Ir para conteúdo

ATENA: ENTRE A DEUSA E A HUMANA


Posts Recomendados

561b69d59a2fa45b56fc9066ffdd7540--anime-

Eu tomei emprestado este fanart do artista Carlos Lam Reyes para suscitar uma discussão: quando Atena vem ao mundo dos humanos para lutar nas guerras santas, COMO ela aparece? A Atena que vemos crescer e tornar-se Saori Kido É a própria deusa Atena, ou é apenas um avatar divino?

 

Como se dá a "encarnação" de Atena? Ela aceita sujeitar-se ao ciclo mortal da vida humana, ainda mantendo seus poderes, esperando morrer ao final da Guerra Santa, ou ela usa seus poderes para enviar uma "representante" humana, um avatar, que irá lutar em seu nome na Terra enquanto a Atena original ou verdadeira está no Olimpo?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atena cai nos pés da estátua, da mesma maneira que foi exposto em Ep.Zero e Next Dimension.

Saori Kido é a reencarnação de Atena no século XX, da mesma forma que Sasha o foi no século XVIII e Pallas Atena foi no século XVI. Ela vem a Terra de duzentos em duzentos anos como humana mesmo, sujeita às leis naturais de vida/morte como qualquer outro da mesma espécie.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em minha modesta opinião, Kurumada nunca deixou dúvidas quanto a Saori ser uma olimpiana legítima, no caso, a própria Atena. O problema no universo CDZ é a inexistência de um padrão quanto à humanização do seres mitológicos (reencarnação, possessão, escolha de uma representante e por aí vai...).

 

Agora,uma dúvida: Sasha era irmã biológica de Alone. Assim sendo, ela nasceu de uma família comum?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora,uma dúvida: Sasha era irmã biológica de Alone. Assim sendo, ela nasceu de uma família comum?

Muito possivelmente. É dito em The Lost Canvas que ela optou por renascer próxima do hospedeiro de Hades visando impedir o seu renascimento. Sendo assim, acho bastante crível que ela, nesse caso específico, tenha nascido de uma família comum, da mesma forma que Alone.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atena cai nos pés da estátua, da mesma maneira que foi exposto em Ep.Zero e Next Dimension.

 

 

Eu acho um pouco complicado usar o Next Dimension como exemplo disso por enquanto porque a Atena que apareceu aos pés da estátua não é, a priori, a Atena daquela era.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Eu acho um pouco complicado usar o Next Dimension como exemplo disso por enquanto porque a Atena que apareceu aos pés da estátua não é, a priori, a Atena daquela era.

Então, mas em Ep.Zero o surgimento de Atena foi exatamente igual. Parece ser padronizado para todas as eras a aparição de Atena aos pés da estátua daquela forma.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, mas em Ep.Zero o surgimento de Atena foi exatamente igual. Parece ser padronizado para todas as eras a aparição de Atena aos pés da estátua daquela forma.

 

Eu sei, não estou questionando isso e acho que é assim mesmo (embora eu não goste muito da explicação). Mas o Kurumada ainda pode botar a Atena daquela época em Next Dimension e fazer ela surgir de outra forma. XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saori Kido é a reencarnação de Atena no século XX, da mesma forma que Sasha o foi no século XVIII e Pallas Atena foi no século XVI. Ela vem a Terra de duzentos em duzentos anos como humana mesmo, sujeita às leis naturais de vida/morte como qualquer outro da mesma espécie.

 

Com o adendo (talvez meio óbvio) que o espírito de Atena nunca morre e nunca vai para o Mundo dos Mortos. Mas a sua forma carnal morre sim. Onde exatamente sua alma fica nesse meio tempo de duzentos anos é ambíguo, mas talvez seja como Aiolos que fica vagando pela terra e ainda protegendo as pessoas.

 

Como o próprio modo de Saori e outras humanas que viram Atena transmite quando nascem nos pés da estátua, e o diálogo de Saori no final da saga de Poseidon, Atena se difere dos outros deuses por não tomar posse de um humano que já tinha uma vida separada, como Poseidon e Julian, Shun e Hades. Ela já nasce como deusa. Em outras palavras, Atena e Saori e até mesmo a Sasha que é um caso especial, são sempre a mesma pessoa, diferente dos outros deuses que ficam como entidades separadas com seus hospedeiros humanos.

Editado por Rafael Gêmeos
  • Like 4
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se bem me recordo, no mini-arco da Partita de Coruja, há um flashback que a autora Shiori desenhou, mostrando Partita conversando com Atena no Olimpo, antes que ambas descessem à Terra. Atena está de costas, mas a personagem foi desenhada como Sasha ou Saori, reforçando a ideia de que Atena realmente nasce e morre como uma humana, mas sua alma divina retorna à casa no Olimpo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se bem me recordo, no mini-arco da Partita de Coruja, há um flashback que a autora Shiori desenhou, mostrando Partita conversando com Atena no Olimpo, antes que ambas descessem à Terra. Atena está de costas, mas a personagem foi desenhada como Sasha ou Saori, reforçando a ideia de que Atena realmente nasce e morre como uma humana, mas sua alma divina retorna à casa no Olimpo.

 

Ah, é verdade. Apesar de nunca ser dito que aquilo ali é o Olimpo, o diálogo das duas é sobre a Atena nascer como humana. E Next Dimension meio que deu a ideia que cada deus tem o seu domínio próprio no Olimpo, então é uma teoria válida.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Ah, é verdade. Apesar de nunca ser dito que aquilo ali é o Olimpo, o diálogo das duas é sobre a Atena nascer como humana. E Next Dimension meio que deu a ideia que cada deus tem o seu domínio próprio no Olimpo, então é uma teoria válida.

 

Observando o ND realmente tem toda aquela estrutura própria a serviço de Artemis, o que leva a crer mesmo na existência de um local bem como de soldados próprios de cada deus. Se tudo seria tão específico porque não cada um escolher como nasce? Parece que apenas o grande conselho presidido por Zeus tem padrão tudo no Olimpo.

Atena renascer ao pé da estátua dá a entender que ela estaria em casa, e já cresceria no ambiente aprendendo tudo sobre a deusa que é. No Clássico ela foi retirada de lá, e em LC ela escolheu nascer junto do hospedeiro de Hades. O diferente foi ela ter nascido de novo em ND, como Saori e já Atena, como se não houvesse previsão do nascimento dela na época. Como Atena é uma deusa, e consequentemente atemporal. Não há Atenas diferentes em épocas diferentes em linhas temporais diversas como teoricamente acontece conosco. Em ND ela renasceu já completa em ND pelo capricho de Chronus (tempo), redefinindo o planejamento que ela poderia ter feito para aquela época.
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...