Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Peraí! Jesus fazendo alusão a si mesmo como uma estrela quando explode (supernova), considerando questoes de massa e tal, numa epoca em que se pensava que estrelas eram furinhos no céu para um espaço superior mais luminoso? Por favor, nao vamos viajar tanto...

 

Pra você ver, o dilúvio mencionado na Bíblia é uma analogia do Juízo Final, no entanto estão separados por vários anos, milênios para ser mais claro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

As coisas descritas e ditas no Apocalipse se referem ao tempo do fim, logo é natural que muitas das coisa escritas no primeiro século não faziam o menor sentido na época atual, mas hoje podem ser melhor compreendidas, profecias e tudo mais.

 

Quanto a relação do dilúvio e o Juízo Final, melhor te responder via MP

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desde o primeiro século dC que as pessoas dizem que é chegado o juízo final que nunca chega, e a imaginação de cada época "interpreta" os sinais como sendo referente a ela própria.

 

Como a conversa entrou no âmbito da imaginação e do "eu creio", prefiro encerrar a minha participação nela aqui, porque senão nunca terá um fim e prefiro não ser arrogante para dizer que o que eu imagino e creio (ou não creio) é o correto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thetis de Sereia

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Trident-Thetis.jpg

Existem duas personagens com o nome Thetis na mitologia grega:

 

Tétis (titânide)

 

Tétis, na mitologia grega, é uma titânide, filha de Urano e de Gaia. Da sua união com o seu irmão Oceano, nasceram as oceânides.

As oceânides são três mil, e eles também tiveram três mil rios como filhos. Personifica a fecundidade da água, que alimenta os corpos e forma a seiva da vegetação.

 

Tétis cuidou de Hera, entregue a ela por Réia, durante a luta entre titãs e os deuses olímpicos. Em reconhecimento, a rainha do Olimpo reconciliou-a com Oceano, quando o casal se desentendeu. Tétis é representada como uma mulher jovem, de aspecto sábio. Passeia pelo mundo numa concha de marfim, puxada por cavalos brancos.

 

O nome Tétis é o mesmo, em português, que sua neta, a nereida Tétis, filha de Dóris (uma das oceânides) e mãe de Aquiles; porém em grego os nomes são diferentes: a titânide se escreve Τηθύς (tethys) e a nereida Θέτις (thetis)

 

 

Tétis (nereida)

 

Tétis do pé prateado (do Grego antigo Θέτις) é uma ninfa do mar, uma das cinquenta Nereidas filhas do antigo deus marinho Nereu, entre as quais se encontra também Anfititre, esposa do deus Poseidon. Quando descrita como uma Nereida, Tétis era a filha de Nereu e Doris, e neta de Tétis, a titânide.

 

Foi criada por Hera, a quem dedicava grande amizade. Recolheu Hefesto quando o deus foi precipitado do Olimpo por Zeus. Amada pelo soberano dos deuses resistiu-lhe, temendo magoar Hera. De acordo com outra versão, foi o próprio Zeus que a repudiou. O senhor olímpico temia a realização de um oráculo segundo o qual Tétis conceberia dele um filho que o destronaria. Numa variante da lenda, tal oráculo referia-se a Zeus e a Poseidon, ambos enamorados da nereida.

 

Para que a profecia não se cumprisse, o rei dos deuses apressou-se em casar a amada com o mortal Peleu, rei da Fítia (Tessália), filho de Éaco e neto de Zeus, por parte de pai, e grande amigo de Héracles. Tétis, entretanto, tentou fugir à corte do noivo transformando-se em diversos elementos. Aconselhado pelo centauro Quíron, Peleu segurou-a violentamente, até que a nereida voltou à forma natural.

Segundo outra versão, Peleu teria ido até a caverna onde morava Tétis e a amarrado para que não fugisse e levou-a quando ela descansou. O casamento foi celebrado na presença dos deuses e das Musas. A única não convidada foi a deusa Éris, a deusa da discórdia, que para se vingar lançou a famosa maça de ouro no casamento. Da união nasceram sete filhos. Para purificar as crianças dos elementos mortais herdados do pai, Tétis expunha-as ao fogo, acarretando sua morte. O seu sétimo filho foi chamado de Aquiles. Tétis tentou fazê-lo imortal com seus feitiços, até que um dia foi até o mundo inferior e mergulhou seu filho no rio Estige, segurando-o pelo calcanhar, que se tornou seu único ponto vulnerável. Tétis protegeu o filho durante toda a vida do herói, tentando afastá-lo dos perigos e consolando-o nas tristezas. Não pôde, entretanto, evitar que ele morresse na guerra de Tróia, pois assim havia sido previsto. Depois da morte do herói, tomou sob sua proteção Neoptólemo.

 

Tétis e as outras Nereidas também protegeram Jasão contra os monstros marinhos Caríbdis e Cila durante sua busca pelo Velocino de Ouro.

 

Escama de Sereia

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Mermaid.JPG

Sereia (do grego antigo: Σειρνας) é um ser que faz parte da mitologia e folclore popular; são uma variação do mito grego das Sirenes. É provável que o mito tenha tido origem em relatos da existência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram classificados como sirénios. As sereias teriam cabeça e tronco humanos e uma grande cauda de peixe. Seriam seres místicos que habitariam o fundo do mar e que atraem marinheiros com sua bela voz, para depois leva-los com ela para o fundo do mar.

Na mitologia escandinava, as sereias seduziam os homens com sua bela voz; estes entravam em um tipo de transe e caminhavam pelo mar até alcança-las atravessando os pontiagudos recifes de corais e ferindo-se profundamente sem, no entanto, saírem do transe. Dizia-se que aquele que conseguisse alcançar a sereia, ganharia um beijo seu, porém, por serem muito possessivas e crentes do amor, elas arrancavam a cabeça do homem que atraíram, pra que este não voltasse a superfície e as abandonasse. Após isso saíam para a superfície em busca de um novo amor. Os primeiros mitos sobre sereias surgiram nos países do norte da Europa.

 

http://polen.blogs.sapo.pt/arquivo/sereias.jpg

 

As sirenas gregas, nas quais as sereias foram inspiradas, eram seres com corpo de pássaro e cabeça de mulher, que atraíam marinheiros com sua voz e os devoravam. As serias, no entanto, geralmente carregam os marinheiros para o mar para afoga-los, sendo que em poucas tradições é descrito que elas os devoram.

 

Durante a Idade Média supunha-se que as sereias, embora tivessem inteligência humana, não tinham alma. Podiam, entretanto, conseguir uma alma se aceitassem ser batizadas ou, segundo algumas versões, se elas se casassem com um humano.

Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.

 

http://img1.ak.crunchyroll.com/i/spire3/82977d8f70adc437853e58d0bc704c871225131991_full.jpg

Fontes: La Guía Saint Seiya e Wikipédia

P.S.: depois dos polêmicos post dos anjos caídos, começamos com os posts dos marinas. Apesar de ter postado sobre as duas Tethis, acho mais provável que a marina de CDZ tenha sido baseada na nereida Thétis, e não na titã Thétis. Quanto as sereias, é bem interessante ver como o mito se representa em cada cultura. Espero que gostem. Próximo: Bian de Cavalo Marinho.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Linda!!!!!!! A personagem mais linda da série!

 

Também acho que a Thetis de CDZ foi inspirada no mito das nereidas.

 

A mitologia envolvendo ela é algo fascinante, na verdade todos os marinas e a Saga de Poseidon.

 

Mitologia Grega é fantástica, com excelentes explicações.

 

E qual exatamente seria a diferença entre a escama de Sereia da Thetis e a escama de Sirene do Sorento?

 

Como sempre ótimo trabalho Sagitarius,

Editado por Inuyasha
Link para o post
Compartilhar em outros sites

E qual exatamente seria a diferença entre a escama de Sereia da Thetis e a escama de Sirene do Sorento?

 

 

Sereias são meio-peixe, sirenes são meio-pássaro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Sereias são meio-peixe, sirenes são meio-pássaro.

Muita hora nessa calma... rsrsrsrs

 

Sirenas são mulheres-pássaros e mermaids são mulheres-peixes. O que acontece é que, em alguns idiomas, entre eles o português, tanto sirenas como mermaids foram traduzidas para o mesmo termo, "sereias" (que vem de seiren/seirenas, "sirenas") -- o que normalmente causa muita confusão em povos lusófonos.

 

Para não confundir, eu costumo chamar Tétis de Mermaid mesmo, como no original. Não gosto de chamar as mulheres-peixe de sereias, preferindo chamá-las de mermaids (ainda que este termo não seja reconhecido em português).

 

 

 

Mas, enfim, chegamos ao grupo cujas lendas, para mim, são as mais bonitas, o dos marinas.

 

Tétis é um personagem fascinante, uma mulher linda e a mais compassiva entre as guerreiras de CdZ.

 

Seu amor incondicional por Julian lembra muito o da nereida Tétis pelo seu filho Aquiles, e também o da "Pequena Sereia" (The Little Mermaid) de Hans Christian Andersen, onde a personagem (que a Disney batizou de Ariel) sobe à superfície no aniversário de 15 anos de idade (a mesma idade da nossa Tétis) e se apaixona por um nobre em um navio (tal como Julian é herdeiro de um império naval).

 

Aliás, em Copenhague (Dinamarca, terra-natal de Tétis e pátria do autor da Pequena Sereia) há uma estátua de bronze da Pequena Sereia na entrada do porto da cidade, em homenagem ao escritor.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu amor incondicional por Julian lembra muito o da nereida Tétis pelo seu filho Aquiles, e também o da "Pequena Sereia" (The Little Mermaid) de Hans Christian Andersen, onde a personagem (que a Disney batizou de Ariel) sobe à superfície no aniversário de 15 anos de idade (a mesma idade da nossa Tétis) e se apaixona por um nobre em um navio (tal como Julian é herdeiro de um império naval).

 

Aliás, em Copenhague (Dinamarca, terra-natal de Tétis e pátria do autor da Pequena Sereia) há uma estátua de bronze da Pequena Sereia na entrada do porto da cidade, em homenagem ao escritor.

 

Força a barra não cara.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fora que no mangá a Thetis era um peixe, nossa, nesse ponto prefiro a versão do anime, menos bizarra, rs

 

Essa classe dos marinas é bem rica em termos mitológicos mesmo, e muita gente é simpatizante do ideal de Poseidon, tem até um tópico onde abordam sobre qual deus você ia preferir seguir/defender, e uma enorme parcela optou por defender Poseidon, a sede de justiça tomou conta da galera, hehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

também o da "Pequena Sereia" (The Little Mermaid) de Hans Christian Andersen, onde a personagem (que a Disney batizou de Ariel) sobe à superfície no aniversário de 15 anos de idade (a mesma idade da nossa Tétis) e se apaixona por um nobre em um navio (tal como Julian é herdeiro de um império naval).

Engraçado que a algum tempo fiquei sabendo da versão do livro e

 

 

do final trágico onde a sereia não conquista o seu amado e ainda vira espuma. Mas tentam usar o conceito de que apesar de tudo ela conseguiu a liberdade ou algo do tipo

 

 

Fora que no mangá a Thetis era um peixe, nossa, nesse ponto prefiro a versão do anime, menos bizarra, rs

Pois eu até gostei mais da versão mangá. Intencional ou não, acabou funcionando como uma boa referência a própria "Pequena Sereia".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Engraçado que a algum tempo fiquei sabendo da versão do livro e

 

 

do final trágico onde a sereia não conquista o seu amado e ainda vira espuma. Mas tentam usar o conceito de que apesar de tudo ela conseguiu a liberdade ou algo do tipo

 

Sim, foi isso mesmo. Quem não conhece a verdadeira história da Pequena Sereia não sabe como é trágica.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baian de cavalo marinho

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Baian.JPG

 

Segundo o Taizen, o nome Baian vem do francês canadense e significa “valentia”. A palavra no francês original é “vaillant”, que no francês canadense é lido como "baian", passando assim, foneticamente também ao japonês.

 

Baian também é o nome de um canal na China.

 

Escama de Cavalo Marinho

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Hipocampo.JPG

 

 

Os cavalos marinhos eram chamados de hipocampo, seres fictícios da mitologia grega. Segundo algumas versões eram filhos de Poseidon mas, em outras, foram criados por este deus através da espuma do mar e da crista das ondas. A parte superior de seu corpo era a de um cavalo com crina membranosa, guelras e nadadeiras no lugar dos cascos dianteiros, e sua parte inferior era de um peixe. A parte dos seus corpos que era de cavalo tinha um fino pelo, e o resto do corpo era coberto de escamas. Os Hipocampos eram empregados por Poseidon em sua maioria na espionagem e na patrulha por seu reino oceânico em busca de empecilhos.

 

O hipocampo servia de companhia e montaria às nereidas e eram eles que puxavam o carro de Poseidon. .

 

Hipocampo eram extremamente rápidos e poucas criaturas podiam alcança-los na água. Segundo um livro intitulado Fisiólogo, escrito por volta do Século II d.C. o hipocampo se considerava o rei de todos os peixes.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/7G-hipocampo.jpg


Apesar de ter várias características similares ao cavalo, o hipocampo é bem mais inteligente. Esses seres só podiam ser domesticados por seres marinhos como tritões, elfos do mar e deuses marinhos.

 

http://img2.ak.crunchyroll.com/i/spire4/9c5187c6e60adf7a616ec147d20c55ea1225059468_full.jpg

Fontes: Wikipédia, Taizen e La Guía Saint Seiya

P.S.: chegando com mais um post. Quanto ao nome de Baian, essa foi a única coisa que achei. Sempre achei os hipocampos criaturas mitológicas magníficas. Espero que gostem. Próximo: Io de Scylla.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

é, nao há muito que se falar do gen-marina mais sem graça, né? Rsrsrs

 

mas o post tá bacana, especialmente a parte do cavalo-marinho.

 

Sobre o nome Baian, sempre achei muito suspeito e forçado essa coisa de "vaillant". Certamente voce nao viu, mas estreei a seçao dos marinas no meu blog e já tinha postado o perfil de Baian, falando sobre o seu nome, as asas da armadura e tambem de uma lenda de um cavalo-marinho no Canadá, tudo com as devidas referencias.

 

Estreei ela justamente para tentar acompanhar as suas publicações e me animar a seguir com as pesquisas, que estavam paradas desde que meu notebook morreu, há uns dois meses.

 

Boa noite e um abraço.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre achei um absurdo o nome oficial da escama de Cavalo Marinho ser Sea Horse ao invés de Hippocampus.

Baian de Hipocampo soa muito mais imponente.

 

E podia ter citado a mitologia dos golpes dele, que fazem referência a um dos deuses marinhos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente... Quando era novinho, eu sempre me questionei o porque da Escama de Cavalo Marinho ter a forma de um ... cavalo. [/)]

 

Ai esses dias descubro que na verdade, é uma referência a Hipocampo, que se bem me lembro, eram os cavalos que puxavam a carroagem de Poseidon, não é?

 

E sério, não gostei. A referência é muito elegante e fantástica, daria uma melhor caracterização e imponência ver Baian de Hipocampo ou invés de pura e simplesmente termos Baian de Cavalo Marinho.

 

Mas enfim.. Quase nunca comento, porém adoro o trabalho dos envolvidos, que contribuem bastante para o enriquecimento do fórum, com informações tão preciosas. Descubro muita coisa sobre Saint Seiya aqui.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre achei um absurdo o nome oficial da escama de Cavalo Marinho ser Sea Horse ao invés de Hippocampus.

Baian de Hipocampo soa muito mais imponente.

 

E podia ter citado a mitologia dos golpes dele, que fazem referência a um dos deuses marinhos.

 

Cavalo Marinho deve ter vindo do mesmo lugar que o Venha Cobra... [/)]

E na redublagem da Alamo e nas versões de mangá eles poderiam ter arrumado isso.

 

Bian é o mais bucha dos Marinas, até mais que a Tétis. Os próximos Marinas são muito mais interessantes, além de carismáticos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Cavalo Marinho deve ter vindo do mesmo lugar que o Venha Cobra... [/)]

E na redublagem da Alamo e nas versões de mangá eles poderiam ter arrumado isso.

 

Bian é o mais bucha dos Marinas, até mais que a Tétis. Os próximos Marinas são muito mais interessantes, além de carismáticos.

 

Pior que não, FoxZer0. No original, é Sea Horse mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Pior que não, FoxZer0. No original, é Sea Horse mesmo.

Isso que eu ia dizer, rsrs.

 

Eu defendo que, por mais tosco que seja ou pareça, sempre é melhor traduzir o mais próximo do original possível, senão foge da concepção do autor da obra.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Io de Scylla

http://moonlightdensetsu.files.wordpress.com/2007/12/io.jpg

O nome desse general faz referência ao deus Io Matua Kore, que quer dizer em maori “Io, o Órfão”, sempre existente, sem começo nem fim.

 

Para muitas antigas tradições da Polinésia (grande conjunto de ilhas da Oceania que se estendem pelas regiões central e sul do oceano Pacífico, cujo pilar Io protege) e chegando até o Havaí e a Nova Zelândia (esta também no Pacífico Sul), Io é o deus supremo.

 

Escama de Scylla

http://moonlightdensetsu.files.wordpress.com/2007/12/scylla.jpg

Scylla

http://3.bp.blogspot.com/_EjCynr1enII/SELWW17LZaI/AAAAAAAAAHY/_-LlofeXPLo/s320/Scylla_by_GENZOMAN.jpg

Cila - A ninfa que virou monstro

Glauco era uma divindade marinha. Tinha uma barba verde-acinzentada, largos ombros, braços azulados, pernas curvadas com nadadeiras na extremidade. Ele se apaixonou pela ninfa Cila (também chamada de Scylla), que apavorada com sua aparição, põe-se a fugir, pelas águas, pelas rochas, pelas cavernas submarinas. Mas o amor do pobre Glauco era imenso e, desesperado, e ele se lança em perseguição da bela ninfa, implorando, aos prantos, que lhe conceda um pouco de atenção. Impassível às suas súplicas, Cila continua sua fuga, escondendo-se num lugar tão inacessível que jamais Glauco conseguiria encontrá-la. Depois de inúteis buscas, Glauco é obrigado a reconhecer sua derrota. Apenas algum poder superior lhe facultaria conquistar o afeto da formosa ninfa. Abatido, torturado, Glauco dirige-se à ilha de Ea, onde morava Circe, a feiticeira, e roga-lhe que o ajude a conquistar sua amada. Circe promete atendê-lo, mas acaba apaixonando-se pelo deus marinho. Como Glauco a rejeita, Circe põe-se a percorrer os mares, sem descanso atrás de seu amado. Como encantos de mulher revelam-se insuficientes, ela recorre a seus poderes de feiticeira, e decide transformar Cila em uma criatura tão horrenda e repulsiva que todo o amor de Glauco haveria de transformar-se em aversão.

 

Sem ser vista, Circe derrama veneno nas águas de uma fonte onde a ninfa costumava banhar-se e retorna para a ilha de Ea onde aguarda pelos resultados. Quando Cila mergulha na água enfeitiçada seu belo corpo começa lentamente a transformar-se. Monstros horrendos surgem à sua volta, com ensurdecedor alarido. Aterrorizada, a ninfa procura afastá-los e fugir. Então descobre que os monstros são parte de si mesma, nascem de seu corpo. Desesperada corre ao encontro de Glauco e em seus braços chora longamente. Ele também lamenta a beleza perdida, mas recusa-se a permanecer com a antiga ninfa, pois o grande amor não existe mais.

 

Cila retira-se para longe e vai viver no estreito Messina, entre a Sicília e a Itália, aterrorizando os mortais que antes a cortejavam, deslumbrados com sua extraordinária beleza. Na ilha de Ea, Circe inutilmente espera o retorno de Glauco. Revoltado com sua traição e crueldade, Glauco jamais quis visitá-la, passando toda a existência cultivando a lembrança de uma ninfa bela e doce, que um dia se perdeu nos feitiços do ciúme.

 

O aterrorizante monstro marinho em que Cila se transformou tinha o torso de uma bela mulher mas, em volta da cintura, possuía seis cabeças de serpente com três fileiras de dentes e um círculo de doze cães ladradores. Os cães a alertavam quando um navio estava passando, de forma que ela pudesse capturar os navegantes.

 

Segundo a Odisséia de Homero, para quem Cila era filha da deusa Cráteis, quando a nau de Odisseu passou junto à gruta onde Cila se escondia, os cães saltaram e devoraram seis de seus companheiros.

 

Em outras versões, Cila era filha de Fórcis e Hécate ou ainda de Lâmia. Tal como acontece com a maioria dos deuses marinhos, era às vezes tida também como filha de Tifão e Equidna.

 

Na tradição mitológica grega, Cila era habitualmente relacionada a Caríbdis, outro monstro marinho. Caríbdis era um monstro gigantesco que ficava sentada no fundo do mar e o sugava, criando um gigantesco redemoinho, e depois o cuspia de volta (essa é provavelmente a inspiração para o golpe Big Tornado de Io de Scylla). Os dois monstros moravam nos lados opostos do estreito de Messina e personificavam os perigos da navegação perto de rochas e redemoinhos. No cimo do rochedo, que não era tão alto quanto o penedo oposto de Cila, erguia-se uma figueira negra. Caribdis propriamente dita ficava fora da vista.

 

http://img3.ak.crunchyroll.com/i/spire2/8a1206e93a691516561b83b8597e87ff1225059559_full.jpg

Fontes: La Guía Saint Seiya e Wikipédia

P.S.: o mito de Io sempre foi interessante pra mim por que é um pouco diferente de outros mitos de amantes de Zeus; e também pelo fato de ele "ter dado nome" a muitas coisas, como a borboleta Inachis Io, o Mar Iônico e o Estreito de Bósforo. Quanto ao mito de Cila, sempre acho incrível a forma como os deuses e criaturas mitológicas gregas agem tão próximo de como é o ser humano, coisa existente em poucas mitologias. Espero que gostem

Editado por §agitariu§
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante é ver algumas das ligações que fizeram nos combates da saga de poseidon. Tipo, temos o cavalo alado (Pégaso) versus o cavalo marinho e Andromeda vs scylla é tipo uma batalha de figuras mitológicas femininas (cujos representantes em CDZ são homens). Io é até nome de mulher tal como a Andromeda mitológica XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A luta de Io contra o Shun foi uma das poucas lutas encaixadas, ou melhor casadas que tivemos, o Shun tinha todos os meios para derrotá-lo, deve ser por isso que o Kurumada botou ele para enfrentar o Sorento também, pra ninguém mais ficar falando mal do Andrômeda ;S

 

Gostei do lance para a inspiração do golpe Tornado Violento do Io, quem diria que ele sem as escamas poderia ser bem forte, igual o Shun sem as correntes, bem pensado isso daí, rs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...