Ir para conteúdo

Enquete sobre Saga e sua dualidade (na obra canônica)


Posts Recomendados

Kanon era somente mal, antes de se converter e se tornar um cavaleiro de Atena; mas seu cabelo não mudou de cor.

A alteração de loiro (face boa) para moreno (face má), em Saga, ocorria apenas para melhor visualização do confronto de personalidades da qual padecia o geminiano? Ou ele sofria uma "invasão espiritual"?

Existe alguma relação com Abel, de ND? Caso queira, pode discorrer mais sobre o que vc acha que significa "brincadeira dos deuses", em relação a Caim/Abel (são dois cavaleiros? duas personalidades? quem é o verdadeiro dourado?).

O que seria essa aura que deixa o corpo de Saga?

http://mangaonline.com.br/images/mangas/167/22/Mang%C3%A122052.jpg

Seria tão somente o seu "lado maligno"? ou vc tem alguma teoria diferente?

 

Ainda sobre Saga, agora, em relação a seu poder.

Teria a aura maligna alguma influência sobre o poder de Saga? Refazendo a pergunta, o lado maligno é a) mais , b) menos, c) tão poderoso qto o lado benigno do Saga?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo aqui cai na questão do achismo. Mesmo por que o Kuru *propositadamente creio eu* não esclaresceu muita coisa a respeito da condição de Saga...

 

O mais provável é que o lado maligno de Saga seja o espírito de Abel mesmo....

 

Mas ja discorri aqui umas 3 mil vezes que, minha visçao "preferida" aqui é a da Shiori, onde na guerra santa anterior dois espiritos se fundiram e essa fusão continuou em sua "reencarnação". E, para equilibrar a maldição dos deuses, o Kanon seria uma figura "nova", introduzida no destino de gemeos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar responder às perguntas de maneira semelhante a que o Rafael faz. Sintam-se livres para discordar. Como faz tempo desde que li o mangá clássico, posso estar deixando escapar alguns detalhes, ou misturando mangá/anime na argumentação, então os colegas por favor me dêem um auxílio caso ocorra:

 

A alteração de loiro (face boa) para moreno (face má), em Saga, ocorria apenas para melhor visualização do confronto de personalidades da qual padecia o geminiano?

 

R: Eu sempre achei que sim. Seria uma forma de enfatizar ainda mais o transtorno bipolar do Saga. Não se aplica ao Kanon porque o mesmo nunca sofreu de dupla personalidade, ele era um ser maligno de natureza, que redimiu-se de seus pecados - Nunca chegou a sofrer com problemas psíquicos de fato.

 

Ou ele sofria uma "invasão espiritual"?

 

R: É curioso que o mangá clássico deixa duas vertentes interpretativas pros fãs se questionarem sobre qual o fenômeno ocorreu com Saga. Por exemplo, na imagem principal do tópico, Seiya consegue enxergar a aura maligna do Saga desaparecendo de seu corpo ao ser atingido pela Luz do Escudo de Atena, o que poderia indicar que seria um espírito de outrem que havia possuído o Cavaleiro de Gêmeos por treze anos. Na Guerra Santa contra Hades, Ikki ao verificar que a cor dos cabelos de Shun muda de vermelho pra negro, automaticamente associa o fenômeno ao que ocorria com Saga, dando mais ênfase a uma possível possessão de alguma entidade maligna.

 

Só que o mangá também fornece muito mais detalhes acerca de Saga sofrer de transtornos bipolares. Não lembro agora as falas exatas, mas quando Mu encontra com Saori logo após o suicídio de Saga, se não me engano Áries menciona algo sobre Saga ser a maior vítima dessa batalha, por estar em constante luta contra o bem e o mal. A própria Saori no avião quando ia ao Santuário também já havia detectado que o mistério envolvendo o Grande Mestre e suas duas facetas completamente opostas era fruto de algo que remetia à constelação de Gêmeos. Devem haver outras pistas também no mangá, mas só me recordo destas agora.

 

Existe alguma relação com Abel, de ND?

 

R: É algo a se aguardar por parte do Kurumada em Next Dimension, mas apesar de eu achar a ideia melhor do que ele estar possuído por Ares, ainda assim não é minha versão preferida das teorias. Prefiro e sempre preferi que Saga fosse um personagem conturbado psicologicamente, representando literalmente a dualidade que rege sua constelação zodiacal.

 

------

Sobre a aura, para que meu argumento sobre a dupla personalidade faça sentido, criei a justificativa de que Kurumada preferiu apenas demonstrar fantasiosamente que a personalidade maligna do Saga foi definitivamente expurgada com o Escudo de Atena. Já quanto ao seu nível de poder, acho que não chega a influenciar em nada, apenas em características diferentes de se utilizar o mesmo poder - Sempre vi o Saga mal como sendo muito mais agressivo do que o bom, mas não mais poderoso, apenas mais bruto.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Como o GF já deu respostas plenamente completas, nem tem porque fazer o mesmo, seria pura repetição. Vou me ater ao que eu penso sem me aprofundar muito. E concordo com o GF que o espírito que Seiya viu sair de Saga foi apenas seu lado maligno sendo expurgado, que agora purificado apresentava um semblante de bondade.

 

Sobre o lado maligno de Saga, me agrada muito, mas muito mesmo a hipótese de Abel ter alguma relação com ele. No entanto, ao final das 12 casas, Mu já nos deixou bem claro que se tratava de dupla personalidade, penso que se Kurumada alterar isso não apenas estragará (a meu ver) todo um conjunto de desenvolvimento* que permeia Saga até então, como várias situações decorrentes passam a se tornar "furo", como Shaka que foi ludibriado em seu próprio dom por ser incapaz de perceber as mazelas do Grande Mestre/ frente a sua bondade comparada a Deus, ou Kanon, que até aqui, leva todo o crédito da rebelião do santuário, incitando Saga a cometer crimes afirmando que o lado maligno que Saga possuia era o seu "verdadeiro eu". Além disso, como mencionei*, Saga perde muito de sua "magia". Saga era atormentado por seu lado maligno porque ele era muito confiante sobre si, claramente sentiu inveja por Aiolos conseguir algo que almejava, cobiçava o mais alto cargo, sobretudo, porque sentia a necessidade de ser protagonista, ser o "salvador da era", porque tinha plena noção do quão poderoso era/do quão capaz disso ele era. A dualidade de Saga é extremamente comum, o que mais vemos por aí são pessoas que julgamos boas, vez ou outra, sendo capazes de cometer atos considerados hediondos, tudo porque desejos ruins, quase sempre puramente egoístas, alimentam sentimentos negativos que "minam" o discernimento da pessoa em questão. O trágico de Saga é que ele realmente era capaz de realizar maravilhas, sobretudo se assumirmos sua bondade comparada a Deus (eu consigo facilmente vê-lo derrotando um inimigo de forma formidável sem matá-lo), e em suas palavras percebe-se mesmo um desespero, um conflito interno em salvar, ou em ser salvo........

De toda forma, Saga sem sua dualidade perde muito sentido. (fora outras questões mencionadas sobre poder que algum ser poderia estar exercendo nele, feitos próprios durante a saga, enfim...)

 

 

Sobre a "Brincadeira dos Deuses", poucos provavelmente ficaram tão descontentes/putos com Kurumada quanto eu com essa história. Não havia a mínima necessidade de Kurumada empurrar em Cain um "Saga 2.0", essa história de que Cain também possui um lado maligno, o que implica em possuir dualidade também, é um cu sem tamanho. Os gêmeos do passado estavam tão interessantes quanto os do presente sem isso, agora já nem tanto, embora eu ainda considere o meu ponto favorito a ser destrinchado do mangá. Tipo, você tem "Goddes Kidding" + Abel/Cain Fantasminha + Dualidade de Cain pra resolver, é muita patifaria, parece que Kurumada se perdeu nessa nova dupla de gêmeos, tentou uma novidade e quando viu que não ficaria como queria, tacou-nos novamente essa história de dualidade. Sinceramente, não acho que essas três situações estejam diretamente conectadas, obviamente que são semelhantes (até pelos denominadores em comum), mas sinto que Kurumada vai finalizar ND sem explicar plenamente isso.

 

Enfim, gosto da ideia do Abel ter relação, mas torço para que Saga continue com sua dualidade plena, ainda que isso implique numa provável não-utilização dele em ND, algo que na minha opinião se Abel estivesse por trás poderia ocorrer.

 

Outro ótimo tópico do Ramirez.

Editado por Darkangel_Rafael
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não me recordo bem, mas essa ideia da dualidade de gêmeos não foi criada por Kurumada. Já li ou assisti algo referente a algum personagem com duas facetas. Aliás, o signo de gêmeos já está associado a essa instabilidade, digamos, emocional.Vou pesquisar.

 

Sempre achei que Saga sofria de uma crise de personalidade. O lado mau, ambicioso, fora despertado por Kanon e acabou subjugando a essência boa. Desde que o cavaleiro de Gêmeos usurpou o posto de Shion, o lado bom não conseguiu mais aflorar, embora sua voz ainda ecoasse na consciência de Saga. Quando Seiya utiliza o escudo mítico, a personalidade má, que agregava sentimentos como o ódio, a ambição, etc, é expurgada. Algo como uma espécie de limpeza interior. Nunca achei que Kurumada tivesse o intento de trabalhar com uma possessão, mas como tudo muda, pode ser que o autor queira explorar essa possibilidade em Next Dimension. Torço para que não.

 

E o Saga maléfico nunca foi mais forte que sua versão oposta. A vertente perversa do geminiano apenas era mais agressiva, sem pudores e isenta de piedade.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, eu até hoje não fechei uma opinião sobre isso, apesar de acreditar um pouco mais na simples dupla personalidade do que na possessão. Contudo, fico pensando nessa cena do fantasma exorcizado pelo escudo de Atena... uma personalidade maligna não é algo que poderia ser espantando ou fugiria por conta do poder de Atena, como se fosse um confronto de luz e sombra. É simplesmente uma mente que vê o mundo de uma forma diferente. Se fosse assim, era só Atena tacar o escudo em todas as pessoas de má índole.

 

Talvez tenha sido uma decisão exagerada do Kurumada em representar a mente maligna de Saga de forma literal ou ele apenas quis deixar uma porta aberta caso resolvesse usar essa face geminiana no futuro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...