Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Algo estranho que reparei na Escama de Sirene é a disposição das penas. Elas se curvam para dentro e não para fora, como se as asas estivessem invertidas. As sirenes mitológicas eram assim?

Editado por Oakie620
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo. Eu já comparei as asas de outras Armaduras e somente as da Escama de Sirene são desenhadas dessa forma. Seja de costas ou de frente, o formato das asas não é normal.

Editado por Oakie620
Link para o post
Compartilhar em outros sites

A história do Sorento é bem bacana, um dos personagens mais autênticos dentro do exército de Poseidon, é como se fosse uma espécie de guardião/mensageiro pessoal do deus dos mares.

 

Até hoje eu lembro da cena clássica dele se apresentando perante Hilda e Seiya em Asgard, explicando o lance dos deuses, quem governa o que e aonde, foi bem fascinante.

 

Em matéria de poder, parece ser realmente o general marina mais forte.

 

Interessante esse lance de como escapar das sirenes, em um dos contos diz que foi graças a melodia do Orfeu, deve ser por isso que Kurumada botou a luta entre Orfeu e Faraó, provando assim que dá para anular uma técnica musical, com outra melodia de igual ou maior intensidade.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kanon/Unity de Dragão marinho

Kanon

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Kanon.jpg

 

Segundo uma entrevista dada por Kurumada, o personagem inicialmente se chamaria “Sega”, mas escolheu o nome “Kanon” teria devido ao nome da “Ilha Canon” (uma ilha na Irlanda), que ele já havia usado antes como referência para a criação da fictícia ilha grega onde os cavaleiros iam para se curar de suas feridas.

 

*Curiosidades sobre o nome:

 

Do grego, Kanon significa Lei. Do mesmo radical de canônico. Referência também musical, onde no coral, uma voz pronuncia a mesma letra do grupo de maneira mais atrasada, seguindo um padrão ao decorrer da canção. "Um seguindo o outro”.

Existe uma deusa chamada Kuan Yin (que é chamada de Kannon, no japão) é uma das reencarnações de Buda, e é venerada como a deusa da misericórdia.

 

Unity

http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20101008180944/saintseya/pt/images/b/bd/Jolyet_mavrika-unity-2-.jpg

 

Do inglês, significa “unidade” ou “união”.

Escama de Dragão Marinho

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-SeaDragon.JPG

 

A escama de dragão marinho é claramente inspirada em um Plesiossauro.

 

O Plesiossauro foi um dos primeiros fósseis a ser descoberto e gerou grande interesse na Era vitoriana. Foi chamando de "quase-lagarto" por William Conybeare para dizer que se parecia mais com um réptil do que o ictiossauro, que tinha sido descoberto na mesma camada de rochas uns anos antes. O focinho era curto, mas a boca era capaz de abrir muito e as mandíbulas tinham dentes cónicos muito parecidos com os dos atuais gaviais. O pescoço era longo e delgado, mas parece ter sido rígido, devido às suas vértebras de fundo liso, o que impossibilita ter tido o "pescoço de cisne", como muitas representação antigas. As vértebras restantes também são de fundo liso e firmemente unidas e não apresenta osso sacro. O plesiossauro alimentava-se essencialmente de belemnites e peixes. As suas mandíbulas e dentição assemelham-se a uma armadilha para peixes. Deslocava-se graças às suas quatro barbatanas, sendo a cauda curta demais para ter algum uso. A cabeça deve ter sido usada como leme para fazer curvas em perseguições.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/7G-Plesiosaurio1.jpg

 

Mitos sobre monstros marinhos reptilianos aparecem em várias culturas pelo mundo.

 

Como animal mitológico o dragão aquático é mencionado especialmente pelos vikings, que decoravam a proa de seus barcos com a forma de um dragão, e também pelos chineses, que o representam como uma serpente gigante. Durante a época em que os homens zarpavam em navios a remos, existia a crença que serpentes e dragões marinhos destruíam barcos inteiros.

 

Os dragões asiáticos se associam muito com a água. No Japão, em algumas imagens antigas, a deusa Kannon (Kuan Yin) aparece montada sobre um dragão marinho. Na China, o dragão Li habita oceanos e mares, controla as águas da fonte do conhecimento, e representa a profundidade da sabedoria.

 

Na mitologia japonesa, o deus do mar é um dragão chamado Ryujin (literalmente: deus dragão) que vive em um palácio de coral vermelho e negro dividido em quatro zonas que correspondem as quatro estações, o tempo se detêm em seu interior, por um dia alí equivale a 100 dias terrestres. Do seu palácio, Ryujin controla as ondas do mar, utilizando pedras preciosas, e seus servos são tartarugas, peixes e meduas. É o pai da deusa Otohima, mãe do primeiro imperador japonês, que faz com que a linhagem imperial japonesa tenha ascendência divina. Segundo a lenda, a imperatriz japonesa Jingu chegou a executar um ataque contra a Coréia graças a uma pérola dada a ela por Ryujin, que a permitia controlar as ondas e criar maremotos gigantes que destruíram a frota coreana. Outra lenda sobre Ryujin, diz que um dia esse quis comer o fígado de um macaco, e enviou uma medusa a terra, quando essas ainda possuíam ossos. Esta agarrou um macaco, porém esse a enganou alegando que seu fígado estava em um frasco em pleno bosque e fugiu enquanto a medusa procurava o fígado. Quando voltou ao palácio, sem nada a trazer para Ryujin, este lhe deu um golpe que rompeu todos os seus ossos, e por isso as medusas não tem esqueleto.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/7G-dragonmarino.jpg

 

Na bíblia cristã, temos o Leviatã uma criatura geralmente de grandes proporções, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Moderna. Há referências, contudo, ao longo de toda a história, sendo um caso recente o do Monstro de Lago Ness.

 

No Antigo Testamento, a imagem do 'Leviatã é retratada pela primeira vez no Livro de Jó, capítulo 41. Sua descrição na referida passagem é breve. Uma nota explicativa revela uma primeira definição: "monstro que se representa sob a forma de crocodilo, segundo a mitologia fenícia“. Não se deve perder de vista que nas diversas descrições no Antigo Testamento ele é caracterizado sob diferentes formas, uma vez que funde-se com outros animais.

 

O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, apontam à imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como “ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face”? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu?... Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?... Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre.

 

http://3.bp.blogspot.com/_9HiiXi0j2Wc/S24MxCC6QaI/AAAAAAAAAE0/YPbzuaq5VNE/s400/103.jpg

http://img3.ak.crunchyroll.com/i/spire1/99fea322d39b25e9e75618cd27cfa8db1225062178_full.jpg

Fonte: La Guía Saint Seiya e Wikipédia

P.S.: trazendo o último dos generais marinas. Demourou por que essa semana estou com prova por aqui, mas como só faltava revisar o post de Kanon, consegui trazê-lo. Kanon é um personagem que me surpreende muito ao decorrer da série, tanto que gostei mais dele do que de Saga. A história de Unity, Degél e Serafina foi muito boa também. Quando ao dragão marinho, é tão vasta a mitologia de monstros marinhos semelhantes a dragões ou serpentes que podería fazer um post gigante sobre eles, mas decidi trazer só alguns importantes. Espero que gostem. Antes de passarmos para a próxima categoria, vou trazer um artigo extra sobre a Escama de Tritão que apareceu no jogo Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmo. Comecem a dar sugestões para a próxima classe de guerreiros a ser trabalhada.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião a próxima classe deve ser os cavaleiros de aço ou, como segunda opção, os cavaleiros de bronze.

 

E pra ser sincero nem tinha me ligado que o object da escama do Kanon era baseada em um Plesiossauro. De qualquer forma é interessante ver esse dino explorado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E pra ser sincero nem tinha me ligado que o object da escama do Kanon era baseada em um Plesiossauro. De qualquer forma é interessante ver esse dino explorado.

Idem. Também não fazia a menor ideia, juro pra vocês. Embora a referência estivesse óbvia, nunca havia se passado pela minha cabeça algo assim. rs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escama de Tritão

http://2.bp.blogspot.com/-BuPj-FahlQg/UkWZiTqiXII/AAAAAAAADZk/ZJIzn_bNyus/s1600/Triton+Scale+-+Escama+de+Trit%C3%A3o+-+Saint+Seiya+Cavaleiros+do+Zod%C3%ADaco+blog+o+reino+de+atena.jpg

O videogame Saint Seiya Omega – Ultimate Cosmo, derivado do anime Saint Seiya Omega, nos apresentou a armadura de escamas de Tritão, dita ser ainda mais poderosa que as armaduras da classe dos generais-marinhos e que faz referência ao deus Tritão.

 

Tritão, na mitologia grega, é um deus marinho (segundo algumas versões, ele era, especificamente, o deus dos abismos oceânicos), filho de Poseidon e Anfitrite . Sua aparência era de um homem jovem com rabo de peixe no lugar das pernas (em algumas versões ele é descrito com duas caudas de peixe).

 

Trit%C3%A3o-museus_capitolinos.jpg

 

Tritão, o mensageiro do mar, era o arauto de seu pai. Assim como este, portava um tridente e usava uma concha retorcida como trombeta, anunciando a passagem do deus dos oceanos. O som da sua concha podia acalmar ou amentar as ondas, e era confundido como sendo o rugido de um monstro marinho. Seus filhos tritões herdaram os seus atributos como espíritos (em grego dáimones) masculinos do mar.

 

Tritão com sua esposa Tritonis, uma ninfa, foi pai da deusa Palas e também pai adotivo de Atena, criando as duas em seu lar no Lago Tritônio (ou Tritonis), na Líbia (nome que os gregos chamavam a África antiga), mais ao sul da cidade de Cartago (na atual Tunísia).

 

Por ser o mais conhecido filho divino de Poseidon, Tritão é tido por alguns como seu herdeiro, e é retratado em algumas obras como o rei do mares, no lugar de seu pai Poseidon.

 

Fontes: O Reino de Atena e Wikipédia

P.S.: Tritão é um personagem mitológico legal, especialmente por sua relação com Palas e Atena. Com isso terminamos os marinas. É uma das classes mais legais de personagens, na minha opinião. Espero que tenham gostado. Ainda não decidi com que classe continuaremos. Postem suas opiniões!!

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ninguém comenta os posts em si, pra variar...

 

Sobre o Dragão Marinho, pra mim, depois do Cavalo-Marinho, é o mais sem graça dos generais-marinas -- especialmente porque é um mito muito genérico. E eu acharia muito mais interessante se o object se parecesse mais com um dragão marinho japonês do que com um plessiossauro (sinceramente, nada a ver...).

 

E Kanon, pra mim, não fede e nem cheira.

 

 

Sobre Tritão este é um personagem que merece uma referência mais substancial em CdZ além da sua armadura no jogo de Omega. Ele é fascinante, ainda mais por ser um ponto de contato entre a infância de Atena e o deus Poseidon. Aliás, por conta dessa ligação, diz uma versão que, ao invés de filha adotiva de Tritão, Atena seria filha natural de Poseidon.

 

 

Sagitarius, eu também voto nos santos de bronze para a sequencia. :kosumo:

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabinho, nem sempre dá pra comentar o conteúdo do post em si como eu gostaria. Ou porque não tenho nada a acrescentar ou porque o personagem em si é um do qual não sou muito fã. Mesmo assim, continuo lendo e apoiando o §agitariu§ bem como comento quando surge uma brecha hehe

 

Quanto a possibilidade de atena ser filha do poseidon... É até engraçado considerando que o Julian queria casar com a Saori. Ok, esse tipo de coisa era comum na mitologia grega, mas que ia ficar esquisito, ia hehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a possibilidade de atena ser filha do poseidon...

 

Atena na verdade foi criada por Tritão junto com Pallas que é a filha legítima dele (até o momento onde Pallas morre, por culpa de Atena), mas Atena é filha de Zeus nascendo diretamente da cabeça dele.

 

Quanto ao resto do post, de fato Poseidon queria se casar com a sobrinha logo... XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu me referia ao comentário do Fabinho sobre uma versão do mito em que atena era filha do poseidon hehe

 

Quanto ao resto do post, de fato Poseidon queria se casar com a sobrinha logo... XD

Nesse caso nem era o poseidon já que quem queria se casar com a Saori era o Julian Solo e isso antes mesmo de se descobrir como rei dos mares (até então, poseidon dormia dentro do corpo do Julian).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/logo_pegase_v3.jpg

PÉGASO

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/pegase3.jpg

O nome do cavalo Pégaso deriva do grego 'pegué', "fonte", cuja raiz, ao que parece, é o indo-europeu 'bhãghã', "regato", variante de 'hhãg-', o que explicaria o alemão 'bach', "riacho, ribeiro".

 

Na Mitologia grega, Pégaso é um cavalo alado, símbolo da imortalidade, que nasceu do pescoço da Górgona Medusa, após este ser cortado por Perseu. Segundo o mito, Poseidon e Medusa eram amantes e, um dia, marcaram de se encontrar no templo de Atena. Medusa consegue entrar no templo de Atena com a ajuda de suas irmãs Esteno e Euríale. Atena desconfiada, vai até seu templo onde encontra Poseidon e Medusa e como castigo, transforma Medusa e suas irmãs em monstros. Ainda amaldiçoa Medusa com a habilidade de transformar qualquer um que olhasse para ela em pedra, para que assim nenhum homem voltasse a olhá-la.

 

http://fc07.deviantart.net/fs51/f/2009/329/2/f/Armadura_de_Pegaso_by_Tomas_Jefferson.jpg

Medusa é posteriormente morta por Perseu, e do seu pescoço saem os dois seres gerados pela união dela com Poseidon, o cavalo alado Pégaso e o gigante Crisaor, o homem da espada de ouro. Segundo outra versão Pégaso brotou do sangue da Medusa assim que o sangue caiu na Terra, juntamente com seu irmão, o gigante Crisaor. Assim que Pégaso nasceu, Perseu o montou para poder fugir da fúria das outras Górgonas com vida, e depois o soltou.

 

 

http://www.cambiarvita.net/pegaso.jpg

 

Mais tarde, Iobates, rei da Lícia, viu que seu país estava sendo devastado pela Quimera, monstro nascido da união de Equidna e Tifão que tinha cabeça de leão e cabelo de fogo, e seu corpo era uma mistura de leão e cabra, sendo que tinha uma cabeça de cabra em suas costas e a cauda de serpente. O rei pediu a Belorofonte que o ajudasse a matar a besta e o herói foi ate um templo de Atena para pedir conselhos a um Oráculo. Belorofonte passou a noite no templo e ao acordar encontrou Atena que lhe deu uma rédea de ouro que seria capaz de domar Pégaso. Belorofonte conseguiu capturar Pégaso com as rédeas de ouro dadas por Atena. Segundo outra versão, Poseidon o teria levado ao grande herói ou o próprio Belerofonte o encontrara junto à fonte de Pirene (donde a origem do nome "Pégaso", que se relaciona às fontes). Montado em Pégaso, ele conseguiu matar a Quimera, atacando-a dos céus. Belerofonte recebeu também a ordem de derrotar as amazonas, e o fez com a ajuda de Pégaso. Porém, Belorofonte tentou chegar até o Olimpo montado em Pégaso, achando ser digno de chegar até ali. Zeus então enviou uma abelha par picar Pégaso, que fez com que Belorofonte cai-se e morresse devido a grande altura. Depois disso Pégaso foi levado ao Olimpo e se converteu no portador dos raios de Zeus.

 

 

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/5/5a/Pegase_omega_settei.jpg

 

No grande concurso de cantos entre as Piérides, as filhas do rei Píero, e as Musas, o monte Hélicon se envaideceu e se enfunou tanto de prazer, que ameaçou atingir o Olimpo. Poseidon ordenou a Pégaso que desse uma patada no monte, a fim de que ele voltasse às dimensões normais e guardasse "seus limites". Hélicon obedeceu, mas, no local atingido por Pégaso, brotou uma fonte, Hipocrene (“fonte do cavalo”).

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Profile-Seiya2.jpg

Seiya

http://cavaleiros.files.wordpress.com/2007/12/pb3011-seiya.jpg

O nome "Seiya" vem do japonês e significa "flecha estelar".

 

http://i440.photobucket.com/albums/qq130/sportbilly_2009/Personajes/04Bronzesaints/01Pegasus/ClothG2.jpg

Tenma

http://1.bp.blogspot.com/-uffW4qqYECc/Tsu2Ho33siI/AAAAAAAAAMA/AWbo343JCtY/s1600/Tenma_de_Pegaso_2_by_Tomas_Jefferson.jpg

 

Do japonês, o nome Tenma significa "Cavalo Celestial". É também a forma pela qual os japoneses chamam o cavalo mitológico Pégaso e a constelação homônima.

 

Kouga

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Koga2.jpg

O nome Kouga (ou Kôga) do japonês, significa “Presas de Luz”.

Fontes: Theoi Project, O Reino de Atena e Wikipedia

P.S.: de acordo com a maioria dos pedidos, temos aqui os cavaleiros de bronze. Essa classe tem muitos artigos, acho que só perde para os espectros em quantidade. Quanto ao nome dos personagens, não tenho muito a comentar, só que combina com eles. O mito de pégaso é sempre legal, sem falar que ele é um dos meus personagens mitológicos preferidos.Espero que gostem. Próximo: Shiryu/Ryuhou de Dragão.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

E já começou pelo PROTAGONISTA DE VERDADE. Valeu, §agitariu§ :kosumo:

 

No mais, muito interessante a relação de Pégaso com poseidon e medusa de acordo com o mito. Também achei interessante a origem do nome "Pégaso". Eu estava mesmo me perguntando de onde vinha e até mesmo pensei em abrir um tópico com o assunto :P

 

Parabéns!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E já começou pelo PROTAGONISTA DE VERDADE. Valeu, §agitariu§ :kosumo:

 

No mais, muito interessante a relação de Pégaso com poseidon e medusa de acordo com o mito. Também achei interessante a origem do nome "Pégaso". Eu estava mesmo me perguntando de onde vinha e até mesmo pensei em abrir um tópico com o assunto :P

 

Parabéns!

 

 

Pelo nome de Pégaso, podem agradecer ao Fabinho. Essa explicação é do blog dele.

 

Eu já tinha uma explicação do nome "Pégaso", mas achei a dele melhor elaborada, então trouxe aqui.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho muito interessante o fato de que Athena possuia as rédeas de ouro capaz de domar o Pégaso na mitologia.

Enquanto na série a Saori tem o seu amor/ideais que são capazes de manter o Seiya sobre seu controle (não de forma autoritária, mas vcs me entenderam :P)

Vemos que as duas Athenas têm seus Pégasos à redeas curtas rsrsrs

 

Se o mestre fez propositalmente ou não, não sei, mas fica a observação.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra reforçar, continuo lendo os seus post, Sagitarius. Gostei bastante de Pégaso, não conhecia sua mitologia e o post ficou bem sucinto e detalhado ao mesmo tempo. Acho que irei gostar bastante dos posts dos bronzeados.

 

Keep up the good work!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ia esquecendo...

 

Tempo atrás uma integrante do fórum tinha trazido uma curiosidade interessante sobre atena, falando de um personagem da mitologia (cujo nome não me recordo agora) que tinha uma ligação muito forte com ela e, de certa forma, dava pra associar com o Seiya.

 

Vou dar uma pinçada no fórum pra ver se acho a referência.

 

EDIT: Achei. O nome da figura é um tal Diomedes. Mais sobre a história dele no tópico de curiosidades. ^^

Editado por Spider-Phoenix
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...