Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Trono Mois – Borboleta

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/JuniAnker-ThroneMoa.jpg

 

Segundo a página sobre o filme na Wikipedia em japonês, o nome do anjo, que em japonês se escreve em kanjis como Moa (モア) se escreve como "Mois", e faz referência à palavra "Angoulmois" (pronuncia-se 'Angumoá', daí a razão da sua forma em japonês: アンゴルモア). “Angoulmois” é uma palavra que faz parte da famosa profecia de Michel de Nostradamus (1503 – 1566) sobre o fim do mundo:

 

"No ano de 1999, sétimo mês / Do céu virá um grande Rei de assustar / Ressuscita o grande Rei de Angoulmois, / Antes depois Marte reina pela felicidade."

Trono

http://4.bp.blogspot.com/_36x37e5S95A/S90qws7mOKI/AAAAAAAAAWE/8z12d0HlqB0/s1600/3tronos3.jpg

Os tronos (também chamados de ofannins) são os anjos da terceira ordem da primeira esfera, e se localizam segurando o trono de Deus. Eles também são responsáveis por canalizar as energias entre os mundos e são representados portando rodas incandescentes e às vezes cobertas de olhos. A eles é atribuída uma grande potência e imensas capacidades de deslocamento. De acordo com a Hierarquia Celestial do Pseudo-Dionísio, o Areopagita, os Tronos formam o terceiro coro dos anjos. Eles são os portadores de Deus e seu líder é o anjo Tsaphkiel (ou Auriel), que simboliza as forças criativas em ação, ajuda-nos a contemplar o futuro e é associado com a Terra.

 

Os anjos da ordem dos Tronos possuem uma essência muito pura e zelam pelo trono de Deus, oferecendo ao homem o sentido de união. Recebem de Deus as ordens para depois comunicá-las às Dominações e a outros espíritos de menor poder.
Os Tronos são representados como anjos jovens, bonitos, que levam nas mãos um instrumento musical como a harpa, a cítara ou uma trombeta.

Acolhem em si a grandeza do Criador e a transmitem aos Santos Anjos de graus inferiores. São chamados “Sedes Dei" (Sede de Deus). Em síntese, os Tronos são aqueles Santos Anjos que apresentam aos coros inferiores o esplendor da divina onipotência.

Símbolo - Borboleta


http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Moa.JPG

Para os gregos, a borboleta é o símbolo da alma que está inicialmente presa ao corpo, assim como as borboletas são prisioneiras das crisálidas, antes de poder voar livre. A palavra grega "psiquê" era usada para se referir tanto a borboleta quanto a alma. É o símbolo que mais se adapta a Moa, "o caçador de almas".

Fontes: O Reino de Atena

P.S.: a origem do nome de Moa sempre foi um dos que me causou mais confusão, por causa da sua difícil associação. Essa referência que eu trouxe para vocês foi um achado, mais uma vez, do nosso amigo Fabinho. Achei bem interessante o nome de Mois fazer referência a uma profecia apocalíptica. Quanto ao coro dos tronos, acho-o interessante por que eles são aqueles que transmitem a grandeza de Deus aos anjos de grau inferior, que não podem alcança-la por si mesmo. Quanto ao símbolo da Borboleta, trouxe só uma pequena parte, mas que é suficiente para entender a simbologia por trás da escolha do símbolo da borboleta para Mois. No artigo de Myu de Papillon terá uma gigantesca explicação sobre as relações da borboleta e da alma, então resolvi amenizar aqui. Espero que gostem. Próximo: Virtude Eligor - Mantis

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Eu preferia o nome que ele recebia na primeira dublagem, Érigor o anjo do ar, independentemente de ser errado ou não, acho que combina mais com ele.

Bem, tecnicamente "Erigor" não é errado, pois se trata da grafia japonesa. Mas, se formos buscar a grafia "original" (digamos assim) para conhecer melhor o demônio, aí a grafia precisa ser necessariamente "Eligor". XD

 

 

Sobre o ultimo perfil... MOA/MOIS!!!!! Não tem como não o termos como o personagem mais impressionante do filme!

 

Junto com a de Eligor, a luta dele foi a mais difícil! Ah, e também a mais bonita, sem sombra de dúvida!!!

 

Sagitarius, descobri "quase" sem querer a origem do nome dele. Simplesmente vasculhava algumas paginas em japones de CdZ na Wikipedia para ver se encontrava informações mais precisas sobre os personagens, e de repente me deparo com a página japonesa do filme nesse site e lá dizia isso.

 

De início, como pus lá no meu blog, eu achava que Moa viesse de 'Moor', "Mouro", por causa da sua aparência de odalisca e por conta das características de seu nome. Já vi também a possibilidade de se referir ao demonio Moloque/Moloch (tanto pelo nome como pelas asas do demônio, que poderiam ter seu paralelo no véu de Mois), mas, apesar de eu ter considerado em meu blog, achei um tanto forçado.

 

Se alguém tiver conhecimento de outra teoria sobre o nome de Moa/Mois, eu adoraria conhecer.

 

 

EDIT

 

E eu adoro essas fanarts do Mois que você postou no perfil!!!

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, tecnicamente "Erigor" não é errado, pois se trata da grafia japonesa. Mas, se formos buscar a grafia "original" (digamos assim) para conhecer melhor o demônio, aí a grafia precisa ser necessariamente "Eligor". XD

Não, acho que você não entendeu, eu não falei da pronuncia/escrita quis dizer que na primeira dublagem do filme de Lúcifer, na GM, Érigor(ou Eligor) era o que hoje conhecemos por Mois, se chamava Érigor o Anjo do Ar, e eu acho esse nome mais elegante e que combina mais com ele. (Se não me engano o Érigor da nova dublagem se chamava Mantis mesmo.).

 

Mas em outro fórum falaram que trocaram o nome dele na redublagem por que havia sido um erro de tradução chama-lo de Érigor e o outro de Mantis, ou seja, colocaram o nome do outro nesse aí, mas enfim eu preferia que Érigor fosse esse cara aí, combina mais com ele, não com o outro. (opinião minha.)

 

Junto com a de Eligor, a luta dele foi a mais difícil! Ah, e também a mais bonita, sem sombra de dúvida!!!

Com certeza sim. A cena que ele precisa atacar a imagem da mãe dele é muito emocionante, ele precisar vencer isso para poder derrotar seu adversário, é um tema tocado algumas vezes durante a série, mas nesse filme acho que esse personagem deu toque especial.
Link para o post
Compartilhar em outros sites

É interessante na participação do Moa/Mois/que seja... é que a luta dele contra Hyoga fez toda participação de Isaak na Saga de Poseidon ser jogada no lixo.

 

Camus se sacrifica para Hyoga aprender a ter frieza contra seus adversários. O pupilo não aprende isso direito e Isaak faz ele tomar vergonha na cara, morrendo no processo. E ai vem Moa com sua técnica a la Kasa e faz Hyoga ficar de mimimi por sua mãe a luta inteira, ignorando completamente do motivo pelos quais Camus & Isaak morreram.

 

Outra coisa que muitos não recordam: Moa fala para Hyoga que se ele atacar o atacar na forma de Natássia, todas as lembranças dela sumirão da mente do santo de cisne. Após muito chororó, ele ataca.

Essa dele esquecer a existência da mãe foi tão tosco que nem comentaram isso mais no filme, e depois foi ignorado na Saga de Hades (claro, o filme não é cronológico, mas mesmo assim...)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que muitos não recordam: Moa fala para Hyoga que se ele atacar o atacar na forma de Natássia, todas as lembranças dela sumirão da mente do santo de cisne. Após muito chororó, ele ataca.

Essa dele esquecer a existência da mãe foi tão tosco que nem comentaram isso mais no filme, e depois foi ignorado na Saga de Hades (claro, o filme não é cronológico, mas mesmo assim...)

 

Moa jogou mentiras no Hyoga e ele caiu igual a um patinho. Mas no resto concordo contigo, essa luta é a pior do filme inteiro justamente por ter jogado tudo o que Camus e Isaak fizeram anteriormente no lixo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Virtude Éligor - Mantis

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/JuniAnker-VirtueEligor.jpg

Segundo a Pseudomonarquia Daemonun Jean Wier, Éligor, também chamado Abigor, é um grande duque do inferno que comanda 60 legiões de demônios. Aparece sob a forma de um belo cavalheiro com uma lança, um estandarte ou um cetro (ou uma serpente, segundo alguns autores, como o mago Aleister Crowley). Às vezes também é representado por uma figura espectral montado em um cavalo sem carne (as vezes com asas), que lhe foi dado por Belzebu, que o fez dos restos de um cavalo do Jardim do Éden.

 

Éligor sabe responder as perguntas sobre os segredos da guerra e dizer quem vai vencer os combates, conhece o futuro e ensina aos chefes como serem apreciados por seus soldados.

 

http://29.media.tumblr.com/tumblr_l7jj9pbdFY1qz6k9qo1_500.jpg

 

Virtude

http://www.gnosisonline.org/wp-content/uploads/2010/03/michael11.jpg

Segundo a Hierarquia Celeste do Pseudo-Dionísio, o Areopagita, as Virtudes são o quinto coro dos anjos, e formam junto com os Poderes e as Dominações, a ordem dos Governantes. As Virtudes são representadas em geral, carregando um livro e os instrumentos da paixão, ou seja, uma cruz, uma coroa de espinhos e uma lança. Outras vezes são representados carregando uma espada e uma balança, ou ainda um cajado ou um bastão. As Virtudes são representadas pelo reino mineral e pelas leis que regem a criação e consideradas orientadoras das pessoas, de acordo com a Vontade Divina. Traduzem o desejo de Deus e oferecem ao homem discernimento. Elas têm o poder de acalmar a fúria da natureza, como tempestades, maremotos e terremotos. Trabalham com milagres. O príncipe desta categoria chama-se Rafael, que é o auxiliador dos trabalhos de cura. Seu nome quer dizer “a medicina de Deus”. Entre os anjos caídos, Belial e Meririm são Virtudes.

As atribuições dos Santos Anjos deste coro são semelhantes àquelas dos Santos Anjos do coro das Potestades, porque também eles transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros anjos, mas, sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do Criador. São considerados anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações, o auxílio e a proteção de um Santo Anjo do coro das Virtudes.

Símbolo – Louva-a-deus (Mantis)

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Eligol.jpg

Os louva-deus (em inglês: ‘mantis’; do grego ‘mantis’, “profeta, leitor da sorte”) são insetos predadores que se alimentam principalmente de outros insetos vivos, porém as espécies maiores podem comer até mesmo aves pequenas, lagartixas, rãs, roedores e até cobras, e a maioria pratica o canibalismo. Eles atacam a uma velocidade notável. Esses insetos são muito conhecidos por suas pernas afiadas e sua estranha conduta nupcial, por que muitas vezes a fêmea devora cabeça do macho após o termino do acasalamento.

Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado, o louva-a-deus lembra uma pessoa orando. A mitologia dos nativos sul-africanos trata este inseto como um deus.

 

Curiosidades

 

Em japonês, o seu golpe se chama ‘Seima Tourouken’, cuja tradução poderia ser “Sagrado Punho Maligno do Louva-a-deus”. ‘Tourouken’, o “punho do louva-a-deus”, é um tradicional estilo de luta das artes marciais japonesas, de origem chinesa, no qual se usam os braços e as mãos de modo semelhante ao inseto.

Para evitar confusões, o nome ‘mantis’, sob o qual o Santo Anjo Maligno se apresenta, vem do inglês e quer dizer simplesmente “louva-a-deus” – nome vulgar do inseto da família dos Mantídeos, predadores, cujas patas anteriores, postas juntas e levantadas para o céu, lembram uma pessoa ajoelhada, daí o seu nome popular.

Dizem que os estilos dessa luta foram criados após terem testemunhado uma luta entre um louva-a-deus e um pássaro, com a vitória do louva-a-deus. Na luta entre Eligor e Ikki, no entanto, quem vence agora é o pássaro (de fogo).

O inventor do estilo louva-a-deus original foi, porém, o lutador chinês Wang Lang, que observou um espécime enfrentando uma enorme cigarra.

 

Fontes: O Reino de Atena e La Guía Saint Seiya

P.S.: sempre achei um pouco estranho que o coro a que Éligor pertence fosse o das virtudes, que são o quinto coro dos anjos, e não o das Dominações, que são o quarto coro. A ordem é serafim (1° coro), querubins (2° coro), trono (3ª coro), dominações (4° coro) e virtudes (5° coro). Nunca entendi por que pularam o quarto. Quanto a seu nome, acho Éligor bem interessante por ser meio que o "demônio da guerra". Quanto ao mantis, é um bichinho um pouco estranho se você pensar bem. Espero que gostem. Comecem a dar sugestões sobre a próxima classe de personagens para abordarmos. Próximo e último dos anjos caídos: Lúcifer.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse Erigor é tão fraco que morreu para um mero Golpe Fantasma do Ikki, isso se levarmos em conta que foi a ilusão mais retardada que Ikki já fizera.

 

Sagitarius, adoraria se a próxima classe fosse a dos marinas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A única coisa legal dessa batalha do Éligor contra o Ikki, é que depois dela o Ikki escarra na cara do Shun que ele é fraco e muito dependente kkkkkkkk

E a vestimenta de Mantis é a mais bonita dos 4 anjos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Haha, chegou a doer a forma como Ikki deu o sermão no irmão. rsrsrs Pra mim o melhor momento do filme. kkk #choraemo

 

O que eu mais gosto em Eligor é que ele é o mais "inumano" dos guerreiros em CdZ, superando até Myu (opinião minha). Mesmo Shun, que é tão humanizado (isto é, preocupado com as questões humanas) o considera bizarro demais sequer para um dia ter sido um anjo do céu.

 

Até a armadura tão estranha dele é digna de nota.

 

 

Para a proxima fase, eu também voto nos marinas. (e isso me lembra que até hoje não lancei minhas pesquisas sobre eles no meu blog, rsrsrs)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria dos Bronzeados e dos Espectros, mas como os Marinas são uma classe bem curtinha não me importaria em eles serem os próximos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lúcifer

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/lucifer.jpg

 

Lúcifer é considerado como o diabo entre os cristãos e seu nome significa "portador da luz".

Conhecido também pelo nome de Satánas, era o anjo mais belo e inteligente, porém por se sentir poderoso demais, desobedeceu as ordens de seu pai, Deus e se rebelou contra ele. Por isso foi expulso do céu e jogado ao inferno.

 

Lúcifer era um anjo de luz que havendo-se rebelado contra o seu pai, gerou uma guerra celestial. Havendo-a perdido, Lúcifer e os todos os anjos que o apoiaram, (cerca de 1/3 dos anjos dos céus), foram banidos da presença de Deus e exilados no inferno. Lúcifer é também conhecido por ser o “portador da luz”, pois é o anjo da sabedoria. Lúcifer tentou oferecer a sabedoria a Eva, dando-lhe a provar o fruto da arvore do conhecimento, fato que acabou gerando a expulsão de Adão e Eva do paraíso. Algumas tradições místicas hebraicas afirmam que Caim é filho de Lúcifer e não de Adão, fato pelo qual Deus desgostava dele e o rejeitou, conduzindo-o ao homicídio de Abel. Afirmam também certas tradições místicas que foi contra Lúcifer que Jacó lutou, pois Lúcifer era o anjo guardião de Caim e confrontou Jacó, desejando vingar-se do seu protegido. Lúcifer pode facultar sabedoria sobre todos os mais profundos segredos místicos e do oculto, assim como pode conceder um dos 6 dons das trevas. Lucifer é também pai de Mammon, e possui 5 consortes, sendo que Lilith é a sua imperatriz.

Segundo a Bíblia cristã, existia um anjo no céu que “era um modelo de perfeição, cheio de sabedoria e beleza perfeita. Que morava no jardim de Deus e era coberto de pedras preciosas” (Is 28, 13). Ele era um anjo da classe dos querubins, chamado de “querubim protetor das asas abertas”. Esse anjo, porém pensou “Vou subir até o céu; vou colocar meu trono acima das estrelas de Deus; vou sentar-me na montanha da Assembleia, no cume da montanha celeste. Subirei até as alturas das nuvens e me tornarei igual ao Altíssimo”. Deus, porém, sabia seus pensamentos. O anjo então, junto de vários outros anjos, se rebelou contra Deus. Eles batalharam contra Arcanjo Miguel e seus anjos e foram derrotados, sendo lançados no fogo eterno. O nome Lúcifer não é citado nenhuma vez na bíblia cristã. Ainda segundo o livro do Apocalipse da bíblia cristã, o anjo caído, a serpente que tentou Eva, o diabo, o Satanás e o Dragão do apocalipse seriam todos a mesma entidade, que no caso seria o querubim que foi expulso do céu.

 

O nome Lúcifer foi “implantado” no cristianismo por São Jerônimo no século V. De acordo com São Jerônimo, Lúcifer era o nome do principal anjo caído, e seu nome em hebraico, helel, é derivado do verbo lamentar, pois ele lamenta a sua queda e a perda do seu brilho. Esta visão prevaleceu entre os Padres da Igreja, de forma que Lúcifer não fosse o nome próprio do diabo, mas apenas o seu estado anterior à queda

 

Vulgata

 

O substantivo Lúcifer ocorre seis vezes na Vulgata, versão latina da Bíblia, e uma vez em algumas Traduções da Bíblia em língua portuguesa. Lúcifer se refere literalmente à "Estrela da Manhã" ou "Estrela D'Alva", à "luz da manhã", aos "signos do zodíaco", e à "aurora" ou, metaforicamente, ao "rei da Babilônia", ao sumo sacerdote Simão, filho de Onias,à Glória de Deus, ou a Jesus Cristo. Jesus Cristo, no livro de apocalipse (22:16) se auto denomina "resplandecente estrela da manhã", o que é diferenciado quando o termo é usado separadamente "estrela da manhã" como "poder" sobre "nações". (Apocalipse 2:28 e 26) (Isaías 14:12)

 

Por exemplo, Tradução Brasileira da Bíblia:

 

“ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. ”

 

— 2 Pedro 1:19 Tradução Almeida Fiel,

 

Este mesmo trecho em latim, na Vulgata é:

 

“ et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris ”

 

— 2 Pedro 1:19

 

É por esta razão que é possível encontrar pessoas com nome "Lúcifer" entre os primeiros cristãos, sendo o exemplo mais famoso São Lúcifer, bispo de Sardenha, onde existe a única igreja à São Lúcifer conhecida

 

O Demônio Lúcifer

 

O líder dos Anjos Caídos, como o concebe o imaginário cristão, é uma mistura de elementos diversos de culturas antigas, como o deus Lúcifer dos romanos, Eósforo para os gregos, o anjo Samael, a serpente do Jardim do Éden, e diversos epítetos, tais como Diabo, Demônio e Satã/Satanás. Conheçamos, então, esse interessante personagem.

Eósforo (“o portador da manhã”), Lúcifer para os romanos, é o nome de uma divindade olímpica inferior, segundo a mitologia grega, subordinada aos deuses principais. Sob o nome de Estrela Matutina, ou Estrela d’Alva, ele precedia a Éos, a deusa que traz o amanhecer. Lúcifer era, então, aquele que fecha a noite e prepara o surgimento de um novo dia. Não por menos, seu nome, cuja origem é latina (“luciferus”), significa “aquele que dá ou traz a luz”, o “portador da luz”.

Era sob o nome desse deus que os romanos chamavam o planeta Vênus, que é a própria Estrela Matutina. Os antigos achavam que os planetas eram estrelas errantes (afinal, a olho nu os planetas se apresentam a nós como estrelas, que erram pelo céu, desgarradas das constelações, diferentemente das outras estrelas), e Vênus era a “estrela” mais brilhante do céu. Por conta do intenso brilho, povos como babilônicos e romanos lhe deram os nomes de suas respectivas deusas da beleza: Ishtar e Vênus.

Samael (“veneno de Deus”), considerado o mais belo e mais perfeito dos anjos, pertencia ao coro dos Serafins, a mais alta ordem da hierarquia angélica. Assim como todos os outros Serafins, Samael possuía, como principal característica identificadora, três pares de longas asas brancas, e era o líder de todos os anjos.

Segundo a mitologia judaico-cristã, Samael quis tomar o lugar de Javé no governo do mundo, e desejava ter para si a adoração prestada pela recém-criada raça humana, na figura de Adão e Eva. Para tal, tentou fazê-los se distanciar do Criador cometendo o chamado Pecado Original, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Além disso, Samael nutria profunda inveja de Micael (o nome espiritual daquele que encarnou na Terra como Jesus), o primeiro ser criado por Deus (antes mesmo dos anjos), dito o seu Primogênito, através do qual todas as coisas foram criadas.

Já as lendas islâmicas falam que Íblis (o nome muçulmano de Satanás), insatisfeito por Alá ordenar que todos os anjos servissem os seres humanos, desobedeceu-o, alegando que o seu amor e a sua servidão deveriam ser dirigidos unicamente ao Criador.

Qualquer que seja a versão sabe-se que Samael (ou Íblis) se rebelou contra Deus (Javé ou Alá, pois são o mesmo), junto com uma grande quantidade de outros anjos de diversos coros (são nove no total). Como punição, todos foram expulsos do Céu.

O pensamento cristão, especialmente durante a Idade Média (quando o Cristianismo dominava ideológica e até politicamente a Europa), o nome de Samael fora relegado ao esquecimento, pois pronunciá-lo seria considerado blasfematório. Em substituição a ele, começou-se a chamá-lo sob outros nomes, que revelavam a natureza negativa do anjo rebelde: Diabo (do grego ‘diábolos’, “o que contraria”), Satã/Satanás (do hebraico ‘shaitan’, “o que se rebela”, ou ainda “adversário”), Demônio (do grego ‘dáimon’, “gênio, espírito”, especificamente um gênio do mal) e Lúcifer (por motivos já explicados parágrafos acima).

Segundo a Bíblia, Lúcifer ainda travou combate com o Arcanjo Miguel (e os Arcanjos são bem inferiores aos Serafins, segundo a hierarquia angélica) pela posse do corpo de Moisés. O Anjo Rebelde perdeu o duelo, mas daí surgiu uma rivalidade entre os dois poderosos anjos, que só se resolverá no Juízo Final. Neste momento, Lúcifer liderará os anjos caídos e os humanos blasmefadores contra os exércitos celestes comandados por Miguel. O resultado, revelado a João Evangelista, o discípulo favorito de Jesus, será a derrota dos rebeldes e o aprisionamento de Lúcifer no Inferno, selado por um período de mil anos. Após esse milênio, o Serafim será libertado para nova provação da humanidade, mas será novamente derrotado, e lançado no lago de fogo e enxofre, onde será atormentado dia e noite, para todo o sempre.

 

Fontes: La Guía Saint Seiya, Wikipédia e O Reino de Atena

P.S.: com esse terminamos os post dos anjos caídos, os posts que sempre geram muitas discussões. Lúcifer é uma figura bem interessante devido aos vários personagens que se uniram ao longo dos séculos para "lhe dar forma". Acho muito legal também o fato dele ser o anjo da sabedoria. Espero que tenham gostado. A partir da próxima semana, como foi pedido, começarei com os marinas, já que são poucos posts.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente post §agitariu§

 

Lúcifer de fato é um verdadeiro caldo de simbologias, adjetivos, histórias entre outros, mas sempre atribuído ao mal. Na Divina Comédia Lúcifer é encontrado no Lago de Cócitos na quarta esfera: a Judeca/Giudeecca, o ponto mais fundo do inferno e para onde vão os condenados pelo pior dos pecados: A traição à Deus e aos seus mestres. Os condenados nessa esfera ficam completamente submersos pelo gelo, e aqui onde se encontram os três maiores pecadores da humanidade: Judas, Cassius e Brutos. Lúcifer transformado em um dêmonio de três cabeças devora o corpo dos três por toda a eternidade.

 

Na série a Judeca é também o limite e o ponto mais fundo do inferno, onde fica o salão de Hades e o Muro das Lamentações.

Editado por FoxZer0
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Segundo a mitologia judaico-cristã, Samael quis tomar o lugar de Javé no governo do mundo, e desejava ter para si a adoração prestada pela recém-criada raça humana, na figura de Adão e Eva. Para tal, tentou fazê-los se distanciar do Criador cometendo o chamado Pecado Original, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Além disso, Samael nutria profunda inveja de Micael (o nome espiritual daquele que encarnou na Terra como Jesus), o primeiro ser criado por Deus (antes mesmo dos anjos), dito o seu Primogênito, através do qual todas as coisas foram criadas.

 

 

Essa ideia de que O Arcanjo Miguel e Jesus são a mesma entidade não existe na mitologia judaica-cristã em si, mas sim em algumas vertentes.

Ignorando esse pormenor, ótimo post. Lúcifer é um personagem riquíssimo de mitologias, e foi o mais mal explorado de toda a série.

 

 

 

Segundo a Bíblia cristã, existia um anjo no céu que “era um modelo de perfeição, cheio de sabedoria e beleza perfeita. Que morava no jardim de Deus e era coberto de pedras preciosas” (Is 28, 13). Ele era um anjo da classe dos querubins, chamado de “querubim protetor das asas abertas”. Esse anjo, porém pensou “Vou subir até o céu; vou colocar meu trono acima das estrelas de Deus; vou sentar-me na montanha da Assembleia, no cume da montanha celeste. Subirei até as alturas das nuvens e me tornarei igual ao Altíssimo”. Deus, porém, sabia seus pensamentos. O anjo então, junto de vários outros anjos, se rebelou contra Deus. Eles batalharam contra Arcanjo Miguel e seus anjos e foram derrotados, sendo lançados no fogo eterno. O nome Lúcifer não é citado nenhuma vez na bíblia cristã. Ainda segundo o livro do Apocalipse da bíblia cristã, o anjo caído, a serpente que tentou Eva, o diabo, o Satanás e o Dragão do apocalipse seriam todos a mesma entidade, que no caso seria o querubim que foi expulso do céu.

 

Uma releitura do trecho grifado é feita no início do filme Guerreiros do Armageddon, e na minha opinião é o melhor dialogo de toda a franquia.

 

Atena: Lúcifer, O Filho do Amanhecer, como pudestes cair dos céus e destruir tantos reinos com teu poder? Tu és o filho de Deus e mesmo assim...

Lúcifer: Eu Lúcifer, juro que minha majestade chegará acima das estrelas. Colocarei meu trono sobre as montanhas do norte e subirei os picos mais altos, até alcançar as nuvens. Eu me tornarei o Rei Supremo de tudo e de todos!

 

Parabéns aos envolvidos. Que venham os marinas.

Editado por Pimp
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Totalmente em off, mas é bizarro Lucifer ter um reino para atormentar quem "traiu Deus" em vez de prepará-los como exército na luta contra Deus rs

 

 

É bizarro mesmo! Rsrsrs... Mas só se você pensar... Se não pensar, nem vai se ligar para esses detalhes...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Essa ideia de que O Arcanjo Miguel e Jesus são a mesma entidade não existe na mitologia judaica-cristã em si, mas sim em algumas vertentes.

Ignorando esse pormenor, ótimo post. Lúcifer é um personagem riquíssimo de mitologias, e foi o mais mal explorado de toda a série.

As testemunhas de Jeová crêem nisso (não sei quais outras vertentes). Essa parte do post Sagitarius pegou do meu blog e, como seria muita arrogância dizer qual "vertente" é mais correta do que a outra, e também para mostrar as diversas origens e interpretações dos mitos cristãos, resolvi mostrar essa curiosidade.

 

Óbvio que isso não pretende ser "a verdade", assim como nada mais quando se fala de mitologia ou de religião (depois de estudar tanto sobre religiões, entendi que "verdades religiosas" só existem para quem crê nelas).

 

É bizarro mesmo! Rsrsrs... Mas só se você pensar... Se não pensar, nem vai se ligar para esses detalhes...

Pois é... quem pensa muita no que a bíblia conta, acaba abandonando ela... rsrsrs o que foi o meu caso

 

 

Sagitarius, esse post sobre Lúcifer ficou incrível. Ele é, sem dúvida, o "adversário divino" mais famoso do mundo, e morro de pena quando tanta gente joga sobre ele as responsabilidades de suas proprias culpas...

 

Curioso que hoje mesmo fiz uma fanfic do seriado Spartacus mostrando um personagem rezando ao deus romano Lúcifer na forma da Estrela Matutina.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Totalmente em off, mas é bizarro Lucifer ter um reino para atormentar quem "traiu Deus" em vez de prepará-los como exército na luta contra Deus rs

 

Bizarro é alguém achar que teria chance de vencer um ser Onipotente, rs

 

Isso era algo que eu sempre tive dúvida, como os cavaleiros desafiavam os deuses, já que eu inconscientemente fazia analogia de alguns dos atributos do Deus bíblico para os deuses do do anime, depois é que eu fui entender que os deuses do anime podiam ser mortos e talz.

 

As testemunhas de Jeová crêem nisso (não sei quais outras vertentes).

 

Os Adventistas do Sétimo Dia creem nisso, já as Testemunhas de Jeová eu já não sei!

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que sempre achei estranha em relação ao nome Lúcifer ("a estrela da manhã") é o fato de que, no livro do apocalipse, o próprio Jesus se denomina "estrela da manhã" (ou lucifer, na versão em latim):

"Eu, Jesus, enviei meu anjo. Ele atestou para vocês todas essas coisas a respeito das igrejas. Eu sou o Rebento da família de Davi, a brilhante estrela da manhã." (Ap 22, 17)

Devido a isso, sempre achei estranho que o nome pelo qual o diabo ficou conhecido foi Lúcifer, já que na versão da latina Bíblia (a Bíblia foi originalmente escrita em koiné e hebraico línguas onde a palavra lúcifer não existe) essa é uma das denominações que Jesus dá a si mesmo.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o nome Lúcifer não significa portador da luz, ou fonte de luz ao invés da estrela da manhã? Tem algumas passagens que são complicadas e só pegando o original mesmo, por exemplo a letra "J" não existe no Hebraico, Jesus é o nome humano que ele recebeu, que significa salvação ( no céu ele é louvado como sendo o Cordeiro de Deus), o profeta Isaías chama Jesus de Emanuel, que significa Deus conosco. Uma rápida e falha analogia seria alguém chamando o Superman de salvador ao invés de Clark Kent.

 

Já o Novo Testamento foi escrito em grego e algumas partes em aramaico, e não é citado o nome de Lúcifer, acho que fizeram alguma associação da palavra luz com estrela, fora que as vezes a palavra não quer dizer o sentido literal dela, em Apocalipse a palavra escorpião é usada fazendo uma analogia com demônios, em fim, só dando uma olhada numa versão mais fiel do original.

 

Sobre Jesus se referir a si mesmo como uma estrela, acho que ele estaria fazendo uma analogia ao que acontece quando uma estrela morre, (é claro que varia muito em relação a massa da estrela entre outros detalhes) mas pelo que eu andei pesquisando quando uma estrela explode, sobram vários pedaços de poeira cósmica que a gravidade vai juntando,(como se fossem vários pingos d'água pra formar uma poça) dai depois essa massa de poeira vai aquecendo e com o tempo formando outras estrelas, ou seja, com a morte de uma grande estrela várias outras estrelas nascem, assim Ele precisaria morrer para que várias outras pessoas pudessem nascer.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peraí! Jesus fazendo alusão a si mesmo como uma estrela quando explode (supernova), considerando questoes de massa e tal, numa epoca em que se pensava que estrelas eram furinhos no céu para um espaço superior mais luminoso? Por favor, nao vamos viajar tanto...

 

Sobre ele se referir como estrela da manhã, certamente é a propria estrela Lúcifer/Venus. Satanas começou a ser associado a essa estrela somente na Idade Média, e, como tantas outras coisas em qualquer religiao (ainda mais nessa super colcha de retalhos chamada cristianismo), acabou entrando no rol das milhares de contradiçoes.

Editado por Fabinho
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas estrela da manhã é só uma descrição, Jesus não está se chamando de Satanás ou se comparando ao anjo caído.

Sim, eu sei. Não foi isso que quis dizer.

 

Como o Fabinho disse, Satanás só começou a ser associado a "estrela da manhã" na Idade Média. O que acho estranho, é justamente essa associação ter sido feita, já que originalmente "estrela da manhã" era um desígnio de Jesus a si próprio.

 

Ou seja, pegaram uma referência que o próprio Jesus faz a si mesmo e a usaram posteriormente como referência a seu maior adversário, Satanás.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...