanjis), em japonês, significa literalmente “espelho de água” ou “reflexo de água”. Algumas variações do nome são: Suikyô ou Suikyo.

 

No recito histórico chinês Sangokushi (História dos Três Reinos), Sima Hui é um erudito que viveu no final da dinastia Han. Os outros nomes de Han (na época era comum ter vários nomes) eram Decao Suijing (水鏡, que se pronuncia Suikyou e comporta os mesmo kanjis do nome do cavaleiro de prata). Muitos estrategistas e futuros eruditos estudaram sob sua direção, incluindo Zughe Liang (181-234), considerado como o estrategista militar e político mais brilhante de seu tempo. Em 207, Sima Hui, então viajante errante, se encontra com o famoso Liu Be, futuro líder de Shu Han, e lhe aconselha que recrute Zughe Liang e Pang Tong como assessores militares. Graças as estratégias de Zughe Liang, Liu Be foi capaz de resistir muitas vezes as forças dominantes de Cao Cao, mesmo estando em inferioridade numérica.

 

É possível que Kurumada tenha escolhido o nome de Suikyou para fazer uma relação como personagem de Sangokushi (cuja história é muito conhecida no Japão), levando Suikyou a ter uma conotação de mestre sábio e erudito. Suikyou era respeitado justamente por sua sabedoria e inteligência quando era um cavaleiro, e também é mostrado como mestre de Tenma.

 

Fonte: O Reino de Atena, Wikipedia e La Guía Saint Seiya

P.S.: o mito de garuda é tão legal. Gostaria que ele tivesse sido mais bem aproveitado por Kurumada, tipo dando a Aiacos golpes baseados em calor ou fogo. Quanto aos nomes, Éaco é o que tem o melhor mito dos três juízes, na minha opinião. Já Suikyou tem um nome bem simples. Me pergunto se foi proposital a contrariedade entre o nome e golpes de Suikyou (gelo/água) com o simbolismo da sua surplice (fogo/calor). Espero que gostem. Próximo: Minos/Vermeer de Grifo.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava pensando nisso esses dias... As surplices dos três juízes acabam sendo, de certa forma, um paralelo as armaduras de três dos protagonistas de CDZ e cujas constelações são baseadas em criaturas mitológicas:

 

Dragão - Wyvern

Fênix - Garuda

Pégaso - Grifo.

 

Pode ser meio viagem mas....

 

Wyvern - É algo próximo de um dragão, mas não é exatamente um.

Garuda - Não é bem uma fênix mas é um bicho relacionado a um pássaro, imortalidade e, pelo que parece, o elemento fogo.

Grifo - Uma versão alada de um animal existente e terrestre (Pégaso = cavalo com asas, Grifo = Leão com asas, apesar deste ter mais algumas firulas sobrenaturais no "mix").

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Garuda - Não é bem uma fênix mas é um bicho relacionado a um pássaro, imortalidade e, pelo que parece, o elemento fogo.

 

A Garuda é "análoga" à Fênix grega sim. Inclusive o honorável membro Rancor apontava para o combate entre as duas aves na série (Ikki X Aiacos). Ele saberia falar melhor, mas infelizmente o fórum atual não é legal com gente irônica. :/

Editado por Swob
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tinha feito essa associação, Spider.

 

Éaco, Radamanto e Minos eram muito imponentes na mitologia, deveriam ser personagens mais importantes na série. Eu creio que Kurumada faria mais com eles, não fosse a pressa dada pra terminar o mangá.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tinha feito essa associação, Spider.

 

Éaco, Radamanto e Minos eram muito imponentes na mitologia, deveriam ser personagens mais importantes na série. Eu creio que Kurumada faria mais com eles, não fosse a pressa dada pra terminar o mangá.

Pois é.

 

Aiacos mesmo, apareceu só para ser morto por Ikki. Minos foi outro que mal teve destaque...O único ao qual foi dado relativo destque foi Radamanthys, mas mesmo ele não foi lá grande coisa. Por isso adorei como Shiori os aproveitou bem em Lost Canvas.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca tinha me tocado que Ajax, o Grande, era primo de Aquiles (apesar de saber que os seus pais eram irmãos). kkkk

 

O mito do rei Éaco é fantástico. Certamente um dos melhores reis da mitologia grega, senão o melhor! Bem merecido ele ter se tornado um dos 3 juízes dos mortos.

 

Sagitarius, só não entendi você usar a foto de uma estátua de Hades (coroa+bidente+cérbero são atributos de Hades rsrs) no post de Aiakos.

 

Mas foi um dos melhores posts dos espectros aqui (embora eu seja suspeito pra falar, já que Aiakos é o meu juiz favorito em CdZ).

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca tinha me tocado que Ajax, o Grande, era primo de Aquiles (apesar de saber que os seus pais eram irmãos). kkkk

 

O mito do rei Éaco é fantástico. Certamente um dos melhores reis da mitologia grega, senão o melhor! Bem merecido ele ter se tornado um dos 3 juízes dos mortos.

 

Sagitarius, só não entendi você usar a foto de uma estátua de Hades (coroa+bidente+cérbero são atributos de Hades rsrs) no post de Aiakos.

 

Mas foi um dos melhores posts dos espectros aqui (embora eu seja suspeito pra falar, já que Aiakos é o meu juiz favorito em CdZ).

Eu sabia que tinha algo errado nessa foto. Pesquisei por Éaco e encontrei ela, mas algo estava me incomodando, tanto que quase não a coloquei.

 

Obrigado pelo aviso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...