Ir para conteúdo

Os cavaleiros de athena e a reencarnação


Posts Recomendados

Por causa de debates em outros tópicos eu resolvi criar este tópico afim de começarmos uma discussão "talvez calorosa /sex "acerca de o universo de saint Seya admite ou não admite a reencarnação.

 

Antes queria deixar alguns pontos claros:

 

1- Pelo fato de haver pouco material no mangá classico irei usar mão de obras de spin offs. Sobretudo o ND e o LC

2- Não utilizarei o HIPERMITO como base, mesmo por que acredito que nada lah é divulgado sobre o tema.

 

Para começar vamos deixar cravado no post o conceito literal de reencarnação:

Reencarnação é uma crença milenar,anterior portanto ao espiritismo kardecniano e presume que a evolução do espirito humano ocorre por vidas sucessivas onde haveria progresso moral, intelectual e espiritual.

 

De acordo com o aurélio. Ou seja, a pessoa morre, seu espirito é separado do corpo, fica em alguma espécie de mundo "pós-vida" e, se lá não atender os requisitos para ficar, volta de novo para "este mundo" como uma nova pessoa em uma nova família e, de acordo com algumas religiões asiáticas, pode até regressar como um animal.

 

Agora , acho interessante destacar aqui o conceito de reencarnação de acordo com as religiões que servem de fonte inspiradora para a obra saint Seya:

judaísmo,budismo e a mitologia grega(sendo que está era considerada como religião nos tempos antigos)

 

Na mitologia grega:

O conceito de reencarnação surgiu com o Orfismo, que foi uma corrente reformadora na época dos Aqueus, em outras palavras: A grécia antiga.

Antes do Orfismo, eles acreditavam que o mundo era formado pelo panteão divino do Olimpo onde cada deus era responsável por uma parte dele, sendo Hades, o dono do inferno

14bni1f.jpg

E lah a maioria dos mortos eram distribuidas entre as inumeras prisões e, apenas poucos eleitos, apos serem julgados por Minos, *sim o juizinho* detinham a concessão de morar nos campos elíseus

14ujabp.jpg

Mas na pratica quase ninguem ia. Aqueles que irritavam bastante os deuses. Como o Sisifo, sofriam castigos piores que a morada do tartaro, como empurrar uma pedra montanha acima e sempre ser esmagada pela mesma dia após dia por toda a eternidade

250px-Punishment_sisyph.jpg

Mas, apos a reforma conhecida com Orfismo, foi abandonado a maioria dos cultos antigos, bem como a matança de animais em altares de sacrifícios para comer sua carne e sangue ainda frescos ,bem como uma nova estória acerca da criação do universo. Como o mesmo advindo de um ovo prateado gigante e com ele acabou surgindo o nascimento do universo. Zeus se apoderou dele e se tornou o dono de tudo

orfismo-ovo.gif

 

Interessante dizer aqui que Orfeu é considerado por muitos historiadores como um personagem que realmente existiu e, através de carismas unicos. Reformou todo o sistema politico-religioso de sua época. Algo similar ao que Jesus e Moises fizeram.

Pois bem, de acordo com a lenda. Assim que a pessoa morria e chegava ao Hades, lah ela tomava um dos 2 caminhos: Em um ela iria ficar eternamente no submundo. No outro, caso ela tivesse algum assunto inacabado, iria pedir misericordia aos guardiões para beber a água do rio Lethes e assim ter permissão para voltar ao mundo dos vivos afim de resolver algum assunto inacabado. A água desse rio provocava esquecimento de sua vida anterior e dos acontecimentos em Hades. Mas sua "missão" ficava de algum modo em seu subconsciente na pós vida.

 

 

Nos remetendo agora ao cristianismo. O antigo testamento, bem como a maioria dos livros extras que compõem a Tanacha, nos dão pistas de haver uma vida pós morte e até mesmo uma reencarnação.Sendo que, os versiculos mais famosos são quando o antigo rei Saul, por intermédio da necromancia. Conversa com o espírito do antigo profeta Samuel, ja habitando o mundo dos mortos:

005.jpg

 

A conversa dos dois é extensa, mas veja 1 Samuel 28, lah tem detalhado este episódio

Outro versículo seria este

 

"Não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu, Jeová teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta geração daqueles que me aborrecem,

Êxodo 20:5"

 

Para finalizar, era uma pratica antiga dos hebraicos matar toda a família dos traidores, para assim evitar a sua "reencarnação"

 

Budismo:

Este ultimo é mais fácil achar referencias. Ate a pessoa romper o ciclo de dor e atingir o estado de nirvana " Ouvindo a musica Smells like teen spirits =) "

ficará reencarnando quantas vezes forem necessárias. Sendo Sidarta Gautama seu idealizador, o mesmo ja se pronunciou, atraves de seus "sanscritos" que recordava de algumas de suas vidas passadas.Sendo uma inclusive encarnou como uma lebre e se matou atirando-se ao fogo para servir de alimento a um viajante entregue a fadiga.

14596992-buddha-s-biography-painting-on-

 

Bem, finalizado as referencias introdutórias. Vamos a cosmologia do universo de saint Seya:

 

Nosso exemplo mais óbvio e do nosso querido xaterrimo que nunca morre /evil Seya, sendo que Hades na retcon de ND o menciona um guerreiro que ja vinha pelejando de longa data:

7.jpg

 

 

Em LC é dito de forma mais escancarada sobre a reencarnação de pégaso, inclusive que o mesmo é predestinado a ser um embuste /evil No calo de Hades toda vez que a treta fica mais tretida

30bo3kh.jpg

 

Um outro exemplo interessante a dissertar aqui é o fato da alma de Sisifo estar presa no submundo e Hakurei alertar que ele jamais poderá encarnar se não sair de lah:

 

2142wjl.jpg

 

O que, nesse argumento se levarmos como base. Podemos ver que não é apenas Seya que tem o privilegio da reencarnação.

 

"Tá seu zé ruela, mas LC não é canon seu canvete enrustido que me fez perder meia hora lendo bobagens so pra fanfiquear lc /evil "

photo.jpg

 

Tenha calma nobre padawan. Agora vem as referencias de ND:

 

1° O mais óbvio, a cena da taça:

134.jpg

 

Assim, de forma tal, ficou dito ESCANCARADAMENTE que pelo menos o Seya reencarna nesse krai /evil Alem claro de nossa amada donzela em perigo deusa Athenis...

 

Mas muitos aqui poderão dizer: Toda alma do cavaleiro morto vai pra Cocytos e fica láh eternamente!!!!!!!!!!!!!!

resposta minha

zlbie.jpg

 

Primeiro pode até ir pra lah, mas ficar lah ja são outros 500. O exemplo mais lógico é o Aiolos, o fantasminha camarada:

0003.jpg

Ele depois de morto, de alguma forma conseguiu escapar das leis que regem o submundo impostas por Hades e seu espirito fica a vagar por ahe. Sendo que essa imagem de ND é sua mitada mais recente. Há vários pontos a discorrer disto, mas o mais óbvio ao meu ver é que ele despertou parcialmente o 8° sentido. Sendo assim não está regido pelas leis do Meikai e está passível de reencarnação.

 

Um outro exemplo legal é o final da saga Meikai classica

 

Mang%C3%A144009.jpg

 

Sendo que os mesmos, ao sentir o cosmo da deusa. Acabam despertando o 8° sentido e assim passam a se guiar livremente no youmotso.

 

Um pouco mais adiante no mangá, vemos esta cena aqui:

Mang%C3%A144031.jpg

 

Pelo chamado de Athena, todos os cavaleiros se encontraram diante do muro das lamentações. Sendo que os que morreram a bastante tempo. Ao meu ver, tiveram apenas despertado parcialmente o 8° sentido. Assim estavam mais "impulsionados" pela vontade de agir, sem muita consciencia do que faziam. Mas o suficiente para não estarem sujeito as leis de Hades. Mesmo por que Hades jamais iria querer este muro demolido.

 

Com tudo isto encerro este post com minha tese:

 

Os cavaleiros, pelo menos os que mais se destacam. Podem sim se rescussitar. Pode até não ser via de regra, mas dentro da obra não vejo impedimentos para tal. E, para finalizar, uma saudação ao darkangel_Rafael, pois ao procurar as scans, vi uma mitada do Shaka

Mang%C3%A144005.jpg

Editado por luciano amaral
  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Bem interessante o assunto e o acréscimo de informações que o tópico apresenta.

 

Faço algumas colocações:

-Sobre os cavaleiros de ouro que agiram em resposta do chamado de Atena, é uma incógnita pra muitos ainda. Wandir, por exemplo, defende que eles apenas responderam o chamado de Atena, na forma de vontade da deusa, ou seja, não houve 8 sentido. Outros acreditam que eles atingiram o 8 sentido também. Eu passei a flertar com a primeira afirmação pois oportunidade eles tiveram, da mesma forma que os cavaleiros de bronze, Dohko e Kanon, de atingir tal sentido mas só foram demonstrar quando o rastro de Atena penetrou no Inferno de Cocytus, alias não Yomotsu. Além disso, Saga, Shura, Camus, Máscara da Morte, Afrodite e Aiolos surgiram ainda depois de Mu, Aiolia e Milo. Se tudo fosse o 8 sentido, não deveriam ter aparecido juntos?? Por que eles apareceram depois dos três??

-A menção de Sidarta, em uma de suas vidas, ter sido uma lebre que se joga ao fogo para alimentar um viajante desgastado foi sensacional, particularmente eu não sabia disso, e foi usada no conto de Shiryu para Seiya na entrada da casa de escorpião durante as 12 casas(adorei saber dessa referência):

Mang%C3%A117042.jpg

 

Mang%C3%A117043.jpg

 

-Gostei também do PACMAN nervoso e o dedo do meio, é isso aí, Luciano, fodam-se os revoltados, se juntos já causam imagina juntos! Tem que controlar esse tipo de ato memo XD

Editado por Darkangel_Rafael
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem interessante o assunto e o acréscimo de informações que o tópico apresenta.

 

Faço algumas colocações:

-Sobre os cavaleiros de ouro que agiram em resposta do chamado de Atena, é uma incógnita pra muitos ainda. Wandir, por exemplo, defende que eles apenas responderam o chamado de Atena, na forma de vontade da deusa, ou seja, não houve 8 sentido. Outros acreditam que eles atingiram o 8 sentido também. Eu passei a flertar com a primeira afirmação pois oportunidade eles tiveram, da mesma forma que os cavaleiros de bronze, Dohko e Kanon, de atingir tal sentido mas só foram demonstrar quando o rastro de Atena penetrou no Inferno de Cocytus, alias não Yomotsu. Além disso, Saga, Shura, Camus, Máscara da Morte, Afrodite e Aiolos surgiram ainda depois de Mu, Aiolia e Milo. Se tudo fosse o 8 sentido, não deveriam ter aparecido juntos?? Por que eles apareceram depois dos três??

-A menção de Sidarta, em uma de suas vidas, ter sido uma lebre que se joga ao fogo para alimentar um viajante desgastado foi sensacional, particularmente eu não sabia disso, e foi usada no conto de Shiryu para Seiya na entrada da casa de escorpião durante as 12 casas(adorei saber dessa re

 

-Gostei também do PACMAN nervoso e o dedo do meio, é isso aí, Luciano, fodam-se os revoltados, se juntos já causam imagina juntos! Tem que controlar esse tipo de ato memo XD

Haha eu tava vendo nas videoaulas de animação ,que tô com um projeto de fazer um desenho animado,e o cara é bem irreverente XD . Tô tentando xupinhar o jeito dele.

Bom sobre os santos mortos. Realmente da a entender que eles só responderam o chamado de Athena,ou que desenvolveram parcialmente o 8 sentido.

Eu me inclino na segunda hipótese por que tem um capa especial de ND mostra Athena e Shijima vendo as almas dos Gold Saints. Ou seja

os mesmos não estão sujeitos às leis de Hades.

Em última hipótese da pra interpretar que. Mesmo eles sendo guiados pela vontade de Athena,quando está vem a terra a alma deles em cocytos sentem o cosmo dela é vêem a terra como cavaleiros,reencarnando assim.

Gostaria de dissertar no tópico como os golds de LC e alguns do ND são evidências claras de reencarnacao. Assim como em LC o exemplo óbvio Ikki/kagaho.

Em ND acredito que Suykio e a vida passada de Ikki. Depois com calma discorrido está teoria.

Editado por luciano amaral
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas em Next Dimension já não existe mais Inferno ou Campos Elíseos, então acho plausível que as almas estejam vagando por ai.

 

Nem acho que o inferno ou eliseus tenham se esfacelado.

Acho que tá só uma zona Lah. Mas ainda existe. A maior prova disso é que Shun foi quase morto no começo de ND. Horas,se Hades não existe mais,a morte deveria ser impossível.

Acredito que os deuses quando morrem,levam um tempo mas rescussitam. Pois se até os humanos têm alma,em tese os deuses teriam também.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a morte não é impossível, estou dizendo que a alma da pessoa morta não teria para onde ir, uma vez que é explícito o texto no qual diz que o Inferno e Elíseos se destruiriam com a derrota de Hades. Omega e Ep.GA também aderiram a mesma ideia, falta Kurumada nos mostrar no canônico.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a morte não é impossível, estou dizendo que a alma da pessoa morta não teria para onde ir, uma vez que é explícito o texto no qual diz que o Inferno e Elíseos se destruiriam com a derrota de Hades. Omega e Ep.GA também aderiram a mesma ideia, falta Kurumada nos mostrar no canônico.

 

Fiquei curioso em saber como a morte e retratada em ômega. Se não há o reino de Hades Lah /pensa
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso em saber como a morte e retratada em ômega. Se não há o reino de Hades Lah /pensa

As almas ficam agonizando no Yomotsu. Quando Yuna é jogada lá, tem vários corpos que imploram pelo descanso eterno. E o que antes era o poço que levava ao Inferno, agora é composto por lava.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas em Episódio G Assassino mostra que as almas ainda vão para o Inferno, só que este está em um estado de calamidade, um turbilhão caótico de almas. Também afirma que Hades não morreu por completo, só está em uma forma fraca. Deuses nunca morrem, então talvez o Mundo dos Mortos volte um dia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas em Episódio G Assassino mostra que as almas ainda vão para o Inferno, só que este está em um estado de calamidade, um turbilhão caótico de almas. Também afirma que Hades não morreu por completo, só está em uma forma fraca. Deuses nunca morrem, então talvez o Mundo dos Mortos volte um dia.

Mas espera ai, não temos um Inferno lá, temos uma zona abstrata que é um turbilhão caótico de almas, como você disse. As Prisões, os Julgamentos, tudo inexiste ali. O Inferno foi destruído, as almas ficam entrando em colapso porque não tem para onde ir, elas não seguem seu curso natural.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas espera ai, não temos um Inferno lá, temos uma zona abstrata que é um turbilhão caótico de almas, como você disse. As Prisões, os Julgamentos, tudo inexiste ali. O Inferno foi destruído, as almas ficam entrando em colapso porque não tem para onde ir, elas não seguem seu curso natural.

O que por si só já seria motivo para os deuses se revoltarem com Atena. Já existia um sistema funcionando, ela não concordava com ele, o destruiu e não colocou nada no lugar.

 

 

Falando de reencarnação, em LC eu vejo como verdade. Tenma já é uma confirmação, mas além das informações já citadas, a aparência idêntica dos santos do passado com os do presente já é outro indício. Em LC ainda temos a pintura de Alone que salvava as almas do Cocytos e portanto poderia permitir essa reencarnação.

 

Em ND temos o Tenma e agora o Asclépio/Odysseu. Creio que dá pra afirmar que é uma verdade lá também, só não sei se é algo tão harmônico como no LC onde Asrpos é Saga, Kardia é Milo e etc. Na obra de Kurumada talvez apenas alguns voltem.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que por si só já seria motivo para os deuses se revoltarem com Atena. Já existia um sistema funcionando, ela não concordava com ele, o destruiu e não colocou nada no lugar.

 

 

Falando de reencarnação, em LC eu vejo como verdade. Tenma já é uma confirmação, mas além das informações já citadas, a aparência idêntica dos santos do passado com os do presente já é outro indício. Em LC ainda temos a pintura de Alone que salvava as almas do Cocytos e portanto poderia permitir essa reencarnação.

 

Em ND temos o Tenma e agora o Asclépio/Odysseu. Creio que dá pra afirmar que é uma verdade lá também, só não sei se é algo tão harmônico como no LC onde Asrpos é Saga, Kardia é Milo e etc. Na obra de Kurumada talvez apenas alguns voltem.

Apenas alguns casos e dito explicitamente. Eu creio que existe coisas muito mais implicitas,,,

 

No LC é tudo quase escancarado mesmo.

 

No ND eu já vejo Suykio como a vida pregressa de Ikki , fatos:

 

-Os dois tem um passado triste e, de alguma forma, tão relacionados com os irmãos mais novos.

 

-Os dois usam armaduras relacionadas aves que representam divindades menores atreladas a um deus maior.

"Garuda servia a Vishnu e a Fenix servia ao APolo,embora nessa última versão da fenix seje o mito grego adaptado do egípcio"

 

-Os dois são fregueses de geminianos,rs.

E, pra finalizar, a personalidade de ambos é parecida, somente o porte físico que não.

Óbvio que, como falei, são pistas, nada explicito. Mas acharia interessante caso isso se confirmasse.

 

 

 

É até inclusive bem cruel de Atena nem sequer mencionar o destino das almas dos mortos após a Guerra Santa lol

 

"Caguei, vamos salvar o meu Seiya!".

Eu falo que ND começou por que Athena queria sentir o "Turbilhão de Pegaso" e ninguém acredita /luanegra

Editado por luciano amaral
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Confesso que não me lembro de nenhuma passagem de Saori mencionando "não gostar" do "sistema" de Hades. Se tiver, gostaria que alguém postasse por favor.

O problema de Saori/Atena era com Hades em si, a forma deturpada que ele enxergava a humanidade, até pq, indiferente se ela gostava ou não de tal sistema, quem despertou pra causar foi Hades, Atena só fez a dela que era proteger o mundo dos humanos, o inferno e os elísios acabaram indo no pacote devido a Saori querer "cortar o mal pela raiz", a culpa é do próprio deus dos mortos.

Em cima disso, também não vejo o pq de ela colocar "algo no lugar", novamente reinterando que quem iniciou a treta toda, como sempre, foi Hades, ele que deveria ser ciente dos riscos e Atena poderia muito bem usar desse argumento em seu favor num eventual "julgamento divino", não cabe a ela mesmo concertar erros de outros deuses.

Atena sempre ficou na dela. Se não sabe brincar, não desce pro play, Hadeszinho.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Sejam pessoas boas ou ruins, todos os seres vivos deveriam ter direito ao sono eterno em paz após morrerem, não acha? Mas fazer com que sofram após a morte por causa dos crimes cometidos em vida... eu considero um erro, Hades" - volume 28 da JBC, página 164.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Confesso que não me lembro de nenhuma passagem de Saori mencionando "não gostar" do "sistema" de Hades. Se tiver, gostaria que alguém postasse por favor.

O problema de Saori/Atena era com Hades em si, a forma deturpada que ele enxergava a humanidade, até pq, indiferente se ela gostava ou não de tal sistema, quem despertou pra causar foi Hades, Atena só fez a dela que era proteger o mundo dos humanos, o inferno e os elísios acabaram indo no pacote devido a Saori querer "cortar o mal pela raiz", a culpa é do próprio deus dos mortos.

Em cima disso, também não vejo o pq de ela colocar "algo no lugar", novamente reinterando que quem iniciou a treta toda, como sempre, foi Hades, ele que deveria ser ciente dos riscos e Atena poderia muito bem usar desse argumento em seu favor num eventual "julgamento divino", não cabe a ela mesmo concertar erros de outros deuses.

Atena sempre ficou na dela. Se não sabe brincar, não desce pro play, Hadeszinho.

É que o que se espera de uma deusa extremamente bondosa e virtuosa com todos os seres é o amor/proteção...

 

De modo que o raciocínio convergeria para que Athena assumisse a responsabilidade do tártaro por Hades e assim, dar o amado descanso eterno as almas que láh habitam.

 

Mas, realmente, não é "culpa" dela os eventos ocorridos, é consequencia de uma guerra de grandes proporções. Analogia interessante seria com a bomba de Hiroshima soltada no japão.

ensuma: Só mostrou que Saori é uma humana com paixonite mesmo :P

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Mas essa é só uma parte da história das bombas né, "culpa do próprio Japão" /lua

 

A analogia mesmo é simples, se eu sou provocado e reajo e no processo causo um ferimento em quem me provocou, o responsável do ferimento é do próprio provocador.

A minha linha de raciocínio se mantém ainda que Saori tenha demonstrado não gostar das metodologias de Hades, ele é a causa e deveria ser o responsável pelas coisas se ajeitarem, Saori tem que ficar na dela por não ter nenhuma responsabilidade por simplesmente reagir.

 

E Atena fez uma escolha, a de salvar o grande herói de todas as guerras contra Hades, e Seiya simplesmente é o maior deles.

Acho que essa de "fez tudo apenas para ficar com Seiya" uma visão muito limitada da coisa, semelhante a Obito com Rin em Naruto.

Editado por Darkangel_Rafael
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

"Ficar sem fazer nada" também é uma definição bastante limitada da situação, visto que, reiterando, ela está tentando resgatar o maior herói que já protegeu o mundo dos humanos.

 

E, lembrando também, esse desfecho que estão mencionando sobre o inferno é mera dedução na falta de idéias e materiais para uma opinião mais embasada, portanto a realidade pode ser bem diferente do que se imagina.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Ficar sem fazer nada" também é uma definição bastante limitada da situação, visto que, reiterando, ela está tentando resgatar o maior herói que já protegeu o mundo dos humanos.

E, lembrando também, esse desfecho que estão mencionando sobre o inferno é mera dedução na falta de idéias e materiais para uma opinião mais embasada, portanto a realidade pode ser bem diferente do que se imagina.

Também acho que o outro mundo não tá uma bagunça só como afirmam baseado nos Spin offis. Senão Saori taria mais preocupada pelo perfil dela. Se bobear o Hades até rescussitar jah.

Na mitologia do Olimpo os deuses morriam mas depois de um tempo voltavam. Só se eles não fossem mais adorados e que morriam de fato.

Novamente sei que a cosmologia da seria adapta parcialmente os mitos mas essa me parece a saída mais coesa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No canônico o que temos até aqui é que inferno e elísios foram destruídos. Hades afirma isso e realmente tudo começa a desmoronar com sua "morte". Como até agora ND não se manifestou sobre isso, eu considero que está uma bagunça com as almas lá.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

No aguardo do tema ser abordado em Next Dimension pelo Kurumada. Só a Morte de uma figura como Thanatos já seria suficiente para o fluxo de almas se perturbar, mas os bronze boys tiveram a inédita façanha de derrotar de vez a trinca de deuses responsáveis pela vida pós-morte. No canonico ainda não existe afirmação concreta de que Hades, Hypnos e Thanatos tenham qualquer tipo de consciência viva, mesmo que mais fraca, porém o suficiente para manter o submundo, porém a possibilidade não pode ser descartada, pois é muito coerente com a mitologia. Cabe teorizar as alternativas:

 

1- Inferno e campos eliseos não existem atualmente, uma zona caótica de almas de formou (conceito estabelecido em G Assassin)

2- O Olimpo se organizou, e colocou outras deidades para assumir o local (Ares,Apolo, Hefesto ou divindades menores), e ''tapar o buraco'' deixado por Hades, paraque a situação não ficasse longe do controle dos deuses.

3- De alguma forma Saori se responsabilizou, e organiza o local indiretamente (menos provável).

4- Com a morte de Thanatos, Hypnos e Hades, não existe mais vida pós-morte, os que padecem na terra deixam de existir.

5- A consciência de Thanatos, Hypnos e Hades ainda vive, e sua vontade divina, preservam o sub-mundo do jeito que estava.

 

Reencarnações em ND:

 

Um assunto complicado, além do Tenma, não diria que tenha alguma outra muito explicíta. Mas concordo com a p pode serossibilidade existir do Suikyo ser uma vida passada do Ikki, entretanto as semelhanças podem apenas ser efeito de uma referência das semelhanças da Ave Solar Garuda com a Fênix da mitologia grega, daí Kurumada brincou de uma criar uma rivalidade, que transcendeu o tempo em Ikki vs Suikyo e no presente Ikki vs Aiacos, mas é uma boa possibilidade levantada.

 

Dentre os dourados, os mais semelhantes são Kayser e Aiolia, seja em personalidade seja em aparência. Mas ainda não sei dizer se foi por preguiça do Kurumada em desenvolver um personagem mais original, ou se de fato era ideal Kayser lembrar Aiolia para os entendermos como reencarnações.

 

Alone foi pouco utilizado na série, ainda não sei dizer se de fato são reencarnações ou só partilham da infeliz coincidência de serem os seres mais puros de suas eras.

 

Reencarnações em LC:

 

Como já mencionado no tópico, o assunto reencarnação em LC é bem mais escrachado e evidente, consigo facilmente identificar os 5 bronzeboys na era passada:

 

Shiryu de Dragão

Dohko de Libra em Lost Canvas foi treinado por um guerreiro com uma história muito semelhante a de Shiryu. O mestre de Dohko era era um guerreiro extremamente poderoso que possuía uma amada. Com a morte desta, mesmo com o seu poder aumentando, ele se afundou cada vez mais em seu caminho, e seu corpo foi se modificando até virar um verdadeiro dragão, este Dragão teve como repouso a cachoeira dos Picos de Rozan. Após treinar Dohko por alguns anos, o Mestre Dragão o ensina uma última técnica, o Último Dragão, subindo aos céus para se suicidar, findando sua jornada.

A amada do mestre que faleceu, era uma representação de Shunrei, e a vida do Mestre Dragão é uma alusão como seria a vida de Shiryu se não tivesse a moça Shunrei em sua vida, para lhe acompanhar nos momentos difíceis.

Hyoga de Cisne

A quem diga que todos os cavaleiros de ouro de LC, são vidas passadas dos dourados da série clássica, só com uma mudança no pano de fundo.
Mas Dégel de Aquário não tem essa relação toda com Camus, diferente do último, Dégel é bem guiado pelas emoções. Hyoga e Degel são motivados por seus sentimentos, embora desejem arduamente ser frios como seus mestres (Kamus e Krest) sempre lhes disseram para ser, eles simplesmente não conseguem.
Em um flashback, Krest diz a Degel que algo está nascendo dentro de uma muralha de gelo eterno, e que os cisnes procuram por isso. Como sabemos, trata-se da armadura de Cisne, e é Hyoga quem a liberta do gelo (e, como curiosidade, registro aqui que Degel usa as mesmas roupas que Hyoga durante seu treinamento). Os dois foram aprisionados em esquifes de gelo eterno por seus mestres, bem como tiveram de chegar ao zero absoluto justamente contra seus professores! Além disso, ambos são ligados a uma mulher de Blue Graad (Natássia e Seraphina).


Ikki de Fênix

Essa é a mais famosa. Benu e Fênix são a mesma ave mitológica, sendo que a primeira e a representação Egípcia e a segunda Grega.
Ambos tinham rivalidade com outro tipo de ave, Aiacos de Garuda, Ikki o venceu em sua épica batalha no inferno, e Kagaho tinha a disputa interna com o mesmo, Kagaho surgiu depois que Aiacos já havia sido vencido por Sísifo, e apenas destruiu sua Surplice, removendo seus poderes.

Kagaho e Ikki possuem suas vidas marcadas pela tragédia e pela perda de alguém querido. Kagaho perdeu seu irmão, Sui, enquanto Ikki perdeu o amor de sua vida, Esmeralda. Em ambos os casos isso serviu como estopim para lhes dar poder para se tornarem poderosos guerreiros – e também para se bandearem para o lado do mal. Vale notar que Sui e Esmeralda são escritos com os mesmos Kanjis.

Ambos protegem o humano mais puro da sua geração Shun e Alone, e tem grande vínculo afetivo com estes.
No fim de sua vida, após ser derrotado por Dohko, as chamas de Kagaho mudam e de negras passam a ser vermelhas. Asas e caudas de Fênix feitas de puro fogo surgem em suas costas, enquanto ele voa na direção de Atena. Esse é o indício mais forte da reencarnação de Kagaho.

Shun de Andromeda

Alone funciona como uma espécie de anti-crsito na série, nascido no natal, tinha o desejo de limpar os pecados da humanidade, dando fim a guerras, mas utilizando de métodos torpes, porém auto-sacrificantes, o que lembra o comportamento do Shun de sempre querer abandonar sua vida para o que considera um bem maior, ''salvando'' a quem os ama. A diferença é que os conceitos de Salvação de Shun e Alone são antagônicos, Alone se encontrava desesperançoso com a raça humana, porém como fooi convertido ao final, levou para a próxima vida um caráter que acredita na mudança do coração humano, que é o que Shun acreditava .

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas teorias. É popular a semelhança entre Ikki e Kagaho, bem como Alone e Shun por serem as almas mais puras de suas épocas (se bem que nesse último caso eu vejo os dois fundamentalmente diferentes demais para serem algum indício de reencarnação). Mas o Mestre-Deus-Dragão eu nunca tinha ligado com o Shiryu e olhando por essa interpretação ele fica bem mais interessante. Quando eu li, eu pensei que era só um flashback aleatório da Shiori.

 

Eu não acho Dégel mais parecido com Hyoga do que Camus no entanto. Camus, algo que se reflete em menor escala com Hyoga, também era bastante "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", um cavaleiro bastante emotivo apesar de tentar não ser. Sempre falando em manter a frieza na batalha, mas foi visto chorando pelo menos duas vezes (quando congela Hyoga em Libra e quando Shaka morre). Ele estava tão emotivo com seu discípulo que foi um o único cavaleiro de ouro que deixou cavaleiros de bronze passarem por sua casa sem tentar impedi-los.

 

Os escritores da Toei inclusive decidiram refletir esses fatos em Alma de Ouro, apresentando um Camus mais emotivo do que nunca, mas o plot é tão estúpido que nem vale a pena mencionar.

 

Enfim, Dégel realmente se mostra um pouco mais imaturo que Camus, o que é até compressível pelos ocorrimentos com Unity que ele teve que lidar. Mas some também a aparência e a amizade com o cavaleiro de Escorpião (reflexo de Camus e Milo) e acho que verá que os dois são muito parecidos.

Editado por Rafael Gêmeos
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Camus e Degel tem pontos em comum, mas ainda acho o Hyoga tem mais pontos em comum ainda.

 

Lembra da história do mangá dos Guerreiros Azuis? A história do Alexei lider dos guerreiros azuis é quase a mesma do Unity de dragão marinho, ambos tem irmãs, ambos mataram seus pais, e ambos fizeram um reboliço para o bem de Blue graad de acordo com sua visão de mundo. E ambos foram derrotados por Degel/Hyoga respectivamente. Sendo que Degel e Unity juraram salvar blue graad, sob a cruz do norte (constelação de cisne) e séculos depois Hyoga tenta este feito a lutar contra Alexei.

 

Para mim Shiori se baseou nesta história justamente para ligar mais ainda Hyoga e Degel.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...