Ir para conteúdo

Debate: ressurreição no mangá canônico


Posts Recomendados

Existe um tópico específico sobre o Ikki que o Darkangel criou aqui no forum. Achei interessante o tema e resolvi criar um tópico mais abrangente, sobre ressurreição.

Quantas vezes realmente houve alguma ressurreição de algum(ns) personagem(ns)?

Quem tem o poder de ressuscitar os outros? E a si mesmo?

Com base no mangá canônico (clássico e ND).

72b865f5c7d19422aee0953ea84297ae.jpg

imagem meramente ilustrativa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Quantas vezes realmente houve alguma ressurreição de algum(ns) personagem(ns)?

R: Pra respondermos essa pergunta primeiro temos de analisar e vermos quem foi ressuscitado, isto é morreu e retornou.

Aqui também teríamos de entrar num outro mérito: diferencia se morte física de morte espiritual? Porque se sim, por exemplo, Shiryu, Shun, Tenma e Ikki(uma vez) entrariam na contagem, sendo que os três primeiros caíram no poço das almas Sekishiki e o último caiu no Ciclo das Seis Existências Rikudou Rinne, de forma que dos cavaleiros de bronze principais somente Seiya nunca morreria. Se não se diferencia, então nenhum cavaleiro de bronze, além de Ikki, morreu.

 

Sobre Ikki aparentemente ninguém tem dúvidas que Saga o matou e ele retornou na saga Poseidon.

Vamos assumir que Morte e Ressurreição só ocorre quando corpo e espírito são destruídos. Então temos uma ressurreição registada apenas até aqui.

Ainda que careça de mais material, aparentemente quando morto trajado da armadura de Fenix, Ikki possui a capacidade de ressuscitar. Essa é uma habilidade inata presente na armadura de bronze de Fenix.

 

Nenhum cavaleiro de prata foi morto até onde se sabe. Apesar do Arayashiki ser necessário para se chegar ao inferno vivo, isso é vc precisa morrer para isso ocorrer, Orphée certamente não perdeu seu corpo físico para chegar ao inferno, além do que entrariamos em mais um ponto duvidoso que foi a metodologia de sua ida para lá. De toda forma, corpo e espírito não foram destruídos aqui.

 

Quanto aos cavaleiros de ouro, sabe se que os renegados sim perderam suas vidas tanto físicas quanto espirituais para retornarem sob os poderes de Hades. No entanto sua ressurreição durava apenas 12 horas. Haveria a necessidade de se encontrar outro critério aqui, pq afinal não há tempo de vida útil praticamente. É o mesmo caso de uma ressurreição, plenamente, equiparável a de Ikki, por exemplo?

Também considero que ressurreição é ressurreição independente do tempo para usufruir tal vida nova.

Então teríamos mais seis ressurreições, Shion de Áries, Saga de Gêmeos, Máscara da Morte de Câncer, Shura de Capricórnio, Camus de Aquário e Afrodite de Peixes.

Totalizando sete ressurreições até aqui, sendo seis apenas dos cavaleiros de ouro.

 

Não há registros de generais marinas e nem de espectros que morreram e ressuscitaram, acredito.

 

Em Next Dimension, Odysseus retornou dos mortos. Dependendo do critério utilizado nas minhas menções anteriores essa é a hora onde dá tela azul, a ressurreição do espírito do Asclepio no corpo de Odysseus, é a ressurreição de Odysseus ou Asclepio?? Hahahaha, claro que é Asclepio, como o corpo não passa de uma casca vazia sem um espírito, computa se apenas uma ressurreição, já que não é possível colocar Odysseus num corpo sem espírito. Como foi Asclepio que ressuscitou, ele entraria na categoria cavaleiro de ouro. Se minha lógica estiver errada, por favor me corrijam.

 

Então, finalizando a contagem, teríamos 8 ressuscitados, sendo um cavaleiro de bronze e sete de ouro. Nenhum cavaleiro de prata, general marina ou espectro sofreu essa situação.

 

 

Quem tem o poder de ressuscitar os outros? E a si mesmo?

R: Na teoria, somente Hades possui o poder sobre os mortos, nem mesmo Thanatos pode faze lo. Mas como eu mencionei, o mais próximo disso foi um concedimento de 12 horas para um corpo. Euridice conta? Quem garante que ela só não receberia nova vida ao cruzar a linha entre o Inferno e a Terra? Eu não tenho uma opinião formada sobre isso.

Lembro na época de Soul of Gold, acompanhando alguns debates na Internet, muita gente criticando os roteiristas por fazerem Odin ser capaz de criar uma ressurreição muito mais plena do que o próprio Deus dos mortos do mangá canónico.

Enfim, Hades deve ser o único capaz de ressuscitar um corpo de mente e alma plenamente. No anime Saori ressuscita os cavaleiros de bronze no final das 12 casas, mas isso é filler e não ocorre no original do mangá.

Ikki possui o poder de ressuscitar desde que trajado de sua armadura de Fenix, característica que provavelmente perderá ao se tornar, se se tornar, o Cavaleiro de ouro de Leão.

 

Acho que é isso.

Editado por Darkangel_Rafael
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe uma certa distinção em Saint Seiya para as pessoas que morrem. Você só experimenta a morte verdadeira espiritual se sua alma fica com aquele olhar escurecido e perde vontade própria. Então Shiryu por exemplo nunca chegou a morrer quando sua alma deixou o seu corpo para ir para outro plano, pois elas continuou viva. Dentro desse sentido espiritual, Aiolos nunca morreu também. A diferença é que ele teve morte física e não foi capaz de retornar. E a distinção entre os dois é que o corpo do Dragão manteve a energia da vida acesa no físico por tempo o suficiente para ele poder retornar, é o que eu acredito. Então Shiryu nunca realmente morreu de verdade em nenhum dos dois sentidos.

 

Essa questão também remete à aquela velha questão de Shaka e Saori; Eles morreram? Como Shaka continuou com a armadura de Virgem que virou pó no Inferno e Saori volta física para o mundo dos vivos em Next Dimension? Acredito que a resposta para isso é que os com o oitavo sentido podem morrer fisicamente, mas sua existência física se regenera no Mundo dos Mortos. Então é uma morte extremamente curta e pouco significativa, se tratando mais quase de um teleporte.

 

Os únicos que experimentaram uma plena morte e ressurreição foi Ikki quando lutou contra Saga e os cavaleiros renegados em Hades.

 

A Eurídice entra mais no ramo especulativo, mas ela deveria ter perdido sua vontade como uma ser humana normal no Underworld, tendo uma morte corpórea e espiritual. A visita de Orpheé deve ter feito Hades dá de volta sua alma e uma forma física para voltar aos vivos, o que remete a ideia de ressurreição plena também.

 

Sobre quem mais tem poder de ressuscitar os mortos, há muita especulação sobre a capacidade de Atena nessa questão pela aparição dos Doze no Muro das Lamentações. Talvez foi por conta de Hades ter sido exilado desses domínios no momento que isso ocorreu?

Editado por Rafael Gêmeos
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas os 12 no muro não chega a ser uma ressurreição, eles apenas "acordaram" movidos pelo cosmo de Saori. Vivos ali só estavam Dohko e talvez Shaka, Mu, Milo e Aiolia.

 

O que você quer dizer com "acordar"? Eles pareciam tão vivos quanto os que já estavam lá.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Não, os olhos deles eram diferentes.

Eu não computei nenhum dessa situação pq eles não retornaram para o plano físico e há muita discussão se eles ali não eram apenas espíritos, e usando o critério de corpo e alma eles não se qualificariam.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, os olhos deles eram diferentes.

Eu não computei nenhum dessa situação pq eles não retornaram para o plano físico e há muita discussão se eles ali não eram apenas espíritos, e usando o critério de corpo e alma eles não se qualificariam.

mas aqui não seria importante voltar para aquela tua mesma questão? digo, se diferencia morte física de morte espíritual?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Sim. Por isso não contei eles, pq eu não considero o retorno deles como ressurreição.

Shaka, Dohko e Kanon não morreram de fato e, por não morrer, não haviam ressuscitado. E quanto aos outros cavaleiros retornaram pela influência da vontade de Atena, uma Deusa que não tem o poder de trazer vida aos mortos. Dohko mesmo menciona que os sete, Aiolos, Aldebaran, Saga, Máscara da Morte, Shura, Camus e Afrodite, retornaram sem seus corpos, como espíritos.

Portanto também não se qualificariam como ressurreição.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...