Ir para conteúdo

Dicas de como tornar seu texto mais atrativo


Posts Recomendados

Escrever não é fácil.

 

As vezes vemos roteiros de séries e novelas mal feitos na TV e pensamos "ah, eu faria melhor", mas não é bem assim.

 

Trabalhar com personagens e torná-los humanos é muito complicado. Imaginar as reações deles aos acontecimentos que você impõe, imaginar diálogos entre os personagens que você criou sem fugir ao perfis psicológico deles originais, unir os fatos em uma cadeia sem deixar que hajam contradições ou buracos, explicar tudo direitinho para não gerar dúvidas ou ambiguidades, evitar clichês, sempre tentar surpreender positivamente o leitor, não deixar os diálogos mecanizados (de forma a poder imaginar alguém dizendo aquilo daquela forma), descrever os cenários com fidelidade, evoluir os personagens psicologicamente fazendo eles aprender e mudar com os erros, tudo isso e ainda deixar a história legal é muito difícil.

 

Eu, por exemplo, apesar de me esforçar muito para atender a todos esses aspectos, sei que faço um trabalho não-comerciável, amador. O que não quer dizer que são ruins, só quer dizer que eu escrevo porque gosto, como lazer, e nao como um profissional que é pago para seguir um padrão. Tenho liberdades, inclusive para fazer algo, artisticamente falando, pobre.

 

Entretanto, pelo que li na internet, sei que faço algo bem acima da média. Assim como a maioria dos escritores aqui do Forum CDZ que, inclusive, são mais experientes que eu.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 anos depois...
  • Respostas 105
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Em primeiro lugar, as opiniões aqui são todas minhas e podem discordar à vontade. Fui aprendendo, lendo, discutindo com amigas e amigos. Há muitos partidários do que vou postar. Outros são contrários.

Uma matéria interessante que eu achei numa comunidade do Orkut chamada "Eu odeio fics ruins":   Matéria sobre Fics-novelinha AUTORAS: NEMUI e VANE   Fics-Novelinha: Não é difícil achá-las na Internet.

Pessoal, uma vez comentei no nosso grupo de whatsapp sobre uma ferramenta que venho utilizando no desenvolvimento da minha fic, os mind maps. Eles nada mais são do que uma forma rápida de organizar as ideias que você vai tendo, sendo também bastante agradável de visualizar.

Eu, particularmente, acho bem melhor do que ir anotando em um caderno, ou em um arquivo de texto. Já tentei fazer assim, mas com o tempo surgem ideias por cima de ideias, sendo que umas alteram outras, e conectar todas de uma forma clara vai ficando cada vez mais complicado.

Há vários aplicativos dentro deste segmento de mind maps. Eu me dou bem com o Mind Meister, mas há o Xmind e muitos outros. A grande maioria possui versão web e também apps, muito úteis para quando você tem alguma ideia quando está longe do computador.

Deixarei duas imagens exemplificando o uso que eu faço. Tenho dois mapas, um para os conceitos gerais da fic (personagens, localidades, e descrição de tudo que se imaginar), e outro que serve para organizar os eventos do capítulo que eu estiver escrevendo. As possibilidades são infinitas, então não se prenda a este modelo. Adeque seu mapa às suas necessidades!

* No modelo gratuito do Mind Meister você só tem direito a 3 mapas, mas já são mais do que o suficiente para ajudar na fanfic.

  • Modelo 1: Conceitos Gerais

    Aqui está tudo beeem básico e compacto. Não se iluda, pois este mapa vai ficando imenso. Já mostrei a alguns a extensão do mapa da minha fic, e às vezes até eu me assusto com as proporções que acabou tomando.


    http://i1374.photobucket.com/albums/ag409/renatomunhozz/ScreenShot2015-01-19at25151PM_zpsb3291873.png
  • Modelo 2: Organização do Capítulo Atual (perdoem a zoeira do conteúdo)

    Aqui a ideia é basicamente separar todos os trechos que serão abordados no capítulo, e dentro de cada trecho especificar os eventos principais que devem acontecer, uma informação importante que deve ser revelada, uma frase específica que você imaginou e não quer esquecer de inclui-la no diálogo, e por ai vai. Como já disse, as possibilidades são infinitas.

    http://i1374.photobucket.com/albums/ag409/renatomunhozz/ScreenShot2015-01-19at24100PM_zps7f8e2375.png



    E é isso! Espero que este esquema ajude a outros como também me ajudou. Caso tenha experimentado ou já conheça a ferramenta, compartilhe suas opiniões!
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou desenvolvendo a minha fic, e esses mapas mentais tem me ajudado muito. As vezes surge uma ideia e ela acaba se perdendo em pilhas de papéis ou arquivos do word nos confins mais profundos do meu HD.

 

Agora está tudo de fácil acesso no celular ou na internet.

 

O bom desses mapas mentais que você pode fazer da forma que quiser, se adequando a sua própria forma de pensar e raciocinar. Já estou utilizando os 3 mapas do plano grátis do mindmeister.

 

Muito obrigado pela dica! Isso vai ajudar demais a desenvolver o conteúdo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 11 meses depois...

Não sei se isso foi dito, mas segue.

Em minha fic: http://osguardioesdeatena.rpna.blogspot.com/ (vou copiar aqui) eu não costumo utilizar linguagem de roteiro pra diálogos. Eu crio uma ambientação identificada e sigo para o diálogo com uma leve identificação no texto:

 

-----------

 

Kamus seguia pela escadaria quando avistou Milo.

 

- Milo! Chama a atenção Kamus. - Preciso falar contigo.

 

Milo olha para trás identificando a voz de seu amigo.

 

- Diga. Responde - Precisando de algo?

 

-------------

 

Costumo alternar nomes, como (Saori, Atena, a deusa) (Marin de Águia, Marin, a amazona, a guerreira de Atena.)

 

Coisas assim.

Editado por Phoenix no Ankaa
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...

Gente, esse tpc ainda aqui! Rssss!

Enfim. Ultimamente tenho escrito originais e fics com outros fandoms, porém pretendo voltar a CDZ. Tirei uma de comédia do hiatus "eterno" na qual estava, espero repostar!

Alguém ainda lembra das minhas fics loucas de comédia? Rsssss!

Acho que o tpc nem existe mais, era de 2010, terei de repostar do começo.

Editado por Pandora Lynn
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 meses depois...

Desculpa atrapalhar esse tópico, mas encontrei um chart que pode ajudar a saber se os ataques que vocês irão colocar como conflito da sua fic está apropriada para o nível dos seus cavaleiros. Foi por aí que descobri que deveria fazer com que os cavaleiros OCs meus tivessem ser de bronze. (e deixar que virassem dourados depois)

 

http://www.springhole.net/writing/superhero-universe-crisis-response-flowchart.htm

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...