Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Muito bom o post de Daidalos.

Pq sera que mudaram tanto o character do personagem. No anime ele tem a cara beeeeeeeem mais simaptica que do mangá.

E eu desconhecia as formas da corrente dele. Sabem o que siginifca a cruz e a esfera com espinhos? Ou foi só adornos atribuidos do fanart de quem desenhou (que por sinal foi o Albiero?)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Muito bom o post de Daidalos.

Pq sera que mudaram tanto o character do personagem. No anime ele tem a cara beeeeeeeem mais simaptica que do mangá.

E eu desconhecia as formas da corrente dele. Sabem o que siginifca a cruz e a esfera com espinhos? Ou foi só adornos atribuidos do fanart de quem desenhou (que por sinal foi o Albiero?)

Eu posso estar enganado, mas parece que o Albiore veio antes do Dédalo. Daí porque eles são tão diferentes. Albiore foi criado como um mestre "filler" do Shun, muito antes de Kurumada realmente mostrar quem seria o verdadeiro mestre de Andrômeda. Eu acho que foi isso.

 

O fanart que você falou na verdade é do Cerberus Rack. Eu acho que os detalhes da cruz e da esfera espinhosa existem mesmo no anime, mas não sei o que representam.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

E eu desconhecia as formas da corrente dele. Sabem o que siginifca a cruz e a esfera com espinhos? Ou foi só adornos atribuidos do fanart de quem desenhou (que por sinal foi o Albiero?)

Esse primeiro fanart do Albiore/Albion aí no tópico quem fez fui eu (e não o mestre Albiero), baseado num esboço que o mstre Carlos Lam me deu!

Quem quiser conferir, visitem meu deviantArt...

Abraços

 

P.s: Não tenho explicação para as formas da corrente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fanart que você falou na verdade é do Cerberus Rack. Eu acho que os detalhes da cruz e da esfera espinhosa existem mesmo no anime, mas não sei o que representam.

Não pessoal, tem confusão aqui... não foi O Cerberus... hehehe

 

http://geminisaga06.deviantart.com/art/Cepheus-Albiore-172537304?q=gallery%3Ageminisaga06%2F25253189&qo=16

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse primeiro fanart do Albiore/Albion aí no tópico quem fez fui eu (e não o mestre Albiero), baseado num esboço que o mstre Carlos Lam me deu!

Quem quiser conferir, visitem meu deviantArt...

Abraços

 

P.s: Não tenho explicação para as formas da corrente.

Espera aí, então você é o Gemini Saga que está na Pharaon Web?

http://www.pharaonwebsite.com/users/gemini_saga/

 

Minha nossa! Você é uma celebridade! Mil perdões por ter confundido você com o WL!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu posso estar enganado, mas parece que o Albiore veio antes do Dédalo. Daí porque eles são tão diferentes. Albiore foi criado como um mestre "filler" do Shun, muito antes de Kurumada realmente mostrar quem seria o verdadeiro mestre de Andrômeda. Eu acho que foi isso.

Exatamente. Albiore foi criado para ser mais um sonota-no-saint e depois tentar encaixá-lo talvez como "pupilo do verdadeiro mestre de Shun no mangá", como foi o caso do Santo de Cristal e Camus. Mas aí, talvez não querendo se enrolar tanto como já se enrolaram enfiando esses sonotas onde não mais cabiam, acabaram por decidir manter Albiore como a versão anime do personagem do mangá, e deram até a constelação de Cefeu como sua protetora.

 

O mestre de Shun, tanto Albiore como Dédalo, é um de meus personagens favoritos também. É uma pena que ele dificilmente seja mencionado novamente. Imagina só ele aparecendo no Episodio G?? Pow, Orfeu era outro que deveria aparecer nessa saga...

 

Sagitárius, a constelação de Cefeu não possui nenhuma estrela com esse nome, "Albirio". Existe uma estrela chamada Albireo, mas é a beta da constelação de Cisne. Sobre o nome "Albiore" eu conheço um significado beeem diferente e mais a ver com o personagem do que "ingênuo" (aliás, voce conferiu se essa informação procede? Ao menos sabe de que idioma vem isso?).

 

Sobre as pontas das correntes de Cefeu no anime (no mangá Dédalo não tem correntes), elas são oficiais:

 

 

http://www.saintseiyafan.com/stseiyawiki/images/thumb/1/17/Cepheusanimeimage.jpg/300px-Cepheusanimeimage.jpg
A ponta em forma de cruz é chamada de cruz pátea (ou patada), mas não encontrei nenhum significado especial que a associe ao personagem (pode ser meramente decorativo). A outra ponta, em forma de maça espinhenta, é um formato bastante genérico de arma desse tipo (já temos, por exemplo, o martelo-meteoro de Dante de Cérbero [corrente com uma maça, espinhenta ou não, em cada ponta, arma bastante conhecida no oriente, especialmente na China], mas também usada como ponta de uma maça conhecida como estrela-da-manhã [morning star]).
http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Esquema-Albiore.jpg
Editado por Escorpião
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sagitárius, a constelação de Cefeu não possui nenhuma estrela com esse nome, "Albirio". Existe uma estrela chamada Albireo, mas é a beta da constelação de Cisne. Sobre o nome "Albiore" eu conheço um significado beeem diferente e mais a ver com o personagem do que "ingênuo" (aliás, voce conferiu se essa informação procede? Ao menos sabe de que idioma vem isso?).

 

Valeu pelas informações.

 

Retirei a parte sobre a estrela.

 

Quanto ao significado do nome, coloquei o que estava na La Guía Saint Seiya por que não consegui achar o significado do nome Albiore em outro lugar. Em todos que acham só falam do significado de Daidalos.

 

Qual o significado do nome Albiore que você sabe?? Porste aqui, por favor.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas informações.

 

Retirei a parte sobre a estrela.

 

Quanto ao significado do nome, coloquei o que estava na La Guía Saint Seiya por que não consegui achar o significado do nome Albiore em outro lugar. Em todos que acham só falam do significado de Daidalos.

 

Qual o significado do nome Albiore que você sabe?? Porste aqui, por favor.

Creio que o único significado para Albiore é o que provém da estrela de Cisne. A estrela Albireo parece representar o bico do Cisne. Aliás, curioso que a Armadura do Albiore apresente um cruz na corrente, porque a constelação de Cisne também já foi referida como Cruzeiro do Norte.

Editado por 108Specter
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas informações.

 

Retirei a parte sobre a estrela.

 

Quanto ao significado do nome, coloquei o que estava na La Guía Saint Seiya por que não consegui achar o significado do nome Albiore em outro lugar. Em todos que acham só falam do significado de Daidalos.

 

Qual o significado do nome Albiore que você sabe?? Porste aqui, por favor.

Nisso eu não concordo com eles. Eu não coloco referências em meu blog porque é material que venho reunindo nesses quase 20 anos que CdZ veio para o Brasil, e são de incontáveis livros (didáticos ou não), revistas, sites, programas de tv, dicionários de vários idiomas e até apostilas de pré-vestibular (kkk), exceto quando pego alguma material de algum outro blog/site que trate especificamente de CdZ (daí eu posto o nome do site e do autor que lançou aquela explicação). Porém, mesmo na maioria das vezes não colocando a referência (porque, como são tantas, eu precisaria criar outro blog só para elas), eu ponho a informação toda explicadinha, para facilitar ao máximo a quem tiver o interesse de confirmar fora do meu site (isso se a pessoa nao me pergunta diretamente e eu mesmo, se for possível reaver a fonte, passo para ela).

 

Bem, sobre o nome de Albiore, vou adiantar aqui o que ainda não postei no meu blog. Então é material exclusivo (muhahahahahha *risada maligna*). Eu a encontrei no Wiktionary da Wikipedia (em ingles).

 

> ALBIORE: deriva do verbo latino ‘albior’, grau comparativo derivado do substantivo ‘albus’, “branco”. ‘Albiore’ é a sua inflexão no caso ablativo, comum aos gêneros masculino e feminino. Uma tradução aproximada de ‘albiore’ seria “[ele ou ela] embranquece, puxa para o branco”. Em português, temos os cognatos “alvo”, “alvorecer” e “albino”, entre outros. [não me perguntem o que significa "grau comparativo derivado" ou "caso ablativo"; apenas peguei o que encontrei no dicionário da Wiki kkkkkkkkkkkk]

 

Obviamente, isso vem da relação do Santo de Cefeu com o elemento prata, ao qual a cor branca está associada (fora que o personagem tem como local de nascimento a Argentina, cujo nome quer dizer “prateada”, pois nasceu da importância do rio da Prata, que, por sua vez, recebeu esse nome porque era por ele que se escoava a produção das minas de prata da Bolívia para a Espanha). Curiosamente, porém, Albiore foi concebido para ser um Santo Diferente, isto é, sem constelação-guia, tal como o Santo de Cristal. Felizmente, o mestre da Ilha de Andrômeda no anime acabou sendo associado à constelação de Cefeu, assim como o mestre de Shun no mangá, Dédalo.

 

Como provavelmente Albiore foi criado para ser um "sonota" de prata (como Aracne, Shiva e Agora), e se for mesmo esse o significado do seu nome, não é de estranhar que eles tenham se antecipado a Kurumada em dar a Shun um mestre da ordem de prata. Claro, se é que Kurumada também não teve algum dedo na criação de Albiore...

 

 

Sobre o nome vir da estrela Albireo de Cisne, eu acho pouco provável, porque Albireo, apesar de ser a estrela beta da constelação, é apenas a 5ª mais brilhante do Cisne e sem nenhum significado especial. Escolha mais lógica deveria ser a alfa, Deneb, ou ainda as outras 3 à frente de Albireo em brilho. Além disso, ter-se-ia que explicar porque foram buscar em Cisne um nome para o santo de Cefeu, sendo que Albiore não tem qualquer ligação com os guerreiros em torno dessa constelação (Hyoga, Camus, Cristal, Isaac...). Só mencionar que uma das pontas de sua corrente tem a forma de uma cruz é pouco para relacioná-lo com o Cisne. Claro, na minha opinião. /pensa

Editado por Escorpião
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente SE Daidalos aparecesse no Eps. G ia ser uma coisa bem legal, iamos finalmente saber mais dele e ver como lutaria. Cefeu é a única constelação "canônica" que sabemos mais sobre o cavaleiro no anime do que no mangá... e ainda são 2 cavaleiros hahahahahahaha

Link para o post
Compartilhar em outros sites

LIRA

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/0/00/Cloth_de_la_Lyre_design_c.jpg

 

A constelação de Lira é um das 48 constelações antigas definidas por Ptolomeu em seu "Almagesto". O poeta grego Higíno nos dá várias interpretações para ela:

 

1 - A primeira versão nos fala que seria a primeira lira, criada pelo deus Hermes (deus dos ladrões e viajantes), usando um caso de tartaruga. Hermes, logo após nascer, roubou o gado de Apolo. Durante seu caminho de volta, ele esticou as tripas de uma vaca que tinha matado pra se alimentar e gostou do som. Ele então matou uma tartaruga que encontrou e amarrou várias tripas nela, criando a primeira lira. Quando Apolo o encontrou, ameaçou jogá-lo no Tártato pelo seu crime, mas ficou encantado com o som da lira e a trocou com Hermes pelo seu perdão. Como um memorial, Apolo a colocou no céu.

 

2 - Outro mito nos fala que é a lira de Orfeu, que podia encantar animais, árvores e rochas com sua música. Após sua morte, Apolo e as Musas teriam colocado sua lira no céu.

 

http://1.bp.blogspot.com/-PuBeTuhJvJ0/UCLoiDODH4I/AAAAAAAABSk/rM9CxvyJuvM/s1600/Lyra+1.JPG

 

3 - Outra versão ainda nos diz que é a lira que pertencia ao herói Teseu, o assassino do Minotauro.

 

4 - Uma última história fala que era a lira de Tamiris, um bardo que ofendeu as musas, e por isso elas colocaram a lira nas estrelas como um aviso aos mortais.

 

Orphée/Orpheus

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/9/9c/Orphee_design_a.jpg

 

"Orphée" é a forma francesa do nome grego “Orfeu”. Já “Orpheus” é a forma em inglês do nome “Orfeu”.

 

O nome “Orfeu” vem do grego e significa “aquele que vive a margem do rio”, “aquele que vive ao pé da montanha” ou ainda “aquele que vive preso a algo”.

 

Na mitologia grega, Orfeu era filho do deus Apolo (segundo algumas versões era filho do rei Eagro) e da ninfa-musa Calíope, uma das nove musas que inspiravam os poetas. Seu pai, que era um grande tocador de lira, deu-lhe uma lira ao nascer e o ensinou a tocá-la. Assim, à medida que crescia melhorava seu talento a tal ponto, que quando alcançou a adolescência, tornou-se um poeta, cantor e músico, dotado de habilidades extraordinárias, pois com o som do canto de sua voz e acordes harmônicos de sua lira, cativava a todos os seres que o escutavam, hipnotizava todos os homens e amansava todos os animais selvagens, fazendo com que as bestas mais ferozes o seguissem, fazendo com que as árvores e as rochas se inclinassem e o seguissem para escutá-lo.

 

Participou da expedição dos Argonautas, onde usava suas habilidades para marcar o ritmo dos remadores, para acalmar as tempestades e para escapar do canto das sirenes com sua arte musical. Também ajudou a vencer o dragão que guardava o Velocino de ouro.

 

Quando se transformou em um jovem esbelto, apaixonou-se pela ninfa Eurídice, e depois casou com ela. Nesse mesmo dia, quando Eurídice estava festejando com as ninfas, apresentou diante dela o pastor Aristeu, exigindo-lhe casamento. Antes de ouvir a resposta, Aristeu puxou Eurídice pelo braço e a raptou, mas durante a fuga, Eurídice foi mordida por uma serpente em um dos calcanhares, provocando sua morte. Orfeu foi consumido por uma profunda tristeza, tocou aos quatro ventos uma melodia tão triste que comoveu a todos os ouvintes.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Profile-Orpheus.jpg

 

Porém ele não podia suportar viver sem Eurídice, resolveu ir ao mundo dos mortos, para ir buscá-la. Por isso pegou sua lira e partiu para o inferno. A canção pungente e emocionada de sua lira convenceu o barqueiro Caronte a levá-lo vivo pelo rio Estige. A canção da lira adormeceu Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões, e acalmou as Fúrias. Seu tom carinhoso aliviou os tormentos dos condenados. Encontrou muitos monstros durante sua jornada, e os encantou com seu canto.

 

Finalmente Orfeu chegou ao trono de Hades. O rei dos mortos ficou irritado ao ver que um vivo tinha entrado em seu domínio, mas a agonia na música de Orfeu o comoveu, e ele chorou lágrimas de ferro. Sua esposa, a deusa Perséfone, implorou-lhe que atendesse ao pedido de Orfeu. Assim, Hades atendeu seu desejo. Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo dos vivos. Mas com uma única condição: que ele não olhasse para ela até que ela, outra vez, estivesse à luz do sol. Se ele quebrasse essa condição, a perderia para sempre.

 

Orfeu partiu pela trilha íngreme que levava para fora do escuro reino da morte, tocando músicas de alegria e celebração enquanto caminhava, para guiar a sombra de Eurídice de volta à vida. Ele não olhou nenhuma vez para trás, até atingir a luz do sol. Mas então, ao chegar na margem do rio Estige, não ouvindo os passos de Eurídice, duvidou da palavra dos deuses e se virou, para se certificar de que Eurídice o estava seguindo.

 

http://4.bp.blogspot.com/-_wIOtTg5j-I/TcnpSNjkSlI/AAAAAAAAAIY/heUlQMm4Mfs/s1600/07+Orfeu+e+Euridice+saindo+de+Hades.jpg

Por um momento ele a viu, perto da saída do túnel escuro, perto da vida outra vez. Mas enquanto ele olhava, ela se tornou de novo um fino fantasma, seu grito final de amor e pena não mais do que um suspiro na brisa que saía do Mundo dos Mortos. Ele a havia perdido para sempre. Após isso, passou sete dias e sete noites em comer ou beber, vagando pelas margens do rio Aqueronte. Em desespero total, Orfeu se tornou amargo. Recusava-se a olhar para qualquer outra mulher, não querendo lembrar-se da perda de sua amada. Após voltar do inferno, Orfeu retornou a sua terra natal, a Trácia.

 

Existem várias versões para a morte de Orfeu:

 

*Uma das versões diz que pouco tempo depois Zeus resolveu admitir seu filho Dionísio no Olimpo, por este ter inventado o vinho. Orfeu porém, não quis aceitar o novo deus, por não gostava da sua forma de comportar-se. Dionísio então enviou as Mênades para castigar Orfeu. Essas cortaram sua cabeça e partiram seu corpo em pedaços.

 

*Outra versão diz que teve vários problemas com as mulheres trácias, que o cortejavam. No entanto, ainda apaixonado por Eurídice, Orfeu as repudiava. As mulheres trácias, sentindo-se insultadas e menosprezadas, atacaram Orfeu. Possuídas por uma fúria selvagem e ao mesmo tempo, uma grande paixão por Orfeu, elas o mataram e partiram se corpo em pedaços.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Hikaru-Orphee.jpg

 

As musas recolheram os restos de Orfeu e os enterraram na margem do Monte Olimpo (ou em Píria, segundo outras versões), onde dizem que os rouxinóis cantavam com mais doçura que em qualquer outro lugar. Conta-se que após usa morte, sua cabeça e sua lira foram parar no rio Hebro, e continuaram cantando e entoando o nome de Eurídice até chegar ao mar, onde continuou vagando até chegar à ilha de Lesbos. Essa ilha foi posteriormente consagrada à lírica. A cabeça foi colocada em um lugar, onde mais tarde foi erguido um templo em homenagem a Orfeu. Posteriormente muitos poetas nasceram ali. Após a morte, Orfeu foi para os Campos Elíseos, o paraíso do Mundo Inferior, onde ele encontrou Eurídice e dela nunca mais se separou.

 

A Orfeu ainda se atribuiu a fundação da religião órfica, que teve grande difusão pela Grécia e Ásia Menor a partir do século IV a.C.

 

Fonte: Theoi Project e La Guía Saint Seiya

P.S.: trazendo Orfeu. Gostei das referências da constelação de lira. E o mito de Orfeu é um dos mitos mais incríveis e mais tristes da mitologia grega. Desculpem a demora no post, é que essa semana foi bem corrida na faculdade, com muitas provas. Espero que gostem do artigo. E Fabinho, obrigado por trazer o texto sobre Albion. Terminamos os cavaleiros de prata do mangá clássico. Próximo: Hakurei/Nicol/Ares de Altar.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei numa grande felicidade por Kurumada ter explorado tanto e tão bem a mitologia de Orfeu, um dos maiores e mais belos (em todos os sentidos) heróis de todos os tempos e lugares.

 

E por nada, Sagitarius. O conhecimento é feito por contribuição!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adoro o mito de Orfeu, é um dos meus personagens favoritos da mitologia.

O jeito como Kurumada explorou esse fantástico caráter em Orpheé no mangá, me deixa emocionado.
Ele é sem dúvida o cavaleiro com a história de fundo mais bonita e consolidada, pena sua participação na série ser tão breve.

 

Não sei se é válido compartilhar, mas farei-lo mesmo assim e perdoem-se se for de pouco valor para o tópico x)
Em algumas versões, aparece inclusive o poema que Orfeu cantou para Hades:

"Ó deuses que regem o mundo das trevas e do silêncio,
Aos quais vêm juntar-se todos os filhos das mulheres.

Todas as coisas belas acabam aqui um dia, diante de vós.

Sois os credores que jamais deixam de receber o devido.

Breve é o momento em que permanecemos na Terra,

E depois a vós pertencemos para todo o sempre.

Mas busco alguém que muito cedo veio ter convosco,

Um botão colhido antes que desabrochasse a flor.

O Amor foi-me um deus por demais poderoso. Tu sabes, ó Rei,

Se é verdadeira aquela velha história que sempre nos contaram

Sobre as flores que presenciaram o rapto de Perséfone.

Deixa, pois, que se teça de novo para a doce Eurídice

O pano da vida precocemente arrancado do tear.

Vê, então, que é quase nada o que te peço,

Pois não é para todo o sempre que desejo tê-la de volta;

Ela será tua de novo quando os seus anos chegarem ao fim."

 

Acho esse poema foda lindo!! Parece mais uma oração :P

 

Fonte: Super Interessante. Coleção Mitologia - Lendas. Salvador Nogueira. Editora Abril

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ALTAR

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Esquema-Hakurei.JPG

 

 

Altar, do latim 'altare' ou 'ara', é uma plataforma semelhante a uma mesa constituída por uma rocha, elevação ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, fazer sacrifícios a divindades, em um templo religioso ou local sagrado. Ou seja, o altar é uma espécie de mesa destinada aos sacrifícios e outras cerimônias religiosas, em qualquer religião; especificamente para a religião católica, o altar é uma mesa consagrada, com uma pedra de ara, sobre a qual se celebra o sacrifício da missa.

 

Ara, o altar, é uma das 48 constelações antigas introduzidas por Ptolomeu em seu Almagesto. Tem vários mitos associados a ela:

 

-Numa das versões, era o altar de Zeus. Quando Zeus reuniu seus aliados para desafiar os titãs, eles fiz eram sacrifícios em um altar construído pelos ciclopes ancestrais para jurar fidelidade. Após vencer os titãs, Zeus colocou o altar no céu. O início da temporada de tempestades na Grécia era marcado pela ascensão da constelação de altar. A ascensão ao leste da constelação, segundo os mitos, marcava a abertura dos portões do Tártaro pelos três hecatônquiros (gigantes-deuses das tempestades) e eles traziam suas tempestades a Terra na companhia dos Ciclopes ancestrais (deuses dos relâmpagos e trovões). Isso ocorria porque é dito que após o fim da guerra contra os titãs, sobre o altar celestial, Zeus prometeu aos ciclopes ancestrais e aos hecatônquiros, reino livre sobre a terra durante uma estação.

 

http://4.bp.blogspot.com/-WteIoY789fo/TxMOSHCPCdI/AAAAAAAAALo/w8zWGCDSYtY/s1600/Ara4.jpg

 

-Outra versão fala que era o altar de Pholus. Pholus era um centauro que foi colocado nas estrelas por Zeus após sua morte. Ele era descrito como derramando libações com a Taça, sobre o Altar.

 

Hakurei

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/RXGDO-Hakurei.JPG

 

Em japonês, o nome “Hakurei” significa “Espírito”. Hakurei também é o nome de uma dentre milhares de variedades de azaléias “satsuki”, flores selvagens das montanhas do Japão, bastante cultivadas em bonsais. Pelo visto, é mais um personagem do Jamir que recebeu um nome de planta oriental por Shiori Teshirogi, como Yuzuriha e Tokusa. O nome científico da planta é ‘Rhododendron indicum’.

 

Arles

 

http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20120624185802/saintseya/pt/images/7/7a/Arles.jpg

 

Aristóteles (em grego antigo: Ἀριστοτέλης, transl. Aristotélēs; Estagira, 384 a.C. — Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com treze anos de idade, que seria o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas onde funda o Liceu.

 

Aristotle_Altemps_Detail.jpg

 

Aristóteles era natural de Estagira, na Trácia, sendo filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas III, pai de Filipe II.

 

Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceu vinte anos, até a morte de Platão, no primeiro ano da 108ª olimpíada (348 a.C.), quando Aristóteles deixa Atenas.

 

Durante 347 a.C e 345 a.C, dirige uma escola em Assos, junto com Xenócrates, Erasto e Corisco e depois em 345/344 a.C. conhece Teofrasto e com sua colaboração dirige uma escola em Mitilene, na ilha de Lesbos e lá se casa com Pítias, neta de Hérmias , com quem teve uma filha, também chamada Pítias e Nicômaco. Em 343/342 a.C Filipe II escolhe Aristóteles como educador de seu filho Alexandre, então com treze anos, por intercessão de Hérmias.

 

Alexander_and_Aristotle.jpg

 

Em 335 a.C. Aristóteles funda sua própria escola em Atenas, em uma área de exercício público dedicado ao deus Apolo Lykeios, daí o nome Liceu. Os filiados da escola de Aristóteles mais tarde foram chamados de peripatéticos. Os membros do Liceu realizavam pesquisas em uma ampla gama de assuntos, os quais eram de interesse do próprio Aristóteles: botânica, biologia, lógica, música, matemática, astronomia, medicina, cosmologia, física, história da filosofia, metafísica, psicologia, ética, teologia, retórica, história política, do governo e da teoria política, retórica e as artes. Em todas essas áreas, o Liceu coletou manuscritos e assim, de acordo com alguns relatos antigos, se criou a primeira grande biblioteca da antiguidade.

 

Em 323 a.C, morre Alexandre e em Atenas começa uma forte reação antimacedônica, em 654 a.C. por causa de sua ligação com Alexandre, Aristóteles foge de Atenas e se dirige a Cálcides, onde sua mãe tinha uma casa, explicando, "Eu não vou permitir que os atenienses pequem duas vezes contra a filosofia”, uma referência ao julgamento de Sócrates em Atenas. Ele morreu em Cálcis, na ilha Eubeia de causas naturais naquele ano. Aristóteles nomeou como chefe executivo seu aluno Antípatro e deixou um testamento em que pediu para ser enterrado ao lado de sua esposa.

Nicol

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Nicole.jpg

 

O nome Nicol é uma variação do grego Nikólaos, que é uma junção das palavras gregas “Nike”, que significa “vitória” e “Laos”, que significa “povo”. Nikólaos significa portanto “pessoa vitoriosa” , ou ainda “ o vencedor do povo”.

 

Fontes: O Reino de Atena, Theoi Project e Wikipedia

P.S.: Esse ficou bem legal. Os cavaleiros de altar e sua relação com o Grande mestre são bem interessantes. A inspiração dos nomes de Hakurei e Nicol são bem simples, e o de Arles é meio estranho, pois não vejo muita relação entre o assistente de Shion no anime e o filosofo grego; talvez tenha sido feito pra mostrar que ele era um homem muito sábio. Espero que gostem. O poema de Orfeu é incrivelmente belo. Obrigado por trazê-lo, Kosumo. Próximo: Suikyô de Taça.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lindíssimo o poema de Orfeu. Não foi à toa que comoveu o incomovível Hades.

 

 

Os santos de prata de Altar são um dos meus favoritos. Quanto a Ares, faltou apenas acrescentar algo para se evitar mais discussões vazias.

 

Há quem divulgue que a tradução do seu nome original em japonês, アーレス, seja “Arles”, nome de uma cidade do sul da França, mas o nome dessa cidade em japonês é アルル (“Aruru”). Segundo a Wikipedia em japonês, a forma アーレス é apenas outra forma de se escrever アレース (“Ares”), o nome do deus grego da guerra, bem como アレス ou アーレース. Façam o teste para comprovar. Mesmo no Google, apesar de quase todas as referencias levarem ao Papa de Atena, algumas levarão ao deus da guerra e também a algumas marcas denominadas アーレス, mas que usam, no Ocidente, a forma "Ares".

 

Não é a primeira vez que Kurumada usa uma pequena variação na forma de escrever um nome para diferenciar o personagem, mas sem fugir do seu significado. Os orientais costumam fazer muito isso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra lenda para a constelação de Altar seria que ela representaria um altar que os Ciclopes Urânides fizeram para os Deuses oferecerem sacrifícios e jurarem preservar a justiça no início da Titanomaquia. A ascensão da constelação na Grécia dava início à época de tempestades o que sugere que o altar também marcaria um acordo de Zeus com os Ciclopes Urânides e os Hekatônkhyros de que eles poderiam governar o mundo com suas tempestades durante determinada parte do ano em troca de sua ajuda na guerra contra os titãs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

TAÇA

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Settei-Suikyo1.JPG

Armadura de Taça no mangá Next Dimension

Segundo uma lenda da mitologia grega, certo dia ao tocar sua lira, Apolo foi afetado por uma sede intensa, e pediu a um corvo que o buscasse água, e o confiou sua taça. Mas o corvo parou para recolher alguns figos maduros e come-los. Depois, como desculpa por haver perdido tempo, agarrou uma serpente de água em suas garras e regressou, dizendo a Apolo que a serpente era a guardiã da fonte, e essa era a razão de seu atraso. Apolo não acreditou e como castigo, elevou ao céu o corvo (que formou a constelação de corvo), a serpente (que formou a constelação de hidra fêmea, a mesma de Ichi) e a taça (que formou a constelação de taça). Como castigo para o corvo, ele jamais conseguiria alcançar a taça e assim, teria sede eterna (e isso faz com que a ave produza aquele som em vez de piar). Esse mito era a explicação dada para a proximidade entre as constelações de Corvo, hidra e taça no céu.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/inedita%20cloth%20copa%20B&N.jpg

Armadura de Taça na enciclopédia de Saint Seiya

Outra história nos diz que a constelação de Taça representava a taça do centauro Pólus. Quando Pólus morreu, Zeus o colocou no céu junto com sua taça, como as constelações de Centauro e Taça.

 

No céu, representa uma taça sob a qual o centauro derrama libações sobre a constelação de altar.

http://2.bp.blogspot.com/-KJjP9ghxkVo/T5G0uEOxh_I/AAAAAAAAAus/WN46SiCutEQ/s1600/Crater+1.JPG

A habilidade de cura das águas da armadura de taça parece ser uma referência ao Santo Graal, um lendário cálice mágico que é geralmente associado ao cálice que Jesus teria usado na Última Ceia, ou ainda um cálice com o qual José de Arimateia colheu o sangue de Jesus quando ele, crucificado, foi ferido com uma lança. Esse cálice teria o poder de dar felicidade, juventude eterna e comida em abundância infinita. Apesar de geralmente associado ao cálice usado por Jesus na Última Ceia, o Santo Graal já existia em tradições celtas anteriores ao cristianismo, onde era um caldeirão com poderes mágicos. Sua associação com o cristianismo foi tardia, como uma forma de propagar e popularizar a nova religião.

 

Nos mitos do Rei Arthur, o Santo Graal é um dos principais itens que ele e seus Cavaleiros da Távola Redonda buscam.

 

Já quanto a habilidade de ver o futuro, pode ser uma referência ao "Espelho de Galadriel", de O Senhor dos Anéis. O Espelho de Galadriel é uma pia prateada em um pedestal que Galadriel preenchia com água de uma fonte que corria através do vale. Galadriel podia comandar o Espelho para mostrar certas imagens, e o Espelho também poderia mostrar imagens por conta própria do passado, do presente e de possíveis futuros. Ele refletia o futuro na água, assim como a armadura de Taça.

Suikyou

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Suikyou4.jpg

 

O nome Suikyou (水鏡 em kanjis), em japonês, significa literalmente “espelho de água” ou “reflexo de água”. Algumas variações do nome são: Suikyô ou Suikyo. O nome do seu irmão, Suisho, significa "água pura".

 

No recito histórico chinês Sangokushi (História dos Três Reinos), Sima Hui é um erudito que viveu no final da dinastia Han. Os outros nomes de Han (na época era comum ter vários nomes) eram Decao Suijing (水鏡, que se pronuncia Suikyou e comporta os mesmo kanjis do nome do cavaleiro de prata). Muitos estrategistas e futuros eruditos estudaram sob sua direção, incluindo Zughe Liang (181-234), considerado como o estrategista militar e político mais brilhante de seu tempo. Em 207, Sima Hui, então viajante errante, se encontra com o famoso Liu Be, futuro líder de Shu Han, e lhe aconselha que recrute Zughe Liang e Pang Tong como assessores militares. Graças as estratégias de Zughe Liang, Liu Be foi capaz de resistir muitas vezes as forças dominantes de Cao Cao, mesmo estando em inferioridade numérica.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Suikyou3.jpg

 

É possível que Kurumada tenha escolhido o nome de Suikyou para fazer uma relação como personagem de Sangokushi (cuja história é muito conhecida no Japão), levando Suikyou a ter uma conotação de mestre sábio e erudito. Suikyou era respeitado justamente por sua sabedoria e inteligência quando era um cavaleiro, e também é mostrado como mestre de Tenma.

Fonte: Theoi Project, Valinor, Wikipedia e SaintSeiyapedia

P.S.: desculpem a demora entre as postagens, é que ando muito ocupado. O mito do corvo, serpente e taça é sempre interessante de se ver. E seria muito interessante se Kurumada confirmasse as referências ao Santo Graal e ao Espelho de Galadriel. Gostei do nome de Suikyo também. Ele é alguém que ainda tem muito a revelar e é um dos meus personagens preferidos do Next Dimension. Próximo: Noesis de Triângulo.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que legal! Eu sempre pensei que "espelho de água" era devido ao fato da armadura de taça mostrar o futuro "refletir" o futuro.

 

PS: Suikyo é um dos meus peronagens preferidos de Next Dimension.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que legal! Eu sempre pensei que "espelho de água" era devido ao fato da armadura de taça mostrar o futuro "refletir" o futuro.

 

PS: Suikyo é um dos meus peronagens preferidos de Next Dimension.

 

Mas é exatamento isso Inuyasha. O significado do nome de Suikyou se relaciona muito bem com a armadura de taça, que permite ver o futuro refletido na superficie da água em seu interior. É possível que essa idéia se inspire no espelho de Galadríel, do filme "O Senhor dos Anéis", no qual a rainha dos elfos usa a água vertida em uma fonte para observar o passado, presente e futuro que se apresenta no reflexo da água.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei muito. Não conhecia a história de Sima Hui.

 

Uma observação sobre o desenho da armadura (que, claro, não é uma observação sobre a sua pesquisa, mas que só notei agora) é que, ao juntar os escudos nos braceletes, é impossível que forme o escudo redondo como na primeira imagem. rsrsrsrs Mas vamos relevar mais isso de Kurumada...

 

Sobre ver o passado, o presente e o futuro na água, não acredito que Kurumada tenha se inspirado em Senhor dos Anéis, porque isso é algo relativamente comum em algumas mitologias. As nornas da mitologia nórdica, por exemplo, viam o passado, o presente e o futuro na água do lago do qual emergiam as raízes da árvore Yggdrasil. Possivelmente o proprio Tolkien se inspirou nisso para a passagem de Galadriel.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma observação sobre o desenho da armadura (que, claro, não é uma observação sobre a sua pesquisa, mas que só notei agora) é que, ao juntar os escudos nos braceletes, é impossível que forme o escudo redondo como na primeira imagem. rsrsrsrs Mas vamos relevar mais isso de Kurumada...

 

Também tinha notado isso. E fiquei imaginando se foi erro mesmo, ou foi proposital. Isso por que o Marco Albiero geralmente é bem fiel em seus fanarts.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...