Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

A glória do Anjo Dormente é maravilhosamente linda, mas a acho mais na forma objeto do que no corpo do usuário. Sei lá, aquele peitoral rombóide e as asas curtinhas não ficaram muito masculinas...

Acho que o maior defeito tá nas asas mesmo. Dando uma lapidada no modelo e tamanho delas, o visual final fica muito melhor.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Acho que o maior defeito tá nas asas mesmo. Dando uma lapidada no modelo e tamanho delas, o visual final fica muito melhor.

Imagina se fosse algo mais próximo de Sagitário, por exemplo...

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Serafim Belzebu – Garuda

http://ssperfil.files.wordpress.com/2010/11/pf4021-belzebuth.jpg?w=800

Originalmente Belzebu (do hebraico Baal-Zebub) era uma divindade cananeia. Segundo ooutra versão, seu nome vem do nome hebreu "Baal Zebul", que é um dos nomes do deus Baal, deus semita da tormenta. Seu nome significava originalmente “senhor da casa”, mais tarde entendido como “senhor das moscas”, certamente uma forma de denegrir a imagem desse antigo deus. Outra versão diz que ele passou a ser chamado de “Senhor das moscas” após enviar uma maldição em forma de moscas sobre a terra de Canaã. É reconhecido como o braço direito de Lúcifer e o segundo na hierarquia infernal; por isso ele é chamado de príncipe dos demônios. As vezes é confundido com o próprio Lúcifer, e as vezes é dito que Belzebu o havia destronado e tomado seu lugar como chefe dos demônios. Talvez em razão à imensidade do seu poder e do pavor que seu fascínio provoca, sua iconografia é contraditória assim como os dados que possuímos a seu respeito. Como na maioria das escrituras sobre os demônios, uma lenda negra foi escrita para Belzebu, mas, sem contar estes conceitos cristãos impostos, dizem que ele possui feições que refletem grande sabedoria e um ar ameaçador.

Como “senhor dos voos”, Belzebu presidia às almas. Sem fazer distinção em seus assédios, ele era considerado o mal encarnado, senhor do caos e chefe dos demônios por ninguém menos que três dos apóstolos. Cristo supostamente deu o domínio do abismo inferior a Belzebu por ajudar na evacuação de Adão e dos outros patriarcas durante o tormento do Inferno, segundo uma lenda medieval.

 

No antigo testamento da bíblia cristã era chamado pejorativamente de "Zebub Baal", que significa "Senhor das moscas". No novo testamento, com o nome de "Béelzébul", é descrito com chefe dos demônios pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

 

É representado às vezes, com a forma de uma mosca gigante ou como um gigante com asas de morcego, patas de pato, juba de leão e dois grandes chifres na testa. Esse demônio também é associado à morte. Ele vomitava chamas, teria uma horrível aparência e fica sentado em um trono no inferno, e às vezes é também representado como uma cabra gigante com juba de leão e asas de morcego. Belzebu é um dos mais poderosos serafins, e quando Lúcifer se rebelou, ele foi um dos primeiros a ser convocado por ele.

Serafim

http://3.bp.blogspot.com/_EaRiBh1Rzbc/RulPYej-T3I/AAAAAAAAAH0/WpIq_9lHauk/s400/serafins.jpg

A palavra Serafim não tem uma origem concreta, podendo ter vindo do verbo "seraph" que significa "queimar completamente”, ou do nome "Saraph" que significa "serpente ardente" (criatura enviada por Deus para castigar os israelitas no livro dos Nomes). Aparecem no Antigo Testamento, no Livro de Isaías, no qual são descrito como anjos de seis asas, das quais duas são usadas para ocultar seus olhos, duas para ocultar seus pés e duas para voar. No século VI, na Hierarquia Celestial de Pseudo-Dionísio, o Areopagita, e dito que os serafins formam o primeiro coro dos anjos. São entidades superiores que conhecem a infinita bondade. Seus deveres são velar, adorar e louvar à Santíssima Trindade, assim como propagar o Princípio da Vida Universal e manifestar a glória de Deus. Possuem poderes de purificação e iluminação. Proclamam constantemente a grandeza de Deus, e são representados levando um escudo no qual está escrita três vezes a palavra "Sanctus", e estão rodeados por chamas que representam seu intenso amor a Deus. O anjo Metatron, o escriba de Deus, é o líder dos serafins – ele governa todas as forças da criação em benefício dos habitantes da Terra. Reúne nas mãos o esplendor de sete estrelas. Fazem parte dessa ordem também o anjo Gabriel, assim como Lúcifer e Belzebu, antes de se tornarem anjos caídos.

 

Os serafins ocupam a mais alta posição entre os anjos, se situando na primeira ordem da classificação da primeira hierarquia dos anjos, junto ao trono de Deus. Os Serafins representam o entusiasmo, e o fogo purificador.

 

Símbolo - Garuda

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Belzebuth.JPG

Garuda (em sânscrito: “águia”) é um grande pássaro mítico presente nos mitos do hinduísmo e budismo, sendo originariamente uma águia. Garuda é também o termo hindu para a constelação de Águia.

 

Pássaro solar brilhante como o fogo, é a montaria do deus Vishnu, que é ele próprio de natureza solar. Garuda é também conhecido como Nagari ("inimigo das serpentes") ou Nagantaka (destruidor de serpentes).

 

A história do nascimento de Garuda e seus feitos são contados no primeiro livro do grande épico Mahabharata. Segundo a epopeia, quando Garuda nasceu do ovo, ele apareceu como um inferno feroz análogo à conflagração cósmica que consome o mundo no fim de cada era. Assustados, os deuses rogaram por clemência. Garuda, ouvindo-os, reduziu o seu tamanho e a sua energia.

 

Um dia Vinata, a mãe de Garuda, e sua irmã Kadru, a mãe dos Nagas (serpentes) fizeram uma aposta de qual seria a cor do cavalo divino que estava saindo da batedura do oceano e quem perdesse se tornaria prisioneira da outra, a mãe dos Nagas ganhou a aposta, fazendo de Vinata sua escrava.

Querendo a liberdade de sua mãe, Garuda foi até os Nagas e perguntou o que ele poderia fazer para libertá-la, os Nagas disseram que ele teria que roubar e entregar para eles a água da imortalidade dos deuses. Garuda aceitou, e iniciou um combate contra todos os deuses, aos quais venceu. No caminho para pegar a água encontrou-se com Vinshu, com o qual fez um acordo, recebendo a imortalidade em troca de tornar-se a montaria de Vinshu. Encontrou também o deus dos céus, Indra, a qual prometeu que os deuses recuperariam o elixir da imortalidade. Feito isso, Garuda entregou a água da imortalidade para os Nagas e estes libertaram sua mãe, mas, antes que os Nagas pudessem beber da água, Indra veio e tirou o elixir deles.

 

Garuda geralmente é representado como um grande homem-pássaro, e usa uma coroa na cabeça, além de ser grande o bastante para bloquear a luz do Sol.

 

Fontes: La Guía Saint Seiya e O Reino de Atena

P.S.: minha mitologia preferida é, e provavelmente sempre será a greco/romana. Mas eu simplesmente acho fantástica a mitologia de anjos e demônios, e por isso esses artigos dos anjos caídos são uns dos meus preferidos. Como podem ver, trouxe os anjos caídos, atendendo aos pedidos. Belzebub é um dos demônios mais interessantes que se encontra na demonologia. Os serafins é minha casta preferida dos anjos, apesar de achar bem legais os querubins e tronos também. A história de Garuda também é muito legal. Espero que gostem. Próximo: Querubim Ashtaroth - Cobra de duas cabeças

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oba, voce foi para eles mesmo!

 

O 4o filme de CdZ poderia ser uma obra de arte, talvez até o melhor dos filmes, se tivesse sido bem dirigido e, também, bem desenhado e animado. Sério, em todos esses quesitos (e talvez outros), o filme foi uma tragédia -- e não do jeito que a gente gosta, kkk.

 

Eu sempre tive fascínio pela mitologia do deus Belzebu (aliás, sempre tive esse fascínio em descobrir as origens divinas da maioria dos demônios cristãos). Quando criança eu nunca entendia porque as pessoas o confundiam com Satanás, sendo ambos tão diferentes em cada citação deles na religião.

 

Se me permite uma explicação para evitar confusão, Sagitarius: nada foi dito sobre as armaduras dos anjos caídos (nem mesmo nomes) e seus objects são criações de fãs; tirando a armadura de Ashtaroth, que realmente representa uma cobra de duas cabeças, as dos outros três são muito genéricas e os fanartistas criaram seus objects a partir das carcaterísticas dos seus golpes.

 

 

Ah, e eu ainda sonho com uma verdadeira e grandiosa história dos santos de Atena enfrentando o Juízo Final...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se me permite uma explicação para evitar confusão, Sagitarius: nada foi dito sobre as armaduras dos anjos caídos (nem mesmo nomes) e seus objects são criações de fãs; tirando a armadura de Ashtaroth, que realmente representa uma cobra de duas cabeças, as dos outros três são muito genéricas e os fanartistas criaram seus objects a partir das carcaterísticas dos seus golpes.

 

 

Ah, e eu ainda sonho com uma verdadeira e grandiosa história dos santos de Atena enfrentando o Juízo Final...

 

Ah, eu realmente não sabia disso.

 

Eu só assisti os filmes dublados, então acabei pegando muita coisa que a tradução trouxe, e como lá tinha Belzebub de Garuda, achei que sua armadura tinha sido determinada.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Serafim, Querubim, Virtude e Trono são os nomes dos coros de que cada um dos anjos caídos fazia parte.

 

No exemplo da armadura de Ashtaroth, nem dá para conceber a figura de um querubim com aquelas duas enormes cabeças de serpente.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por ter sido criado em uma família muito católica e apegada a religião eu sempre me apeguei a temas teólogos, tando da corte dos anjos celestes como dos caídos. Gosto muito da mitologia Hebraica/Cristã/Islã acho tão envolvente quanto as greco/romanas, hindus e nórdicas.

 

Toda vez que vejo o significado de Belzebu, eu me remeto ao boss Beel-Zebub de Castlevania: Symphony of The Night, que é um corpo putrefato gigante onde saem enormes e inúmeras moscas que lhe envenena. É bem nojento.

Quando você explicou sobre os Seraphins e ao citar Metatron, eu acabei me lembrando do Thoma em Overture. Já que Metatron é a única entidade angelical que nasceu como um humano e foi realçado à essa categoria, diferente de todos os demais anjos que já surgiram assim.

 

Eu sempre tive fascínio pela mitologia do deus Belzebu (aliás, sempre tive esse fascínio em descobrir as origens divinas da maioria dos demônios cristãos). Quando criança eu nunca entendia porque as pessoas o confundiam com Satanás, sendo ambos tão diferentes em cada citação deles na religião.

 

Não só o Belzebu. Maioria dos cristãos confundem Diabo, Satanás, Belzebu como sendo a mesma coisa. E as três são completamente diferentes, mesmo tendo inúmeras semelhanças.

 

 

O 4o filme de CdZ poderia ser uma obra de arte, talvez até o melhor dos filmes, se tivesse sido bem dirigido e, também, bem desenhado e animado. Sério, em todos esses quesitos (e talvez outros), o filme foi uma tragédia -- e não do jeito que a gente gosta, kkk.

 

Ah, e eu ainda sonho com uma verdadeira e grandiosa história dos santos de Atena enfrentando o Juízo Final...

 

A úncia coisa que realmente salva nesse filme é a trilha sonora. Para mim disparada a mais bonita composta pelo Seiji para os CDZ's clássicos, e ainda bem que ela foi reaproveitada nas OVA's de Hades (e muito bem por sinal).

 

E concordo contigo, gostaria de ver um filme onde Atena enfrente o Juízo Final, mas de forma decente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem gente confundindo as coisas aí, se formos nos basear pela Bíblia, tirando o belzebu, o Diabo e Satanás são a mesma pessoa.

 

Isso depende muito do ponto de vista. Satanás por exemplo significa aquele que se opõe, afronta. Na mitologia cristã Lúcifer é o Satanás, na Judaica esse cargo é de Samael outro anjo caído. Já o Diabo significa aquele acusa, ou aquele que mente. O diabo atual é uma compilação, incluindo satanás, de várias outras mitologias e outras fontes de mal (conceito surgido na Idade Média). O diabo é o pecado em geral, ou aquele que nos leva a pecar, é as trevas ao contraponto da luz, ou resumindo: é tudo o que Deus não é.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a mitologia dos demonios tem essas armadilhas mesmo sobre as diversas origens dos nomes, o que demonstra a miscelanea que se tornou atualmente o maximo opositor de Javé.

 

P. Ex., Lúcifer sequer era um anjo, mas o deus romano representado pela Estrela da Manhã (o planeta Venus ao nascer do sol), associado ainda na era romana ao belissimo anjo que caiu do ceu como a mais brilhante das estrelas.

 

Como o lider dos anjos caidos nao tem seu nome revelado na biblia (apenas adjetivos ou cognomes como diabo, satã/satanás, serpente e dragao), abriu-se muito espaço para chamar quase qualquer divindade como se fosse ele ou manifestaçoes dele, desde Baal a Loki, de Pan ao brasileiro Jurupari, de Dioniso a "Diana dos efésios", de Cernuno e Ceridwen a Exu e Lucifer (este o mais famoso neste caso).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso depende muito do ponto de vista. Satanás por exemplo significa aquele que se opõe, afronta. Na mitologia cristã Lúcifer é o Satanás, na Judaica esse cargo é de Samael outro anjo caído.

 

Por isso que eu disse que se formos nos basear pela Bíblia, essa questão é resolvida

 

No Céu, existia um anjo chamando Lúcifer que significa portador da luz, este anjo pertencia a uma classe de anjos chamada Querubim, um dia este anjo quis tomar o lugar de Deus, receber adoração e glória, com isso Deus o expulsou de lá e trocou também o seu nome, passando a se chamar Satanás, que significa adversário.

 

Não existe uma mitologia judaica, (até porque os judeus só creem em um único Deus, eles são monoteístas) o que acontece é o que nós chamados hoje de maçonaria, ou seja uma sociedade secreta, os judeus inventaram uma e deram-lhe o nome de cabala, que seria o equivalente deles para a maçonaria, lá na cabala eles procuraram dar explicação pra tudo, adquirir conhecimento e não seguem a Bíblia, logo nem os próprios judeus ortodoxos consideram qualquer ensinamento da cabala como realmente válido.

 

Essa questão do monoteísmo sempre foi complicada, e foi também um dos vários motivos que levaram os judeus a rejeitarem Jesus, porque não o consideravam Deus, mesmo todas as profecias sobre o Messias do Velho Testamento terem se cumprido Nele

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discussão interessante, mas... há algum impedimento em uma mitologia contar apenas com uma divindade? O budismo também tem sua mitologia e, oficialmente, não tem nenhuma divindade. =/

 

Lembremos que mitologia é o conjunto de narrações fantásticas sobre eventos reais cuja origem verdadeira se desconhece.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Céu, existia um anjo chamando Lúcifer que significa portador da luz, este anjo pertencia a uma classe de anjos chamada Querubim, um dia este anjo quis tomar o lugar de Deus, receber adoração e glória, com isso Deus o expulsou de lá e trocou também o seu nome, passando a se chamar Satanás, que significa adversário.

 

Mas foi exatamente isso que eu disse lol. Assim como eu disse que Diabo em contrapartida significa primeiramente outra coisa, mas com o passar dos anos e a junção de vários outros fatores, mitos e significados (bem como uma colcha de retalhos), hoje ela palavra pode significar tudo, até mesmo satanás (mas não é originalmente o correto). Você discordando do meu post acabou concordando [/)]

 

 

Não existe uma mitologia judaica, (até porque os judeus só creem em um único Deus, eles são monoteístas)

 

Cara olha a besteira que você tá dizendo lol. Para haver mitologia não precisa ser uma religião politeísta obrigatoriamente, tampouco monoteísta ou ateísta. Muitas vezes nem precisa ter religião envolvida no assunto, apesar que ambas as coisas andam quase sempre de mãos dadas. Para deixar bem claro vou desmembrar a palavra Mitologia para você entender o que ela realmente significa: A palavra mito significa: narrativa sagrada que conta a história da humanidade ou de um povo, sendo elas verdadeiras ou não. A palavra logia significa estudo. A bíblia por si só é um poço de mitos, pois é uma narrativa sagrada que conta a história do povo judaico (no antigo testamento) e de quebra do povo cristão também. Portanto ela está cheia de mitologia, mesmo ela sendo completamente monoteísta. O mesmo serve a para outros livros sagrados como o Alcorão.

 

Portanto existem sim mitologias cristãs, judaicas, muçulmanas (apesar dessas três serem completamente semelhantes, ao mesmo tempo bem diferentes), existe mitologia budista que é uma religião ateísta (ateísmo é: rejeição ou ausência na crença de divindades), hindu (politeísta) além de mitologias culturais que nada tem haver com religião.

Editado por FoxZer0
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adoro quando o tópico está com muitas discussões.

Bom, não sei tanto de demonologia e angelologia quanto de outras mitologias, mas...

 

a mitologia dos demonios tem essas armadilhas mesmo sobre as diversas origens dos nomes, o que demonstra a miscelanea que se tornou atualmente o maximo opositor de Javé.

P. Ex., Lúcifer sequer era um anjo, mas o deus romano representado pela Estrela da Manhã (o planeta Venus ao nascer do sol), associado ainda na era romana ao belissimo anjo que caiu do ceu como a mais brilhante das estrelas.

Como o lider dos anjos caidos nao tem seu nome revelado na biblia (apenas adjetivos ou cognomes como diabo, satã/satanás, serpente e dragao), abriu-se muito espaço para chamar quase qualquer divindade como se fosse ele ou manifestaçoes dele, desde Baal a Loki, de Pan ao brasileiro Jurupari, de Dioniso a "Diana dos efésios", de Cernuno e Ceridwen a Exu e Lucifer (este o mais famoso neste caso).

Isso eu realmente não sabia. Eu sabia que o nome Lúcifer não aparecia na bíblia, mas não sabia que seu nome se originava de um deus romano.

 


No Céu, existia um anjo chamando Lúcifer que significa portador da luz, este anjo pertencia a uma classe de anjos chamada Querubim, um dia este anjo quis tomar o lugar de Deus, receber adoração e glória, com isso Deus o expulsou de lá e trocou também o seu nome, passando a se chamar Satanás, que significa adversário.

 

Bom, nos lugares que pesquisei, Lúcifer sempre era dito um Serafim, e não um querubin. Pode dizer onde viu isso??

 


Não existe uma mitologia judaica, (até porque os judeus só creem em um único Deus, eles são monoteístas).

 

Discussão interessante, mas... há algum impedimento em uma mitologia contar apenas com uma divindade? O budismo também tem sua mitologia e, oficialmente, não tem nenhuma divindade. =/

 

Lembremos que mitologia é o conjunto de narrações fantásticas sobre eventos reais cuja origem verdadeira se desconhece.

 

 

Bom, nesse caso concordo com o Fabinho e o FoxZer0. Ter uma só divindade não impede que seja uma mitologia. As mitologias budista, que é uma mitologia ateísta, prova isso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que já li ser Lúcifer um querubim, mas a maioria das fontes que conheço o apresentam como serafim mesmo.

 

Além disso, normalmente Lúcifer é representado com 6 asas (como no Inferno de Dante Alighieri), marca dos anjos serafins.

 

A discussão está ótima mesmo, e olha que nem começamos com Lúcifer, mas com Belzebu. kkkkkk

 

Sim, Sagitarius, Lúcifer era um deus romano, e aparecia aos mortais na forma do planeta Vênus antes do nascer do sol, e era irmão do deus Vésper, o mesmo Vênus só que logo após o sol se por. Como Vênus se mostra como uma estrela (aliás, todos os planetas visíveis a olho nu nos parecem assim), ele tinha esses dois nomes: Lúcifer (ou Estrela da Manhã ou Estrela d'Alva) e Vésper (ou Estrela Vespertina). Os gêmeos eram filhos da deusa Aurora (o amanhecer, a aurora), irmã do Sol e da Lua.

 

No próprio filme de CdZ Lúcifer se apresenta como "Estrela da Manhã". Lúcifer ("portador da luz") tinha esse nome porque era o anunciador do começo de um novo dia.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso depende muito do ponto de vista. Satanás por exemplo significa aquele que se opõe, afronta. Na mitologia cristã Lúcifer é o Satanás, na Judaica esse cargo é de Samael outro anjo caído.

 

Por isso que eu disse que se formos nos basear pela Bíblia, essa questão é resolvida

 

Eu falei que se formos nos basear pela Bíblia, e você disse que depende do ponto de vista, não é verdade, se formos nos basear pela Bíblia ela será o único fundamento, e não algo dito pela cabala, o nome Samael por exemplo nem é citado na Bíblia.

 

Exemplo bobo, se tomarmos por base o Lost Canvas ao invés do ND, o dourado de Peixes será o Albafica e não o Cardinale.

 

Cara olha a besteira que você tá dizendo lol. Para haver mitologia não precisa ser uma religião politeísta obrigatoriamente, tampouco monoteísta ou ateísta. Muitas vezes nem precisa ter religião envolvida no assunto, apesar que ambas as coisas andam quase sempre de mãos dadas. Para deixar bem claro vou desmembrar a palavra Mitologia para você entender o que ela realmente significa: A palavra mito significa: narrativa sagrada que conta a história da humanidade ou de um povo, sendo elas verdadeiras ou não.

 

Portanto existem sim mitologias cristãs, judaicas, muçulmanas (apesar dessas três serem completamente semelhantes, ao mesmo tempo bem diferentes), existe mitologia budista que é uma religião ateísta (ateísmo é: rejeição ou ausência na crença de divindades), hindu (politeísta) além de mitologias culturais que nada tem haver com religião.

 

Como você mesmo disse elas costumam andar de mãos dadas, sim, eu sei o que a palavra mito significa. mas no sentido coloquial ela é geralmente usada para se referir a uma história falsa, e como eu sou cristão, naturalmente puxei o freio de mão, hehehe, sabe como é :)

 

A diferença que tem entre cristãos, judeus e muçulmanos, é que apesar de ambos terem um ponto em comum, sendo religiões abraâmicas, ou seja, todos eles entendem que Deus fez promessas a Abraão, e que tudo "começou" com Abraão, apenas os cristãos reconhecem e aceitam que Jesus era o Filho de Deus, o Messias prometido que foi anunciado pelos profetas, os judeus ainda estão á espera do Messias, e os muçulmanos consideram que Jesus foi apenas mais um profeta, portanto tanto ele como os judeus ignoram todos os ensinamentos dados por Jesus, como amar o próximo como a ti mesmo entre muitos outros.

 

Os judeus e muçulmanos tem maiores pontos em comuns já que eles tem todos uma mesma descendência carnal, ambos os filhos de Abraão geraram nações, Jacó gerou 12 filhos que mais tarde deram início as 12 tribos de Israel, e Ismael também filho de Abraão, gerou os descendentes dos árabes/palestinos

 

Com relação a impor a palavra mito na Bíblia não acho viável, como eu já havia dito, mito, lenda, folclore são sempre colocados no mesmo bolo, e se estamos pegando a Bíblia como base para sabermos a origem de um ser, que é descrito por ela, temos que convencionar que tudo que está nela fazendo referência tanto a este ser como aos outros acontecimentos está certo. É como assistir a um filme de ação e por mais que tenham "cenas mentirosas", dentro do contexto do filme todas elas aconteceram de fato. Eu puxei o freio de mão, é hora de você puxar o seu também =)

 

Inclusive eu até queria fazer um adendo a essa questão, é interessante esse lance das palavras, até porque muita das vezes a própria Bíblia usa uma palavra com o sentido diferente do que ela tem no uso popular, por exemplo a palavra mundo, homem, carne, morte, alma, tem "vários" significados diferentes dependendo de cada contexto que for empregada, até mesmo no campo da grafia, o Novo Testamento por exemplo foi escrito na sua maior parte em grego, os gregos tinham 4 palavras diferentes para a nossa palavra amor, no livro "O monge o Executivo", de James C. Hunter ele detalha isso em um dos seus capítulos, exemplos:

 

Eros: Amor de homem p/ mulher, de cunho sexual, da onde deriva a palavra erótico.

Storgé: Afeição, especialmente para a família e entre outros membros.

Philos: Fraternidade, amor recíproco, do tipo "você me faz bem e eu faço o bem para você", um amor condicional.

 

No Novo Testamento, a palavra amor usada por Jesus se refere ao amor ágape, que é um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros sem exigir nada em troca, ágape é um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor.

 

Se algum de vocês já sabia destas coisas, fica só pra revisão mesmo, enriquecer o post, XD

 

Bom, nos lugares que pesquisei, Lúcifer sempre era dito um Serafim, e não um querubin. Pode dizer onde viu isso??

 

Sem problemas, em Isaías capítulo 14, a partir do versículo 12, cita o nome de Lúcifer e explica o que motivou a sua queda, e em Ezequiel capítulo 28, a partir do versículo 14, mostra a posição que este anjo ocupava no céu. Em apocalipse 20, versículo 2, mostra quem era o dragão, a antiga serpente que estava no Éden e Satanás

 

Resumindo :

 

Isaías 14: Fala do anjo e do motivo da sua queda

Ezequiel 28:14 : Mostra a posição que este anjo ocupava no céu, querubim ungido

Apocalipse 20:2 : Explica, que tanto o diabo, a antiga serpente, o dragão e Satanás são o mesmo ser, com nomes diferentes

 

As 3 classes de anjos são : Serafins, querubins, e Arcanjo

 

Serafins são os que estão mais próximos ao trono de Deus (Isaías 6:2)

Querubins são vistos por toda a Bíblia, eles são os mensageiros e executam as ordens dado por Deus (Gênesis 16:10)

Arcanjo geralmente está relacionado as batalhas, foi o arcanjo Miguel que expulsou o diabo do céu (Apocalipse 12:7-9)

 

p.s: A Bíblia não detalha muito o que cada um faz propriamente, os serafins por exemplo são vistos apenas em Isaías 6:2

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com relação a impor a palavra mito na Bíblia não acho viável, como eu já havia dito, mito, lenda, folclore são sempre colocados no mesmo bolo, e se estamos pegando a Bíblia como base para sabermos a origem de um ser, que é descrito por ela, temos que convencionar que tudo que está nela fazendo referência tanto a este ser como aos outros acontecimentos está certo. É como assistir a um filme de ação e por mais que tenham "cenas mentirosas", dentro do contexto do filme todas elas aconteceram de fato. Eu puxei o freio de mão, é hora de você puxar o seu também =)

 

Pegando a parte em negrito primeiro; para você que é cristão sim, mas para a pessoa que não é cristã não. Não quero entrar no âmbito de minha "religião é verdadeira e única e outras não são", mas sim tomando por imparcialidade, muitas outras pessoas por possuírem outros credos acreditam que muitas coisas faladas na bíblia não são verdades ou são metáforas para explicar a realidade (como você explicou no parágrafo seguinte), e no caso das metáforas vale até para os próprios cristãos também. Portanto o termo mito (e mitologia também) é extremamente cabível aqui. E só pra finalizar a mitologia cristã não é única e exclusivamente em cima da bíblia, mas sim posteriormente também. Idade Média mesmo é antro de mitos, e foi durante essa época que muitas coisas de outras mitologias (como a greco/romana) foram inseridas na linha cristã.

 

Quanto ao resto do seu post, valeu pelas inúmeras curiosidades e explicações. Muitas delas eu sabia como as relações cristã/judaica/islã, mas para quem não conhecia fica aí como aprendizado. rs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pegando a parte em negrito primeiro; para você que é cristão sim, mas para a pessoa que não é cristã não. Não quero entrar no âmbito de minha "religião é verdadeira e única e outras não são", mas sim tomando por imparcialidade, muitas outras pessoas por possuírem outros credos acreditam que muitas coisas faladas na bíblia não são verdades ou são metáforas para explicar a realidade (como você explicou no parágrafo seguinte), e no caso das metáforas vale até para os próprios cristãos também. Portanto o termo mito (e mitologia também) é extremamente cabível aqui. E só pra finalizar a mitologia cristã não é única e exclusivamente em cima da bíblia, mas sim posteriormente também. Idade Média mesmo é antro de mitos, e foi durante essa época que muitas coisas de outras mitologias (como a greco/romana) foram inseridas na linha cristã.

 

Quanto ao resto do seu post, valeu pelas inúmeras curiosidades e explicações. Muitas delas eu sabia como as relações cristã/judaica/islã, mas para quem não conhecia fica aí como aprendizado. rs

 

Ok, vamos tentar isso de uma outra maneira, suponha que eu diga que o Dohko é o dourado mais forte entre os 12 cavaleiros de ouro da saga clássica, aí chegue alguém e diga que o Goku do DBZ é mais forte que o Dohko, independente disso ser ou não verdade, o Goku não pertence ao mesmo universo do CDZ, logo ele não serve como base de comparação, mesmo que exista uma raça Saiyajin no universo, isso está fora de questão na disputa de forças, logo se queremos saber a origem do diabo, temos que pegar o livro que relata ainda que um pouco essa história, de onde ele veio, quem criou ele, para onde ele vai e coisas do tipo, e mesmo que isso não seja verdade, pro debate em si o argumento é considerado válido.

 

Mesmo caso sobre um filme, Matrix por exemplo, pode ser que tenham coisas ditas e vistas no filme que sejam meio bizarras, mas dentro do contexto do filme tudo é de fato "real", ou seja, tudo de fato aconteceu, seja numa realidade ou em outra.

 

Sobre a palavra mitologia, ela segue uma linha de convenção que é sempre atribuída a religiões, e do tipo politeístas, é igual a palavra padre, quem vai do latim e quer dizer pai, mas se alguém chamar uma outra pessoa na rua de padre, ninguém vai pensar que essa pessoa é realmente seu pai, e sim que é um padre de alguma igreja católica, e como latim é uma língua morta, todos vão aceitar o uso desta palavra para se referir á um padre, assim como o Papa é uma palavra carinhosa para pai, se você falar alguma frase do Papa na rua, ninguém vai achar que você está se referindo ao papa do Santuário do CDZ, hahaha!

 

Um outro exemplo de convenção temos na matemática, exemplo : 2+2.2= 6, não tem como a resposta ser 8, simplesmente porque convencionou que primeiro efetuamos as multiplicações para depois fazermos a soma.

 

Sobre a primeira linha do teu post, independentemente de alguém ser ou não cristão, a história da humanidade é divida em antes e depois de Cristo, os símbolos do nascimento e morte de Cristo, que são uma estrela e cruz respectivamente, são usados nas lápides das pessoas que morrem por todo o mundo, exemplo:

 

1950

2013

 

Todo mundo que vê isso entende perfeitamente que a pessoa em questão nasceu no ano de 1950 e morreu no ano de 2013, é assim em todo o lugar do planeta.

 

Tipo, o seu nascimento é um fato, mesmo que milhões de japoneses nunca venham a te conhecer, a partir do momento que eles te virem, saberão que você existe, ou seja, seu nascimento é um fato como também é real, mesmo que bilhões de pessoas nem sequer saibam que você existe, a não ser que eu esteja dando quote em uma inteligência artificial que curta muito CDZ XD

 

Sobre as metáforas elas existem em pequeno número pela Bíblia, Jesus por exemplo usava de muitas parábolas (comparações) para explicar algo, mas a maioria dos relatos e histórias bíblicas são realmente literais, que bom que você já conhecia o lance da relação entre cristãos, judeus, e muçulmanos, agora não dá para impor a palavra mitologia com relações a crenças em um deus monoteístas, justamente porque a palavra em si é empregada dando ênfase as religiões politeístas, é como querer falar de Teogonia para deuses eternos, Teogonia significa genealogia dos deuses, ora se os deuses são eternos não há como se falar em nascimento, justamento porque um ser eterno nunca nasceu, ele sempre existiu.

 

E sim, tomara que meu post tenha servido como aprendizado para aqueles que não conheciam os diversos tipos de amor :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Haha bem que o Gustavo disse que entrar em um debate contigo é tenso. Você é muito cabeça dura kkkkkkkkkk XD

 

A única coisa que deu pra absorver bem do seu post é que você não aceita que a linha (chamarei assim agora ok?) cristã seja uma mitologia, graças aos coloquialismos e usa dos mesmos para explicar um termo que corretamente não é assim (e isso sem tirar os exemplos infundados XD). Enfim, creio que responder uma tréplica de nada irá adiantar, porque ai você irá postar uma re-tréplica (ou tetréplica se isso existe) e ficaremos nisso sem chegar a consenso nenhum.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No final das contas o termo Mitologia Hebraico-Cristã ainda é válido =)

 

E um adendo: em certas linhas de pensamento o anjo Samael e Lúcifer são a mesma entidade, sendo o segundo nome apenas um título e o primeiro seu nome verdadeiro.

 

Basta notar que de todos os anjos conhecidos, apenas os nomes de Lúcifer e Metatron não terminam em -el. Supondo que Lúcifer seja Samael e levando em conta que Metatron é um anjo mais que especial (Oras, ele é um humano que foi elevado ao nível de anjo supremo pelo próprio Yahweh) essa uniformização do nome dos anjos faria mas sentido.

Editado por Pimp
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Benetynash:

 

O problema é o seguinte: Seu argumento é válido e se baseia na Bíblia, e nele você explica seus conceitos.

 

Mas o Fox não usa o argumento dele baseado na Bíblia (pelo menos não somente nela) e não deixa também de ser válido, pois se baseia em outros escritos, e por sua vez tem conceitos diferentes.

 

Numa batalha argumentativa os textos tem a mesma validade.

 

Não se pode dizer que um é mais certo, ou mais errado que o outro. Há não ser que se tenha provas indiscutíveis.

 

Não se pode dizer que por se basear na bíblia você está certo, porque ela não é a única fonte de estudo.

 

Num debate as influências religiosas não vão dar o poder divino a bíblia (e por sua vez aos seus argumentos e assim torná-los certos e os demais errados).

 

Não estou dizendo que você está errado, nem certo.

 

Pode ser que você tenha razão em tudo o que fala. Mas aí já parte para convicções religiosas e só serve seu argumento, sobre todos os outros, quando você debater com pessoas que possuam o mesmo credo que o seu. Desde que os dois aceitem.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Querubim Ashtarote - Cobra de Duas Cabeças

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/astaroth.jpg

Seu nome tem origem no hebraico, que significa "multidão, assembleia, rebanho". Ashtarote é um príncipe do inferno. Seu nome é derivado de Astarté, deusa fenícia da fecundidade. As vezes é também relacionado com Ashtart ou Ishtar, a deusa semita da guerra, do amor e da feritlidade. Era conhecida pelos egípicios pelo nome de Astarte, onde foi uma das esposas estrangeiras do deus do mal, Seth. No antigo testamento da bíblia cristã, Astarte designa a forma geral de todas as deusas pagãs.

 

Na mitologia dos demônios, se transformou em um demônio do sexo masculino. Esse demônio é o príncipe dos tronos, o tesoureiro do Inferno e demônio do Ocidente. Poderoso, mas desventurado, afirmam ter sido condenado injustamente à sua situação. Patrono dos banqueiros e homens de negócios, Ashtaroth representa a ganância e a confirmação da posse. Sua natureza é extremamente cooperativa, decerto devido à sua personalidade comercial. Ele também governa as paixões por jogo a dinheiro. Mesmo sendo de personalidade extremamente possessiva, ele nunca irá roubar, dando preferências a pactos e ao comércio.

 

http://1.bp.blogspot.com/_jFZkD8XSXw0/SnbqVnbGb6I/AAAAAAAABzw/amf0OrROceo/s400/ASTAROTH.jpg

 

Toma a forma de um anjo muito feio montado sobre um dragão infernal e sustentando uma cobra em sua mão direita. Ashtarote comando 40 legiões de demônios, conhece o passado e o futuro, e pode responder perguntas sobre os assuntos mais secretos.

 

Ashtarote é um demônio do primeiro círculo, e tenta os homens mediante a exposição de sua vaidade e oferecendo-lhes luxúrias. Ashtarote faz parte do trio demoníaco composto por ele, Belzebu e Lúcifer.

 

Segundo alguns demonologistas do século XVI, os ataques deste demônio contra os humanos são mais fortes durante mês de agosto.

 

Querubim

http://webspace.webring.com/people/nl/lilinah_haanat/goddess.jpg

A palavra "Querubim" deriva do hebreu "Kerub" e significa "efusão de sabedoria". Esses anjos são mencionados nos Antigo Testamento desde o Gênesis, quando, armados com espadas de fogo, vigiam o "Jardim do Éden" desde que Adão e Eva foram expulsos. No século VI, na Hierarquia Celestial de Pseudo-Dionísio, o Areopagita, são descritos como constituindo o segundo coro dos anjos, e formam com os serafins e os tronos, a ordem dos conselheiros. Geralmente são representados com dois pares de asas e rodeados de olhos e plumas de pavão real, simbolizando sua inteligência. Seu líder é o anjo Raziel, que é o anjo dos mistérios, o príncipe do conhecimento e guardião da originalidade.. Entre os anjos caídos Satanael é um querubim.

 

Os Querubins geralmente tem função de guardiões, sendo que são os guardiões do "Jardim do Éden". São descritos no livro de Ezequiel como seres humanoides, com patas bovinas e com 4 asas, das quais duas saem de sua cabeça e duas cobrem seu corpo. Suas cabeças tem quatro rosto, um homem na parte frontal da cabeça, um leão na esquerda, o boi na direita e uma águia nas costas, e seu corpo parece estar em chamas.

 

Os Querubins recebem os raios da divina sabedoria de Deus e são responsáveis pela ordenação do caos universal. Oferecem aos homens o conhecimento e as ideias. Acreditam os católicos que o trono do Papa é guardado por quatro Querubins. O príncipe desta categoria se chama Raziel.

Em várias pinturas,os Querubins são representados por uma criança gordinha, bochechuda, com jeito de garoto moleque e travesso.

São considerados guardas e mensageiros dos Mistérios Divinos, com a missão especial de transmitir sabedoria. Nas Sagradas Escrituras o nome dos Santos Anjos Querubins é o mais citado, aparecendo cerca de 80 vezes nos diversos livros. São também chamados Querubins os seres misteriosos que Ezequiel descreve na visão que teve (Ez 10: 12). Quando Moisés recebeu as prescrições para a construção da Arca da Aliança, onde o Senhor habitou, o trono divino foi colocado entre dois Querubins (Ex 25: 8-9 e 18-19). Estas considerações atestam que os Querubins são conhecedores dos mistérios divinos.

 

Ashtaroth, apesar de ser colocado como querubim em Saint Seiya, ele era, na verdade, um serafim.

Símbolo - Cobra de duas cabeças

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Astaroth.jpg

 

A anfisbena (do grego, "que vai para os dois lados") é uma serpente mitológica de presas venenosas com uma cabeça em cada extremidade do corpo, comedora de formigas. Segundo a mitologia grega, as anfisbenas foram criadas do sangue que gotejava da cabeça de Medusa quando Perseu voava sobre o Deserto da Líbia (África). A criatura provavelmente deriva dos lagartos vermiformes do mesmo nome, cujas extremidades do corpo muito semelhantes tornam muito difícil identificar onde é a cabeça e onde é o ânus. Eles são encontrados nos países mediterrâneos em que muitas dessas lendas se originaram.

 

Fontes: La Guía Saint Seiya e O Reino de Atena

P.S.: Ía postar ontem, mas fiquei sem internet. Esses posts dos anjos caídos sempre causam muita discussão, e por mim isso é ótimo. Acho Ashtaroth muito interessante justamente por suas várias associações com o comércio e por sua excessiva vontade de possuir as coisas. Por isso, sempre o imaginei como aquele que chefia os pactos dos demônios na mitologia demoníaca. O coro dos querubins também são bem interessantes, especialmente pelo fato de serem os mensageiros de Deus e conhecedores de seus mistérios. Próximo: Trono Mois - Borboleta.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entre todos os demônios, Ashtaroth sempre foi o meu preferido. Para mim, ele sempre evoca beleza, vaidade, orgulho, elegância, refinamento (provavelmente por sua origem nas deusas da beleza e da fertilidade do Oriente Médio). O seu próprio nome soa bonito quando pronunciado.

 

Também esse estilo de chefiar os negócios o torna bastante "parecido" com executivos bem sucedidos, símbolos de força, de poder e de vitória no mundo atual.

 

Está aí mais um interessantíssimo personagem multimitológico tão mal aproveitado em CdZ...

 

Sobre os querubins, segundo a angelologia, o meu anjo guardião, Haziel, faz parte desse coro. Por isso tenho uma grande ligação com eles.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...