Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Francamente, prefiro a versão da dublagem com erro mesmo. "Berenice de Cabeleira de Berenice" é muito redundante :P

 

É por que, como eu disse no post, em japonês ele se chama só Berenice de Cabeleira.

 

Se tivessem colocado "Berenice de Cabeleira de Berenice" realmente ficaria muito redundante.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi erro mesmo ou a palavra Berengue é algum tipo de derivação(variação), ou tem alguma relação com Berenice ou com a constelação?

Foi erro mesmo. Forçaram um nome inventado que fosse parecido com o original certamente para evitar a redundância ou, quem sabe, preconceito quanto a um homem ter um nome feminino COMUM (ao passo que Misty e Afrodite, p ex, não são nomes comuns, ao menos não em espanhol, e até não iriam estranhar tanto quanto um cara se chamar Berenice [que é o nome de uma tia minha kkkk]).

 

Já eu prefiro o original mesmo. Mesmo se fosse redundante, o que NÃO é, pois, como Sagitarius já disse, a tradução correta para o personagem é Berenice de Cabeleira.

 

E ele é meu preferido da Coroa do Sol. \o/

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa mesmo sabendo que foi um erro, prefiro muito mais chamá-lo de Berengue do que de Berenice, já me acostumei com o Berengue do signo de coma de Berenice XD

 

De todos os guerreiros do Abel, acho a armadura de Berenice a mais bonita. Achei ele muito forte também, esses guerreiros que protegiam o Abel eram bem overpower mesmo, a história do Altas é bem interessante também,

 

Inclusive tem até um livro (best-seller acho eu) que se chama a Revolta de Altas, da escritora e também roteirista americana chamada Any Rand, neste livro ela faz uma alusão ao mito de Altas que é ter segurar todo o peso do mundo em seus ombros e compara isso ao que governo norte-americano vem fazendo, que é tributar muito a classe média, enquanto desenvolve programa bolsa auxílio para os mais necessitados, sobrecarregando justamente a parcela do povo americano que mais trabalha, e com o tempo isso irá gerar uma revolta!

Editado por Benetynashi
Link para o post
Compartilhar em outros sites

LINCE

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/lince.jpg

Lince é uma das constelações introduzidas no Século XVII pelo astrônomo Johannes Hevelius e é atualmente considerada uma das 88 constelações modernas. Hevelius a criou para preencher o espaço vazio entre as constelações de Ursa Maior e Cocheiro, e a nomeou assim por causa de suas estrelas pouco visíveis. Conhecido pela sua acuidade visual, Hevelius prosseguiu as suas observações do céu noturno à vista desarmada, apesar de já estar bastante difundido o uso do telescópio. Talvez com alguma ironia, escreveu que esta constelação do Lince exigia um " olhar de Lince " para ser observada a olho nu, tendo a expressão ficado famosa e sendo sempre mencionada, pela sua associação direta com a figura que representa.

 

http://1.bp.blogspot.com/-0dTRFM-rnEU/UCFA4fGfVHI/AAAAAAAABQE/-Sxxgo7WVI8/s1600/Lince+1.JPG

 

A constelação foi imaginada de modo a lembrar um simples lince, um gênero de felinos conhecido pela visão aguçada, e como já mencionado, foi em referência à visão afiada dos linces que Hevelius decidiu nomear a constelação como tal.

 

O lince é um mamífero da ordem Carnivora, família Felidae, sendo portanto um felino carnívoro. O gênero tem distribuição geográfica, mas é encontrada principalmente na Ásia, Europa e América do Norte. Os linces são por vezes classificados dentro do gênero Felis, apesar de possuírem seu próprio gênero, Lynx.

 

http://api.ning.com/files/fJjblzbD5bfSkJqjz*V3Y7thJJ0*bHgHEEY1S9pHCN5eALlozAT4EkWmdD2Q-jKkDpocIbxWiW7xfrsW32dVoS-VAyVPaeQH/lince_canadense_canada.jpg

Os linces são felinos de dimensões um pouco maiores que o gato doméstico, podendo pesar até 30 kg. Têm cauda curtas e orelhas bicudas, com um tufo de pelos na ponta. Os habitats preferenciais dos linces são florestas e zonas de vegetação densa em geral, onde abundem roedores e lagomorfos, suas presas preferenciais. Os linces também possuem bigodes ultrassensíveis(vibrissas), pelagem espessa e patas largas como adaptações à vida sobre a neve no inverno. Quando o inverno chega, sua principal presa é a lebre, apesar da dificuldade de captura, devido à pelagem branca desta.

 

À era medieval, acreditava-se que os linces produziam pedras preciosas. De acordo com vários bestiários, se ele urinasse num buraco que ele mesmo tivesse cavado e o cobrisse com lama, o líquido produziria uma gema após alguns dias, mas forçar o animal a produzir a pedra era considerado um ato diabólico. Muitos naturalistas da época identificaram a joia como um carbúnculo, hoje conhecida como granada.

 

Jaoh

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Jaoh2.jpg

 

Em japonês seu nome pode significar "rei malvado" ou ainda “rei serpente”. Ainda há a possibilidade de seu nome ser uma onomatopeia para representar o rugido de uma lince, "Jaow".

 

Retsu

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Retsu-profile.JPG

O nome de Retsu, apesar de ser escrito com os ideogramas destinados às palavras estrangeiras (o katakana), tem origem japonesa, e quer dizer ‘partir, fender, abrir, cortar, rachar, dividir, separar, rasgar, dilacerar’, numa referência explícita ao seu poder e à sua constelação-guia, a de Lince.

 

Mirapolos

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/a/a0/Mirapolos_settei.jpg

Mirapolos parece ser a inversão de “polos míra” (полюс мира), que, traduzindo do russo, significa “polo celeste” (“míra” significa “mundo, planeta, universo”).

 

Os polos celestes norte e sul são os dois pontos imaginários no céu onde o eixo de rotação da Terra, estendido indefinidamente, intercepta a esfera imaginária girante de estrelas chamada de esfera celeste. Como a Terra gira sobre o seu eixo, os dois polos celestes permanecem fixos no céu, e todos os outros pontos luminosos parecem girar em torno deles.

 

As estrelas que marcam atualmente os polos celestes são, no hemisfério sul, Sigma Octantis (a estrela sigma da constelação de Oitante) e, no hemisfério norte, Alpha Ursae Minoris (a estrela alfa da constelação de Ursa Menor, também conhecida como Polaris

 

Fonte: Blog Astronomia para amadores, Wikipedia, O Reino de Atena

P.S.: meu guerreiro preferido do filme de Abel é Jaoh. Gosto muito de Retsu também, ainda mais sendo discípulo de Noesis. Quanto a Mirapolos, tenho que agradecer ao Fabinho pelo significado de seu nome, esse realmente deve ter dado trabalho para você achar (não achei em nenhum outro lugar). Espero que gostem. Com isso terminamos os post do filme "A lenda dos defensores de Atena". No Próximo começamos com os anjos celestiais do filme "Prólogo do Céu". Próximo: Teseu.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem sempre rio quando me lembro que Heimdall é filho de 9 mães... rsrsrs. Bom, vai que a família dele é que nem de cavalos-marinhos: as fêmeas é que fecundam os machos; então pode ser que o pai dele foi fecundado por 9 mulheres e depois pariu ele! \o/ *ouvindo a sirene da ambulancia pronta pra me levar pro sanatório* mas Loki pariu o cavalo de Odin, então...

 

Vixe, já tô vendo que a mitologia nórdica é bem doida... Homem parindo cavalo, essa é nova...

Editado por MarineDynamite
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Vixe, já tô vendo que a mitologia nórdica é bem doida... Homem parindo cavalo, essa é nova...

Toda mitologia é louca. Por isso que se chama mitologia. XD kkkkkkkk Mas a nórdica, dentre as mais famosas, é das mais loucas mesmo. Homem parindo cavalo, outro nascido de 9 mães, etc...

 

 

Falando dos santos de Lince, o meu preferido é sem dúvido Jaoh (os olhos dele parecem realmente os de um lince), mas Retsu tem uma boa história, principalmente por aquele papo anti-racista de Aiolia de não importa a cor da armadura, mas o que você tem por dentro. ^-^

 

Já Mirapolos... ele é mais interessante pelo nome do que pelo personagem em si, rsrs.

 

Realmente, tive uma baita dor de cabeça procurando o significado do seu nome. Não achei em lugar algum e tive que ir pesquisando em diversos idiomas até que encontrei "polos míra" em russo. Não sei se é a origem verdadeira, mas pra mim faz sentido (pela ligação com a astronomia) e porque, como disse, não achei em nenhum outro lugar algo sobre o nome dele. A pesquisa foi um parto de mais de 2 dias focado somente nisso, kkkkk.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Theseus

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/theseus.jpg

O nome "Teseu" vem do grego e significa "conjunto" ou "definido".

 

O nascimento de Teseu

 

Egeu, rei de Atenas, descendente de Erictônio e filho de Pandíon e Pília, era casado com duas mulheres, Meta, filha de Hoples e Chalciope, filha de Rhexenor, mas não teve filhos com nenhuma delas.. Egeu não tinha descendentes, embora o tentasse com várias outras mulheres, além de suas esposas. Tinha, no entanto 50 sobrinhos, os palântidas (filhos de seu irmão Palas), que esperavam pacientemente sua morte para dividir a Ática entre si.

 

Egeu resolve consultar um oráculo, que o aconselhou: "Não desate a boca do odre antes de atingir o ponto mais alto da cidade de Atenas". Egeu, não conseguindo decifrar o oráculo, resolveu voltar para seu reino. No caminho para Atenas, fez uma parada em Trezena, onde reinava Piteu, filho de Pélops e Hipodâmia, conhecido como um grande sábio, dotado de poderes divinatórios. Egeu contou a profecia ao amigo, afirmando que nada entendera, mas Piteu de imediato compreendeu seu significado. Ele tinha uma bela filha, Etra e, depois de embebedar Egeu com vinho, fez a moça se unir a ele. Em outras versões da lenda, o deus Poseidon, apaixonado por Etra, também a possuíra, à força, nessa mesma noite, engravidando-a de Teseu.

 

Antes de conhecer o filho, Egeu teve de voltar a Atenas, pois a situação estava instável devido à ambição dos sobrinhos. Por esse motivo, inclusive, o rei pediu a Etra que, se ela desse à luz um menino, só revelasse ao filho quem era seu pai quando ele tivesse forças para pegar a espada e as sandálias que ele escondera sob uma enorme pedra. Depois disso devia ir em segredo até Atenas, portando a espada de seu pai e calçando suas sandálias, pois os ambiciosos palântidas eram capazes de matá-lo.

 

Nasceu um menino, que cresceu vigoroso e forte como um herói. Aos dezesseis anos seu vigor físico era tão impressionante que Etra decidiu contar-lhe quem era o pai e o que se esperava dele. Teseu ergueu então a enorme pedra antes movida por Egeu, recuperou a espada e as sandálias do pai, e dirigiu-se para Atenas.

 

Quando Teseu chegou em Atenas já era conhecido pelos seus feitos, mas o rei Egeu não sabia que ele era seu filho. Medéia já estava instalada no palácio real depois de fugir de Corinto após o assassinato de 4 pessoas, inclusive seus dois filhos. Medéia sabia da identidade do herói, mas não contou a Egeu e sim convenceu-o a matar o forasteiro que poderia ser uma ameaça ao seu reinado. Colocou veneno no vinho e ofereceu ao visitante ilustre. Teseu tirou a espada para seu conforto à mesa e Egeu o reconheceu, evitando assim a sua morte. Medéia mais uma vez foi expulsa de um reino, só que desta vez voltou para a Cólquida.

 

Ao tomar conhecimento que seus primos, os cinquenta Palântidas, queriam tirar o trono de seu pai, Teseu resolveu acabar com eles. Os primos se dividiram para fazer uma emboscada, mas não adiantou muito, pois Teseu foi avisado pelo arauto chamado Leos. Conta-se que depois da 'limpeza familiar' Teseu teve de se exilar por um ano em Trezena.

 

Teseu e o Minotauro

 

Para combater o touro de Creta, foi enviado anteriormente por Egeu, o jovem Androgeu que era filho de Minos e sua esposa Pasífae, reis de Creta. Dizem que o motivo foi a inveja pelo desempenho do jovem nos jogos de Atenas. Como o jovem pereceu tentando matar o touro, seu pai Minos resolveu fazer uma guerra contra Atenas, da qual saiu vencedor. Uma variante do mito dá a morte de Androgeu por motivos políticos, pois este teria se unido aos Palântidas que eram inimigos de Egeu. Minos rumou para Mégara com sua poderosa esquadra e logo partiu para cercar Atenas. Durante a guerra uma peste enviada por Zeus contra os atenienses provocou a derrota de Egeu, o que levou o rei Minos a cobrar uma taxa a cada nove anos. A taxa foi em forma de 7 rapazes e 7 moças atenienses enviados para Creta, onde seriam colocados no labirinto para serem devorados pelo seu filho monstruoso, o Minotauro. Na terceira remessa de jovens, Teseu estava presente e resolveu intervir no problema. Entrou no lugar de um jovem e partiu para Creta para entrar no Labirinto. Na partida usou velas pretas para navegar e seu pai entregou-lhe um jogo de velas brancas, para usar caso saísse vitorioso na missão.

 

Com efeito, a linda Ariadne, filha do poderoso Minos, apaixonou-se por Teseu e combinou com ele um meio de encontrar a saída do terrível labirinto. Um meio bastante simples: apenas um novelo de lã.

 

Ariadne ficaria à entrada do palácio, segurando o novelo que Teseu iria desenrolando a medida que fosse avançando pelo labirinto. Para voltar ao ponto de partida, teria, apenas, que ir seguindo o fio que Ariadne seguraria firmemente. Teseu avançou e matou o monstro com um só golpe na cabeça.

 

Após sair do labirinto, Teseu voltou a Atenas. Ao se aproximar de Atenas, Teseu esqueceu de trocar as velas negras pelas velas brancas e seu pai quando avistou o navio achou que ele havia morrido na empreitada, atirando-se do penhasco e precipitando-se no mar, que então passou a levar o seu nome.

Teseu teria prometido a Ariadne que a levaria com ele e casaria com ela. No caminho, porém, Teseu largou Ariadne em uma ilha. Essa foi encontrada pelo deus Dionísio, que apaixonou-se por ela e a tornou sua esposa.

 

Subindo ao trono, Teseu organizou um governo em bases democráticas, reunindo os habitantes da Ática, fazendo leis sábias e úteis para o povo. Vendo que tudo corria bem e os atenienses estavam felizes, Teseu mais uma vez se ausentou em busca das aventuras que tanto apreciava.

 

Teseu liderou uma luta contra as Amazonas e suas origens são contadas com alguma diferença. Numa das versões lutou junto com Héracles e recebeu como prêmio a Amazona Antíope e teve com ela um filho chamando Hipólito. Em outra versão Teseu foi sozinho à terra das Amazonas e raptou Antíope. As Amazonas então invadiram a Ática para vingar o rapto. Numa terceira variante, as Amazonas invadiram Atenas, pois Teseu tinha abandonado Antíope para se casar com a irmã de Ariadne, Fedra. De qualquer maneira, para comemorar a vitória sobre as Amazonas os atenienses instituíram as festas chamadas Boedrômias.

 

Em uma de suas aventuras com Pirítoo resolveu raptar Helena ainda uma criança e logo em seguida ir ao Hades raptar Perséfone. Resolveram que Helena seria esposa de Teseu e Perséfone de Pirítoo. Os heróis foram a Esparta e raptaram Helena de dentro de templo de Ártemis, mas não contavam que os irmãos da jovem, Castor e Pólux, fossem atrás da irmã. Teseu levou Helena para Afidna para ficar sob os cuidados de sua mãe Etra e foram ao Hades raptar Perséfone. Durante esta aventura Castor e Pólux conseguiram resgatar a sua irmã. Este resgate foi facilitado por Academo que revelou o esconderijo da princesa. No Hades foram convidados pelo seu rei para sentarem e comerem, com isso ficaram presos nos assentos infernais. Quando Héracles foi ao inferno libertá-los, somente lhe foi permitido levar Teseu, ficando Pirítoo preso na 'cadeira do esquecimento'.

 

Quando Teseu retornou para Atenas encontrou a cidade transtornada e transformada. Cansado de tanta luta e do trabalho administrativo enviou seus filhos para Eubéia, onde reinava Elefenor e resolveu morar na ilha do Ciros. Licomedes, o rei da ilha de Ciros sentindo-se ameaçado, resolveu matar o herói, jogando-o de um penhasco. Mesmo depois de sua morte, o eidolon ("alma sem o corpo") de Teseu ajudou os atenienses durante a batalha de Maratona, em 480 a.C., afugentando os persas. Depois de sua morte, porém, os atenienses, arrependidos, foram a Ciros buscar suas cinzas e ergueram-lhe um templo magnífico.

 

Glória

http://2.bp.blogspot.com/_YDSarsiuEiY/SvHnuVt53pI/AAAAAAAAAqo/2lkc_QLkEiU/s1600/01+-+Armadura+de+Teseu.jpg

 

Fonte: La Guía Saint Seiya e Dicionário de Mitologia Grega

P.S.: o mito de Teseu e o minotauro é sempre incrível de se ler. Como podem ver, tentei trazer a versão mais completa do mito que consegui. Espero que gostem. Próximo: Odisseus.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de Héracles, Teseu é o meu herói favorito (já foi Perseu o principal, mas o seu mito já foi tão erradamente desgastado que nem me atrai tanto quanto antigamente).

 

Teseu é um herói clássico: assim como seu primo Héracles (e a maioria dos outros heróis), não é um modelo de bondade. Matou; seduziu e abandonou mulheres, raptou outras... Ou seja, um herói como qualquer pessoa pode ser, com imperfeições, mas, mesmo assim, capaz de realizar grandes feitos, como libertar sua amada Ática do domínio cretense.

 

Infelizmente, sobre os anjos não se tem muito o que falar além dos mitos dos personagens que lhes inspiraram o nome.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Odisseus

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/9/92/Odysseus_design_a.jpg

Na mitologia grega, Odisseu (chamado pelos romanos de Ulisses) foi um lendário herói, rei de Ítaca e o personagem principal do épico “A Odisséia”, e também desempenha papel fundamental na Ilíada. Era marido de Penélope, pai de Telêmaco, e filho de Laertes e Anticlea. Odisseu é conhecido por seu brilhantismo, astúcia e versatilidade, e é, portanto, conhecido pelo epíteto Odisseu, o Astuto.

 

Quando Helena de Tróia foi sequestrada, seu marido, Menelau, chamou os antigos pretendentes de Helena, que tinham jurado defende-la caso algo lhe ocorresse. Um desses pretendentes era Odisseu.

 

Odisseu tentou evitá-lo fingindo loucura, pois um oráculo profetizara que ele demoraria muitos anos para voltar para casa se atendesse o chamado. Ele enganchou um burro e um boi no seu arado e começou a semear seus campos com sal. Palamedes, a mando do irmão de Menelau, Agamenon, procurado para refutar a loucura de Odisseu, colocou Telêmaco, filho de Ulisses, em frente ao arado. Odisseu desviou o arado para longe de seu filho, expondo assim seu estratagema.

 

Odisseu e outros enviados de Agamenon em seguida viajaram para Scyros para recrutar Aquiles, por causa de uma profecia que Tróia não poderia ser tomada sem ele. Tétis, a mãe de Aquiles, disfarçou seu filho como uma garota, pois havia sido previsto como ele poderia ter uma vida longa e tranquila, ou uma vida curta e morrer em glória na guerra. Odisseu usou um truque e descobriu o garoto, que se juntou a ele para a guerra. Durante a Guerra de Tróia, Odisseu foi um dos campeões gregos mais influentes. Junto com Nestor e Idomeneu ele era um dos conselheiros mais confiáveis.

 

Depois que Pátroclo havia sido morto, foi Odisseu que aconselhou Aquiles para deixar os homens comerem e descansarem, em vez de seguir o seu desejo orientado pela raiva para voltar para a ofensiva e matar os troianos imediatamente. Durante os jogos fúnebres de Pátroclo, Odisseu tornou-se envolvido em uma luta com Ajax, bem como uma corrida a pé. Com a ajuda da deusa Atena, que lhe favorecia, e apesar Apolo está ajudando outro dos concorrentes, ele venceu a corrida.

 

A história da morte de Palamedes tem muitas versões. Segundo alguns, Ulisses nunca perdoou Palamedes por desmascarar sua loucura fingida, e desempenhou um papel na sua queda. Uma tradição diz Odisseu convenceu um prisioneiro de Tróia para escrever uma carta fingindo ser de Palamedes, na qual ele dizia ter recebido ouro pela traição dos gregos. Odisseu, então, matou o prisioneiro e escondeu o ouro na tenda de Palamedes. Ele assegurou que a carta fosse encontrada e adquirida por Agamenon, e também deu dicas para que achassem o ouro. Havia provas suficientes para os gregos e eles apedrejaram Palamedes até a morte. Outras fontes dizem que Ulisses e Diomedes fizeram Palamedes descer um enorme buraco, dizendo-o que havia um tesouro no fundo. Quando Palamedes chegou ao fundo, os dois passaram a enterrá-lo com pedras, matando-o.

 

Quando Aquiles foi morto em batalha por Paris, foi Odisseu e Ajax que recuperaram com êxito corpo e armadura do guerreiro caído no meio de combates pesados. Durante os jogos fúnebres de Aquiles, Odisseu competiu mais uma vez com Ajax. Tétis disse que as armas de Aquiles iriam para o mais bravo dos gregos, mas apenas estes dois guerreiros se atreveram a reivindicar esse título. Os dois se envolveram em uma disputa pesada para receber a recompensa. Os gregos ficaram medo de decidir um vencedor e se indispor com o outro, então Nestor sugeriu que os troianos em cativeiro decidissem o vencedor, e eles escolheram Odisseu. Enfurecido e humilhado, Ajax foi levado à loucura por Atena. Mais tarde voltou a si e acabou se matando.

 

Juntamente com Diomedes, Odisseu foi buscar o filho de Aquiles, Pirro, para vir em auxílio dos aqueus, porque um oráculo tinha afirmado que Tróia não poderia ser tomada sem ele. Um grande guerreiro, Pirro também foi chamado Neoptolemus (grego para "novo guerreiro"). Após o sucesso da missão, Odisseu deu a armadura de Aquiles para ele.

 

Ele mais tarde soube-se que a guerra não poderia ser vencida sem as setas venenosas de Héracles e conseguiu roubá-las. Odisseu e Diomedes também a roubaram o Palladium (uma estátua feita por Atena em homenagem a Pallas, sua irmã de criação) que se encontrava no interior das muralhas de Tróia, pois foi previsto que Tróia não cairia enquanto tivesse a estátua. Mas talvez a mais famosa contribuição de Odisseu para o esforço de guerra grego foi a estratégia do Cavalo de Tróia, o que permitiu que o exército grego invadisse Tróia à noite.

Após o fim da Guerra de Tróia, Odisseu começaria sua jornada de volta para casa, que levou 10 anos.

 

Ulisses tem sido tradicionalmente visto na Ilíada como antítese de Aquiles: enquanto a ira de Aquiles consome tudo e é de natureza auto-destrutiva, Ulisses é frequentemente visto como um homem famoso por sua auto-contenção e habilidades diplomáticas.

 

No caminho para casa, depois de um ataque a Ismaros na terra dos Cicones, ele e seus doze navios foram desviados por tempestades. Eles foram capturados pelos ciclope Polífemo ao visitar sua ilha. Polífemo estava comendo seus homens, e ao descobrir como se salvar, Odisseu bolou um plano. Disse a Polífemo que seu nome "Ninguém", e fez o ciclope beber bastante e cair no sono. Odisseu e seus homens tomaram uma estaca de madeira, acendendo-o com o restante do vinho, e furaram o olho de Polifemo. Enquanto eles estavam fugindo, Polífemo chorava de dor e os outros ciclopes perguntaram-lhe qual era o problema. Polífemo gritou "Ninguém me cegou! ' e os outros ciclopes pensaram que tinha enlouquecido. Odisseu e sua tripulação se esconderam debaixo de ovelhas e depois escaparam da ilha. Eles ficaram com Éolo, o mestre dos ventos, que deu a Odisseu uma bolsa de couro contendo todos os ventos, exceto o vento oeste, um presente que deveria ter garantido um regresso seguro. No entanto, os marinheiros tolamente abriram o saco enquanto Odisseu dormiu, pensando que ele continha ouro. Todos os ventos voaram para fora e a tempestade resultante levou os navios de volta a ilha de Éolo assim que avistaram Ítaca. Odisseu pediu ajuda novamente a Éolo, mas este o expulsou da sua ilha.

 

Após isso, eles se encontraram com os canibais lestrigões, que começaram a devorar os homens de Odisseu. O navio de Odisseu foi o único a escapar. Ele partiu e chegou à ilha da bruxa Circe. Ela transformou a metade de seus homens em porcos, após alimentá-los de queijo e vinho. Hermes alertou Ulisses sobre Circe e deu a Odisseu um medicamento que dava uma resistência à magia de Circe. Circe, sendo atraídos para a resistência de Odisseu, apaixonou-se por ele e libertou seus homens. Odisseu e sua tripulação permaneceram com ela na ilha por um ano, enquanto eles festejaram e beberam. Finalmente, os homens de Odisseu o convenceram de que era hora de partir para Ítaca.

 

Guiado por instruções de Circe, Odisseu e sua tripulação cruzaram o oceano e chegaram a um porto na margem ocidental do mundo, onde Odisseu convocou o espírito do velho profeta Tirésias para aconselhá-lo. Odisseu viu o espírito de sua própria mãe, que morreu de tristeza durante sua longa ausência. A partir dela, ele recebeu pela primeira vez notícias de sua própria família, ameaçada pela ganância dos pretendentes de Penelope. Ulisses também conseguiu falar com seus companheiros de guerra caídos. Voltando a ilha de Circe, eles foram aconselhados por ela nas demais etapas da viagem. Eles contornaram a terra das Sereias, onde Odisseu pediu para ser amarrado e ouvir seu canto, enquanto seus homens tapavam os ouvidos com cera de abelha. Passaram entre o monstro de seis cabeças Scylla e o monstro marinho Caríbdis. No entanto, Scylla arrastou o barco em direção a ela, agarrando os remos e comeu seis homens.

 

ea-odisseus_sereias.jpg

 

Eles desembarcaram na ilha de Trinacia, onde os homens de Odisseu ignoraram as advertências de Tirésias e Circe e caçaram os animais sagrados do deus-sol Hélios. Por isso, Zeus mandou um temporal no qual todos, menos Odisseu, se afogaram. Ele foi lavado para a ilha de Ogygia, onde Calypso obrigou a permanecer como seu amante por sete anos. Odisseu finalmente escapa e naufraga na terra dos Feácios. Depois de contar-lhes a sua história, eles concordam em ajudar Odisseu a chegar em casa e o levam à noite, enquanto ele está dormindo, para um porto escondido em Ítaca. Atena disfarça Ulisses como um mendigo errante, a fim de saber como estão as coisas em sua casa.

 

Quando Odisseu retorna disfarçado, Penelope anuncia após sua entrevista com o herói disfarçado, que desposará quem poder armar o arco rígido de Odisseu e atirar uma flecha através de doze eixos de machado. Quando a competição do arco começa, nenhum dos pretendentes é capaz de colocar a corda do arco de Apolo, mas então, depois de todos os pretendentes terem desistido, Odisseu disfarçado vem junto, arma o arco, dispara a flecha, e ganha o concurso. Tendo feito isso, ele passa a abater os pretendentes com a ajuda de seu filho Telêmaco.

Muitos anos após esses eventos e seu retorno seguro para Ítaca, seu filho pela bruxa Circe, chamado Telegonus, tinha crescido e se tornado adulto. O menino queria conhecer seu pai perdido há muito tempo, e assim partiu para o mar em busca dele. Mas quando ele desembarcou na ilha de Ítaca, com fome e sozinho, e matou algumas ovelhas para se alimentar, o rei Odisseu, pensando que ele era um pirata, foi até a praia armado com suas lanças. A dupla lutou, sem saber quem era o outro, e Odisseu caíu na luta, com o tórax perfurado por uma lança. Assim, a profecia da morte de Odisseu foi cumprida - a morte tinha chegado a ele a partir do mar.

 

http://2.bp.blogspot.com/_RuA4uMWohko/ShoOl4lKsoI/AAAAAAAAAEA/-7NDDWYCOHg/s400/odisseu+e+os+pretendes+2.jpg

 

É interessante notar que os gregos viam Odisseu como um herói que levou os gregos a vitória na guerra. Os romanos, porém, que acreditavam descender do herói troiano Enéias, retratavam Odisseu como um enganador, como cruel, ou seja, como um vilão. Na Eneida, de Virgílio, por exemplo, Ulisses (nome romano de Odisseu) é chamado de “Ulisses cruel” e “Ulisses enganador”.

Glória

http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20120729045559/saintseya/pt/images/2/27/02_-_Armadura_de_Odisseu.jpg

Fontes: Theoi Project

P.S.: apenas no ano passado que cheguei a ler Odisseia. Já tinha visto sinopses e um filme baseado nela, mas achei a leitura bem mais agradável. Gosto do personagem Odisseu/Ulisses, mas não tanto quanto outros heróis gregos, e é interessante ver como era divergente a visão que gregos e romanos faziam do personagem. Espero que gostem. Próximo, e último dos anjos celestiais: Tohma de Ícaro.

Editado por §agitariu§
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha só, eu não sabia que Ulisses tinha esse retrato de antagonista na mitologia romana. É muito curioso como os gregos e romanos, apesar de terem culturas tão parecidas, ainda possuem cada um suas particularidades. Me lembra do caso de Ares/Marte, onde o deus da guerra grego é odiado e retratado como um sanguinário, enquanto o deus da guerra romano é tido como sábio e estratégico.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha só, eu não sabia que Ulisses tinha esse retrato de antagonista na mitologia romana. É muito curioso como os gregos e romanos, apesar de terem culturas tão parecidas, ainda possuem cada um suas particularidades. Me lembra do caso de Ares/Marte, onde o deus da guerra grego é odiado e retratado como um sanguinário, enquanto o deus da guerra romano é tido como sábio e estratégico.

 

Eneias foi um dos antecedentes dos fundadores de Roma: Rômulo e Remo (eles são filhos de Ares/Marte com Rhea Silvia descendente de Eneias), então era meio lógico que os romanos não gostassem de Ulisses. E por esse mesmo motivo que eles cultuavam Ares/Marte ao invés de Athena/Minerva. Inclusive na Divina Comédia (que é um conto italiano), tanto Ulisses como Diomedes (que foi rival de Eneias) são encontrados no Oitavo círculo do Inferno (o do pecado da Fraude), e no oitavo fosso que são o dos maus conselheiros e ardilosos.

 

A Odisseia de Homero é um dos meus contos favoritos e eu sempre fui admirado pela tamanha paciência de Penélope, que enganava os seus pretendentes durante anos com a história do tapete que ela tecia de dia, e desmanchava à noite.

 

No próximo post de Icaro teremos mais sobre o Minotauro de Creta, outro conto que adoro muito e já foi abordado anteriormente no post sobre Teseu. Aguardando ansiosamente. :B

 

 

 

@Topic

E parabenizando o §agitariu§ pelo exímio tópico (o melhor tópico do fórum, na minha opinião), além claro do Fabinho pelas contribuições. O tópico é show!

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já li a Odisseia trocentas vezes. Adoro essa história demais, até mais que a Ilíada.

 

Atualmente estou lendo de novo, mas a parte do massacre dos pretendentes é tão longa e massante que tô me arrastando pra terminar dessa vez, rsrs.

 

Fox, agradeço a citação a mim, mas os parabéns são para Sagitarius. Tambem descubro muita coisa aqui.

 

Se me permite um pequeno comentário ao que voce disse da mitologia romana, Minerva era das divindades mais adoradas em Roma. Menos do que Marte, é verdade, mas junto com ele e com Júpiter formavam a grande trindade divina da religião de Roma.

 

 

Sagitarius, o próximo personagem não se chama "Tohma de Ícaro", porque Ícaro não é o nome de sua armadura, mas o nome que ele adotou como anjo após abandonar sua humanidade, deixando o nome "Tohma" para trás. =)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sagitarius, o próximo personagem não se chama "Tohma de Ícaro", porque Ícaro não é o nome de sua armadura, mas o nome que ele adotou como anjo após abandonar sua humanidade, deixando o nome "Tohma" para trás. =)

Interessante esse conceito. Fico imaginando que talvez Theseu e Odisseu tenham feito o mesmo ou se eles seriam criações da artemis.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem por que serem criações de Ártemis, Spider. Os anjos servem a todo o Olimpo.

 

Sobre Teseu e Odisseu, já se foi dito que eles são anjos de verdade, e não homens que se tornaram anjos (como Tohma).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tohma - Ícaro

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/toma.jpg

O nome Tohma vem do japonês e significa literalmente "cavalo da estrela do norte" ou ainda "cavalo de batalha".

 

Ícaro

Na mitologia grega, Ícaro (em grego, Ἴκαρος – Íkaros — em latim, Íkaros e em etrusco, Vicare) era o filho do inventor Dédalo.

 

Na mitologia grega, Dédalo foi um inventor e engenheiro muito habilidoso que estava a serviço do rei de Creta Minos. Um dia o deus dos mares Poseidon ficou furioso com o rei Minos por esse ter negado sacrificar o touro que o próprio Poseidon tinha lhe dado e, para puni-lo, jogou uma maldição em sua esposa Pasífae, para que ela se apaixonasse pelo touro. Pasífae pediu a Dédalo que construísse um traje de fêmea bovina para ela, e Dédalo aceitou. Disfarçada de vaca, Pasifae então se uniu ao touro, e depois deu a luz ao Minotauro. Minos então ,pediu a Dédalo que construísse um labirinto para aprisionar a fera, e Dédalo o fez. No entanto Dédalo deu a Ariadne o segredo para escapar do labirinto, e está mais tarde deu esse segredo a Teseu, que matou o Minotauro. Para que Dédalo não desse a mais ninguém o segredo do labirinto, Minos aprisionou Dédalo seu filho Ícaro no interior do labirinto, porém Minos não contava com a inteligência de Dédalo. Dédalo reuniu penas de pássaro (ou fez penas com bronze, segundo outra versão) e cera e criou dois pares de asas para que ele e seu filho fugissem voando do labirinto, porém disse a Ícaro que não se aproximasse muito do sol ou a cera derreteria, nem do mar, ou as asas molhariam e ficariam pesadas. No entanto, Ícaro, maravilhado com a sensação de voar quis subir mais e mais, ignorando as advertências de seu pai. O calor do sol acabou derretendo a cera das asas e Ícaro caiu no mar, onde se afogou. Ele foi resgatado já morto, por seu pai.

 

http://2.bp.blogspot.com/_d9duufnXTbQ/TH6E-rin_YI/AAAAAAAABQk/Z68MdkEi36c/s320/Icaro+y+Dedalo.jpg

Dédalo enterra Ícaro em uma ilha próxima de onde este caiu, e deu a ilha o nome de Icária, em homenagem a seu filho.

 

Tohma recebeu o nome de Ícaro numa analogia a tentativa de Ícaro de alcançar os céus, e o fato de Tohma ser um mortal que se elevou aos céus como um anjo (ou ainda pode ser referência a pretensão de Tohma de tornar-se um deus)

 

 

Glória

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-SleepAngel.jpg

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Esquema-Touma.JPG

 

Fonte: La Guía Saint Seiya

P.S.: Com esse terminamos os anjos celestiais. O mito de Ícaro tem semelhantes em várias mitologias, com alusão ao homem querendo alcançar o céu ( que na maioria das mitologias é onde imagina-se estar a morada dos deuses). Espero que gostem. Com qual classe devemos continuar?? Comentem aqui até o próximo domingo qual classe preferem. Ah, e obrigado pelo toque sobre o nome do Tohma. Eu pensava realmente que era Tohma de Ícaro, e sempre achei muito estranho apenas um dos anjos ter o nome para sua Glória. Falando em Glória, essa Glória de Tohma é uma das mais belas armaduras criadas pelo Kurumada, especialmente o object.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adoro o mito de Icaro e Dédalo. E esse codinome também fica perfeito no Thoma. Só gostaria de saber qual a relação do significado do nome do Thoma com ele, não consegui enxergar nenhuma. E essa Glória de Sleep Angel... belíssima. Gosto muito mais da vestimenta do ND do que do Overture, porém o Thoma do Overture é muito mais interessante que o de ND. XD

 

 

E por fim eu voto por começar com os Cavaleiros de Bronze, ou com os Espectros.

Ou melhor, já que você entrou na onda dos filmes, termine com os Anjos Caídos do filme do Apocalipse primeiro antes de passar para uma nova classe.

Editado por FoxZer0
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adoro o mito de Icaro e Dédalo. E esse codinome também fica perfeito no Thoma. Só gostaria de saber qual a relação do significado do nome do Thoma com ele, não consegui enxergar nenhuma. E essa Glória de Sleep Angel... belíssima. Gosto muito mais da vestimenta do ND do que do Overture, porém o Thoma do Overture é muito mais interessante que o de ND. XD

 

 

E por fim eu voto por começar com os Cavaleiros de Bronze, ou com os Espectros.

Ou melhor, já que você entrou na onda dos filmes, termine com os Anjos Caídos do filme do Apocalipse primeiro antes de passar para uma nova classe.

 

Acho que o nome de Tohma, significando "cavalo da estrela do norte" ou ainda "cavalo de batalha" foi feito para se fazer uma relação com Seiya de Pégaso, o "cavalo alado", sendo que Tohma e Seiya tem uma rivalidade no Overture.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negócio do nome do Tohma significar algo relacionado a cavalos me faz pensar se acaso o Tohma passar pro lado dos mocinhos, ele pode terminar pegando a armadura de Cavalo Menor :P

 

Com qual classe devemos continuar?? Comentem aqui até o próximo domingo qual classe preferem.

Voto nos cavaleiros de bronze.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda espero muito sobre Tohma em ND e, quem sabe, numa quase improvável continuação do Prólogo do Céu.

 

A glória do Anjo Dormente é maravilhosamente linda, mas a acho mais na forma objeto do que no corpo do usuário. Sei lá, aquele peitoral rombóide e as asas curtinhas não ficaram muito masculinas...

 

Procurei MUITO por seu significado ("anjo dormente"), mas não achei nada de especial.

 

 

Quanto ao próximo grupo, para mim também seria legal seguir no embalo dos filmes e falar dos Anjos Caídos.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...