Ir para conteúdo

Seiya, um líder que inspira


Posts Recomendados

Todo mundo sabe o quanto eu admiro o personagem principal de Saint Seiya, são vários motivos para tal, mas talvez eu nunca tenha observado o exímio líder que o Pégaso é, ou melhor, o grande líder que ele se tornou no decorrer da história.

Considerando apenas o cânone oficial, vemos Seiya passar de liderado a líder. Inicialmente rebelde, e um tanto imaturo Seiya se torna um cavaleiro através do treinamento ministrado por sua grande mentora Marin. Lutando apenas por seus próprios objetivos, o pégaso entra no torneio galático, e posteriormente com a revelação de que Saori era na verdade Athena, passa a lutar, mesmo que relutante no inicio, por ela.

Seiya começa a amadurecer conforme vão acontecendo as batalhas e sempre é ele o primeiro a enfrentar os cavaleiros inimigos conforme sua patente. Seiya é o primeiro a derrotar um cavaleiros de prata, bem como o primeiro a superar a velocidade da luz de um cavaleiro de ouro, Seiya também é o primeiro a vencer um Marina e um deus sozinho (Thanatos). Em todas as sagas dos cavaleiros, Seiya está sempre indo à frente da sua equipe e mostrando que sim, eles podem superar o inimigo. Mas a cena que mais evidencia isso, é a última da saga de Hades. Confesso que ficava triste sempre que lia essa cena, mas com o tempo passei a admirar o fato de Kurumada ter feito um excelente protagonista para sua série, e não ter tido medo de sacrifica-lo no final.

A cena vocês conhecem, Hades está derrotando Athena, e os cavaleiros protegidos por esferas rumam para a superficíe, cabe novamente à Seiya inspirar seus companheiros, e mostrar a eles que é sim possível um humano vencer um deus olimpiano. Seiya sai de sua esfera e desfere um golpe violento contra Hades. Com a espada de Hades em seu peito Seiya cai e não tem mais condições de lutar, mas seus companheiros seguem seu exemplo, e inspirados por sua coragem ajudam Athena a vencer Hades finalmente.

Tanto na ficção quanto na vida real, existem vários tipos de liderança, e Seiya demonstra o poder de inspirar pessoas, a caracteristica que considero a mais importante em um líder.

 

 

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estamos agora criando "Appreciation Thread's"?

 

Então, eu não gostava muito do Seiya no anime. Não que eu sentisse um certo desgosto por ele ou algo do tipo, mas sempre senti que as melhores lutas não eram a dele, sendo o protagonista mais sem-graça dos cinco. O cara era quase um robô à serviço de Atena que repetia as mesmas coisas

 

Mudei um pouco de opinião quando li o mangá pela primeira vez. É o Seiya chato e teimoso que adora apanhar, mas muito menos que o do nível repetitivo do anime e Kurumada o humanizou muito mais. Há uma pessoa nesse Seiya, nós vimos melhor suas motivações no início do mangá.

 

No entanto, ele ainda não é muito o tipo de protagonista que eu aprecio no geral. Eu prefiro protagonistas mais maduros que possuem mais momentos de badass e atitude, como o Guts do mangá de Berserk, mas não é culpa do Seiya cair nesse clichê de protagonista mamão e cabeça-dura, pois foi ele basicamente que começou. De um jeito ou de outro, ele ainda é muito marcante. Eu espero ver ele novamente na ativa em Next Dimension, mas se ficar na cadeira que é o lugar de encosto até o final, tudo bem também.

 

Brincadeiras à parte, e apesar de seus defeitos, eu sempre irei ler com gosto as histórias que envolvem esse personagem e os outros quatro cavaleiros de bronze.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seiya (O PROTAGONISTA DE VERDADE) é um líder não no estilo convencional (onde se espera um tipo de general gritando ordens) mas sim pelo exemplo. O melhor do personagem é que ele não fica na zona de conforto e não aceita ser rotulado. Ele vai em frente e faz o que tem que fazer.

 

Enfim, é um excelente personagem e o meu favorito na série.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu tbm spider, muita gente torce o nariz para o Seiya, mas eu não entendo os motivos. CDZ valoriza muitos os outros 4 (com a Saori 5) protagonistas, nem dá para dizer que ele é O protagonista, talvez o principal deles, mas CDZ trabalha bem os 5. Admiro muito o Seiya, principalmente no mangá.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seiya é sim um grande líder.

 

Não espera e não depende de ninguém. Reconhece a fraqueza e fragilidade humana, mas persiste em superar o obstaculo.

 

Os demais camaradas são um complemento de virtudes, e cada um com sua fraqueza e superação.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu tbm spider, muita gente torce o nariz para o Seiya, mas eu não entendo os motivos.

Eu diria que é um pouco de lance de cultura. Seiya é um personagem dedicado, que se mexe, faz acontecer e é altamente idealista. É um pouco diferente do que o brasileiro está acostumado a ver ou mesmo ver como modelo ideal.

 

Tem também o lance estilo "AIN MEU SIGUINU!" da pessoa ser mais fã de um dos outros e não gostar que o Seiya tenha mais destaque.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não diria que o Seiya seria um lider (pelo menos fora de Omega), mas inspiração ele é, afinal foi a força de vontade dele que fez ele despertar a Armadura divina e motivou os outros cavaleiros de bronze a despertar a deles (eles inclusive já tinham se dado como derrotados na hora).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seiya não é o tipo de líder maduro e decisivo que comanda o grupo, uma das características que eu não gosto dele, mas ele pode ser visto como líder no clássico sim. O fato de ele ser sempre o que insiste mais faz com que seus companheiros o vejam como um exemplo a ser seguido.

 

O dia que Seiya se dar por vencido, será o fim do mundo.

Editado por Rafael Gêmeos
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando era adolescente também não curtia muito o Seiya, devido ao excesso de protagonismo. Era sempre ele que encarava o grande vilão para depois levar a coroa de louros, enquanto os demais bronzeboys ficavam pelo caminho. Anos depois, quando voltei a me reaproximar da franquia (via Ômega, para ser honesta) comecei a analisar melhor o significado do Pegasus clássico para a obra como um todo e, de modo mais específico, sua relevância para os companheiros de batalha.

 

Como o Spider destacou, Seiya não é um líder clássico. Podemos partir do princípio de que a liderança é uma chefia democrática, que consegue mobilizar diferentes indivíduos a dar melhor de si, de acordo com as habilidades de cada um. Sim, Seiya tem muito de tudo isso, mas com a diferença de que ele, na verdade, nunca foi o chefe do grupo. Ele é um líder desprovido de títulos ou posições de comando, o que torna seu papel frente ao grupo ainda mais relevante. O que o torna um líder é o respeito dos companheiros e não há status que supere isso.

 

Custei a dar o devido valor ao personagem, mas se tivéssemos um pouquinho de Seiya dentro de nós talvez não engolíssemos tantos sapos ou lutássemos mais pelo que vale a pena.

 

Parabéns pelo tópico.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando era adolescente também não curtia muito o Seiya, devido ao excesso de protagonismo. Era sempre ele que encarava o grande vilão para depois levar a coroa de louros, enquanto os demais bronzeboys ficavam pelo caminho. Anos depois, quando voltei a me reaproximar da franquia (via Ômega, para ser honesta) comecei a analisar melhor o significado do Pegasus clássico para a obra como um todo e, de modo mais específico, sua relevância para os companheiros de batalha.

 

Como o Spider destacou, Seiya não é um líder clássico. Podemos partir do princípio de que a liderança é uma chefia democrática, que consegue mobilizar diferentes indivíduos a dar melhor de si, de acordo com as habilidades de cada um. Sim, Seiya tem muito de tudo isso, mas com a diferença de que ele, na verdade, nunca foi o chefe do grupo. Ele é um líder desprovido de títulos ou posições de comando, o que torna seu papel frente ao grupo ainda mais relevante. O que o torna um líder é o respeito dos companheiros e não há status que supere isso.

 

Custei a dar o devido valor ao personagem, mas se tivéssemos um pouquinho de Seiya dentro de nós talvez não engolíssemos tantos sapos ou lutássemos mais pelo que vale a pena.

 

Parabéns pelo tópico.

Muito legal Anna. Eu penso assim tbm com relação ao tipo de liderança do Seiya, e confesso que gosto bastante desse estilo. Acho que inspirar alguém a não desistir, a fazer o seu melhor é uma característica impar e muito rara.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 meses depois...

Aproveitando o tópico, vou deixar aqui o comentário que escrevi numa thread um bom tempo atrás, com alguns acréscimos:

 

Quando me recordo dos episódios que assistia na Manchete, mais aproximadamente no fim da exibição do anime, por volta de 1996 ou 1997, sempre me lembro das cenas climáticas do arco de Poseidon: num primeiro momento, está lá Seiya trajando a armadura de Sagitário e mirando a flecha em Poseidon. O herói e o Big Bad do arco cara a cara. Quem sairia vitorioso?

 

Mas a cena mais marcante, e que ficou marcada em minha memória, é a cena em que Seiya convence Shiryu e Hyoga a combinarem seus ataques para que pudessem elevá-lo a uma altura adequada para penetrar no Pilar Principal de Atlantis e salvar Atena. Toda a cena é um momento inacreditável, e logo depois, com ele segurando Saori em seus braços, exausto, mas contente por tê-la salvado, apenas reforça a minha opinião do personagem: a grande determinação que ele possui e a grande devoção que ele nutre por Atena.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...