Ir para conteúdo

Enquete sobre Shaka e seu alcunha de "homem mais próximo de deus"


Posts Recomendados

Há um tópico sobre Shaka já trancado, nos arquivos da seção "Star Hill" aqui do forum.

Em razão das discussões sobre o virginiano no tópico do Regulus, resolvi criar este tópico.

 

Ele é o homem mais próximo de Deus/de um deus/dos deuses/a ser um deus (traduções que já vi) em razão do 8º sentido, ou de seu poder? Ou das duas coisas? 8º sentido não tem relação alguma com poder, ou com mais cosmo?

 

Por falar em 8º sentido, qdo o virginiano o teria despertado? Em sua infância, ou qdo foi atingido pela exclamação de Atena, ou em algum outro momento?

13895467_1170241213042224_55760876038057

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Embora o Shaka seje realmente poderoso a alcunha do mais proximo de Deus não se dev necessariamente ao seu poder de fogo, mas sim o cosmo exotico que ele emana que, serve para uma infinidade de coisas, inclusive na batalha... É basicamente o mesmo cosmo exótico que Krisaor emana e o Muh também, devido a este ultimo ser lemuriano/muviano. Só que , óbvio numa escala bem menor que o Shaka, mas acima de um "humano comum"...

 

Só pegar Shijima, sendo canon também, o seu cosmo exótico o permite se conectar com o lado escuro do universo, criando ataques a base da escuridão e do silencio e inclusive ver/sentir coisas que estão fora da sua contemporaniedade.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A alcunha do Shaka ser mais próximo de um deus se deve ao fato do mesmo ter um cosmo altamente exótico e se comportar diferente dos demais dourados.

 

Afinal Shaka pode criar ilusões ou projeções de energia, de perto ou a distância, trafegar entre as dimensões, enviar seu oponente à vários infernos, retirar os sentidos, purificar ou esvaziar a sua mente, evitar ataques mentais, levitar (quem mais já levitou?) e outras coisitas mais, tudo isso de olhos fechados, ou seja, o Shaka é o cara.

 

Da mesma forma, há outra frase para Shaka: "não deixe Shaka abrir os olhos, pois quando ele abre os olhos, tudo ao seu redor morre..."

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

/\ Esse ahe entendeu bem o significado da coisa...

 

Krishna, outro que dispunha de um cosmo exótico conseguia atacar e se defender apenas emanando o seu cosmo " O Kundaline"

 

Muito embora o Caim tenha demonstrado a mesma capacidade de Krishna, o que em tese não deveria, mas como ND é meio colcha de retalhos eu relevo essa parte.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

"O Homem Mais Próximo a ser um Deus" parece-me a sentença mais correta pois é a utilizada na tradução espanhola, que é costumeiramente a que mais passa credibilidade comparada com a original japonesa.

Claro, aqui temos uma definição diferente, em seu termo literal, da sentença que nos é mais habitual. "O Homem Mais Próximo a Ser um Deus" (a da Taizen espanhola) está quase colocando Shaka no patamar divino (em termos gerais), afinal "ele é quase um Deus" e o que é ser um Deus na crença humana?? Varia de religião para religião mas as características mais costumeiras são aquelas em que a segunda sentença pode significar (O Homem Mais Próximo de Deus"), porque ela é vaga, como próximo de Deus em poder, próximo de Deus em onipotência, ou onisciência, pode ser onipresença, plenitude, iluminação, enfim, há várias opções na sentença, vamos dizer, que a dublagem/tradução brasileira assumiu. Mas, a sentença habitual também abre margem para a mesma interpretação da primeira sentença (a usada na tradução espanhola), como ele ser o homem mais próximo de ser um Deus.

 

Agora, quanto ao peso dessas palavras na obra e sobre as questões levantadas

 

A-Ele é o homem mais próximo de Deus/de um deus/dos deuses/a ser um deus (traduções que já vi) em razão do 8º sentido, ou de seu poder? Ou das duas coisas?

R: A meu ver as duas coisas.

Nós temos, substancialmente, a fala de Dohko que nos remete apenas a virtude do 8º sentido, onde ele menciona que Shaka era considerado "o homem mais próximo de deus" (segunda sentença) devido a seu conhecimento prévio do arayashiki. Dohko limita a sentença a um fato específico.

Mas não temos somente Dohko como base de material, temos??

 

 

Por sorte não. A enciclopédia é bastante enfática em afirmar que Shaka leva a sentença "O Homem mais Próximo de Deus" devido a Shaka possuir o maior cosmo entre todos os cavaleiros. Aqui a enciclopédia nem menciona o Arayashiki, a forma de nos transmitir a informação é a mesma que Dohko, ela limita a sentença, dessa vez, a quantidade de cosmo do dourado de virgem.

 

Aqui temos a Taizen espanhola:

 

 

Que corrobora, Shaka leva essa alcunha porque possui um grande cosmo.

Há 3 pontos aqui para se considerar:

1-Nenhuma delas menciona que isso se deve ao acúmulo cósmico de Shaka, portanto, deduzir que o cosmo de Shaka, sem o acúmulo, já é maior dentre todos os cavaleiros¹ é intrínseco.

2-A Taizen espanhola menciona, como citei, a sentença "O Homem Mais Próximo a Ser um Deus".

¹3-A Taizen espanhola limita a superioridade de Shaka aos cavaleiros de ouro, diferente da brasileira que generaliza para todos os cavaleiros de Atena.

 

Então temos Dohko e Enciclopédia que corroboram para as duas linhas de pensamento, Shaka tanto é visto como "incluir a sentença desejada aqui" por ter despertado o Arayashiki antes dos demais, quanto por possuir um cosmo único.

 

 

B-8º sentido não tem relação alguma com poder, ou com mais cosmo?

R: Vejo ter relação com poder e conhecimento.

Quando Shaka, com 6 anos de idade, já o dispunha², aparentou ser uma questão voltada a conhecimento. Quando Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun, Ikki, Kanon e Dohko souberam realizar o mesmo feito, sob circunstâncias diferentes como tempo, pareceu-me reforçar ainda mais essa questão. Do momento que eles souberam de toda a parte conceitual do 8º sentido, para o momento em que eles despertam no Inferno sem estar sob as leis do imperador do mundo regente, eles demonstraram possuir aptidão para despertar o Arayashiki. Aliado a isso, o usuário em questão necessariamente precisa possuir poder, elevar o cosmo, uma vez que o 8° sentido transcende os 7 anteriores. Dohko também nos ajuda nessa questão pedindo para os cavaleiros de bronze elevarem seus cosmos para atingirem o Arayashiki.

Então é a junção do conhecimento com o poder/cosmo.

Obs: aqui você tem a exceção de Seiya.

 

²C-Por falar em 8º sentido, qdo o virginiano o teria despertado? Em sua infância, ou qdo foi atingido pela exclamação de Atena, ou em algum outro momento?

R: Pareceu-me quando ele era criança, mais precisamente aos 6 anos de idade quando conversava com Buda. Mas é certeza antes dos acontecimentos da saga de Hades.

Na conversa de Dohko com os cavaleiros de bronze, "na boca do Inferno", o libriano deixa claro que Shaka levava a alcunha de homem mais próximo de deus/mais próximo a ser um deus porque já possuía esse conhecimento previamente, que Shaka já havia despertado o Arayashiki muito antes dos demais. As ações de Shaka também enaltecem isso, ele sabia que não poderia vencer a tríade de renegados sob circunstâncias normais, submetendo-se a Exclamação de Atena, deixando-se morrer fisicamente para que seu espírito pudesse transitar no Inferno sem as leis de Hades e, a meu ver, arrumou o melhor pretexto para tal, sem entregar a razão dos renegados terem traído seus companheiros, que aquela altura ele já havia percebido toda a trama, para os espectros que o vigiavam, como a borboleta de Myu.

 

 

Não é novidade para nós notarmos que Shaka é, facilmente, um dos personagens mais ricos de Kurumada, se não for o mais rico, nos detalhes. Então, para o bem e para alguns para o mal, tópicos sobre Shaka sempre rendem muito pano para debates.

Ótima ideia, Ramirez, você tá pegando o jeito, com essas enquetes, de criar tópicos muito construtivos e que abrange toda a comunidade, se for de interesse é claro.

Editado por Darkangel_Rafael
  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Darkangel, ótimo post!!! Já ganhou like!

Um outro amigo meu amigo do face, o Tiago, também tem posicionamento parecido em relação ao momento em que o virginiano despertou o 8º sentido, assim como ter alguma relação com poder.

Aliás, na própria página do facebook deste "cdz.com.br", um admin (não me lembro qual) também respondeu ao comentário de um curtidor, entendendo, igualmente, que o 8º sentido tem alguma relação com poder, também.

 

Eu também acho o tópico interessante, vamos ver se o número de participantes aumenta.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre entendi o 8 sentido como um ampliador o cosmo também. Afinal alguns "poucos" guerreiros possuiam o 7° sentido e, ainda assim, ficavam bem aquem dos deuses, de um modo geral...

 

Ja houve debates de outras luas aqui no forum de cdz que os deuses teriam um 7° sentido mais aguçado que o de um cavaleiro de ouro. O que,sinceramente , não creio, acho que seria o 8° sentido mesmo ou até um nono sentido talvez, ainda não citado/explorado na obra.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu anteriormente não achava que o Oitavo Sentido tinha relação com aumento de poder, mas faz mais sentido que seja assim, uma vez que pra alcançá-lo você precisa elevar seu Cosmo além dos sete sentidos anteriores, e ao fazer isso, você está invariavelmente aumentando seu poder. Vejo também que o Arayashiki fornece uma quase imortalidade, uma vez que quando você morre e desperta este poder, não está mais sujeito às leis da morte, podendo transitar livremente pelo Inferno. Manter a vontade própria dentro no pós-morte me parece algo extremamente especial.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre ele ser o mais próximo a ser um deus como citado pelo Darkangel, curioso como Kurumada reforça isso com a cena do muro das lamentações: o muro que somente os deuses poderiam passar e ele coloca justamente o mais próximo a ser um deles para tentar (sozinho) e falhar. Era o recado claro que somente deuses poderiam seguir dali em diante.



Quanto a questão do oitavo sentido estar relacionado ao poder eu acredito que sim e vou usar um argumento bem simples: Apenas os cavaleiros de ouro e os milagreiros de bronze foram até o inferno enfrentar Hades. Shaina, Marin e os outros não possuem nem o sétimo sentido, como poderiam atingir o oitavo? Claramente morreriam e por isso ficaram no Santuário.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...

Quanto ao Shaka, é mais do que claro que sua alcunha de "o mais próximo de deus" está diretamente ligada ao uso do oitavo sentido, o fato de ele ser poderoso não me parece uma justificativa muito boa dentro do contexto da obra. Ainda mais se for levar em conta hipermito, etc...

 

O Arayashiki, num quadro geral, também não apresentou nenhuma noção de aumento de poder, por parte das pessoas que o despertaram. Por isso, eu vejo da seguinte forma:

 

Minhas interpretação é que todos os cavaleiros que tomaram parte no artifício do oitavo sentido, não o dominaram, só conseguiram tocá-lo e, por conta disso, não existe distinção explicita da diferença de poder do ápice do sétimo sentido, para o princípio do oitavo. Durante as horas em que eles estavam no inferno, ficaram no limiar do sétimo sentido, tocando o oitavo (as lutas durante toda a saga de Hades corroboram a ideia de que o oitavo sentido não lhes concedeu mais poder, pelo menos não do jeito que foi apresentado). Vejam que nesta interpretação, o oitavo poderia conceder poder aos seus usuários, caso os mesmos conseguissem mantê-lo de forma precisa, caso conseguissem entendê-lo.

 

Dessa forma, o oitavo sentido seria uma dimensão diferente para os mortais. Indiferente de sua capacidade de destruição, o detentor do novo sentido estaria mais próximo das leis de criação do universo. Tentando exemplificar; teriam um domínio muito maior sobre o próprio cosmo, expandi-lo de forma correta, eliminando desperdícios, enxergando coisas que pessoas comuns não enxergariam. Ao invés de fazer parte do universo (no sentido de viver nele), ser parte do universo. Aqui entraria a noção da proximidade dos deuses, com base no hipermito. Visto que para se tornar um deus (alcançar a suprema virtude), a pessoa deve ter o oitavo e nono sentido.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...