Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Eu já prefiro que as coincidências sejam reservadas. Não estão falando do personagem mitológico em si, mas de um Guerreiro que possui o mesmo nome.

Com o relator.

 

Eu até gosto quando o personagem não tem relação com o mito/estrela/referência que deu origem ao seu nome. É uma ótima forma de estabelecer o personagem como uma entidade própria e não fazê-la ser dependente de sua "inspiração". Mais ou menos como aconteceu na luta do Shiryu contra o Algol onde o Dragão tenta usar a estratégia do personagem mitológico para vencer o adversário e se dá muito mal.

 

Gosto até mesmo do caso da armadura de hércules no clássico: apesar da importância do personagem do mito na cultura popular, o dono da armadura é um bucha. É uma forma de mostrar a diversidade dos mitos gregos sem cair no lugar comum.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Com o relator.

 

Eu até gosto quando o personagem não tem relação com o mito/estrela/referência que deu origem ao seu nome. É uma ótima forma de estabelecer o personagem como uma entidade própria e não fazê-la ser dependente de sua "inspiração". Mais ou menos como aconteceu na luta do Shiryu contra o Algol onde o Dragão tenta usar a estratégia do personagem mitológico para vencer o adversário e se dá muito mal.

 

Gosto até mesmo do caso da armadura de hércules no clássico: apesar da importância do personagem do mito na cultura popular, o dono da armadura é um bucha. É uma forma de mostrar a diversidade dos mitos gregos sem cair no lugar comum.

 

Pois é, tem gente achando que só porque o cara tem o nome de algum crioulo da mitologia, ele tem que ter toda sua vida baseada no mesmo. Hilário.

Eu me chamo Henrique e nem por isso sou o transão da Inglaterra.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o relator.

 

Eu até gosto quando o personagem não tem relação com o mito/estrela/referência que deu origem ao seu nome. É uma ótima forma de estabelecer o personagem como uma entidade própria e não fazê-la ser dependente de sua "inspiração". Mais ou menos como aconteceu na luta do Shiryu contra o Algol onde o Dragão tenta usar a estratégia do personagem mitológico para vencer o adversário e se dá muito mal.

 

Gosto até mesmo do caso da armadura de hércules no clássico: apesar da importância do personagem do mito na cultura popular, o dono da armadura é um bucha. É uma forma de mostrar a diversidade dos mitos gregos sem cair no lugar comum.

 

 

 

Pois é, tem gente achando que só porque o cara tem o nome de algum crioulo da mitologia, ele tem que ter toda sua vida baseada no mesmo. Hilário.

Eu me chamo Henrique e nem por isso sou o transão da Inglaterra.

 

Concordo em partes.

 

Também acho que a maioria dos personagens não devem ter as características do personagem mitológico que o inspirou.

 

Mas em alguns casos, realmente acho que se fosse explorado um pouco mais da mitologia, os personagens teriam sido bem melhores.

 

Um exemplo disso é o personagem Loki, do filme "A Grande Batalha dos Deuses" o qual poderia ter sua mitologia melhor aproveitada. Também gostaria de o cavaleiro de Hércules ter tido uma maior importância na série...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse no caso do hércules, eu até gostei que o Kurumada representou a constelação com um bucha ao invés de um personagem mais importante pois foi uma boa forma de mostrar que a série não ia cair no "lugar comum" ao usar um símbolo mitológico já muito conhecido e já bastante explorado em outras obras.

 

Em minha opinião, nesse caso é ponto pro Kurumada.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Pois é, tem gente achando que só porque o cara tem o nome de algum crioulo da mitologia, ele tem que ter toda sua vida baseada no mesmo. Hilário.

Eu me chamo Henrique e nem por isso sou o transão da Inglaterra.

Eu não disse isso. Eu disse que não faz sentido batizar o personagem com um nome que faz referência a alguma entidade mitológica e não haver NENHUM ponto em comum.

 

Se eu quisesse que os personagens do desenho fossem idênticos aos da mitologia, procuraria um desenho que narrasse a propria mitologia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não disse isso. Eu disse que não faz sentido batizar o personagem com um nome que faz referência a alguma entidade mitológica e não haver NENHUM ponto em comum.

 

Então se o cara chama Loki seria obrigatório ele possuir algum ponto em comum com o deus nórdico "para que fizesse sentido" ?

Ah pelo amor de Deus, é só um nome, diacho.

 

Fly de Mosca deve ser um personagem que faz muito sentido então.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Então se o cara chama Loki seria obrigatório ele possuir algum ponto em comum com o deus nórdico "para que fizesse sentido" ?

Ah pelo amor de Deus, é só um nome, diacho.

 

Fly de Mosca deve ser um personagem que faz muito sentido então.

 

Pimp, tá mal cara, tá muito mal...

Vou quotar o Fabinho para ver a confusão que tu tá fazendo.

 

Eu não disse isso. Eu disse que não faz sentido batizar o personagem com um nome que faz referência a alguma entidade mitológica e não haver NENHUM ponto em comum.

 

Se eu quisesse que os personagens do desenho fossem idênticos aos da mitologia, procuraria um desenho que narrasse a propria mitologia.

 

Ele nem falou sobre personagens que não tem nomes com ligação direta com algum mito, somente os personagens que os tem, como os personagem do filme do Durval. Colocar Fly de Mosca no meio da conversa é muito sem noção...Que aliás, já foi postado aqui no tópico e tem sua explicação bem dada.

 

O fato é que personagens como Loki ou Ull postados nas páginas anteriores são exemplos de como o trabalho de pesquisa de mitologia para a criação um de personagem foi jogado fora por quem escreveu o roteiro do filme. E quando se trata de divindades tão famosas quanto as a da mitologia nórdica é óbvio que algum elemento de ligação seria necessário para o que o personagem não parecesse tão "sem sal". Uma comparação leve seria colocar um personagem mitológico em CDZ chamado Jesus e fazê-lo dele um japonês idoso.

 

E felizmente em Saint Seiya um nome é mais do que um simples nome. Basta ler todo o trabalho feito pelo Sagitarius nesse tópico e verá que o Kurumada sempre se empenhou bastante em colocar um nome com alguma simbologia, referente seja ao personagem em si ou a constelação do mesmo.

Editado por Gaara
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo tem uma exceção.

Acho que o verdadeiro problema é que os fãs ficaram mal acostumados. São tantos personagens com nomes bem bolados cheios de referências que quando não há relação direta, os fãs xiam.
Vou citar um contra-exemplo da própria saga de Asgard. Thor de Phecda possui sim suas ligações e alusões ao deus dos trovões, mas é algo tão pobre que se ele chamasse Ronaldo não faria diferença.
Agora se tivessem trocado, e colocassem o nome de Thor no Mime, por exemplo, os fãs iam reclamar por todos os cantos pelo fato do personagem não ter ligação com o nome.
Mais um capítulo da saga O Mundo Mágico dos fãs de CDZ
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Freya

http://i327.photobucket.com/albums/k468/absalom_2008/God%20Warriors/Trident-GWFlare.jpg

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/8GW-ficha%20freya.jpg

Como bem sabem, há duas Freyas em Saint Seiya: a primeira a surgir era irmã de Freyr, tal como na mitologia nórdica, no filme “A Grande Batalha dos Deuses”, e a segunda é irmã de Hilda, a alta-sacerdotisa de Asgard na série de TV.

 

Freya (do antigo nórdico, “senhora”) é a deusa-Mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica. Era a mais renomada das deusas, irmã gêmea de Frey, chamada de “a noiva dos Vanirs”. Filha de Njord (deus do mar) e Skadi (deusa do inverno), ela é a deusa da beleza, do amor, do sexo, da sensualidade, da luxúria, da música, das flores e assim como seu irmão, da fertilidade.

 

É também a deusa da magia e da adivinhação, da riqueza (as suas lágrimas transformavam-se em ouro) e líder das Valquírias (condutoras das almas dos mortos em combate). Freya viajava numa carruagem puxada por dois gatos Bygul e Trjegul. Tinha uma capa formada por plumas, que a dava a habilidade de assumir a forma de um falcão para viajar grandes distâncias e usava o colar de Brisingamen, um tesouro de grande valor e beleza que obteve dormindo com os anões que o fizeram. Tinha o poder de transformar as pessoas em animais.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/8GW-Freya-gatos.jpg

 

De carácter arrebatador, era considerada a mais bela das mulheres. Teve vários deuses como amantes é representada como uma mulher atraente e voluptuosa, de olhos claros, ruiva, de baixa estatura, trazendo consigo um colar mágico, emblema da deusa da terra.

 

Freya foi casada com Odr (o deus do verão), com o qual teve duas filhas extremamente belas, Hnoss e Gersimi (ambos os nomes significam “jóia”). Um dia, porém, Odr desapareceu. Diz a lenda que Freya estava sempre procurando, no céu e na terra, por Odr, seu marido perdido, enquanto derramava lágrimas que se transformavam em ouro na terra e âmbar no mar.

 

Na tradição germânica, Freya e os dois outros vanires (deuses de fertilidade) se mudaram para Asgard para viver com os aesires (deuses de guerra) como símbolo da amizade criada depois de uma guerra. A Residência de Freya em Asgard chamava-se residência chamava-se Folkvangr (“campo do povo” ou “campo de batalha”).

 

Ela compartilhava os mortos de guerra com Odin. Metade dos homens e todas as mulheres mortas em batalha iriam para sua sala, Sessrumnir.

 

Freya também tinha uma suposta paixão pelo deus Loki, o deus do fogo.

 

Curiosidades

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Freya%20y%20Nastassia.jpg

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Frey%20y%20Alexei.JPG

O visual dos personagens Freyr e Freya do filme “A Grande Batalha dos deuses” são claramente inspirados nos irmãos Alexei e Natássia, respectivamente, da história solo do Hyoga: "Natássia no país do gelo", presente no volume 13 do mangá original.

 

Fontes: La Guía Saint Seiya, O Reino de Atena e Wikipédia

P.S.: eu sempre vi Freya como uma deusa muito semelhante a deusa grega Afrodite. Mas gosto do mito dela, especialmente por ter nele Odr, um personagem que, assim como Ullr, é um dos mais misteriosos da mitologia nórdica. Espero que gostem. No próximo post terminamos com os personagens do filme "A Grande Batalha dos Deuses", e como o pessoal pediu, continuarei com os artigos dos Cavaleiros da Cora do Sol ( do filme "A lenda dos defensores de Atena") e depois com os anjos celestiais ( do filme "Prólogo do Céu"). Próximo: Drbal.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

E felizmente em Saint Seiya um nome é mais do que um simples nome. Basta ler todo o trabalho feito pelo Sagitarius nesse tópico e verá que o Kurumada sempre se empenhou bastante em colocar um nome com alguma simbologia, referente seja ao personagem em si ou a constelação do mesmo.

 

Obrigado por ter entendido, Gaara.

 

Sobre Feya, eu também sempre a via como a "Afrodite" do Norte, rrsrs. Bem, as relações entre as duas deusas do amor, do sexo, da beleza e da fertilidade são inegáveis (Afrodite também possuía joias mágicas, como o cinto do amor). E agora que notei que o colar da Freya do filme se parece com o colar de Natasha.

 

E que ilustração linda a dela com os gatos...

 

Adorei mesmo esse post sobre ela.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Drbal

 

http://moonlightdensetsu.files.wordpress.com/2007/12/mim-dolvar.jpg

 

O nome Drbal é um anagrama do nome de Baldr, deus nórdico da luz e da beleza, filho de Odin e Frigga.

 

Baldr

http://www.crystalinks.com/balder.jpg

Balder (Baldr no original, ou também Baldur, como costuma ser chamado) é uma divindade do panteão nórdico, pertencente ao clã dos Aesir. Baldr era o deus da luz, da justiça, da sabedoria, da alegria, da pureza, da bondade e da beleza. Era filho de Odin e Frigga, e marido da bela Nanna, uma deusa benevolente e bela, com a qual teve um filho chamado de Forseti, uma divindade da justiça, que alguns dizem presidir as Things (assembléias dos homens livres). Ele habita em Asgard, num castelo chamado Breidablik, no qual nenhuma coisa impura pode entrar.

 

Balder disseminou a boa vontade e a paz em todos os lugares que visitou o que fez dele um dos deuses mais amados, tanto pelos homens, como pelos outros deuses.. Sua popularidade e bondade inata atraíram a ira de Loki, que tramou sua morte. Um dia, Balder passou a ser atormentado por estranhos pesadelos, um sinal da morte iminente, e isso acabou perturbando todos os deuses. Depois de muitos problemas, Odin determinou o destino de Balder e tomou algumas precauções para evitá-lo, enviando Frigga com a missão de obter um juramento de todos os seres vivos e não vivos de que não iriam fazer mal a Balder. Porém, Loki se disfarçou de mulher e teve uma conversa com Frigga, descobrindo que uma pequena planta, o visco, não prestara o juramento, pois Frigga a julgara inofensiva a Balder por ser muito jovem.

 

Aconteceu, então, uma festa em que todos os deuses atiravam toda sorte de coisas em Balder, as quais sempre se desviavam de seu alvo. Havia um, porém, que não participava da brincadeira, Hodr (ou Hod), deus da escuridão, irmão gêmeo cego de Balder. Loki, disfarçado, perguntou a Hodr por que ele também não participava, e este respondeu que não sabia em que direção atirar. Aceitando a sugestão de Loki, Hodr atira uma flecha feita de um ramo de visco no coração de Balder, que no mesmo instante cai morto. Baldr é queimado numa pira junto a seu cavalo e seu barco Hringhorni, o maior jamais construído. Sua esposa Nanna também se atira na pira funerária, para assim habitar o mundo dos mortos com seu marido e esperar o dia em que Baldr se ergueria novamente. A morte de Baldr foi o evento inicial que culminaria no Ragnarok.

 

Hodr é morto por Vali, filho de Odin, que nasceu e virou adulto em um único dia com o propósito de vingar a morte de Baldr. Por ter causado a morte de Baldr, Loki é capturado e acorrentado em uma caverna sob a boca de uma serpente gigante, que gotejava veneno, causando enorme dor a Loki.

 

Frigga pede para Hermodr ir ao submundo trazê-lo de volta. Hel concorda, com a condição de que todos os seres derramassem uma lágrima por Balder. Todos os seres então choram a morte de Balder, mas a tentativa é novamente frustrada por Loki. Loki se disfarça de uma giganta chamada Thokk, para evitar desconfiança dos outros deuses, e quando Hermodr pede a ela que derrame uma lágrima por Baldr, ela se nega, e assim Baldr permanece no mundo dos mortos.

 

Após o Ragnarok, Balder e seu irmão Hodr seriam reconciliados e voltariam do mundo dos mortos para governar o novo mundo junto aos filhos de Thor.

 

Robe

 

http://moonlightdensetsu.files.wordpress.com/2007/12/durval.jpg

 

Como guardião supremo de Asgard, a vestimenta de guerra de Drbal talvez represente o deus Heimdall, o guarda dos portões da celeste Asgard, o reino dos deuses nórdicos. Porém, como nada foi revelado oficialmente no universo Saint Seiya, não se pode dizer nada de maneira comprovada sobre isso.

 

Heimdall

 

http://www.heimdall.ca/images/picheimdall.jpg

Na mitologia nórdica, Heindall ou Heimdallr era o vigia e guardião da "Bifrost", ponte do arco-íris (a ponte que conduzia a Asgard) e dos deuses. Ele é filho das nove filhas de Aegir com Ran. Tinha a visão e a audição extremamente apuradas, sendo até capaz de escutar o crescer da lã da ovelha e o das ervas. Nunca dormia. Era seu dever avisar quando os inimigos dos deuses atacassem soprando a corneta Giallarhorn, que podia ser ouvida em todo o mundo. De acordo com o Canto de Rig, ele se tornou o pai da humanidade ao criar as três classes sociais: Karl, Jarl e Thrall. É o deus das estratégias, possuía um olhar mais aguçado do que o de um falcão e uma visão noturna melhor do que a da coruja. Estava destinado a defrontar e matar Loki na batalha de Ragnarok, morrendo depois por causa dos seus graves ferimentos.

 

Existe um poema perdido sobre o deus Heimdallr chamado de Heimdalargaldr. Ele é mencionado no livro 13 na Edda em prosa, na qual são citadas apenas duas linhas do poema. Nas duas linhas conhecidas do poema perdido Heimdalargaldr, é dito que Heimdall é filho de nove mães.

 

Curiosidades

 

A morte de Baldr, segundo a mitologia nórdica, seria o prenúncio do Ragnarok, ”; já em Saint Seiya, a morte de Drbal, pelo contrário, evita a deflagração da batalha dos deuses, que era o seu intento. Ainda sobre a morte de ambos, Baldr, depois de morto por uma flecha feita de um ramo de visco atirada no coração pelo irmão Hodr, num plano malévolo de Loki, teve seu corpo consumido pelas chamas do funeral junto ao seu barco, Hringhorni, o maior jamais construído; quanto a Drbal, este fora esmagado e soterrado, após receber a Flecha Dourada de Sagitário também no peito, pelo enorme dracar, o navio viking que sustentava a grande estátua de Odin.

 

O povo nórdico esperava que Baldr retornasse após a grande catástrofe mundial, o Ragnarok, e governasse um mundo novo, tal como Drbal pretendia fazer após a Batalha dos Deuses.

 

Com o nome feito do anagrama de Baldr, deus belo, bom e generoso, Drbal é justamente o seu oposto: horroroso, cruel e ganancioso, lembrando da importantíssima relação que se pode traçar entre a morte de um e do outro e a promessa de governarem um mundo novo.

 

Fontes: O Reino de Atena, La Guía Saint Seiya e Wikipédia

P.S.: com isso terminamos o filme "A Grande Batalha dos Deuses". Espero que tenham gostado. O mito de Baldr e Hodr é sempre incrível de se ver, pena que a maioria das referências dos dois estejam apenas nessa história de suas mortes. Quanto a Heimdallr, sempre achei sua história interessante (e estranha...o cara é filho de nove mães), especialmente por que ele é o destinado a enfrentar Loki no Ragnarok. Próximo: Atlas de Karina.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem sempre rio quando me lembro que Heimdall é filho de 9 mães... rsrsrs. Bom, vai que a família dele é que nem de cavalos-marinhos: as fêmeas é que fecundam os machos; então pode ser que o pai dele foi fecundado por 9 mulheres e depois pariu ele! \o/ *ouvindo a sirene da ambulancia pronta pra me levar pro sanatório* mas Loki pariu o cavalo de Odin, então...

 

Muito engraçada também a ilustração medieval dele, mostrando-o com os elementos de Hermes/Mercúrio, já que ambos seriam o elo de ligação entre o plano superior dos deuses e o plano inferior dos homens.

 

Drbal é interessante por ser um vilão clássico: não tem essa de "entender as suas verdadeiras intenções" e tal. Ele simplesmente é mau e deseja dominar o mundo. Simples assim. No mundo dos animes isso é um respiro em meio a tantos "vilões que não são vilões".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

QUILHA

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Atlas.jpg

As constelações de Popa, Vela, Quilha e Bússola são as quatro constelações atuais formadas pelas estrelas que antes faziam parte da extinta constelação de Argo Navis.

 

A constelação de Argo Navis representa o navio Argos. Argos (ou Argo), na mitologia grega, foi a embarcação, de cinquenta remos, construída por Argos, filho de Frixo, com a ajuda da deusa Atena, para que Jasão e os argonautas viajassem em busca do Velocino de Ouro.

 

http://1.bp.blogspot.com/-xCMW6HOAcXE/UMzUquSgltI/AAAAAAAAD8M/oJOVv81Dtm4/s1600/Vela.JPG

 

O navio recebeu o nome de Argos em homenagem a seu criador. Argos era filho de Frixo e Calcíope, filha do rei Eetes da Cólquida e também foi um dos argonautas. Uma madeira do navio Argos acabou matando Jasão depois de muitas aventuras com o mesmo.

 

Após a busca do Velocino de Ouro, o navio foi colocado nas estrelas, como um memorial.

 

http://www.theoi.com/image/stars_argo.jpg

ATLAS

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/atlas.jpg

O nome Atlas vem do grego e significa "navio".

 

Atlas (em grego, Άτλας) - também chamado Atlante - é o nome original de um dos titãs da mitologia grega. Era filho de Iapeto e da ninfa Clímene. Seus irmãos foram Epitemeu, Prometeus e Menoetius. Atlas gerou as Plêiades com a oceánide Pleione, as Híades, as Hespérides e também a ninfa Calipso.

 

Atlas lutou com os titãs na guerra contra as deidades olímpicas durante a revolta de Zeus. Zeus, triunfante, castigou seus inimigos lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Hades, para que jamais fugissem de lá. Para Atlas, porém, Zeus reservou uma pena especial. Atlas foi condenado a sustentar a Terra em suas costas e o céu em seus ombros para toda a eternidade.

 

Durante um dos doze trabalhos de Hércules, o herói pediu a Atlas sua ajuda para pegar as maçãs de ouro do Jardim das Hespérides. Enquanto Atlas pegava as maçãs de ouro Hércules segurou o céu por um tempo. Atlas pensando em se livrar de sua carga quis ir embora e deixar Hércules segurando o céu. Hércules porém, pediu a Atlas que segurasse o céu apenas por um momento para que ele pudesse colocar uma almofada sobre os ombros, mas assim que Atlas segurou o céu de novo, Hércules fugiu levando com ele as maçãs de ouro.

Segundo uma das versões existentes, Atlas foi posteriormente libertado de seu fardo e tornou-se guardião dos Pilares de Hércules, sobre os quais os céus foram colocados, e que também eram a passagem para o lar oceânico de Atlântida (o Estreito de Gibraltar). Seu nome passou a significar "portador" ou "sofredor".

 

Outra versão conta que Perseu o petrificou mostrando lhe a cabeça que havia arrancado da Medusa, transformando o titã Atlas no que hoje é o Monte Atlas, no Marrocos.

 

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/D-Atlasgod.jpg

 

O nome "Atlas" está muito presente na sociedade atual, como por exemplo:

 

- O nome do Oceano "Atlântico" é uma variação do nome Atlas, já que o titã também é o senhor das águas distantes.

 

- O Atlas é ainda a Cordilheira que ergue-se para o céu, separando o norte da África do restante do continente.

 

- Na cartografia Atlas é o coletivo de mapas, a coleção de cartas que representam o planeta Terra. Isso se deve ao fato e que os primeiros gregos eram feitos com uma ilustração de Atlas segurando a Terra.

 

- Atlas é ainda o nome da primeira vértebra da coluna cervical - uma clara referência ao local onde sustentava o gigantesco peso a que fora condenado suportar.

 

Pakia

http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20110509174519/saintseya/pt/images/7/7f/PakiaLCA.png

 

Pakia é o nome de um distrito da cidade de Molaoi, na Lacônia (Grécia).

 

Pupilo de El Cid de Capricórnio em The Lost Canvas, Pakia decidiu fugir do Santuário, mesmo depois de conquistar sua armadura sagrada, com medo do que aconteceria quando a Guerra Santa começasse.

 

Shiori Teshirogi revelou que os pupilos de El Cid teriam constelações que remeteriam a um navio, e as únicas que existem são Popa, Vela, Bússola e Quilha (esta última a única não mostrada na obra, o que nos revela ser esta a constelação protetora de Pakia).

 

Fontes: Theoi Project, Wikipedia e O Reino de Atena

P.S.: A história de Atlas é tão legal. Optei por colocar Pakia aqui também, já que ele seria o cavaleiro se Quilha, caso não tivesse fugido. Espero que gostem. Próximo: Berenike/Mei de Coma Berenices

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se me permite duas pequenas correções:

 

1. Você escreveu Karina no título do post, mas é Carina (ou Carena);

 

2. O semideus Atlas que governou Atlântida era filho de Poseidon com a camponesa Clito, que vivia na ilha que mais tarde foi chamada Atlântida em honra do filho, primeiro rei do lugar. Esse semideus Atlas e o titã Atlas são personagens diferentes, embora a ambos seja creditada a origem do nome do oceano Atlântico.

 

De início eu achava Atlas um personagem muito sem graça, mas ao longo do tempo passei a gostar um pouco. No entanto, ainda gosto muito mais de Jaoh e de Berenice.

 

Pakia é um personagem que foge do padrão, criado justamente para mostrar outras possibilidades de servir à paz de outras formas que não a guerra, e a deusa Atena encarnava, na Grécia antiga, todas as formas de ocupação produtiva compatível com tempos de paz tambem.

 

Sobre Argo, o construtor do navio Argos, não sabia dessa versão de que ele era filho de Frixo. Só conhecia as versões em que ele era filho de um nobre da cidade de Argos chamado Arestor, ou de um casal chamado Pólibo e Árgia. (P.S.: dei uma vasculhada e encontrei a versão de que Argos é o filho mais velho de Frixo e Calcíope; ele e seus 3 irmãos estiveram entre os argonautas)

 

Já o termo em latim "carina" eu encontrei que vem do proto-indo-europeu *kert-, *kret- (“forte, poderoso”), próximo do antigo grego κράτυς (kratus, “forte”), κράτος (kratos, “força, poder, dominação”), que nos liga à etimologia de Atlas, "sofrer, sustentar, carregar" (os céus).

 

Parabéns pelo post.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

2. O semideus Atlas que governou Atlântida era filho de Poseidon com a camponesa Clito, que vivia na ilha que mais tarde foi chamada Atlântida em honra do filho, primeiro rei do lugar. Esse semideus Atlas e o titã Atlas são personagens diferentes, embora a ambos seja creditada a origem do nome do oceano Atlântico.

 

Isso realmente foi erro meu.

 

Antes eu achava que era o mesmo Atlas, mas quando estava fazendo o post e procurando referências acabei descobrindo que não é.

 

Quando fui publicar, acabei deixando passar essa. E ainda comentei sobre o erro ¬_¬ :fool: :muro: :suicidio: .

Não sei como foi que acabei fazendo isso...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

COMA BERENICES

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Berenike.jpg

 

Cabeleira de Berenice (Coma Berenices) é uma constelação moderna, introduzida pelo cartógrafo e matemático alemão Caspar Vopel em 1536 - embora várias fontes modernas atribuam a sua autoria ao holandês Gerardus Mercator, ou ao dinamarquês Tycho Brahe, ambos se limitaram a reproduzir a ideia original de Vopel.

 

Apesar de não constar como uma constelação na obra de Ptolomeu, que reunia os conhecimentos gregos até então (Séc II d.C.), Eratóstenes já se referira anteriormente à presença da representação celeste da Cabeleira, usando-a para ilustrar o mito de Berenice. Caspar Vopel delineou a figura tal como a conhecemos hoje em dia e identificou-a em definitivo com a lenda antiga protagonizada por duas personagens históricas, Berenice II e Ptolomeu III, reis do Egito no séc III a.C., contemporâneos de Eratóstenes.

http://1.bp.blogspot.com/-g06Ze3Y0Mgk/T4IdvpoGdsI/AAAAAAAAAnk/yrp9YO84O1o/s1600/coma+berenices2.JPG

Segundo a lenda, Berenice II, filha de Magas, rei de Cirene (litoral da atual Líbia), foi rainha do Egito por volta do ano 230 a.C. e era conhecida como excelente amazona, tendo mesmo entrado em batalhas.

 

http://1.bp.blogspot.com/_XRO1DAz8lhA/S2zu3K26vcI/AAAAAAAAARQ/d1Tzb5bCChk/s320/berenike+ii+1.jpg

 

Mantendo a tradição da família real egípcia, foi esposa de Ptolomeu III Evérgeta I, também seu irmão. Poucos dias depois de casarem, o marido teve de partir em missão militar para a Síria.

 

Seleucus II, rei da Síria, ameaçava as fronteiras do reino. Inconsolável, Berenice foi chorar aos pés da estátua de Afrodite. Implorando sua ajuda, ela jurou aos deuses que ofereceria seus longos e lindos cabelos se seu marido voltasse a salvo. Ptolomeu III retornou ileso e coberto de glória. No mesmo dia Berenice cumpriu a promessa, depositando seus cabelos no templo dedicado à sua mãe em Zefírio, nas proximidades da moderna Assuã.

 

Durante a madruga os cabelos de Berenice desapareceram. A rainha ficou desesperada e o rei abismado com o roubo. Porém Cónon de Samos, matemático e astrônomo que trabalhou em Alexandria, mostrou ao rei as estrelas nas proximidades da constelação de Leão e Boieiro, dizendo-lhe que elas seriam a cabeleira da rainha. Cónon acalmou a rainha dizendo que os deuses ficaram tão apaixonados por seus magníficos cabelos que os colocaram nos céus na forma de uma constelação, para poder admirá-los sempre.

 

Pouco depois da morte do seu marido em 220 a.C., Berenice foi morta por instigação do seu filho, Ptolomeu IV, com quem estaria associada no poder.

Berenice

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/berenike.jpg

Berenice era o nome da rainha egípcia de cujas tranças foi criada a constelação de Cabeleira de Berenice, ou Coma Berenices.

 

Mei

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Gemini_Saga-Mei.jpg

Em japonês, o nome "Mei" significa "juramento", "aliança", "compromisso" ou "pacto".

 

 

Curiosidades

O nome original do personagem Berenice no Japão é ‘Koma-no-Berenike’ (em tradução literal, Berenice de Cabeleira). O interessante na escolha desse nome por Kurumada é que se trata simplesmente da inversão do nome da constelação: em japonês, a constelação se chama ‘Berenike-no-Koma’ (‘Coma Berenike’ ou “Cabeleira de Berenice”).

 

Fontes: Blog Astronomia para amadores e O Reino de Atena

P.S.: o mito de Coma Berenices é legal por que é inspirado em personagens reais. Quanto aos personagens, Berenice é legal, apesar de meu preferido ser Jaoh. Já Mei é um personagem muito legal, por isso até hoje espero uma animação da Gigantomaquia (tenho esperanças que o filme em CG abordara essa história). Espero que gostem. Próximo: Jaoh/Retsu/Mirapolos de Lince.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Erro de dublagem. No original, ele claramente se apresenta como "Kaminoke-za, Koma no Berenike", ou seja, "Berenice da constelação de Cabeleira de Berenice".

Ah sim, valeu pelo esclarecimento!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me perdoem se tiver fazendo uma pergunta meio que idiota, mas o nome do Guerreiro da Coroa do Sol no filme não é Berengue?

 

É como o @Mammon de Avaritia disse. Foi um erro de tradução.

 

Muitos personagens sofrem esse tipo de erro em seus nomes (algumas traduções de países que falam espanhol são terriveis.

 

Outro exemplo disso é o cavaleiro de flecha, que no Brasil é chamado e Tremy, sendo que seu nome original é Ptolemy.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

É como o @Mammon de Avaritia disse. Foi um erro de tradução.

 

Muitos personagens sofrem esse tipo de erro em seus nomes (algumas traduções de países que falam espanhol são terriveis.

 

Outro exemplo disso é o cavaleiro de flecha, que no Brasil é chamado e Tremy, sendo que seu nome original é Ptolemy.

Poxa, o do Ptolemy eu até sabia, mas não sabia do Berenice. -_-

 

Obrigado Sagitarius e Mammon!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...