Ir para conteúdo

Welcome to IPBFocus Demo
Register now to gain access to all of our features. Once registered and logged in, you will be able to create topics, post replies to existing threads, give reputation to your fellow members, get your own private messenger, post status updates, manage your profile and so much more. This message will be removed once you have signed in.
Login to Account Create an Account
Foto

Seiya, um líder que inspira


  • Por favor, faça o login para responder
10 respostas neste tópico

#1
Tpegaso

Tpegaso

    Cavaleiro de Ouro

  • Membros
  • 3.062 posts
  • Interesses:noticias e discussoes acerca de saint seiya

Todo mundo sabe o quanto eu admiro o personagem principal de Saint Seiya, são vários motivos para tal, mas talvez eu nunca tenha observado o exímio líder que o Pégaso é, ou melhor, o grande líder que ele se tornou no decorrer da história. 

Considerando apenas o cânone oficial, vemos Seiya passar de liderado a líder. Inicialmente rebelde, e um tanto imaturo Seiya se torna um cavaleiro através do treinamento ministrado por sua grande mentora Marin. Lutando apenas por seus próprios objetivos, o pégaso entra no torneio galático, e posteriormente com a revelação de que Saori era na verdade Athena,  passa a lutar, mesmo que relutante no inicio, por ela.

Seiya começa a amadurecer conforme vão acontecendo as batalhas e sempre é ele o primeiro a enfrentar os cavaleiros inimigos conforme sua patente. Seiya é o primeiro a derrotar um cavaleiros de prata, bem como o primeiro a superar a velocidade da luz de um cavaleiro de ouro, Seiya também é o primeiro a vencer um Marina e um deus sozinho (Thanatos). Em todas as sagas dos cavaleiros, Seiya está sempre indo à frente da sua equipe e mostrando que sim, eles podem superar o inimigo. Mas a cena que mais evidencia isso, é a última da saga de Hades. Confesso que ficava triste sempre que lia essa cena, mas com o tempo passei a admirar o fato de Kurumada ter feito um excelente protagonista para sua série, e não ter tido medo de sacrifica-lo no final. 

A cena vocês conhecem, Hades está derrotando Athena, e os cavaleiros protegidos por esferas rumam para a superficíe, cabe novamente à Seiya inspirar seus companheiros, e mostrar a eles que é sim possível um humano vencer um deus olimpiano. Seiya sai de sua esfera e desfere um golpe violento contra Hades. Com a espada de Hades em seu peito Seiya cai e não tem mais condições de lutar, mas seus companheiros seguem seu exemplo, e inspirados por sua coragem ajudam Athena a vencer Hades finalmente.

Tanto na ficção quanto na vida real, existem vários tipos de liderança, e Seiya demonstra o poder de inspirar pessoas, a caracteristica que considero a mais importante em um líder. 

 

 



#2
Rafael Gêmeos

Rafael Gêmeos

    Cavaleiro das Trevas

  • Membros
  • 1.313 posts
  • Interesses:Saint Seiya, Batman

Estamos agora criando "Appreciation Thread's"?

 

Então, eu não gostava muito do Seiya no anime. Não que eu sentisse um certo desgosto por ele ou algo do tipo, mas sempre senti que as melhores lutas não eram a dele, sendo o protagonista mais sem-graça dos cinco. O cara era quase um robô à serviço de Atena que repetia as mesmas coisas

 

Mudei um pouco de opinião quando li o mangá pela primeira vez. É o Seiya chato e teimoso que adora apanhar, mas muito menos que o do nível repetitivo do anime e Kurumada o humanizou muito mais. Há uma pessoa nesse Seiya, nós vimos melhor suas motivações no início do mangá.

 

No entanto, ele ainda não é muito o tipo de protagonista que eu aprecio no geral. Eu prefiro protagonistas mais maduros que possuem mais momentos de badass e atitude, como o Guts do mangá de Berserk, mas não é culpa do Seiya cair nesse clichê de protagonista mamão e cabeça-dura, pois foi ele basicamente que começou. De um jeito ou de outro, ele ainda é muito marcante. Eu espero ver ele novamente na ativa em Next Dimension, mas se ficar na cadeira que é o lugar de encosto até o final, tudo bem também.

 

Brincadeiras à parte, e apesar de seus defeitos, eu sempre irei ler com gosto as histórias que envolvem esse personagem e os outros quatro cavaleiros de bronze.



#3
Spider-Phoenix

Spider-Phoenix

    Herói do Amanhã

  • Moderador
  • 5.475 posts
  • Interesses:Deus acima de tudo

    No lado do entretenimento Power Rangers, HQs, desenhos animados e games.
Seiya (O PROTAGONISTA DE VERDADE) é um líder não no estilo convencional (onde se espera um tipo de general gritando ordens) mas sim pelo exemplo. O melhor do personagem é que ele não fica na zona de conforto e não aceita ser rotulado. Ele vai em frente e faz o que tem que fazer.

Enfim, é um excelente personagem e o meu favorito na série.

#4
Tpegaso

Tpegaso

    Cavaleiro de Ouro

  • Membros
  • 3.062 posts
  • Interesses:noticias e discussoes acerca de saint seiya

O meu tbm spider, muita gente torce o nariz para o Seiya, mas eu não entendo os motivos. CDZ valoriza muitos os outros 4 (com a Saori 5) protagonistas, nem dá para dizer que ele é O protagonista, talvez o principal deles, mas CDZ trabalha bem os 5. Admiro muito o Seiya, principalmente no mangá. 



#5
Grimlock

Grimlock

    Cavaleiro Sem Constelação

  • Membros
  • 292 posts
  • Interesses:Saber noticias de CDZ!!!

Seiya é sim um grande líder.

 

Não espera e não depende de ninguém. Reconhece a fraqueza e fragilidade humana, mas persiste em superar o obstaculo.

 

Os demais camaradas são um complemento de virtudes, e cada um com sua fraqueza e superação.



#6
luciano amaral

luciano amaral

    ...

  • Membros
  • 1.872 posts
  • Interesses:em ver o circo pegar fogo

Eu vejo qualidades nitidas nos 4 protagonistas:

 

Seya-determinação

Shiryu- coragem

Shun- pureza

Hyoga- frieza (se bemq ue, na prática nem tanto kkk)

 

E Ikki seria tipo o "capitão planeta" com a qualidade dos 4 embutidas...



#7
Spider-Phoenix

Spider-Phoenix

    Herói do Amanhã

  • Moderador
  • 5.475 posts
  • Interesses:Deus acima de tudo

    No lado do entretenimento Power Rangers, HQs, desenhos animados e games.

O meu tbm spider, muita gente torce o nariz para o Seiya, mas eu não entendo os motivos.


Eu diria que é um pouco de lance de cultura. Seiya é um personagem dedicado, que se mexe, faz acontecer e é altamente idealista. É um pouco diferente do que o brasileiro está acostumado a ver ou mesmo ver como modelo ideal.

Tem também o lance estilo "AIN MEU SIGUINU!" da pessoa ser mais fã de um dos outros e não gostar que o Seiya tenha mais destaque.

#8
Hugo Estranho

Hugo Estranho

    Cavaleiro de Ouro

  • Membros
  • 2.658 posts
  • Interesses:HQ, desenhos, animes e nerdices em geral

Eu não diria que o Seiya seria um lider (pelo menos fora de Omega), mas inspiração ele é, afinal foi a força de vontade dele que fez ele despertar a Armadura divina e motivou os outros cavaleiros de bronze a despertar a deles (eles inclusive já tinham se dado como derrotados na hora).



#9
Rafael Gêmeos

Rafael Gêmeos

    Cavaleiro das Trevas

  • Membros
  • 1.313 posts
  • Interesses:Saint Seiya, Batman

Seiya não é o tipo de líder maduro e decisivo que comanda o grupo, uma das características que eu não gosto dele, mas ele pode ser visto como líder no clássico sim. O fato de ele ser sempre o que insiste mais faz com que seus companheiros o vejam como um exemplo a ser seguido.

 

O dia que Seiya se dar por vencido, será o fim do mundo.


Editado por Rafael Gêmeos, 15/11/2017 - 09:34.


#10
Hugo Estranho

Hugo Estranho

    Cavaleiro de Ouro

  • Membros
  • 2.658 posts
  • Interesses:HQ, desenhos, animes e nerdices em geral

Episódio G Assassin mostra que isso literalmente acontece.



#11
Anna

Anna

    Cavaleiro de Bronze

  • Membros
  • 871 posts

Quando era adolescente também não curtia muito o Seiya, devido ao excesso de protagonismo. Era sempre ele que encarava o grande vilão para depois levar a coroa de louros, enquanto os demais bronzeboys ficavam pelo caminho. Anos depois, quando voltei a me reaproximar da franquia (via Ômega, para ser honesta) comecei a analisar melhor o significado do Pegasus clássico para a obra como um todo  e, de modo mais específico, sua relevância para os companheiros de batalha.

 

Como o Spider destacou, Seiya não é um líder clássico. Podemos partir do princípio de que a liderança é uma chefia democrática, que consegue mobilizar diferentes indivíduos a dar melhor de si, de acordo com as habilidades de cada um. Sim, Seiya tem muito de tudo isso, mas com a diferença de que ele, na verdade, nunca foi o chefe do grupo. Ele é um líder desprovido de títulos ou posições de comando, o que torna seu papel frente ao grupo ainda mais relevante. O que o torna um líder é o respeito dos companheiros e não há status que supere isso.

 

Custei a dar o devido valor ao personagem, mas se tivéssemos um pouquinho de Seiya dentro de nós talvez não engolíssemos tantos sapos ou lutássemos mais pelo que vale a pena. 

 

Parabéns pelo tópico.






0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos