Ir para conteúdo

Dicas de como tornar seu texto mais atrativo


Posts Recomendados

Mas é claro que continua, poha! :huh: Parar por que? Por que parar?

 

Sério, se uma crítica é construtiva a gente continua tentando melhorar. Se uma crítica é negativa a gente manda se f**** e continua tbm! :D E se ninguém comenta nem pro bem nem pro mal... a gente deve continuar também porque o importante é participar! =D

 

o/

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 meses depois...
  • Respostas 105
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Em primeiro lugar, as opiniões aqui são todas minhas e podem discordar à vontade. Fui aprendendo, lendo, discutindo com amigas e amigos. Há muitos partidários do que vou postar. Outros são contrários.

Uma matéria interessante que eu achei numa comunidade do Orkut chamada "Eu odeio fics ruins":   Matéria sobre Fics-novelinha AUTORAS: NEMUI e VANE   Fics-Novelinha: Não é difícil achá-las na Internet.

6 - O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

 

7 - Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

 

Vou criticar esse dois pontos.

 

Primeiro por que parênteses servem para descrever expressões ou explicar detalhes, claro que no último caso não deve ser usado a todo e a direito, mas de vez em quando ajuda.

 

Uso para descrever expressões:

 

Saori(Vermelha): Segue o dialogo e a explicação do por que dela estar com o rosto vermelho.

 

Nota: Gostaria de saber se o uso do [ ] pode ser usado para substituir o parêntese nesses casos ?

 

Já termos estrangeiros, eu não vou abrir mão de termos como San, Chan, Sempai, Kaa-san, Otootosan, One-San e outros. Assim como termos de outros países, por que ? Por que se trata de questão cultural. Como fazer uma fic ambientada no JAPÃO sem os termos que eu citei ? Ou então personagens japoneses ? E depois o uso desses termos pode servir para que não se repita excessivamente palavras como Irmão, pai e etc.... .

Editado por Mestre Arles
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas esses termos podem ser adaptados. Isso torna o texto mais facil de ser aceito.

Usar esses termos pode fazer com quem não conheça desgoste ou entenda mal a história, adaptando todos ficam felizes (menos os Otakus sem noção que não sabem nem como esecrever sushi e acham que o falar senhor Jose é ridiculo e Jose-san é Foda :P).

 

E usar One-san pode ser repetitivo do mesmo jeito, e alternar entre os dois seria no minimo MUITO esetranho.

 

PS O que ser Kaa-san e Otootosan ??

Editado por O Dragão de Rozan
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas esses termos podem ser adaptados. Isso torna o texto mais facil de ser aceito.

Usar esses termos pode fazer com quem não conheça desgoste ou entenda mal a história, adaptando todos ficam felizes (menos os Otakus sem noção que não sabem nem como esecrever sushi e acham que o falar senhor Jose é ridiculo e Jose-san é Foda :rox!:).

 

E usar One-san pode ser repetitivo do mesmo jeito, e alternar entre os dois seria no minimo MUITO esetranho.

 

PS O que ser Kaa-san e Otootosan ??

 

Kaa-san = Mãe

 

Otootosan = Irmão + novo

 

Mas eu uso termos japoneses em uma fic que estava publicando no orkut e não teve queixas, até pq eu expliquei os termos. Eu até penso em postar fics aqui, por isso vão se acostumando pois como disse antes, eu não vou abrir mão de usar esses termos.

 

Nota: Só personagens japoneses usariam esses termos, os outros falam normalmente. As vezes usando termos de seus respectivos países, por mera questão cultural.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com relação ao uso de parênteses, que eu me lembre eu só os uso na narrativa, e/ou quando preciso colocar uma "nota do autor".

 

Fica muito estranho um personagem falando usando parênteses, ou mesmo parênteses no nome de um personagem. :rox!:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kaa-san = Mãe

 

Otootosan = Irmão + novo

 

Mas eu uso termos japoneses em uma fic que estava publicando no orkut e não teve queixas, até pq eu expliquei os termos. Eu até penso em postar fics aqui, por isso vão se acostumando pois como disse antes, eu não vou abrir mão de usar esses termos.

 

Nota: Só personagens japoneses usariam esses termos, os outros falam normalmente. As vezes usando termos de seus respectivos países, por mera questão cultural.

 

Eu não reclamo se usar uns termos em japa, problema nenhum nisso. Só disse que nem sempre é bom usar esses termos. Chan, Kun, Sempai(orfão XD não resisti) da pra usar tranquilo, principalmente o Sempai que é mais complicado de adaptar (ex: Shinobu: Keitaro veterano, o que vc quer comer?). Mas irmão, irmã, pai e essas coisa tudo não sou muito fã não. Sou um pouco patriota e quando não tem relevancia pro texto prefiro que venha em PT BR mesmo.

Mas se for um japa que ainda ta aprendendo Portugues(ou outra lingua qualquer) sem problema. Ai é bom usar esses termos pra mostrar que ele ainda não se adaptou totalmente. Como você mesmo disse /rock

 

PS Não acho orkut um bom termometro XD

 

Valeu pelas palavras :rox!:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo.Vi no fanficton.net uma história que se passa no Japão...

Até aí, tudo beeeeeeeeem, UA de CDZ(se bem que os personagens do mesmo tem participações pífias e há um tanto quanto Mary Sueismo lá, mas beleza), tals...

 

Só que odiei foi o EXAGERO da língua japa.Tipo, até o bom dia, boa tarde e boa noite por exemplo ficou em japa...O_O Ok, ok, ok Sempai, Kun, Chan, Desu e outros são completamente compreensíveis, mas já no chegar nos cumprimentos e entre outros termos desnecessários, acho demais!

 

Quando se passa, por exemplo, na Inglaterra(caso faça uma fic assim), acho que adicionaria termos em inglês sim, mas pequenos detalhes, como Sir, Miss...Mas nunca fazer uma frase em inglês completo e colocar envez do nosso "Tchau", um "Bye", acho que soaria meio forçado da minha parte...

Editado por MaryanaKawaii
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Não é uma dica de melhoria de texto, mas sim, uma de leitura e comentários em fanfics:

 

Quer que leiam a sua Fanfic? Avise sobre ela, convide, faça propaganda e tenha a DECÊNCIA de ler e comentar as demais fanfics dos colegas.

 

Uma mão lava a outra. :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

AVISO: POST DO MEMBRO "KALS" DELETADO. Motivo: post de fic em tópico inapropriado.

 

Kals, não precisa ter vergonha de postar a sua fic em um tópico só pra ela. :lol: Aqui somos todos iguais, não é por ser membro novo que não poderá postar a sua fic como todos fazem. Fique à vontade, OK? :rolleyes:

 

Deletei seu post porque este tópico é exclusivo para comentários e dicas de como melhorar seu texto.

 

Obrigada!

 

Sarah (meu nome real <_>

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já termos estrangeiros, eu não vou abrir mão de termos como San, Chan, Sempai, Kaa-san, Otootosan, One-San e outros. Assim como termos de outros países, por que ? Por que se trata de questão cultural. Como fazer uma fic ambientada no JAPÃO sem os termos que eu citei ? Ou então personagens japoneses ? E depois o uso desses termos pode servir para que não se repita excessivamente palavras como Irmão, pai e etc.... .

 

 

Nesse caso eu realmente concordo mais com a Mary e o Dragão, meus filhotes lindos e fofuxos com X. Acho estranhíssimo o uso demasiado de expressões em japonês. Para ser sincera, até em animes eu não gosto dos referidos termos, no sentido de que são muito repetidos, tornando o texto muitas vezes cansativo e de rasa profundidade. No entanto são mais compreensíveis, é óbvio. Não vejo problema nenhum em se referir ao seu pai como pai e ao seu irmão como irmão. [/)] É só evitar repetições desnecessárias para não forçar a leitura e torná-la mais agradável. Mesmo que uma fic seja ambientada no Japão, com personagens que falam japonês, ela está sendo escrito em português, e seus termos subsequentes também devem ser traduzidos. Mas é só questão de gosto mesmo.

 

Primeiro por que parênteses servem para descrever expressões ou explicar detalhes, claro que no último caso não deve ser usado a todo e a direito, mas de vez em quando ajuda.

 

Uso para descrever expressões:

 

Saori(Vermelha): Segue o dialogo e a explicação do por que dela estar com o rosto vermelho.

 

Nota: Gostaria de saber se o uso do [ ] pode ser usado para substituir o parêntese nesses casos ?

 

Não me agradam fics que tem esse padrão "Nome do personagem: fala". Acho que os travessões de diálogo são muito mais atrativos estéticamente e também são a forma mais correta da escrita portuguesa. Em obras originais eu só vi esse padrão em textos de teatro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A chamada linguagem de teatro serve para uma coisa: teatro. Narração não é uma sucessão de travessões com o autor descrevendo como a pessoa está se sentindo com parênteses, chaves, asteriscos ou o que seja.

 

Uma das minhas professoras de literatura uma vez me disse que a cada estilo, sua pertinência, ou seja, não se narra com linguagem de teatro, se usa linguagem de teatro para textos de teatro.

 

É válido para algo informal como fanfics?

 

Há divergências. Há fóruns e sites que não aceitam esse tipo de marcação sequer em rpg, quanto mais em fanfiction.

 

Recursos de narração e dissertação podem ser bem mais agradáveis de ler que apenas indicar, por meio de uma chave, ou o que seja, como deveria estar se sentindo ou parecendo um personagem.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Apesar de ter umas fics bem nonsenses, o FFNET de certo modo é até bom. É fácil mexer no site, ler as fics e sem contar que muita gente frequenta. Todas as minhas fics estão postadas lá. :D

Agora vc escolhe se vai postar ou não. /fifo

 

 

PS: depois ainda arranjo tempo pra ler sua fic também...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
A chamada linguagem de teatro serve para uma coisa: teatro. Narração não é uma sucessão de travessões com o autor descrevendo como a pessoa está se sentindo com parênteses, chaves, asteriscos ou o que seja.

 

Uma das minhas professoras de literatura uma vez me disse que a cada estilo, sua pertinência, ou seja, não se narra com linguagem de teatro, se usa linguagem de teatro para textos de teatro.

 

Po Eliz, aí eu sou obrigada a discordar de você. José Saramago narra sem porcaria nenhuma de travessao na maior, num fluxo de consciência que poucos conseguem ter saco de ler, e ganha prêmio nobel de literatura. Os modernistas da década de 20 simplesmente detonavam com as vírgulas, as estruturas básicas de um texto, e aparecem hoje como "imortais".

 

Depende MUITO. Há uma coisa chamada "licença poética", e como também sou filha do Capeta de Deus, uso sem restrição alguma.

 

Até porque eu não ouso comparar as minhas fics, muito menos as de humor, com literatura de fato. E se a literatura "de fato" pode fazer essas doideiras... por que não fazê-lo com uma fic?

 

E antes que digam que em originais nunca se fez isso a não ser em textos de teatro: antes do pessoal das vanguardas da primeira década de 1900, NINGUÉM havia escrito um poema fora dos padrões de versos que as antigas escolas ditavam. E de repente surgem uns tipo Mário de Andrade que escrevia comendo todas as vírgulas. Leiam Macunaíma e vejam algo que QUALQUER professor atual de Redação repudiaria. Mas literatura tem de ser exata como a produção dissertativa? Creio que não!!

 

Eu fiz um soneto fora da rima comum e ganhei o primeiro lugar do Círculo de Poesia falada da Baixada Santista em 2006. Da BAIXADA. Várias pessoas de várias cidades estavam competindo e quem ganhou foi uma moça de na época 20 anos. Sou formada em Letras e sou escritora. Modéstia à parte, eu sei do que falo.

 

Alguém tem de fazer algo pela primeira vez!

 

Masei, coloca no FF.net sim. O site é meio chato e as fics são meio... er... doidas? B) Não é o que se espera de CDZ de fato. Mas não custa tentar... /ira

Editado por Pandora Lynn
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hi. Olha, eu sou beta reader... O problema é que haja trabalho... Mal dou conta das betagens que já faço... Se alguém quiser sugestões, posso até tentar, embora minha experiência seja muito maior em fanfics yaoi...

 

Se alguém mais se dispuser, podemos criar um tópico para beta readers.

 

 

eu não sou experiencia em pessoa pra isso mas se quiserem um julgamento critico (e bota critico) eu faço. Posso apontar as possiveis falhas no tesxto e dar sugestões. só que normalmente quando faço isso as pessoas ficam chateadas falam q nada agrada e coisa e tal. Mas se quiserem estamos aqui!

 

 

E então, quem é que vai abrir o tópico pra betagem?

Tenho me interessado por isso ultimamente :lol:

Peur Feur, eu gostaria de umas dicas sobre isso, se puder me ajudar...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hã... O que é "betagem"? /evil

 

Ah sim... Lembro-me que li este tópico todo antes de me registrar aqui. [/)]

 

Enfim... Um recurso que gosto de usar em textos longos é a tag de Justificar (justify). Visualmente, um texto com alinhamento justificado (essa opção está presente no Microsoft Word e no OpenOffice.org Writer, quem não souber o que ela faz teste-a para conhecer seu efeito) é muito mais agradável de se ler, e fica com uma aparência bem mais profissional. /evil

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguém aí sabe me dizer o que é "GEN"?? To vendo muito isso recentemente no FF.Net quando to procurando fics.

 

Se for o que eu estou pensando (faço essa ressalva porque muita gente utiliza certos termos do jargão das fics sem saber o que está fazendo), esse "gen" vem de "general". Trata-se de termo usado para designar fanfics sem romance, ou histórias em que a vida amorosa/sexual dos personagens não constitui o ponto central do enredo. Diga-se de passagem, esse é o meu tipo preferido de fic, e a maioria esmagadora de minhas história é "gen".

 

"General" também é o termo que se usa quando sua fic não tem gênero definido. Quer dizer "geral" em português.

 

Hã... O que é "betagem"?

 

É o mesmo que "edição" ou "revisão". O "beta reader" é a pessoa que lê sua fic e aponta erros gramaticais e ortográficos. Ele também pode analisar caracterização, coerência, desenvolvimento do enredo, diálogos etc. Tudo depende do que você solicitar... e do que ele estiver disposto a oferecer.

 

Eu, por exemplo, só aceito revisar fanfics de autores que me permitam avaliar todos os aspectos de suas histórias (e que não se chateiem com críticas). Se for para corrigir só gramática, ortografia e pontuação, eu prefiro não fazer.

Editado por Vane
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vane, sendo possível gostaria que você avaliasse os primeiros 4 capítulos já postados de meu fic "Saint Seiya - Crônica das Guerras Mitológicas".

 

Críticas e sugestões são sempre bem vindas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se for o que eu estou pensando (faço essa ressalva porque muita gente utiliza certos termos do jargão das fics sem saber o que está fazendo), esse "gen" vem de "general". Trata-se de termo usado para designar fanfics sem romance, ou histórias em que a vida amorosa/sexual dos personagens não constitui o ponto central do enredo. Diga-se de passagem, esse é o meu tipo preferido de fic, e a maioria esmagadora de minhas história é "gen".

Obrigado, era isso mesmo que eu queria saber. /evil Esse tipo de fic é bom mesmo.

 

Achei boa a idéia do tópico de betagem.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
É o mesmo que "edição" ou "revisão". O "beta reader" é a pessoa que lê sua fic e aponta erros gramaticais e ortográficos. Ele também pode analisar caracterização, coerência, desenvolvimento do enredo, diálogos etc. Tudo depende do que você solicitar... e do que ele estiver disposto a oferecer.

 

Eu, por exemplo, só aceito revisar fanfics de autores que me permitam avaliar todos os aspectos de suas histórias (e que não se chateiem com críticas). Se for para corrigir só gramática, ortografia e pontuação, eu prefiro não fazer.

Obrigado pela explicação. :)

 

Bom saber. Não sou o tipo de pessoa que se chateia com críticas, mas gosto daquelas críticas bem embasadas, daquelas que pegam direto nos pontos fracos e quebram as pernas. /evil

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom saber. Não sou o tipo de pessoa que se chateia com críticas, mas gosto daquelas críticas bem embasadas, daquelas que pegam direto nos pontos fracos e quebram as pernas.

 

[2]

 

É a melhor coisa que tem! o/ Alguém que comenta seu texto e detona ele todinho, de maneira lógica. Você enxerga coisas que antes simplesmente não enxergava.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vane, sendo possível gostaria que você avaliasse os primeiros 4 capítulos já postados de meu fic "Saint Seiya - Crônica das Guerras Mitológicas".

 

Críticas e sugestões são sempre bem vindas.

 

Pedido anotado. A única coisa que peço é um pouco de paciência, porque isso poderá demorar alguns dias. Mas eu lerei sua fic sim, e depois enviarei minha avaliação.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pandora, compreendo sua posição, apenas que repito o que disse no post anterior:

 

É válido para algo informal como fanfics?

 

Há divergências. Há fóruns e sites que não aceitam esse tipo de marcação sequer em rpg, quanto mais em fanfiction.

 

Recursos de narração e dissertação podem ser bem mais agradáveis de ler que apenas indicar, por meio de uma chave, ou o que seja, como deveria estar se sentindo ou parecendo um personagem.

 

Vai do gosto pessoal. Assim como nem todo tradicionalismo é uma imbecilidade, nem toda inovação é um ato de inteligência. Vane, seja muito bem vindo. Eu apreciei tudo que postou acerca de fazer betagem e outras coisas. Sou uma beta reader bastante exigente e insuportável, por isso pego pouquíssima coisa para fazer. Minha beta é maníaca igual a mim, por isso acho que nos damos bem. Gostei da idéia do seu tópico de betagem. Se me sobrar um tempo, creio que me inscreverei.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...