Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Realmente, a maioria das lutas dos bronzeados com os marinas foram muito bem casadas:

 

Seiya x Baian: cavalo alado e cavalo marinho, ambos crias de Poseidon

Shun x Io: donzelas sofredoras na mitologia / dobradores de ar dominadores do vento

Shiryu x Krishna: guerreiros com poderes baseados no misticismo oriental

Ikki x Casa: fênix contra salamandra, dois elementais do fogo, segundo a alquimia, sendo que uma cria o fogo e a outra a ele resiste (sendo considerados opostos)

Hyoga x Isaac: pupilos de Camus (ou Cristal) e dominadores do frio

Shun x Sorrento: dois bishonens (isto é, praticamente moças)
Shaina x Tétis: duas mal-amadas
Na verdade, a única coisa em que Io é melhor do que Baian é que o general de Cila se mostrou um guerreiro com princípios mais evidentes (enquanto de Baian não podemos deduzir nada).
Só que duvido dessa associação de Caríbdis com o Grande Tornado; afinal, Caríbdis é um redemoinho, um fenômeno aquático, enquanto tornados são fenômenos atmosféricos.
No mais, é um dos marinas de que mais gosto.
Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Shun x Sorrento: dois bishonens (isto é, praticamente moças)

Shaina x Tétis: duas mal-amadas

Euri.

 

No mais, eu gostei do Io como adversário. Eu diria que o mais interessante é que parece ter sido o único adversário do Shun a ter sido impactado pelo jeito mais pacifista do Andromeda, chegando ao ponto de até dar conselhos pra ele.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Krishna de Crisaor

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Krishna.jpg

Vixnu

 

Na mitologia hindu, Vixnu, juntamente com Shiva e Brahma formam a trimúrti, a trindade hindu, na qual Vixnu é o deus responsável pela manutenção do universo.

 

Segundo o hinduísmo, Vixnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de Vixnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo. Os avatares (encarnações) de Vixnu seriam:

 

-Matsya, o Peixe;

-Kurma, a Tartaruga;

-Varaha, o Javali;

-Narasimha, o Homem-Leão;

-Vamana, o Anão;

-Parashurama, o Homem com o machado;

-Rama, o arqueiro;

-Krishna

-Buda, o Iluminado

-Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.

Krishna

http://devadidev.com/images/krishna_01.jpg

 

Krishna (do sânscrito krsna, “negro, sombrio”, por causa da sua pele escura, representada em cor negra ou azul) é a oitava encarnação do deus Vishnu, segundo a religião hindu. Krishna era da família real de Mathura - capital de um conjunto de três clãs: Vrishni, Andhaka e Bhoja - e o oitavo filho da princesa Devaki e o marido Vasudeva, um nobre da corte. No dia do casamento, como é de costume na tradição védica, o primo mais velho, Kamsa, ficou encarregado de conduzir Devaki e o esposo até a nova casa do jovem casal.

 

O rei Kamsa subiu ao trono após mandar prender o próprio pai, Ugrasena (rei da dinastia Bhoja). Kamsa é tido como um grande demônio, que pertencia à classe dos Kshatriyas (guerreiros), mas que, de algum modo, havia se desviado do Dharma universal.

 

No caminho que conduzia os noivos até a nova casa, Kamsa escutou uma voz que dizia que o oitavo filho de Devaki iria levá-lo à morte. Imediatamente fez menção de matar Devaki, mas Vasudeva implorou pela vida da esposa, prometendo que cada filho que nascesse, seria levado à presença de Kamsa.

 

Receoso, mandou prender Vasudeva e a esposa no porão do castelo, sendo vigiados dia e noite por guardas. Cada filho do casal que nascia era morto por Kamsa, que mesmo sabendo que a profecia se cumpriria apenas no oitavo filho, não tinha piedade de nenhum e matava a todos.

 

Kamsa havia sido alertado por Narada Muni que em breve Vishnu nasceria na família de Vasudeva. Soube também, através deste sábio, que em uma encarnação anterior, Kamsa havia sido um demônio chamado Kalanemi que tinha sido morto por Vishnu.

 

Conta à tradição védica que Kamsa, temendo que Vishnu nascesse em qualquer uma das famílias do reino, mandou matar todos os meninos com até dois anos de idade, a fim de evitar o cumprimento da profecia.

 

E foi então que o oitavo filho de Devaki nasceu - Bhagavan Sri Krishna. O local do nascimento é conhecido atualmente como Krishnajanmabhoomi, onde um templo foi erguido em honra. De acordo com o Bhagavata Purana, Krishna nasceu sem uma união sexual, mas por meio da "trasmissão mental" ióguica da mente de Vasudeva no ventre de Devaki. É dito também, em outros documentos, que o grande deus Vishnu desceu ao ventre de Devaki sem coito sexual e, mais tarde, ela deu a luz ao próprio deus, na forma de Krishna. Baseado em dados das Escrituras e cálculos astrológicos, a data de nascimento de Krishna, conhecida como Janmastami, é o dia 18 de julho de 3228 a.C. Krishna pertencia ao clã Vrishni dos Yadavas, de Mathura, capital dos clãs Vrishni, Andhaka e Bhoja. Como a vida corria risco na prisão, foi tirado da prisão e entregue aos pais adotivos Yashoda e Nanda em Gokula.

 

Nanda, pai adotivo de Krishna, era o líder de uma comunidade de pastores de gado. As histórias da infância e juventude contam a vida e relação com as pessoas da região. Uma dessas histórias conta que Kamsa, descobrindo que ele havia sido libertado da prisão, enviou vários demônios para impedir que isso acontecesse. Todos falharam. São muitas as façanhas de Krishna e as aventuras com as Gopis da vila, incluindo Radha, que se tornou mais tarde conhecida como o Rasa lila.

 

Krishna, então um jovem homem, retorna para Mathura, acaba com o governo de Kamsa, e institui o pai, Vasudeva, que havia sido aprisionado por Kamsa, como rei de Yadavas. Em seguida declarou a si mesmo príncipe da corte. Neste período iniciou a amizade com Arjuna e outros príncipes de Pandava do reino de Kuru. Casou-se com Rukmini, filha do rei Bishmaka de Vidarbha. Ele também teve outras sete esposas, incluindo Satyabhama e Jambavati.

 

Krishna possuía primos em ambos os lados na guerra entre os Pandavas e os Kauravas, porém ele tomou o lado dos Pandavas e concordou em ser o cocheiro da carruagem de Arjuna - o primo e grande amigo - na batalha decisiva. O Bhagavad Gita consiste nos conselhos dados por Krishna a Arjuna, antes do início do combate.

 

Segundo o Mahabharata, a Batalha de Kurukshetra resultou na morte de todos os cem filhos de Gandhari. Na noite antes da morte de Duryodhana, o Senhor Krishna visitou Gandhari para oferecer suas condolências. Pressentindo que Krishna conscientemente não tinha posto fim à guerra, Gandhari teve um acesso de raiva e tristeza, e amaldiçoou Krishna e toda a dinastia dos Yadu a morrerem no prazo de 36 anos.

 

Em um festival, uma briga começou entre os Yadavas, que exterminaram uns aos outros. Balarama, o irmão mais velho de Krishna, entregou conscientemente o corpo usando yoga. Krishna se retirou para a floresta e sentou-se debaixo de uma árvore em meditação. Um caçador chamado Jara confundiu o pé parcialmente visível de Krishna com um veado, e atirou uma flecha ferindo-o mortalmente.

 

De acordo com os eruditos vaishnavas, o corpo de Krishna é completamente espiritual, e não seria corruptível nem sujeito à morte e à deterioração. Mesmo assim, na execução de seus passatempos terrenos, ele aparenta nascer e morrer como uma pessoa comum.

 

Ao ver que tinha ferido Krishna, o caçador ficou muito perturbado e pediu perdão. Krishna então respondeu-lhe: "Você era Vali em seu nascimento anterior, e eu era Rama, que o matei secretamente. Você queria se vingar, e, assim, neste meu aparecimento, estou cumprindo seu desejo; tudo isso fazia parte do meu plano". Dizendo isso, Krishna partiu para Goloka, sua morada celestial.

 

Segundo as Escrituras hindus, o desaparecimento de Krishna ocorreu na meia-noite de 17 para 18 de fevereiro de 3102 a.C. e marca o fim de Dwapara Yuga e o início de Kali Yuga, a era da hipocrisia e das desavenças. Devido à presença de Krishna no planeta, o demônio Kali não se atreveu a manifestar-se com toda a sua força. Mas neste mesmo dia, Kali entra no mundo na forma do delito de ferir uma vaca - justamente o animal preferido de Krishna.

 

De acordo com a tradição, Krishna é o prometido “deus desconhecido” profetizado num antigo hino, que se referia a uma “criança de ouro”.

 

Escama de Chrisaor

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Chrysaor.JPG

O visual da armadura de escamas de Crisaor foi baseado em imagens do deus indiano Virudhaka ("Aquele que aumenta" ou "Patrono do Crescimento" [pois é um catalisador do crescimento espiritual], o guardião do sul), um dos Quatro Reis Celestiais, figuras muito importantes do panteão budista. No Japão é conhecido como Zouchou (ou Zouchou-ten). A arma principal do deus é uma lança (igual a do general Krishna). A escultura de metal de Zouchou-ten em Hase Dara (Kamakura, Japão) foi a utilizada para o desenho das escamas do general-marinho.

 

http://www.art-and-archaeology.com/japan/s019.jpg

Na mitologia grega, Crisaor (do grego Krysaôr, “o que tem uma arma de ouro”, mormente uma espada) era um gigante, filho de Poseidon e Medusa. Segundo o mito, Poseidon e Medusa eram amantes e, um dia, marcaram de se encontrar no templo de Atena. Medusa consegue entrar no templo de Atena com a ajuda de suas irmãs Esteno e Euríale. Atena desconfiada, vai até seu templo onde encontra Poseidon e Medusa e como castigo, transforma Medusa e suas irmãs em monstros. Ainda amaldiçoa Medusa com a habilidade de transformar qualquer um que olhasse para ela em pedra, para que assim nenhum homem voltasse a olhá-la.

 

Medusa é posteriormente morta por Perseu, e do seu pescoço saem os dois seres gerados pela união dela com Poseidon, o cavalo alado Pégaso e o gigante Crisaor, o homem da espada de ouro.

 

http://www.biblioteca.templodeapolo.net/imagens/imagens/Perseu%200024%20www.templodeapolo.net.jpg

 

Crisaor se tornou rei da Península Ibérica (atualmente dividida em Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar). Casado com a oceânida Calírroe (que já foi esposa de seu pai, Poseidon), ele foi pai de Gerião (gigante de corpo tríplice morto por Héracles num dos célebres Doze Trabalhos) e, segundo algumas versões, de Équidna (mulher-serpente que, unida ao monstro Tífon, gerou vários monstros famosos da mitologia grega).

 

http://img3.ak.crunchyroll.com/i/spire1/e191af2f505dc7f703de439e852da3b41225059734_full.jpg

Na internet foi espalhada uma história sobre Crisaor que diz que ele havia para a Ásia em busca do monstro Endriago, que devastou a antiga ilha de Ceilão (Sri Lanka). Durante a luta com o animal perdeu sua armadura, e seu pai Poseidon pediu ao deus Hefesto, o ferreiro, para lhe construir uma arma, pelo que lhe fez uma espada de ouro. Quando Crisaor estava prestes a ser devorado por Endriago, Poseidon enviou lhe a espada com a qual matou a besta. Em outras versões diz que, após matar o monstro Poseidon deu-lhe uma lança.

Não acreditem nisso, é mais uma invenção de pessoas desocupadas, igual aquela história do Megrez.

 

Fontes: O Reino de Atena, La Guía Saint Seiya e Wikipédia

P.S.: Krishna é um personagem mitológico fabuloso, especialmente por ele ser encarnação de Vixnu (um dos melhores deuses da mitologia hindu). Isso sem falar que Krishna de Crisaor protagoniza uma das melhores lutas da Saga de Poseidon. Gosto muito também do mito de Crisaor, apesar dele ser meio apagado da mitologia (também, quando se tem um irmão que é um cavalo alado famoso, quem lembra de você, não é?). Espero que gostem. Próximo Kasa de Lymnades.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto bem mais dos mitos de Krishna e de Crisaor do que propriamente do Krishna de Crisaor, hahahahah.

 

Mas eu aprendi a gostar e a valorizar mais o general justamente por causa desses personagens mitologicos. Além do mais, ele foi o personagem melhor caracterizado nesta saga, ao lado de Tétis.

 

E me dá uma grande raiva essa gente que inventa estorias mentirosas e espalha pela internet como se fosse verdade, como essa de Crisaor enfrentar o dragão Endríago no Ceilão, sendo que Endríago foi criado para o romance Amadis de Gaula no sec 14 e nada se fala de Crisaor e nem do Ceilão. Os grgos antigos só tomam conhecimento do Ceilão na expediçao de Alexandre, quando os mitos já estavam bem estabelecidos.

 

Parabens pelo post, Sagitarius.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo post Sagitarius, é bom saber que um dos melhores personagens da saga de Poseidon tem toda uma historia por trás dele, essas mentiras que esses indivíduos que não tem o que fazer inventam me deixam com bastante raiva, ate por quê tem gente que acredita nessa historias falsas.

Editado por perseu
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra;

 

 

Estamos de olho nessa kibação Athena...

 

Eu conhecia o mito da Medusa de outro modo.

Li que ela foi violentada sexualmente no templo de Athena por Poseidon e não que eles eram amantes.

E como o estupro era considerado uma culpa da mulher, ela foi transformada em uma górgona pela própria deusa da 'justiça'.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu conhecia o mito da Medusa de outro modo.

Li que ela foi violentada sexualmente no templo de Athena por Poseidon e não que eles eram amantes.

E como o estupro era considerado uma culpa da mulher, ela foi transformada em uma górgona pela própria deusa da 'justiça'.

 

Sim eu também já ouvi/vi essa versão. Apesar que em se tratar de mitologia é algo absurdamente normal ter mais de uma, até duas versões do mesmo conto. Principalmente com variações de região para região.

 

Krishna é realmente carregadissimo de mitologia e simbolismo, talvez seja o Marina que mais tenha simbologia por trás de sua concepção. Apesar de gostar da luta do Shiryu (menos a parte que ele fica cego de novo), e a ideia da excalibur aqui até bem executada, eu sempre achei que o Kurumada poderia colocar e ficaria melhor o Seiya para enfrentá-lo ao invés do dragão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Kurumada não quis ir pelo caminho muito óbvio ou ele simplesmente achou que cavalo marinho vs Pégaso seria uma oportunidade mais interessante.

 

E olha só, a história dos cem filhos aparecendo de novo XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kaasa de Lymnades

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Kasa.jpg

 

O nome Kaasa (em japonês: カーサ) é romanizado corretamente como Casa (lembrando que o local de nascimento desse marina é Portugal), que é a principal forma de habitação dos seres humanos. Em japonês, Casa é Uchi que também significa "interior". O que é interessante já que Kaasa tem a habilidade de ler o interior do espírito das pessoas.

 

Escama de Lymnades

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Lyumnades.JPG

 

Kurumada representou uma lymnade sob a forma de uma salamandra. Numerosas lendas se desenvolveram em torno da salamandra ao longo dos séculos, muitos relacionados ao fogo (o que faz do general Casa um ótimo adversário para Ikki de Fênix; aliás, segundo a Alquimia, a fênix e a salamandra são símbolos opostos e complementares do fogo, já que uma cria e a outra a ele resiste). Esta conexão provavelmente origina-se da tendência de as salamandras habitarem dentro de troncos apodrecidos. Quando estes pegam fogo, as salamandras tentam escapar, o que originou a crença de que elas seriam criadas a partir das chamas. Assim, no imaginário popular a salamandra se tornou o mais conhecido elemental do fogo.

 

Náiade

http://2.bp.blogspot.com/_YA1mYQYHd8s/SrwG-frqOlI/AAAAAAAAB9A/DsN_VIIjEIg/s400/Naiad1.jpg

 

Náiades são ninfas aquáticas com o dom da cura e da profecia. Assemelhavam-se às sereias e, com a voz igualmente bela, elas viviam em fontes e nascentes ou até cachoeiras; deixavam beber dessa água, mas não se banhar delas, e puniam os infratores com amnésia, doenças e até com a morte. Tinham o poder de mudar de forma.

 

Homero, na Ilíada, dá-lhes como pai a Zeus, mas outros consideram-nas filhas de Oceano ou do deuses-rio onde residem. As filhas do deus-rio Asopo, por exemplo, são náiades.

 

Eram extremamente belas; tinham pele clara ou até azulada e olhos extremamente azuis e profundos.

 

As Náiades se dividem em cinco tipos diferentes:

 

Crinéias: Náiades que habitam fontes;

Limneidas (ou Limnátides): Náiades que habitam os lagos;

Pegéias: Náiades que habitam nascentes;

Potâmides: Náiades que habitam os rios;

Eleionomae: Náiades que habitam os pântanos.

 

Limnátide (Lymnades)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9b/Hylas_and_the_Nymphs_(detail).png/250px-Hylas_and_the_Nymphs_(detail).png

 

Na mitologia grega, Limnátide, Lymnade ou Limneida (do grego limnádes/leimenídes, de limnê, “lago”) é um tipo de Náiade que habita os lagos. Salmacis, a ninfa que se apaixonou por Hermafrodito (filho de Hermes e Afrodite, donde o seu nome) e se uniu magicamente ao seu corpo, formando um ser andrógino, era uma Limnátide.

 

As ninfas Limnátide, assim como todas as outras náiades, tinham a habilidade de se metamorfosear em outras pessoas.

 

http://img2.ak.crunchyroll.com/i/spire4/768457284db8687e0f989aa2989e61691225061380_full.jpg

 

Fonte: La Guía Saint Seiya, O Reino de Atena e Wikipédia

P.S.: desculpem a demora entre os post, tive uns problemas por aqui. Quanto ao nome de do personagem, foi uma alusão bem legal do Kurumada, ao relacionar "casa" com "interior" (das pessoas, nesse caso). Quanto as ninfas, é sempre interessante como existe ninfas para quase todos os aspectos da natureza na mitologia grega. As Lymnades são bem interessantes pela sua capacidade de mudar de forma. Espero que gostem. Próximo: Isaac de Kraken.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo post sagitarius, O kaasa não teve uma luta boa, o nome do personagem foi uma ótima referência que Kurumada criou, As ninfas são seres que pelo menos eu gosto muito, todas tem uma historia, Eu já tinha ouvido falar das Lymnades e do seu dom de se disfarçar por conta do Kaasa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o poder de metamorfose é comum a todas as divindades aquaticas, nao apenas as ninfas limnades.

 

Outra coisa: as pessoas pegam informaçoes adaptadas do anime, como a dessas ninfas "lerem os coraçoes de suas vitimas e assumirem a forma de seus entes queridos como um ponto fraco e entao devorá-las", e tomam isso como algo verdadeiro. Em anos e anos de pesquisa jamais encontrei nada sequer proximo disso (se é que isso foi corretamente traduzido no Brasil).

 

No mais, foi uma bela tacada Kurumada representar uma limnade sob a forma de uma salamandra, juntando dois mitos diferentes (um da água e outro do fogo), criando um personagem maravilhoso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isaac de Kraken

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Isaac.jpg

 

Seu nome vem do hebraico e significa “aquele que ri” .Na Bíblia judaico-cristã, Isaac é filho de Abraão e Sara. Segundo o Livro de Gênesis, Abraão tinha 100 anos quando Isaac nasceu e Sara já havia cessado o período fértil. Isaac foi o único patriarca bíblico cujo nome não foi mudado e também o único que não deixou Canaã.

 

Quando Isaac tinha 37 anos, seu pai Abraão, recebeu uma ordem de Deus segundo a qual deveria sacrificar seu filho para ele. Pela palavra de Deus, Abraão edificou um altar e ofereceu seu filho como sacrifício. Não obstante, amarrou Isaac no altar e sacou uma faca para matá-lo, no último momento, um anjo de Deus impediu Abraão. Em vez disso, ele foi guiado até um carneiro mais próximo para sacrifica-lo no lugar de seu filho. Este episódio serviu como um teste de fé e obediência de Abraão em Deus e não como um sacrifício real. Isso faz um paralelo com o personagem de Saint Seiya, que chegou perto da morte, e foi salvo por um poder maior.

 

Comparado com Abraão e Jacó, a história de Isaac relata poucos incidentes em sua vida. Morreu quando tinha 180 anos, tornando-se o patriarca de vida mais longa.

 

Isaac com o decorrer da idade acaba por ficar cego, assim como o Isaac de Saint Seiya (porém esse perde apenas um olho, que é perfurado por um iceberg pontiagudo).

 

Escama de Kraken

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Kraken.JPG

 

O Kraken é um monstro gigante (geralmente relatado como uma lula ou polvo gigante), que ameaçava os navios quando estes navegavam em águas profundas. O Kraken aparece na mitologia nórdica medieval. O Kraken é às vezes descrito como possuindo 100 braços e podendo produzir um líquido escuro, que liberava na água para ocultar-se. Acreditava-se que habitava as águas profundas do Mar a Noruega, que separa a Islândia das terras escandinavas, mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte. O Kraken era uma espécie de guardião das profundezas, pois ele atacava os navios que poluíam o mar, e atacando qualquer ser que prejudicasse a ele ou ao meio ambiente onde ele estava. O Kraken tinha fama de destruir navios, sendo capaz de abarcar o maior dos navios, mas só destruía aqueles que poluíam o mar e navios de piratas. Alguns dizem que ele controlava as tempestades. Existia uma explicação para as ilhas flutuantes em mares profundos, a explicação que as pessoas da época davam era que

não eram ilhas flutuantes e sim Krakens.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/7G-kraken7.jpg

 

 

 

As histórias de Krakens tinham fundamento, tal como muitas outras histórias de seres fantásticos, numa má observação do ambiente, no caso dos Kraken provavelmente em ataques de lulas gigantes ou lulas colossais.

O Kraken era uma criatura tão temida pelos marinheiros quanto as ferozes Serpentes Marinhas.

 

 

http://img3.ak.crunchyroll.com/i/spire2/40faa32ccd9c62a9db5f2b56f2df617f1225061908_full.jpg

Fontes: La Guía Saint Seiya e Wikipédia

P.S.: o mito do Kraken é sempre bem legal. É interessante como ele era um "monstro do bem", só atacando navios de pessoas más, ou aqueles que poluíssem o mar. Sobre o nome, acho que foi escolhido entre outros motivos, para ser mais uma referência cristã ligada a Hyoga. Espero que gostem. Próximo: Sorento de Sirene.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Kraken é um mito curioso... acho que realmente existiu/existe um monstro marinho deste tipo e os antigos marinheiros tiveram contato com esse tipo de criatura. O fato de aparecer em várias mitologias reforça isso. O fundo dos oceanos ainda é muito desconhecido para o ser humano... devem habitar ali criaturas bizarras e desconhecidas. Vez por outra aparece uma notícia de um animal de espécie desconhecida morto trazido para a costa pelas ondas do mar.

Editado por Mr. Howndey Shooter
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Kraken também aparece na mitologia grega como uma sépia (um tipo de molusco marinho) gigante que controlava as tempestades e as profundezas oceânicas e que habitava uma caverna submersa. Essa sépia gigante muitas vezes era descrita como tendo o formato de uma Arraia, que as pessoas também chamavam de Kraken. No mito da princesa Andrômeda, Poseidon envia um Kraken para matar Andrômeda, mas este é morto por Perseu, que o petrifica com a cabeça da medusa.

Desculpe dizer, mas isso está totalmente errado!

 

Não existe kraken algum na mitologia grega. Como o próprio início do post que você postou, ele é exclusivo das lendas dos mares do Norte da Europa medieval.

 

Não tem nada de um "kraken que é uma sépia com forma de arraia" (sépia em forma de arraia, oi? rrsrsrsrs). Mais uma mentira espalhada por fãs de CdZ (certamente brasileiros, não tenho dúvida) de má fé querendo se passar por pseudo-intelectuais "encontrando" informações que não existem antes dos outros (porque, é claro, ninguem vai encontrar uma informação falsa que não existe antes que o picareta a invente).

 

O monstro em preto e branco que voce mostra no final é o Kraken do filme Fúria de Titãs (filme em que, apesar do nome, não tem 1 titã sequer e ainda enfiaram um monstro medieval nórdico na Grécia antiga!). Ele foi posto no lugar da deusa-baleia primordial Ceto (ou Cetus/Kaitos), enviada por Poseidon em nome das nereidas para castigar a Etiópia, país da rainha Cassiopeia (que era uma nereida e se dizia mais bela que todas as irmãs, o que as enfureceu). Consultando o oráculo de Mênfis, no Egito, o marido de Cassiopeia, o rei Cefeu, foi informado que somente dando sua filha Andrômeda de alimento a Ceto é que o castigo da Etiópia teria fim. Porém, como já se disse, Perseu mata a deusa-baleia com a cabeça de Medusa, petrificando-a.

 

Poseidon fixou o corpo de Ceto no céu, sendo hoje também conhecida como constelação da Baleia, a mesma que protege o santo de prata Moses.

 

O Kraken é um mito curioso... acho que realmente existiu/existe um monstro marinho deste tipo e os antigos marinheiros tiveram contato com esse tipo de criatura. O fato de aparecer em várias mitologias reforça isso. O fundo dos oceanos ainda é muito desconhecido para o ser humano... devem habitar ali criaturas bizarras e desconhecidas. Vez por outra aparece uma notícia de um animal de espécie desconhecida morto trazido para a costa pelas ondas do mar.

Como já explicado, o kraken não aparece em várias mitologias, mas apenas nas lendas do norte da Europa. Mas que há lulas enormes isso já foi mesmo confirmado, como a lula-colossal (que pode passar dos 15m) e a lula-gigante (uns 13m), os dois maiores invertebrados conhecidos atualmente na Terra.

 

Eu vi na propria Guía de Saint Seiya uma possível razão para Kurumada ter dado a forma de uma arraia ao kraken, que também vou postar no meu blog.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe dizer, mas isso está totalmente errado!

 

Não existe kraken algum na mitologia grega. Como o próprio início do post que você postou, ele é exclusivo das lendas dos mares do Norte da Europa medieval.

 

Não tem nada de um "kraken que é uma sépia com forma de arraia" (sépia em forma de arraia, oi? rrsrsrsrs). Mais uma mentira espalhada por fãs de CdZ (certamente brasileiros, não tenho dúvida) de má fé querendo se passar por pseudo-intelectuais "encontrando" informações que não existem antes dos outros (porque, é claro, ninguem vai encontrar uma informação falsa que não existe antes que o picareta a invente).

 

O monstro em preto e branco que voce mostra no final é o Kraken do filme Fúria de Titãs (filme em que, apesar do nome, não tem 1 titã sequer e ainda enfiaram um monstro medieval nórdico na Grécia antiga!). Ele foi posto no lugar da deusa-baleia primordial Ceto (ou Cetus/Kaitos), enviada por Poseidon em nome das nereidas para castigar a Etiópia, país da rainha Cassiopeia (que era uma nereida e se dizia mais bela que todas as irmãs, o que as enfureceu). Consultando o oráculo de Mênfis, no Egito, o marido de Cassiopeia, o rei Cefeu, foi informado que somente dando sua filha Andrômeda de alimento a Ceto é que o castigo da Etiópia teria fim. Porém, como já se disse, Perseu mata a deusa-baleia com a cabeça de Medusa, petrificando-a.

 

Poseidon fixou o corpo de Ceto no céu, sendo hoje também conhecida como constelação da Baleia, a mesma que protege o santo de prata Moses.

 

Bom Fabinho, só tenho a dizer que eu merecia uns tapas depois desse erro fabuloso.

 

Como é que eu pude, depois de já ter postado sobre o cavaleiro de baleia (cetus) (sem falar que conheço o mito de Cetus a anos), colocar que foi o Kraken que tentou matar a princesa Andrômeda?? :muro:

 

A faculdade tá fritando meu cérebro...Devia me jogar do último andar do prédio da faculdade como penitência...

 

Desculpem mesmo pelo erro galera. Já vou editar aqui.

 

P.S.: eu editei o texto com tanta pressa no horário do almoço da faculdade que deixei passar essa (mesmo assim eu devia ter notado. Mas eu não sabia que o Kraken não tinha nenhuma inspiração greco/romana. Valeu pela correção Fabinho!!

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo. Mas em CDZ no anime que eu lembro por exemplo, se não me engano aparece a imagem de uma "arraia" não de um polvo atrás do Isaac representando o Kraken, além de também o formato do object da armadura também ser uma arraia, então eu sempre tinha dúvidas se Kraken era uma arraia, uma Lula gigante ou uma mistura dos dois, ou algo totalmente diferente mas que lembrava os dois. Esse lance que colocaram da armadura e a imagem que aparece atrás do Isaac seria um erro da produção? Ou ele que quiseram mudar por que quiseram mesmo?

 

Eu até acho mais fascinante uma arraia gigante que uma lula, mas se o certo é uma lula gigante então pode-se dizer que o Kraken poderia ser uma Lula-Colossal que pode chegar a 15 metros, ou não, mas pelo menos o mito ser mentira que existe Lulas gigantes não é. rsrs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sagitarius, concordando com o Spider, menos -- muito menos, por favor!!! hahhahaahahah...

 

Claro que a correção não foi para você, mas o possível canalha que inventa essas mentiras que acabam se espalhando no fandom de CdZ feito praga. E entendo a questão da sua correria. Eu mesmo não leio como quero tudo o que encontro de mitologia/cultura em CdZ; só tomo mesmo um cuidado maior na hora de incorporar isso às minhas pesquisas, porque aí eu vou buscar a fundo a veracidade da informação. Normal, cara.

 

 

@PresasDouradas Sim, Kurumada usou mesmo uma arraia gigante e lhe deu o nome de Kraken, que também é a forma object da armadura de Isaac. Pelo que vi em La Guía de Saint Seiya (e, claro, depois fui verificar tambem), é que Kurumada pode ter feito uma alusão a um robô da saga Transformers da linha SeaCon, cujo líder era um robô chamado Piranacon (chamado King Poseidon no Japão) e todos eles podiam se transformar em animais-robôs marinhos. Havia um que se transformava em uma arraia-robô gigante, chamado Seawing, mas que no Japão foi rebatizado como Kraken (e sabe-se lá o porquê). Por enquanto, é a única outra referência de um Kraken-Arraia encontrada além da armadura de Isaac, e, como ambos só são encontrados em desenhos-brinquedos no Japão com esta característica, torna-se possível (mas ainda não provável) que Kurumada tenha se inspirado nesse Transformer.

 

Só por curiosidade, os brinquedos Transformers SeaCon chegaram ao Japão em 1988, enquanto a saga de Poseidon só começou a ser publicada em mangá em janeiro de 1989.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@PresasDouradas Sim, Kurumada usou mesmo uma arraia gigante e lhe deu o nome de Kraken, que também é a forma object da armadura de Isaac. Pelo que vi em La Guía de Saint Seiya (e, claro, depois fui verificar tambem), é que Kurumada pode ter feito uma alusão a um robô da saga Transformers da linha SeaCon, cujo líder era um robô chamado Piranacon (chamado King Poseidon no Japão) e todos eles podiam se transformar em animais-robôs marinhos. Havia um que se transformava em uma arraia-robô gigante, chamado Seawing, mas que no Japão foi rebatizado como Kraken (e sabe-se lá o porquê). Por enquanto, é a única outra referência de um Kraken-Arraia encontrada além da armadura de Isaac, e, como ambos só são encontrados em desenhos-brinquedos no Japão com esta característica, torna-se possível (mas ainda não provável) que Kurumada tenha se inspirado nesse Transformer.

 

Só por curiosidade, os brinquedos Transformers SeaCon chegaram ao Japão em 1988, enquanto a saga de Poseidon só começou a ser publicada em mangá em janeiro de 1989.

Muito legal, muito obrigado pelas informações Fabinho, eu sempre simpatizei muito com o Kraken-Arraia, e fiquei curioso, suas informações fora muito úteis!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sorento de Sirene

http://moonlightdensetsu.files.wordpress.com/2007/12/sorrento.jpg

Sorento é um nome romano antigo, assim como uma referência a uma pequena e bela cidade italiana da região de Campania, no sul da Itália, na costa do Mar Tirreno, ao Sudeste de Nápoles. Segundo a Odisséia de Homero, esse lugar era conhecido como “cidade das sirenas” (em grego antigo “Syrrento”). O nome latino da cidade, “Surrentum”, confirma a etmologia. Ali existem as ruínas de um templo dedicado a Atena e também as ruínas do único templo existente dedicado a adoração das sirenas.

 

De acordo com a lenda, a cidade de Sorento havia sido fundada por Liparos, filho caçula de Odisseu e Circe. As sirenas viviam ao redor dessa cidade, e o templo construído por Odisseu era originalmente dedicado à adoração dessas criaturas.

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Ciudad.JPG

 

Escama de Sirena


http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Siren.JPG

Sirenes ou Sirenas (Σειρήν, Seirến, em grego, sirens, em inglês) são seres da mitologia grega descritos como parte mulher, parte pássaro. Durante a Idade Média, a evolução do mito a transformou e mulheres-peixe e lhe deu outras características.

 

Conforme a versão, as sirenas são ditas filhas do deus-rio Aquelôo e da musa Melpômene, ou de Aquelôo e Estérope, ou da ninfa Fórcis e do monstro marinho Ceto, ou de Eagro e da musa Calíope.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/7G-Seirenes1.jpg

 

O número de sirenas não está muito claro, já que, dependendo da versão, elas aparecem como sendo duas, três, cinco e até oito. No princípio eram duas, chamadas Agláope e Telcíope, mas versões posteriores foram apresentandos outras: Teles, Redne, Molpe, Pisínoe, Parténope (a de Aparência de Jovem), Leucosia (a Branca) e Ligia (a “melodiosa”, a única que possuía uma flauta).

 

Há duas versões sobre sua origem:

 

*Eram belas jovens ajudantes de Perséfone,a deusa da primavera. Quando Hades raptou Perséfone, sua mãe Deméter (deusa da agricultura) lhes concedeu asas para procurá-la na terra, no céu e no mar. Outra versão diz que Deméter, irritada por não terem impedido o rapto da filha, transformou seus corpos em corpos de aves.

 

*Segundo outra versão, Afrodite as transformou em aves por elas desprezarem os prazeres do amor, tornando-as frígidas da cintura para baixo. Desejavam o prazer, mas, não podendo usufruí-lo, atraíam e prendiam os homens para devorá-los.

 

Mais tarde, elas desafiaram as Musas, que venceram e exigiram uma coroa feita com as plumas das sirenas. Retiraram-se então para as costas do sul da Itália, perto dos estreitos onde viviam Caríbdis e Cila. Encantavam os marinheiros com sua música harmoniosa, sentadas em uma pradaria sobre a ilha de Antemoessa, junto a uma pilha de esqueletos humanos e corpos em putrefação. Segundo algumas versões, elas não devoravam suas vítimas, deixavam isso a outras aves que as acompanhavam.

 

As sirenas viviam em uma ilha e emitiam um canto com uma voz tão bela que seduzia marinheiros que as ouviam, levando-as a perdição. Segundo algumas versões, elas devoravam aqueles que atraíam, mas, segundo outras, os marinheiros simplesmente morriam de fome enquanto ficavam encantados com os cânticos das sirenas. Uma versão do mito diz que as sereias deixariam de viver se alguém escapasse a seu encanto. Diz-se que a única maneira de vencê-las seria cantar melhor que elas.

 

http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20080215223445/fantasia/pt/images/thumb/e/e8/Ulysses_and_the_Sirens.jpg/450px-Ulysses_and_the_Sirens.jpg

 

Sabe-se de duas tripulações que conseguiram escapar das sirenas:

 

*O primeiro foi Jasão e os argonautas, que conseguiram escapar das sirenas graças a Orfeu, que tocou uma melodia com sua lira que bloqueou o canto das sirenas.

*Odisseu também passou por elas, tapando os ouvidos do seus marinheiros com cera, e amarrando-se ao mastro para poder ouvir seu canto sem se atirar ao mar.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/7G-Seirenes3.jpg

Segundo uma versão, após o truque de Odisseu, atiraram-se ao mar e transformaram-se nas ilhas Sirenusas, hoje ilhas de Galli, ao norte do golfo de Pestum, nas costas da Campânia. O corpo de uma delas, Partênope, foi lançado à costa, onde lhe ergueram um túmulo. Lá se construiu, mais tarde, a cidade de Nápoles, também chamada Partênope.

 

 

http://img3.ak.crunchyroll.com/i/spire1/0eef162a6a1aa75fb06f74abf699a2651225061988_full.jpg

Fonte: La Guía Saint Seiya e Wikipédia

P.S.: o mito das sirenes é bem interessante. Antes de pesquisar sobre Sorento, eu realmente não sabia que havia existido um templo de adoração das sirenas. Espero que gostem. Próximo: Kanon/Unity de Dragão Marinho.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu general-marina predileto!!! *.*

 

Sorrento (e não Sorento, porque a cidade italiana se chama Sorrento) - eu nunca imaginaria esse nome para uma pessoa, mas, graças ao personagem, hoje eu o acho muito bonito. Não colocaria num filho, mas como marca de alguma coisa de bom gosto, com certeza colocaria.

 

E o mito das sirenas tambem é formidável. Sempre o adorei por ser um dos mitos marinhos mais belos, senão o mais famoso também, infelizmente tão deturpado e misturado ao das mermaids...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foto que eu tirei da cidade de Sorrento em minha viagem ano passado.

A Costa Amalfitana é maravilhosa, e realmente, tem tudo a ver com o deus dos mares!

 

http://imageshack.com/scaled/large/89/bc23.jpg

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...