Ir para conteúdo

Por que Afrodite, Máscara da Morte e Aldebaran são considerados fiascos e Camus e Shura não?


Posts Recomendados

É possível entender o porquê do fandom estimar tanto cavaleiros como o Shaka, Saga e Dohko, a narrativa os leva a fazer isso. Mas uma coisa que tento entender e não consigo é como o fandom tem o hábito de colocar Shura e Camus num patamar bem superior aos três citados quando nenhum deles demonstrou nada de especial durante a obra. A própria participação do Shura na batalha das doze casas é muito parecida com a de Afrodite, com os dois personagens apenas aparecendo para morrer. Na Saga de Hades o capricorniano e o aquariano foram dois cones que só estavam ali porque a narrativa exigia dois cavaleiros de ouro para fazer a Exclamação de Atena, fora isso, não fizeram nada que qualquer outro não pudesse ter feito. Considerando os fillers a situação não melhora, Shura e Camus foram dois fiascos em Abel. Mesmo Afrodite foi superior a ambos, pois chegou a derrotar o Shun antes daquela cena ridícula e fanboyzistica do Ikki.

 

O mistério que fica, por tanto, é esse, o que esses dois fizeram para serem considerados tão superiores aos outros três.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Bom, primeiro vamos elucidar um ponto: vc tem sua opinião mas ela é subjetiva. Eu super concordo, por exemplo, quanto a sua citação do Shura, o considero o cavaleiro de ouro mais fraco dos 12 representantes do presente. No entanto, como vc bem sabe, muita gente não considera isso, de forma que tanto os que consideram Shura poderoso e esses três fracos e Shura fraco e esses três poderosos, são opiniões subjetivas, vai de cada um, muito embora a obra tenha dado material para "cravarmos" um consenso.

 

Dito isso, vamos lá:

 

1-Mas uma coisa que tento entender e não consigo é como o fandom tem o hábito de colocar Shura e Camus num patamar bem superior aos três citados quando nenhum deles demonstrou nada de especial durante a obra.

R: Bom, provavelmente isso se deve a forma como cada um deles foi explorado. Peguemos Shura de exemplo: o fato de ele ter "matado" Aiolos lhe dá certo crédito, embora muito vago pois não sabemos como isso se procedeu. Shura também é dito na enciclopédia ser o detentor do combate corpo a corpo mais qualificado dentre os cavaleiros de ouro. Em outras fontes, como o anime, é dito que Shura é o cavaleiro mais fiel a Athena de todos, o que também soa fake pela presença do próprio Aiolos nesse aspecto mas está lá. Além disso, foi medianamente usado na saga de Hades, isso já foi o suficiente para ser melhor explorado que outros. Se pegarmos, por exemplo, Aldebaran, ele tem um perfil mais bem humorado, engraçado, em relação a Shura e isso geralmente desqualifica personagens, note que Deathtoll é bastante subestimado por esse fato também. Outro ponto, Aldebaran não conseguiu vencer, embora também não fosse perder, de Sorento, mas foi necessário um retcon para isso, além de ter sido morto por um espectro que, ainda que mortal, pesa muito em seu histórico, quando vc tem em comparação Mu, Aiolia e Milo que morreram para um juiz, por exemplo. Shura foi morto com o sacrifício de um dos cavaleiros de bronze principais, para o leitor é uma forma muito mais honrosa de morte do que o ocorrido com o taurino. E a lógica se mantém para Máscara da Morte e Afrodite. Apesar da supremacia contra o cavaleiro de dragão na saga das 12 casas, Mdm foi ressuscitado em Hades para "humilhar-se" contra Mu e Radamanthys, junto a Afrodite por falar nisso. Essa é a forma que a maioria dos leitores enxergam dos atos dos dois que, sabemos, estarem fazendo tudo aquilo para "teatrar". Em outras fontes, como Soul of Gold, Máscara da Morte é colocado no mais baixo andar de seu patamar. Ainda que Soul of Gold seja passível de total descrédito, é uma obra oficial que acaba corroborando para o pensamento de quem já acredita nisso. Quanto a Afrodite, apesar de certas situações, eu nunca tive dúvidas de que sua imagem sempre foi associada a fraqueza devido a este ser andrógeno, Shun sempre foi visto por alguns por esse motivo dessa mesma forma. Hoje em dia essa opinião/visão já foi bastante alterada, mas ainda sim há aqueles que os desqualificam apenas por esse fator.

Afrodite é provavelmente superior a quase todos dessa lista, mas enfim.

Quanto a Camus, sua personalidade centrada e séria jamais o faria ter uma imagem de fraco pois este é o biotipo japonês da força. Camus precisou de um Zero Absoluto para ser derrotado, e quando o leitor associa que o ZA é o nível necessário para derrotar cavaleiros de ouro, ele entende que Camus enfrentou a única situação que não poderia, portanto cria-se a justificativa para uma morte respeitada. Quanto a Hades, e Shura está incluso aqui, sabemos que Kurumada fez os dois de cones para tornar Saga o líder, o protagonista dos três. Eu particularmente nunca me incomodei com isso, ao menos Camus nunca se interessou em ser o centro das atenções e Saga sempre teve certas características num perfil de líder, desde sua escolha a GM na saga santuário.

 

Em resumo, como pode ver, a forma como cada um foi usado e explorado influência demais a opinião do leitor, por mais óbvio que soe. A morte para um espectro pesa muito no histórico de Aldebaran, assim como o teatro de Máscara da Morte e Afrodite frente a Radamanthys.

 

Falando por mim, que já mencionei que acho Shura o mais fraco, creio ter deixado claro que não levo a fogo e ferro esses ocorridos e que as habilidades de cada cavaleiro tem um peso muito maior na minha opinião. Aldebaran, por exemplo, defendeu um Big Bang com apenas uma das mãos e, apesar de eu mesmo não concordar com essa afirmação, tal energia é basicamente comparada a energia da Exclamação de Atena. Ele também aplicou uma ilusão em Sorento, quer dizer, eu tenho muitos motivos para crer que Aldebaran é mais poderoso que Shura devido ao meu próprio critério de análise, mesmo que sua morte tenha sido bem mais ridícula que a do capricorniano, por exemplo.

Então vai do critério de cada um.

 

2- A própria participação do Shura na batalha das doze casas é muito parecida com a de Afrodite, com os dois personagens apenas aparecendo para morrer. Na Saga de Hades o capricorniano e o aquariano foram dois cones que só estavam ali porque a narrativa exigia dois cavaleiros de ouro para fazer a Exclamação de Atena, fora isso, não fizeram nada que qualquer outro não pudesse ter feito.

R: Como mencionei, não interpretei que Shura e Camus estivessem ali apenas para a execução da Exclamação de Atena. Saga precisava ter seu lado bondoso explorado pois não teríamos nenhum material para discorrermos a respeito de seu potencial, uma vez que a saga do santuário girou em torno do Saga maligno, duas cabeças completamente diferentes. E esse momento(Hades) foi perfeito para Kurumada nos apresentar sua capacidade de liderança. Portanto considero mais mérito do geminiano do que demérito dos dois.

 

 

Enfim, acho que deu para entender a linha de pensamento comum de muitos fãs de Saint Seiya. O fato de ser comum não é nenhuma crítica, é apenas isso, comum. Mas acho sim, e aí sim é uma crítica, que essa visão me parece simplista e "fácil" demais, não exige que o leitor analise os fatos na devida seriedade pois se apega, unicamente, a resultados e resultados, em shones, são sempre duvidosos. Mas essa é só minha opinião.

Editado por Darkangel_Rafael
  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que pesa para considerar o Afrodite fraco por exemplo. E que sua contraparte em ND se revelou um completo inútil.

Então da margem ao pensamento que todo pisciano fica na lanterninha em questão de poderes/habilidades.

Diferente de Deathtoll que,claramente tem um nível acima de MdM,mas o jeito caricato dele o faz parecer mais fraco,como darkangel dissertou.

Se formos nos ater a falas. Deathtoll afirma que Kaiser e bem mais poderoso que ele é que o mesmo está entre os tops.

Temos que ter cuidado com isso pois falas são tendenciosas.

Dentro do Canon, Kaiser me pareceu o personagem mais estrategista que Júri já criou. Com 2 ou 3 movimentos ele definiu o perfil de combate do Ikki completamente,mas estrategista/poder são dois conceitos distintos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...

Temos que ter cuidado com isso pois falas são tendenciosas.

 

[...]

 

mas estrategista/poder são dois conceitos distintos.

 

Cara, isso é muito verdade.

O que mais tem em 'CDZ' é falso alarme. Quantas vezes não ouvimos um "esse golpe te matará! toma isso!" e só machuca o adversário.

Saga mesmo anuncia Afrodite como o 'cavaleiro mais temível' (ou algo assim).

E a 'guerra dos mil dias' entre Golds que sempre anunciam e nuca dura mais que algumas páginas/minutos ?

 

E outra verdade que você disse.

Existe cavaleiro mais forte que outros ? Certamente.

O Mais forte vai ganhar a luta contra o mais fraco ? Totalmente incerto em CDZ. O estrategista geralmente leva vantagem sobre o mais forte.

Shura e Camus se encaixam aqui. Eles são mais fracos que vários outros? Sim. Mas podem ganhar de qualquer um? Sim.

Já MdM e Afrodite, infelizmente, pelos motivos apontados pelo Espectro, são mais fracos E ainda por cima são Piores estrategistas :P Então sem salvação pra eles.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foda é que Kurumada descartou completamente Afrodite e MDM, e só usou o Aldebaran pra enaltecer o poder do adversário, sabe? ''Ahh só morreu pq o outro tinha um golpe K.o, essas coisas ..

 

Só espero que no episódio 0, o Afrodite e o DeathMask não seja tão inúteis como em Hades..

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camus e Shura não são considerados fiasco porque um é capaz de alcançar o Zero Absoluto, congelando qualquer matéria, e o outro tem a mais lendária dentre todas as espadas, capaz de cortar tudo. Sem contar que ambos tem personalidades fortes e fodas, de verdadeiros mestres.

 

Máscara da Morte é considero fiasco, porque levou um cacete no mano a mano pro Seiya na saga de Hades. E porque o Seikishiki é ineficaz contra Kyotos; e, além disso, porque técnicas físicas podem rebatê-lo (como o Shiryu fez na batalha das 12 casas com o Rozan Shoryu Ha).

 

Aldebaran é considerado um fiasco, porque, apesar de ter uma técnica que à primeira vista pode surpreender, pode ser desarmada por qualquer oponente mais experiente no combate corpo a corpo.

 

E o Aphrodite é considerado um fiasco por ignorância dos fãs mesmo. É um dos Cavaleiros de Ouro mais completos e com duas das técnicas mais OPs de toda a série - uma capaz de extrair os sentidos, mesmo que bloqueada, e outra capaz de decretar a morte certa.

Editado por Fëanor
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Quantas brigas o Afrodite, MdM e Aldebaran venceram na série clássica? O Shura e o Camus ao menos ajudaram a vencer o Mu e o Shaka, e empataram junto com o Saga na briga contra o Mu, Aioria, Milo e Shiryu.

1-Afrodite venceu Cefeus e Aldebaran Hyoga, Shun e Shiryu, só isso já é o suficiente para coloca los em pé de igualdade com a maioria dos dourados pois essa é a média deles e, por exemplo, Milo, que ninguém citou aqui, nunca ganhou de ninguém além de espectros aliado com Aiolia e Mu. Não é lá muito expressivo esse resultado, mas pra vc ver como a fãbase pode ser criteriosa com certos personagens.

 

2-Como vc nos pontos que vc levantou, cara. Tríade vs Mu? Vitória da tríade, o que? Tríade vs Shaka, vitória da tríade novamente. What? E tríade vs Mu, Milo, Aiolia e Shiryu, empate, para o bonde que a Isabel caiu, tu não sabia que o Shiryu apareceu ali para desequilibrar as Exclamações? Shiryu não estava lutando ao lado de ninguém, cara. Foi 3 vs 3, empate limpo, com Mu tão fodido quanto a tríade de traidores (já que aparentemente ele fez mais lutas do que Kurumada gostaria).

E vc sabe que nessa sua contagem ainda teve um dourado que humilhou a tríade de traidores querendo morrer naquele plano, né? Imagina se quisesse viver rs.

 

3-Sobre Camus e Shura não tem o que dizer aqui. "Pelo menos ajudaram a realizar a Exclamação de Atena" vc está quase rebaixando os. Mas é o que é.

Um nunca atingiu o ZA. Não tem pq achar que poderia atingir.

O outro, em termos de resultados (pareceu o critério que vc utilizou), se mostrou o dourado mais limitado e fraco do exército de Atena.

Parece que vc tem tantos motivos para menosprezar Camus e Shura quanto os demais, meu caro.

Não concorda com meus últimos parágrafos? Bom, vc se limitou a cobrar de Aldebaran, Afrodite e Mdm apenas resultados individuais, enquanto que ignorou que os de Camus e Shura foram em grupo. Contar vantagem estando em três, e com Saga do lado, até Jabu.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

O problema está no critério de cada um, no caso o critério de se apegar a resultados.

Saga mesmo não tem resultados tão expressivos nesse quesito. Na fase Santuário, matou Shion covardemente, e acredite há quem diga que isso foi uma luta e que Saga se saiu vitorioso disso, empatou com Aiolia, e novamente há quem diga que o Satã Imperial em suas costas decretou a vitória de Saga, lutou e perdeu para Seiya(acredito que isso seja unanimidade, certo?), em Hades lutou contra Mu com Camus e Shura mas a luta foi interrompida, também costumeiramente confundida com vitória, lutou contra Shaka onde de fato houve uma vitória...mas qual a impressão que Kurumada passou? Pois foi Shaka quem saiu se completamente por cima, até pq estava em minoria. Apanhou pra kct de Aiolia (vitória de Aiolia até aqui?) mas por ter bloqueado uma técnica dele a impressão é de que ele se saiu por cima. Em seguida apanhou de Milo e revidou com uma EG que expressivamente foi sensacional, mas em termos de resultados... mé.

Quem Saga venceu de fato?

 

Então, baseado em resultados, qual o critério para não colocar Saga no mesmo patamar dos outros? Fácil, a gente sabe que ele é poderoso, as circunstâncias dele não raramente são improváveis, como contra Seiya, ele é elogiado por vários.

Mas tudo isso são questões que entram em outro critério. E esse é o ponto, se apegar apenas a resultados é estar fadado a se equivocar.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saga mesmo anuncia Afrodite como o 'cavaleiro mais temível' (ou algo assim).

 

Já MdM e Afrodite, infelizmente, pelos motivos apontados pelo Espectro, são mais fracos E ainda por cima são Piores estrategistas :P Então sem salvação pra eles.

essa passagem do Saga existe somente no anime! mesmo assim não vejo motivo para não levar a serio sua afirmação devido ao arsenal e peculariedades do cavaleiro.

 

todos os motivos citados pelo Espectro servem de argumentação somente para ignorantes, todos que tem devidamente um pingo de conhecimento por trás de cada ponto mencionado sabem disso.

 

você tem um material inteiro para julgar a capacidade calculista de Afrodite, se não se importa em absorvê-lo... sinto muito por você.

 

 

 

felizmente o Anjo Negro me preservou de ter que colocar o Hugo no lugar em mais uma de suas afirmações com fins de taxar o Afrodite como vergonha.

Editado por Vitor Henry
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então rebata as afirmações do Espectro.

 

O Albion ele venceu de maeira vergonhosa pra um cavaleiro. Atacando de maneira sorrateira, por trás, da mais baixa tática.

 

 

PS: A me Lembrei de outro argumento que vocês nem citaram.

A Maneira como MdM se esforçou pra defender os primeiros meteoros de Seiya na casa de Câncer, e a maneira como Seiya conseguiu deixá-lo pra trás. Acho que não aconteceu com nenhum outro isso (Ok, com Afrodite também aconteceu, mas Afro se garantia nas rosas da escadaria).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No manga o Saga diz oq sobre o Afrodite? Que ele era o mais formoso? Não lembro.

 

De um modo ou de outro os cavaleiros de ouro tiveram boas oportunidades de mostrar serviço. Não dá pra comparar com o Saga que é o mais explorado e teve mais tretas e resultados positivos. Fiasco talvez seja uma palavra forte mas certamente Kurumada não favorece normalmente esses 3 signos, ficando a cargo dos spin offs melhores desenvolvimentos e participações deles.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Então rebata as afirmações do Espectro.

 

O Albion ele venceu de maeira vergonhosa pra um cavaleiro. Atacando de maneira sorrateira, por trás, da mais baixa tática.

 

 

PS: A me Lembrei de outro argumento que vocês nem citaram.

A Maneira como MdM se esforçou pra defender os primeiros meteoros de Seiya na casa de Câncer, e a maneira como Seiya conseguiu deixá-lo pra trás. Acho que não aconteceu com nenhum outro isso (Ok, com Afrodite também aconteceu, mas Afro se garantia nas rosas da escadaria).

Tudo isso é filler, brother.

Quanto a Máscara da Morte, ele permitiu que Seiya saísse pq sentiu que havia uma pendência que era lutar contra Shiryu a sós. E o venceu com uma dedada. E se Seiya tivesse ficado também teria perdido na primeira dedada.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então rebata as afirmações do Espectro.

 

O Albion ele venceu de maeira vergonhosa pra um cavaleiro. Atacando de maneira sorrateira, por trás, da mais baixa tática.

você precisa parar de se apegar tanto a cenas fillers e passar a se apegar mais a material oficial, mangá. garanto que sua convivência no fórum se tornará mais confortante. ;)

 

- Afrodite foi derrotado por aquele que é considerado como sendo o cavaleiro de bronze mais fraco (popularmente falando).

- Afrodite foi derrotado por Mu mesmo tendo o auxílio de MDM.

- Afrodite foi derrotado por Ikki de forma ridícula no filler de Abel.

- Ambos correram e imploraram por suas vidas perante a Radamanthys, mesmo estando em superioridade numérica.

#01 - CONSIDERADO POPULARMENTE, isso basta apara invalidar aquilo que nunca foi estabelecido pelo autor da franquia. várias dessas impressões são reforçadas por mais cenas produzidas pela TOEI onde Shun geralmente é salvo por Ikki, o que não deve ter relevância nenhuma se você quiser apurar as características reais de determinado personagem.

 

#02 - {esse assunto é tão cansativo} Kurumada já deixou explícito de diversas formas que a passagem de ambos por Hades não passou de pura atuação, teatro, fingimento, ludibriação.

 

#03 - TOEI. volte ao tópico 01.

 

#04 - filler. uma forma escandalosa que a TOEI encontrou de adaptar a passagem no mangá em que Afrodite e Máscara da Morte iludem Radamanthys e o esquadrão de Espectros quanto a força dos cavaleiros de ouro (relembre o dito o tópico 02).

Editado por Vitor Henry
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Ué, vc pode contar com eles. Dizer que eles são fillers é só pra vc ter noção de que não era ideia de Kurumada essas situações ocorrerem, então vai de seu julgamento considera las ou não.

O bom senso manda um não né mas aí é com vc kkkk

Link para o post
Compartilhar em outros sites

São bons argumentos (de maneira resumida, que imagino que você já tenha escrito muito sobre eles por aqui).

 

Mas nesse tópico o próprio criador incluiu os fillers na analise "Considerando os fillers".

Não restringiu a "manga only"

Aqui, eles coexistem.

você pode tê-los como conhecimento, mas tenha conhecimento também no que levou cada cena a ser produzida. você está vagamente usando como base exatamente tais fillers para firmar sua posição em relação aquilo que tange os personagens então é de suma importância saber separar e validar as ocorrências em detrimento de uma visão jurídica daquilo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagino que seja pelo desfecho das lutas de cada um deles nas doze casas e, posteriormente, em Hades.

 

MDM e Afrodite perdem a vida na batalha das doze casas (os oponentes dos dourados não tiveram muita dificuldade em derrotá-los), já Aldebaran, só serviu de treinamento para o sétimo sentido (até aqui, nada fora do normal). Em Hades, MDM e Afrodite tem suas fraquezas reforçadas e Aldebaran, perde a vida sem ao menos lutar. Aldebaran teve seus deméritos em ambos mangá e anime, contra Sorento e Shido.

 

Camus e Shura tiveram lutas de vida e morte contra os bronzeados, Shiryu teve de se sacrificar para garantir um empate (salvo posteriormente por Shura) e Hyoga só ganhou do Camus pra aprender a importante lição de mandar seus sentimentos para o espaço. Não contente com isso, em Hades, MDM e Afrodite apanham lindamente do Mu, mas este ultimo toma uma sova que não tá escrita de Shura e Camus.

 

Mesmo analisando epi G, Shura e Camus tem um alto rendimento em comparação à MDM e Afrodite. Levando em conta os oponentes que eles enfrentaram na obra, etc...

 

Particularmente, gosto da aproximação que epiG usa, principalmente para Afrodite, MDM e Aldebaran. Apesar de não enfrentarem grandes inimigos de frente, o Okada conseguiu demonstrar que todos são fortes em seus próprios jeitos. Aldebaran com o braço de ferro, conseguindo suportar a balança da Titãnide, ou o Afrodite provocando terror nos soldados e no Giga (e dando lição de moral no Aiolia, enquanto o protege e recupera seu vigor). Já o MDM, com o ataque ardiloso contra o Aiolia, que ninguém tinha percebido, durante a reunião dourada!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1-Afrodite venceu Cefeus e Aldebaran Hyoga, Shun e Shiryu, só isso já é o suficiente para coloca los em pé de igualdade com a maioria dos dourados pois essa é a média deles e, por exemplo, Milo, que ninguém citou aqui, nunca ganhou de ninguém além de espectros aliado com Aiolia e Mu. Não é lá muito expressivo esse resultado, mas pra vc ver como a fãbase pode ser criteriosa com certos personagens.

 

 

 

Bem lembrado do Milo.

A mesma coisa acontece com Kardia, em TLC. Por causa da personalidade 'forte' dele costumam superestimá-lo, mas ele foi o único gold que não matou nenhum (nem 1) espectro de Hades.

 

 

É mesmo, ninguém citou o Milo que é o pior de TODOS os Golds, maior mérito dele é dar as agulhadas la no Kanon .. pois se o Kanon quisesse esmagaria o Milo ali sem armadura mesmo.

kkkkk

 

 

Nossa nego se arde tanto com miro, que cita ele e tenta rebaixar o cara como pior gold.

 

Miro diferente dos outros dourados nao perdeu para ninguem nas 12 casas, deu uma surra em seiya e shiryu(filler), e derrotou hyoga.

Nego adora esquecer que hyoga iria morrer se miro nao mudasse de ideia e salvasse sua vida literalmente nos ultimos segundos.

 

 

Aldebaran passa a ideia de fraco pois sempre serviu de escada para os inimigos, fois assim nas 12 casas,asgard(filler),poseidon e pra fechar em hades.

Mesma coisa em ND, com ox de touro servindo de escada pros inimigos crecerem.

 

MdM e muito injustiçado, a armadura trair ele foi muito roteirismo.

Nem adianta usar o argumento de que por esta sem armadura ele e shiryu estavam em igualdade, pois MdM estava com um braço e uma perna quebrados.

 

 

Em geral, eles passam a ideia de fracos pois o anime e o autor muitas vezes contribuiram(de forma errada) para isso, o que nao significa que eles sejam.

 

O pior mesmo e Shura tanto como pessoa ou como cavaleiro.

MdM era um fdp mas nunca escondeu isso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...

Shura e Camus tem mais relevancia no enredo que MDM e Afrodite. Eu lembro na época que a saga de Hades tava sendo produzida em anime, um monte de pessoas achavam eles fodões, porque eles eram parte da "triade de Hades" e fizeram a exclamação de Atena. E Albebaran é retratado de forma patética no anime.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...