Ir para conteúdo

Cavaleiro de Ouro mais Poderoso. Qual é o Seu?


Visitante Darkangel

Posts Recomendados

Atualizando:

G


Odysseus de Ophiuchus (37)
P: 5,5
T: 5
H: 5



S

 

Shaka de Virgem (33 / 34,2)
P: 4,5 / 4,8
T: 5
H: 5
Saga de Gêmeos (32,4)
P: 4,6
T: 4,5
H: 5
Kain de Gêmeos (32,3)
P: 4,7
T: 4,5
H: 4,5
Dohko de Libra (31,4) / (¹ 32,6)
P: 4,6 / (¹ 4,9 - caso utilizasse as Armas de Libra ofensivamente)
T: 4 (considerando Gema do Dragão)
H: 5
Shion de Áries (31)
P: 4,5
T: 4
H: 5
Mu de Áries (30,5)
P: 4
T: 5
H: 4,5
Shijima de Virgem ( 28 / 30)
P: 4 / 4,5
T: 5
H: 2

 



A


​Hyoga de Aquário (29,5)

P: 4
T: 4,5
H: 4,5
Kanon de Gêmeos (29,5)
P: 4
T: 4,5
H: 4,5
Gestalt de Sagitário (29,4)
P: 4,6
T: 3,5
H: 4
Aiolos de Sagitário (29,4)
P: 4,6
T: 3
H: 5
Abel de Gêmeos (29)
P: 4
T: 4,5
H: 4
Camus de Aquário (28,9)
P: 4
T: 4,2
H: 4,5
Aiolia de Leão (28)
P: 4,5
T: 2,5
H: 5
Seiya de Sagitário (28)
P: 4,5
T: 2,5
H: 5
Aphrodite de Peixes (28)
P: 4
T: 4
H: 4
Cardinale de Peixes (28)
P: 4
T: 4
H: 4
Shura de Capricórnio (28)
P: 4
T: 3,5
H: 5

 



B

 

Mystoria de Aquário (27,7)
P: 4
T: 4,1
H: 3,5
Kaiser de Leão (27,5)
P: 4,5
T: 2,5
H: 4,5
Ecarlat de Escorpião (27,2)
P: 4
T: 3,6
H: 4
Izo de Capricórnio (27,2)
P: 4
T: 3,6
H: 4
Milo de Escorpião (27)
P: 4
T: 3,5
H: 4
Shiryu de Libra (26,9)
P: 3,6
T: 4 (considerando Gema do Dragão)
H: 4,5
Aldebaran de Touro (26,5)
P: 4
T: 3
H: 4,5
Deathmask de Câncer (26)
P: 4
T: 4
H: 2

 



C


Ox de Touro (25)
P: 4
T: 3
H: 3

Deathtoll de Câncer (24,5)
P: 4
T: 4
H: 0,5

 

 

 

PODER (P) [Peso x4] - Potencial Cósmico, Velocidade, Resistência da Armadura e Armas/Escudos

TÉCNICAS (T) [Peso x2] - Técnicas Especiais (Eficiência / Versatilidade) e outras qualidades especiais

HABILIDADE (H) [Peso x1] - Atributos Físicos, Experiência, Raciocínio Combativo e Estratégia

Editado por Fëanor
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 138
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Embora este seja um tema delicado, que envolve, sobretudo, opinião pessoal e tende a gerar discussões extremamente acaloradas no fandom, segue minha visão:   Pra mim, o grupo dourado pode se dividir e

Bom, eu estava criando um post com uma atualização do meu antigo ranking, bem mais completo e detalhado. Eu iria rankear, individualmente, os 10 cavaleiros de ouro mais impressionantes a meu ver, de f

O problema do Ox é que ele depende da velha fórmula do Kurumada em nos fazer nos apegar a falácias do que propriamente nas ações. Na prática ele jogou Suikyo longe e foi só e sua resistência é quase n

olha. Se for considerar o canonico. Até agora Ophiucus é o melhor de fato. Mesmo por que a obra deixou explicito que ele atingiu o cosmo divino.

 

Se formos olhar os spin offis. Talvez o SHun de Assassin esteje nivelado com o Aiolos da mesma obra.

 

Shun conseguiu cobrir a Terra com correntes e foi dito por SHura também alcançar o patamar divino.

Aiolos deitou uma athena exclamation na base do muque e fez 3 cavaleiros de ouro piar. Sendo que um deles era o Saga.

Editado por luciano amaral
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu levei em consideração apenas os do clássico mesmo. A escala de poder varia MUITO de uma obra pra outra. Então, acho que cada obra precisa do seu ranking de modo independente. Até faria do ND, mas ainda acho que temos pouca base pra cravar uma lista que tenha alguma coesão real.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma visão parecida com a do Hikkoga, exceto por uma posição ou outra. Fazer um ranking dos dourados é sempre complicado, então não vou colocar na ordem, vou colocar em grupos para facilitar. Vamos lá:

Grupo 1:

Dohko/Shion
Saga
Aiolos*

Grupo 2:

Shaka
Camus
Mu

Grupo 3:

Aiolia
Shura
Aldebaran

Grupo 4:

Máscara da Morte
Milo
Afrodite


Entre o grupo 3 e 4 ainda tenho minhas dúvidas. Enquanto no grupo 3 é focado nos golpes físicos, no grupo 4 temos dourados com técnicas fatais e que são muito perigosos. Acho os dois grupos bem equilibrados e que podem se misturar.

Lembrando que todos são Cavaleiros de Ouro e que o "mais fraco" pode derrotar o mais poderoso. Na minha opinião, batalha de dourado x dourado não tem vitória certa, o que temos é um mais favorito que outro, mas isso não significa que sairá vencedor. O Aiolia, que é um dourado considerado limitado, foi capaz de fazer frente com Shaka, um cavaleiro bem mais versátil. Outro ponto importante é que versatilidade não é garantia de nada, quantidade não significa qualidade, principalmente se falarmos de confronto entre Cavaleiros de Ouro.

Falando um pouco sobre o grupo 4 e explicando porque decidi colocar eles no último grupo: MDM pode parecer limitado por ter apenas uma técnica, mas as Ondas do inferno é uma das técnicas mais mortais de CDZ, é one hit KO. Shiryu foi salvo várias vezes, numa luta que não duraria minutos. Aiolos foi outro que também foi salvo por Atena. O único problema de ter somente 1 técnica, e eu concordo com esse detalhe, é o fato de que se esse golpe não funfar, o risco dele ser derrotado é grande.

Afrodite é estrategista e possui boas técnicas, pode se camuflar em meio as rosas e atacar de surpresa. Tem técnica de tirar os sentidos, de destruição e uma mortal. Infelizmente, tanto a Rosa Sangrenta quanto as Rosas Diabólicas se mostraram com eficácia duvidosa, demonstrando lentidão em seus efeitos, isso pode ser arriscado dependendo das circunstância da batalha.

Milo tem muita precisão em suas agulhas, a cada investida vai deixando o oponente mais fraco, causando uma enorme dor e perda de sangue, e a Antares é o golpe de misericórdia, tornando Milo um adversário temível. O grande problema é o tempo que ele dispara todas as agulhas, se ele tiver tempo e espaço para isso (obviamente que não teria tanto assim), ok, mas do outro lado tem outro cavaleiro de ouro e dependendo de quem for, fica difícil... a menos que ele consiga disparar todas as 14 agulhas ao mesmo tempo e logo em seguida lançar a Antares, aí eu retiro o que eu disse.

Os asterísticos no Aiolos é pelo mesmo motivo do Hikkoga, é mais pela lenda que o Aiolos é, pelos feitos é difícil encaixar ele, mas se eu for na base do achismo, creio que ele esteja no topo de cima.

Editado por Maximus
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Bom, eu estava criando um post com uma atualização do meu antigo ranking, bem mais completo e detalhado. Eu iria rankear, individualmente, os 10 cavaleiros de ouro mais impressionantes a meu ver, de forma mais organizada, corroborada, O problema é que com somente um eu já excedi o número de imagens permitidas para uma postagem..... /kaka

Dito isso, então seguirei com minha postagem original, devidamente adaptada a esta frustrante situação rs.

 

E, pelo caps qualquer um já deve ter reparado, mas já adianto que é uma postagem sobre Shaka, visto que foi o primeiro por quem eu iniciei e o apelão roubou toda a capacidade de imagens que poderia desfrutar.

 

Tudo baseado na obra canônica, composta por: Mangá Clássico, Next Dimension e Taizen. O Hipermito não acrescentou a este rank... esta postagem /lua

Os critérios utilizados foram:

-Feitos realizados (maiores destaques na obra)
-Resultados obtidos em batalha (quantidades de luta e resolução)
-Habilidades amostradas (capacidades)
-Especiais (efeitos e quantidade)
-Frases de efeito (frases usadas pelo autor para criar uma prévia, primeira impressão de um personagem e/ou para valorizá-lo. Seria o critério de menor valor)

 

 

 

De forma a passar mais credibilidade no que foi descrito, algumas imagens estão repetidas. Muitas, algumas que nem eram repetidas, foram excluídas apenas porque tinham prioridade maior e também para não exceder o número máximo que a postagem permite.

 

1-Shaka de Virgem

 

 

-Feitos realizados:

 

 

★Lutou contra Saga, Shura e Camus, sozinho. Conseguiu externar os anseios dos renegados e alcançar seu objetivo, que era morrer para despertar o 8° Sentido, na luta.

 

 

Mang%C3%A136021.jpg

 

 

★Despertou o 8° Sentido, Arayashiki, o primeiro em que se tem conhecimento e graças a seu feito permitiu, também pela primeira vez, que o exército de Atena invadisse os domínios do Imperador dos Mortos, Hades, para terminar com as Guerras Santas que perduravam desde os tempos mitológicos.

 

 

15.jpg

 

 

★Apareceu, na forma de projeção, 243 anos antes de seu tempo, durante o século XVIII, para salvar Shun e Tenma de serem envoltos e mortos pelas 4 Portas de Buda da casa de virgem onde Shijima defendia.

 

 

46.jpg

 

 

★Shaka alcançou a plena iluminação e tornou-se Buda. Buda são àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal descoberta aos demais seres, como Shaka fez com Saori sobre o Arayashiki. Estes alcançam um estado de libertação do sofrimento, do apego aos sentidos, do material e da ignorância; tanto como a superação da existência, a pureza e a transgressão do físico a qual busca a paz interior e a essência da vida. Este estado é denominado Nirvana.

 

 

71.jpg

 

 

 

 

-Resultados obtidos em batalha:

 

 

★Lutou contra o cavaleiro de bronze de fênix duas vezes, vencendo a primeira luta sem dificuldades e empatando a segunda.

mang%C3%A108008.jpg

Mang%C3%A117026.jpg

Mang%C3%A121026.jpg

★Lutou contra os demais cavaleiros de bronze, menos Hyoga, e os derrotou sem dificuldades.

Mang%C3%A116036.jpg

*Rendição Divina, e não Ciclo das Seis Existências

★Lutou contra espectros e os liquidou com facilidade.

Mang%C3%A136010.jpg

★Lutou contra o trio de renegados, Saga, Shura e Camus, na casa de câncer e virgem. Em câncer, os manteve presos em suas ilusões onde só foi descoberto após se entregar. Em virgem, morre heroicamente para despertar o Arayashiki, fazendo os renegados abdicarem de seus orgulhos como cavaleiros.

Mang33049.jpgMang%C3%A136015.jpg

Mang%C3%A136016.jpg

Mang%C3%A136017.jpg

★Lutou contra Shijima, 243 anos atrás e no século XVIII, para salvar Shun e Tenma, com suas técnicas apenas para rivalizá-las com as do virginiano do passado, sem o objetivo de vencer a luta ou eliminar seu algoz.

66.jpg

 

 

 

 

-Habilidades amostradas:

 

 

Teletransporte (usado para chegar a Ilha da Rainha da Morte e para se esquivar da Excalibur de Shura)

 

 

mang%C3%A108006.jpg

 

 

Telepatia (conversando com Buda em seu treinamento, com Mu durante o desfecho das 12 casas, e com Saga, Shura e Camus na casa de cancer durante a saga de Hades)

Mang%C3%A136029.jpgMang%C3%A122011.jpg

Mang33056.jpg

Poder ilusório (usado para representar o carma de Ikki na casa de virgem e para enganar os renegados Saga, Shura e Camus na casa de câncer. Quanto a esta habilidade, Shaka se mostrou o mais poderoso, sendo o "Mago das Ilusões" no mangá)

Mang%C3%A117004.jpg

Controle/Influência Mental (usado para fazer Ikki esquecer-se de suas memórias em seu primeiro encontro com o dourado de virgem)

mang%C3%A108009.jpg

 

 

Transmutação (usado para expandir uma gota em um mar de sangue contra Ikki na casa de virgem)

Mang%C3%A116040.jpg

Projeção (usado contra Shijima para impedir que este matasse Shun e Tenma)

40.jpg

 

 

Levitação (ocorre quando teleporta-se para a Ilha da Rainha da Morte e encontra-se pela primeira vez com Ikki e quando lança sua Rendição Divina contra os cavaleiros de bronze na casa de virgem)

mang%C3%A108006.jpg

Mang%C3%A116036.jpg

*Idem

 

 

Rajada de cosmo (usado para destruir a armadura de bronze de fênix com um simples gesto. Eu não encontrei uma interpretação exata para esta habilidade então a vejo da mesma forma que fora usada entre Saga e Aiolia, no prólogo das 12 casas, e Saga, Shura e Camus ao atacar Shaka, na saga de Hades. O membro Tiago Shaka, do VK, chamou esta habilidade de "VAIRAGYA", que significa desapego, vocês podem conferir a versão dele da técnica aqui: https://vk.com/topic-75231559_36934031?offset=440, eu particularmente não faço questão desse carnaval e duvido que Kurumada tenha se aprofundado tanto em qualquer ato de Shaka como Tiago acredita, mas esta é minha interpretação. A rajada de cosmo é uma habilidade que qualquer cavaleiro de ouro deve possuir. Agora, quanto aos demais serem capazes de destruir uma armadura de bronze com um simples gesto, eu já não acreditaria. Penso que Shaka teve essa facilidade por todas as suas peculiaridades, excepcionalmente pelo seu cosmo elevado)

Mang%C3%A117006.jpg

 

 

Transitabilidade Dimensional(A Taizen menciona que Shaka pode ir e vir no tempo-espaço e que esta habilidade impressiona até mesmo os demais cavaleiros de ouro. De fato, tivemos uma demonstração quando Saga tenta enviar Shaka para uma dimensão qualquer, usando o Outra Dimensão, e Shaka retorna instantaneamente)

Mang%C3%A136017.jpg

52.jpg

Dom da Observação(Off-battle. Shaka possui a capacidade de enxergar as reais intenções da alma. Fez isso com Ikki, em seu primeiro encontro na Ilha da Rainha da Morte, não o matando por julgar possuir senso de justiça, embora estivesse usando a força para escondê-lo. Fez o mesmo com o Grande Mestre, que era Saga que, por possuir um coração comparado a Deus, acabou por mascarar a verdade ao cavaleiro de virgem, a de que ele também possuía um coração demoníaco. Repetiu o ato e enxergou a verdade da tríade de renegados, descobrindo que eles atuavam em prol de Atena, decidindo então lutar contra a tríade apenas para fazê-los externar a determinação máxima para a missão e para morrer, alcançando o 8° sentido. A Taizen descreveu essa capacidade como: "permite conhecer a verdade escondida sob as aparências")

mang%C3%A108008.jpg

Mang%C3%A117018.jpg

Mang%C3%A136007.jpg

-Especiais:

 

 

Tenma Koufuku - Rendição Divina: explosão cósmica de poder destrutivo. Pode ser usado para atingir um alvo ambiente ou a distância.

 

 

Mang%C3%A136010.jpg

 

 

Ohm: mantra utilizado para intensificar o cosmo acumulado em meditação, visando potencializar uma técnica. Geralmente antecede a Rendição Divina.

 

 

Mang%C3%A116035.jpg

 

 

Kahn: uma poderosa barreira esférica de cosmo-energia que envolve Shaka em todos os seus pontos, protegendo-o inteiramente. A técnica já foi utilizada para repelir a corrente de andrômeda.

 

 

Mang%C3%A135048.jpg

 

 

Rikudou Rinne - Ciclo das Seis Existências: técnica espírito-mental que envia o alvo em um dos seis mundos da Metempsicose. Parece que o alvo é quem escolhe um dos mundos, pelo que Shaka menciona. Os seis mundos são: Inferno, Mundo dos Demônios, Mundo das Feras, Munda das Chacinas, Mundo dos Humanos, Paraíso.

 

 

Mang%C3%A116044.jpg

Mang%C3%A116045.jpg

Mang%C3%A116046.jpg

 

 

Tempo Rin In - Círculo de Transferência (no kanzenban eles traduziram como Benção do Senhor das Trevas): ao formar um selo, dissipa todas as dúvidas e amplifica o cosmo do usuário. Supõe-se ser um dos motivos para a possível imunidade contra ataques mentais.

 

 

Mang%C3%A113013.jpg

 

 

Tenkuhaja Chimimoryu - Invocação dos Espíritos Malignos: materializa espíritos espectrais e, em meio a ilusões, lança-os sobre o inimigo. Podem causar uma grande explosão.

 

 

Mang%C3%A135043.jpg

 

 

Tembu Horin - Tesouro do Céu: sendo a técnica suprema dos virgens, o cosmo que acumulou-se por privar-se de um dos sentidos, no caso de Shaka a visão, explode, ao abrir seus olhos, criando uma técnica quase imbatível que une ataque e defesa, sem oferecer chances ao adversário de contra-atacar ou se defender. A técnica consiste objetivamente em trancar o alvo para que este fique sem ações, mas pode, e foi mais vezes, usado para remover até seis sentidos do adversário. Foi usada em três oportunidades, sendo duas no século XX e uma no século XVIII. A única forma apresentada de quebrar a técnica, ou impedir sua imposição sem desfazê-la, é superando o nível cósmico empregado pelo usuário ou igualando-o. Isso ocorreu três vezes, Ikki na casa de virgem contra Shaka, a Exclamação de Atena, golpe que uni os cosmos de três cavaleiros de ouro, utilizada pelo trio de renegados, também contra Shaka, e pelo próprio Shaka, contra Shijima, afim de equalizar as forças cósmicas dos dois representantes de virgem.

 

 

Mang%C3%A117015.jpg

*Tesouro do Céu, e não Rendição Divina (êê Conrad...)

Mang%C3%A136009.jpg

63.jpg

 

 

Agyo: técnica que sucede o Tesouro do Céu. Apresentada em uma única oportunidade, Shaka emana uma poderosa luz que simboliza a criação do universo, passando a eliminar a escuridão, recriando tudo o que antes existia e fora apagado, como a vida. A técnica foi usada para rivalizar ao Ungyo, que simboliza o fim do universo.

 

 

64.jpg

 

 

 

 

-Frases de Efeito:

Há várias passagens que ressaltam as capacidades de Shaka, ou mesmo sua alcunha. Vou postar as que me lembro, creio ser as mais relevantes ou, se não, todas.

 

 

mang%C3%A108008.jpg

"É um deus?"

-Ikki de Fenix

 

Mang%C3%A116013.jpg

"Shaka! O cavaleiro dourado que possui a força de um Deus?"

-Shina de Cobra

 

Eu chequei outras traduções, inclusive a espanhola, e todas dizem a mesma coisa. No kanzenban #7 brasileiro, por exemplo, ela diz: "Shaka de Virgem? Aquele considerado com o poder mais poderoso, próximo ao de um Deus?"

 

Mang%C3%A116031.jpg

"Seu próximo adversário é Shaka. Sem dúvida, ele é a criatura mais próxima de Deus que conheço.

... Se ele abrir os olhos, toda a vida desaparecerá".

-Aiolia de Leão

 

Um grande exemplo do quanto Kurumada, as vezes, insere elementos sem antes planejá-los. Ou vocês acham que Kurumada faria Aiolia dizer que "se Shaka abrir os olhos, toda a vida desaparecerá" tendo planejado o Agyo, criação do universo, originalmente? /lua

 

Mang33044.jpg

"Quem é capaz de liberar tamanho cosmo e ocultar sua identidade... é um homem fantástico!"

-Saga de Gêmeos

 

Antes disso ele já havia mencionado que as ilusões de Shaka "eram muito poderosas" e, em outra passagem, mencionou "é como se este cosmo nos deixasse a mercê de caprichos divinos".

 

Mang%C3%A134002.jpg

"Se Shaka pronunciou seu veredito, eles devem ter voltado para o outro mundo"

-Dohko de Libra

 

Em outra tradução: "Talvez Shaka tenha mandado os três de volta para o outro mundo", Tankobon JBC.

 

De outra forma, Dohko reconhece que Shaka era capaz de fazê-lo, ou não suporia isso.

 

Mang%C3%A136037.jpg

"Shaka, se sua meditação o levar a essa conclusão... apesar de ser um homem, você estará próximo de Deus".

-Siddhartha Gautama, o Buda

 

"Se conseguir compreender isso, Shaka... você será a pessoa mais próxima de Deus, mesmo nascendo como ser humano" no Tankobon JBC.

 

Mang%C3%A143036.jpg

"Shaka. Costumavam dizer que seu comportamento era irrepreensível"

-Hades, deus do Mundo dos Mortos

 

Shaka é conhecido até pelo deus dos mortos. Uma alusão a "Sou sagrado desde o céu até o inferno, e do inferno até o céu!"

 

72.jpg

"Este homem é provavelmente o mais poderoso de todas as gerações de virgem desde a Era Mitológica! É sem dúvida o homem mais próximo de deus!"

-Shijima de virgem, o homem silencioso e também detentor da alcunha de homem mais próximo de deus, no caso, de sua geração.

 

 

 

 

 

Esses são os motivos pelo qual considero Shaka o cavaleiro de ouro mais poderoso da obra canônica. Ainda há o acréscimo, que quase esqueço de mencionar, a respeito de seu cosmo, que é o maior dentre os cavaleiros de ouro. Isso é corroborado tanto pelo mangá, que induz o leitor a acreditar que isso se deve ao acúlumo(mas nunca confirmado), quanto pela Taizen, que não menciona o acúmulo como responsável por isso.

 

Ele é o mais poderoso.... depois de Odysseus. Não há motivos para elencar as habilidades e capacidades do Serpentário, além de não terem sido tantas, são uma mais roubada do que a outra.

Pensei a respeito dele, durante este rankeamento. A obra menciona que Asclépius, por possuir tanto poder, tentou se tornar um Deus, sendo punido e selado por este motivo pelos deuses. Ela não confirma se ele chegou nessa ascensão, me pareceu ter ocorrido a punição na tentativa. Mas é possível que Odysseus seja um dos exemplos que o Hipermito menciona em que os deuses de Saint Seiya foram humanos que transcenderam suas existências, ascendendo a deuses. De toda forma, isso é outro debate.

 

A ordem que eu seguiria, sem maiores detalhes para a maioria, seria:

2-Cain

3-Saga

4-Shion (Saga de Hades)

5-Dohko (Saga de Hades)

6-Mu

7-Shijima

8-Aiolos

9-Kanon

10-Gestalt

 

Apenas justificando, resumidamente, a presença de Shion, Dohko e Aiolos aqui, e bem posicionados por sinal, se deve pelo fato de que um dos critérios que eu utilizaria, aliás, utilizei, porque afinal o ranking está aí, só não detalhado como eu queria, seria a "Versão Kurumada". Confuso, é claro, todos os personagens são a versão Kurumada pois tudo é criação dele. O ponto central aqui é que certos personagens acabaram desfrutando de uma fama que não foi plenamente justificada, mas que eu não tenho nenhuma dúvida de que se Kurumada os desenhasse visando-os em combate, com todo o potencial que o autor criou(mas que, novamente, não conseguiu apresentar na prática), eles seriam poderosíssimos e estariam a frente da maioria dos demais dourados. Aiolos, Dohko e Shion são mais creditados por suas famas do que propriamente por habilidades amostradas, situações em combate, etc.

Aiolos por ser o a inspiração maior para o protagonista da obra, o herói que se sacrificou por Atena, a lenda que impediu os planos maléficos de Saga prosseguirem, o cara que controla, sabe-se lá como, a armadura de sagitário a bel prazer mesmo estando morto.

E Dohko e Shion, os grandes sobreviventes da última guerra, com 261 anos nas costas, nível cósmico elevado, sapiência incontestável, experiência de combate, enfim!

 

E é isso.

Editado por Darkangel
  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Aiolia e Shaka estavam rigorosamente nivelados, o que leva a crer que o cavaleiro de Virgem obtém o maior cosmo somente quando abre os olhos.

É o que a obra leva a crer.

 

Mas essa luta não deve ser usada como base principal das capacidades do virginiano contra um cavaleiro de ouro. Em comparação a luta contra os renegados, as quais ele queria morrer, ele usou o mínimo de habilidades possíveis contra Aiolia. Se Shaka optasse pelo Rikudou Rinne contra Aiolia, ao invés do Tenma Kofuku, não teria havido dúvidas sobre seu cosmo. E ele ainda tinha inúmeras opções.

Editado por Darkangel
Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o que a obra leva a crer.

 

Mas essa luta não deve ser usada como base das capacidades do virginiano. Em comparação a luta contra os renegados, as quais ele queria morrer, ele usou o mínimo de habilidades possíveis contra Aiolia. Se Shaka optasse pelo Rikudou Rinne contra Aiolia, ao invés do Tenma Kofuku, não teria havido dúvidas sobre seu cosmo. E ele ainda tinha inúmeras opções.

 

Não é questão de opções. Na época Kurumada abordou de forma diferente uma luta entre dois cavaleiros de ouro. Ali, tanto Shaka quando Aiolia estavam extremamente cautelosos e analisando um ao outro, pois um único movimento em falso poderia significar derrota. Ou seja, mesmo o cavaleiro de Virgem tendo uma gama de opções, havia o risco do leonino antecipá-lo ou contra-atacá-lo.

 

Somente na saga de Hades é que os combates entre dourados ficaram mais francos e dinâmicos.

 

34_20.png

Editado por Lucas Augusto da Silva
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

 

Não é questão de opções. Na época Kurumada abordou de forma diferente uma luta entre dois cavaleiros de ouro. Ali, tanto Shaka quando Aiolia estavam extremamente cautelosos e analisando um ao outro, pois um único movimento em falso poderia significar derrota. Ou seja, mesmo o cavaleiro de Virgem tendo uma gama de opções, havia o risco do leonino antecipá-lo ou contra-atacá-lo.

 

Somente na saga de Hades é que os combates entre dourados ficaram mais francos e dinâmicos.

Nessa situação Kurumada queria explicitar a Guerra de Mil Dias, por isso e somente por isso Aiolia teve a façanha de ser lembrado pelos fãs por ter empatado com Shaka.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa situação Kurumada queria explicitar a Guerra de Mil Dias, por isso e somente por isso Aiolia teve a façanha de ser lembrado pelos fãs por ter empatado com Shaka.

 

Mas estavam empatados e isso não pode ser ignorado.

 

Você ressaltou em sua postagem que Shaka venceu os espectros com facilidade, mas Aiolia fez o mesmo. Os espectros inclusive dizem que o cavaleiro de Leão estava em outro nível. Mesmo o trio de renegados ficaram intimidados com o poder dele.

 

Não subestime Aiolia.

Editado por Lucas Augusto da Silva
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

 

Mas estavam empatados e isso não pode ser ignorado.

 

Você ressaltou em sua postagem que Shaka venceu os espectros com facilidade, mas Aiolia fez o mesmo. Os espectros inclusive dizem que o cavaleiro de Leão estava em outro nível. Mesmo o trio de renegados ficaram intimidados com o poder dele.

 

Não subestime Aiolia.

Ah, isso justifica sua insistências em tentar encontrar motivos para, de fato, Aiolia ter capacidades suficientes em empatar uma luta contra Shaka, post após post, mesmo eu e você já termos entendido que isso se deveu a necessidade de se mostrar a Guerra de Mil Dias rsrs

 

Eu não subestimo, eu uso o que me foi apresentado. Se eu fizer um compilado de tudo sobre Aiolia, não vai dar metade de material em comparação com Shaka.

Ele só empatou com o virginiano porque Shaka optou, talvez por ignorância em tê-lo subestimado, pois se tivesse lutado com tudo o que tinha, Saga teria se livrado de mais um cavaleiro de ouro que sabia da verdade.

Lamento se discorda.

 

Ah sim, Saga, Shura e Camus não ficaram intimidados, eles reconheceram o poder de Aiolia. E isso só ocorreu porque os três estavam praticamente em frangalhos, jovem. Aiolia foi superado por Saga segundos depois.

Editado por Darkangel
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o que é a guerra de mil dias senão um combate envolvendo dois cavaleiros de ouro? Você está alegando conveniência de roteiro sobre um conceito que é inerente ao contexto em que Aiolia e Shaka se encontravam. É diferente da luta de Shaka contra os renegados, onde os contornos da luta foram atípicos para que fosse introduzido aos leitores a Exclamação de Athena e o Arayashiki, que não guardam relação com uma disputa entre dourados.

 

Você diz que usa o que foi apresentado para simular o que poderia ocorrer numa batalha do cavaleiro de Leão contra o cavaleiro de Virgem sendo que o próprio mangá já nos deu uma demonstração do que iria acontecer.

 

Podemos até debater se o resultado seria diferente se Shaka conseguisse abrir os olhos, mas até então a própria obra já cuidou de nos apresentar este duelo e sua conclusão.

 

Reconhecer o poder de um dourado é quase uma redundância, pois todos são poderosos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Mas estavam empatados e isso não pode ser ignorado.

 

Você ressaltou em sua postagem que Shaka venceu os espectros com facilidade, mas Aiolia fez o mesmo. Os espectros inclusive dizem que o cavaleiro de Leão estava em outro nível. Mesmo o trio de renegados ficaram intimidados com o poder dele.

 

Não subestime Aiolia.

 

Pois é. As técnicas do Santo de Leão são as mais básicas, mas acho que em patamar cósmico e velocidade, o Aiolia está no topo, bem próximo ao Saga.

Isso ficou bem claro para mim nos últimos capítulos do Kaiser.

 

Conforme eu estipulei no meu ranking, o nível cósmico mais comum de um Cavaleiro de Ouro seria 4. Digamos que o Saga possui 4,6 e o Aiolia possua 4,5.

 

Eu acredito que o Shaka, de olhos fechados, tenha um nível cósmico de 4,5, assim como o Aiolia. Ele empatou com o Aiolia em força bruta! Não utilizou técnicas apelativas, como o Rikudo Rinne ou o Tembu Hourin.

Quando abre os olhos e utiliza o cosmo que foi privado, no entanto, ele atinge um patamar de 4,8.

O Shijima eu já acho que possua um nível cósmico de 4, e quando libera os sentidos atinge 4,5.

Editado por Fëanor
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

A Guerra de Mil Dias só ocorre quando os cavaleiros de ouro não apelam para suas técnicas especiais, isso é, um combate corpo a corpo.

 

 

Mang%C3%A113011.jpg

 

 

 

Quando apelam para seus especiais, a Guerra se desfaz. Por uma questão de roteiro, Shaka optou por uma técnica destrutiva, igual a de Aiolia, os fazendo se equivalerem para Saga usar seu Satã Imperial e haver um motivo para Aiolia lutar na casa de leão.

O próprio Aiolia altera sua postura, fica apreensivo, quando Shaka menciona que "não terá escolha se não usar sua técnica":

 

 

Mang%C3%A113013.jpg

 

 

 

Conclusão? É justamente disso que estamos falando. Não houve conclusão, a luta foi interrompida por Saga com seu Satã Imperial.

 

Ninguém está dizendo que Aiolia é fraco.

Eu estou afirmando(pode me odiar) que se Shaka tivesse usado todo seu potencial, isso implica em ter havido uma conclusão (uma luta até o fim), Aiolia teria caído.

 

Não superestime Aiolia.

Editado por Darkangel
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estamos fugindo da discussão principal, mas vou respondê-lo mesmo assim antes de retomar o assunto.

 

Quando dois cavaleiros de ouro se enfrentam, ou eles entram numa guerra de mil dias ou ambos são desintegrados:

 

28_03.png

 

 

Pelas palavras de Aiolia, a utilização de golpes especiais levaria à segunda opção:

 

28_07.png

 

 

Assim, na hipótese de um combate físico ou disputa de poderes cósmicos a consequência será a guerra de mil dias:

 

28_05_06.png

 

 

73_50.png

 

 

Ainda, a guerra de mil dias pode se instaurar pelo impasse entre os dois cavaleiros de ouro, ou pelo menos é o que esta tradução deu a entender:

 

34_20.png

 

 

Superada esta questão da guerra de mil dias, que por sinal eu nem pretendia esmiuçar, voltemos à discussão sobre o cosmo de Shaka de olhos fechados. E a este respeito não é necessário fazer um grande exercício mental. O fato do cavaleiro de Virgem ter empatado com Aiolia na disputa de seus melhores golpes (destrutivos, no caso) indica que seus cosmos eram equivalentes.

 

Do contrário, Shaka teria vencido o duelo.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Para responder o tópico eu a princípio fundamentarei apenas nas obras escritas por Masami Kurumada, no caso o Mangá Clássico, Next Dimension e Episódio Zero. Aplicarei subsidiariamente o anime naquilo que estiver em consonância com o mangá clássico.

Embora eu esteja incluindo Next Dimension, farei a classificação apenas com os cavaleiros de ouro da obra clássica (incluindo Shion e Kanon).

O meu critério será as falas dos personagens porque são mais objetivas, apesar de se confundirem e talvez se contradizerem. Por esta razão, tentarei explicar da melhor forma possível os motivos que levarão às minhas conclusões.

Utilizarei principalmente o mangá com tradução espanhola por ser o mais fiel da obra original em japonês, mas em algumas páginas vou usar a tradução em português por não encontrar a versão em espanhol ou porque as versões são parecidas.

 

Pois bem, vou começar separando o mangá clássico em duas fases: Santuário e Hades. Poseidon e Blue Warriors serão excluídos porque não irão contribuir nesta análise.

 

Fase Santuário

 

Nesta fase, cinco cavaleiros de ouro são tidos como os mais fortes:

 

- Dohko de Libra, citado por Saga de Gêmeos como sendo considerado o cavaleiro mais poderoso:

 

37.jpg

 

- Aiolia de Leão, citado por Cássius como sendo provavelmente o mais forte dourado e citado por Milo como sendo um dos mais poderosos dourados:

 

77.jpg

38.jpg

 

- Máscara da Morte de Câncer, que entitula a si mesmo como o mais poderoso dos cavaleiros de ouro:

 

52.jpg

 

- Shaka de Virgem, pois tanto ele quanto Aiolia assumiram ter o mesmo nível, então por tabela o virginiano também está entre os mais fortes. Além disso, Aiolia o distinguiu dos demais dourados:

 

03.jpg

02.jpg

 

 

- Saga de Gêmeos, através de uma referência de Mu sobre o combate na casa de Gêmeos ser o mais terrível de todos:

 

72.jpg

 

 

 

Agora façamos uma ponderação breve sobre cada uma destas afirmações. Em relação ao Dohko, Saga diz que ele é considerado o mais forte, indicando que é um juízo de valor feito pela coletividade do santuário. Apesar da frase não apontar uma certeza absoluta, entende-se que os cavaleiros e soldados do santuário acham que o Mestre Ancião é o mais poderoso, havendo então um consenso.

Quanto a Saga, Mu não diz explicitamente que ele é o mais forte dos cavaleiros de ouro, mas sua fala faz uma distinção dele no sentido de que ele seria o mais difícil adversário dos cavaleiros de ouro, o que pode levar à conclusão de que ele é mais forte que os demais protetores das casas zodiacais (com exceção de Mu, Dohko e Aiolos).

A seguir, vamos com Máscara da Morte. Diferente de Dohko, a fala gramaticalmente traz uma certeza. Contudo, o canceriano faz uma avaliação própria acerca de seus poderes, então sua frase é completamente parcial a seu favor, podendo ser entendido como uma mera soberba do personagem.

O próximo é Aiolia. Milo diz que o leonino se orgulha de ser um dos mais fortes. Quando alguém se orgulha de algo, das duas uma: ou este orgulho se origina de uma impressão pessoal (igual Máscara da Morte) ou então esta pessoa de fato é reconhecida por aquilo que se orgulha. Na dúvida, vamos ponderar a favor de Aiolia e validar a fala de Milo, argumentando que este não teria proferido esta informação à toa caso fosse uma inverdade e ainda por cima o leonino não tem uma personalidade arrogante. Podemos ainda admitir a hipótese de Aiolia ser o mais forte com esta citação. Quanto à fala de Cássius, o personagem alude que o leonino provavelmente foi o mais forte, ou seja, não há certeza, mas que no mínimo corrobora a fala de Milo e coloca Aiolia entre os mais fortes.

Por último temos Shaka. Como ele e o cavaleiro de Leão se consideraram como equivalentes, então toda a argumentação referente a Aiolia se estende ao cavaleiro de Virgem. Todavia, temos ainda a fala do leonino distinguindo seu companheiro, o que aparentemente contradiz a igualdade entre ambos e supostamente coloca Shaka acima dos demais (similarmente ao que Mu fez em relação a Saga). A esse respeito darei a minha interpretação sistemática da obra mais pra frente.

 

Certo, ante o exposto, na fase do santuário temos as seguintes relações:

 

1) Saga = Dohko > Aiolia = Shaka > demais dourados (aqui relativizando a fala de Cássius, assumindo que a fala de Milo não coloca Aiolia no topo e que ele e Shaka se igualam em força)

2) Saga = Dohko = Aiolia = Shaka > demais dourados (aqui partindo do pressuposto que a fala de Cássius é verdade, então os quatro dividem o posto de mais forte)

3) Máscara da Morte = Saga = Dohko > ou = Aiolia = Shaka > demais dourados (assumindo que Máscara da Morte tenha dito a verdade, entrando na disputa, bem como considerando os dois cenários acima sobre Aiolia e Shaka)

 

Fase Hades

 

Nesta fase, quatro cavaleiros são tidos como os mais fortes:

 

- Saga de Gêmeos, Camus de Aquário e Shura de Capricórnio são referidos por Shina, Shaka e Pandora como os mais fortes:

 

1945.jpg

2136.jpg

2244.jpg

 

- Milo diz que a força do cosmo de Kanon é inigualável, quase igual à de Saga. Além disso, Milo admite inferioridade em relação a Saga e Kanon:

 

1987.jpg

 

- Por fim, vimos que Dohko e Shion têm poderes equivalentes (aqui vou usar a tradução em português mesmo):

 

73_12.jpg

 

 

Sobre as afirmações de Saga, Camus e Shura, as maiores controvérsias estão na tradução em si e no contexto. Começando pela fala da Shina, pode-se interpretar que ela está falando dos cavaleiros renegados como um todo, o que incluiria Afrodite e Máscara da Morte entre os mais fortes. Sobre a fala de Shaka, já li argumentos dizendo que a tradução mais correta inclui o cavaleiro de Virgem entre os mais fortes. A citação de Pandora é a mais controversa, pois existe uma ambiguidade nas suas palavras, podendo indicar que ela está elogiando a classe dos cavaleiros de ouro e não especificamente o trio da lamentação. Para explicar tudo isso, transcreverei o que já argumentei em outro tópico.

 

No tocante à fala da Shina, basta tecer breves considerações. A leitura de qualquer obra deve ser sistemática, de modo que acontecimentos e concordâncias são sequenciais. Neste sentido, o diálogo da amazona é uma antecipação para a aparição de Saga, Camus e Shura. Ela está introduzindo os personagens para o leitor. Note a sequência de páginas do mangá:

 

1944.jpg

1945.jpg

1946.jpg

 

Mu menciona cavaleiros sem citar nomes, dando um ar de mistério. A seguir Shina percebe que os túmulos dos cavaleiros de ouro estão abertos (dando maior ênfase de proximidade aos túmulos da tríade de renegados) e diz que os mais poderosos dos dourados foram ressuscitados, daí quem aparece na página seguinte? Isso mesmo, Saga, Camus e Shura.
A Toei Animation, estúdio responsável pela produção do anime, acertadamente teve o mesmo entendimento que o meu (e de todo mundo, diga-se de passagem), tanto que na prévia do episódio 2 da saga de Hades o narrador excluir Máscara da Morte e Afrodite dentre os mais poderosos:

Screenshot_16.jpg

Screenshot_17.jpg

Screenshot_19.jpg

A fala de Shaka no mangá japonês e na dublagem japonesa no anime são idênticas. Por isso que eu vou postar as legendas em espanhol, em inglês e em português do anime, para que haja a maior verossimilhança possível na tradução correta. É importante ressaltar que o anime superestimou demais Shaka na saga de Hades, então eles teriam todos os motivos do mundo para utilizar esta versão da tradução que você e outras pessoas trouxeram, o que não aconteceu. Além disso, o mangá espanhol, que é o mais fiel da versão original, também reproduz o mesmo conteúdo do anime.

Eu vou deixar um link do episódio 123 de Saint Seiya, que é onde tem essa fala do Shaka. Ela começa a partir do minuto 4:08:

https://animeq.xpg.com.br/2012/06/saint-seiya-123.html

Compare com a fonética que eu consegui através do Google Tradutor da fala do personagem no mangá japonês:

 

いかに
わたしといえども
かつて最強といわれた
おまえたち黄金聖闘士
三人を、同時に相手に
する程、愚かではない

Fonética: Ikani watashi to iedomo katsute saikyō to iwa reta omae-tachi gōrudoseinto san'nin o, dōjini aite ni suru hodo, orokade wanai.

 

Outro ponto importante, eu não sei ler ou traduzir japonês, mas sei que é uma língua complexa para se traduzir para uma língua ocidental. Qualquer erro na tradução pode alterar toda a estrutura e o sentido da frase. A este respeito, traduzir isoladamente uma única palavra nem de longe tem o condão de alcançar o sentido correto. Apesar da minha ignorância, palpito que a palavra "incluso" em muito se assemelha com a expressão "nem mesmo eu", que isoladamente também inclui o emissor em alguma coisa. Mas esta inclusão, de acordo com as traduções que eu postei no mangá espanhol e no anime, refere-se a quando Shaka diz que "nem mesmo ele seria tolo de...etc", em nenhuma delas há a inclusão do personagem entre os mais fortes. É algo a se refletir.
Por último, a fala de Pandora no mangá com tradução espanhola está com o verbo no passado. Se ela estivesse se referindo à classe dos cavaleiros de ouro, então o tempo verbal deveria estar no presente, pois os dourados não deixaram de ser os mais poderosos. Assim, concluo que ela se referiu aos três renegados no tempo em que eles ainda eram vivos (por isso está no pretérito).
Segue abaixo as falas dos três personagens no anime com legenda em espanhol, em inglês e em espanhol:

Screenshot_7.jpg

Screenshot_8.jpg

Screenshot_9.jpg

Screenshot_5.jpg

Screenshot_3.jpg

Screenshot_4.jpg

Screenshot_6.jpg

Screenshot_2.jpg

Screenshot_10.jpg

Screenshot_11.jpg

Lembrando que estou usando o anime somente em trechos que estão em absoluta consonância com a obra original.

 

As demais falas não são controvertidas ao meu ver, mas vale tecer considerações sobre a fala de Milo. O escorpiano diz que a força cósmica de Kanon é inigualável, indicando que nenhum outro cavaleiro seria mais forte que ele, com exceção de Saga, que nas palavras de Milo é levemente mais forte que seu irmão. Poderíamos supor que o poder de Kanon se igualou ao de Saga na fase Inferno, mas estou tentando ser o mais objetivo possível nesta postagem, então não considerarei esta hipótese.

Com isso tudo, as relações de poder na saga de Hades ficam deste jeito:

 

1) Saga > Kanon > Camus e Shura > demais dourados

2) Shion = Dohko

 

Episódio Zero

 

Dois cavaleiros de ouro se distinguem dos demais, sendo eles:

 

- Saga de Gêmeos e Aiolos de Sagitário, onde Shura afirma que eles são mais poderosos que os outros dourados (aqui vou usar a tradução em português):

 

06.png

 

- Aiolos diz que Saga é melhor que ele em tudo (incluindo em poder):

 

09.png

 

 

Aqui é importante mencionar que os demais cavaleiros de ouro eram muito jovens e inexperientes ainda, portanto a supremacia de Saga e Aiolos não é uma afirmação permanente que vale para as próximas sagas. Outra questão é que Shura muito provavelmente excluiu Dohko da comparação, pois estavam conversando sobre a sucessão para o Grande Mestre e evidentemente o Mestre Ancião não estava entre os candidatos.

De todo modo, a relação no Episódio Zero é a seguinte:

 

Saga > Aiolos > demais dourados (exceto Dohko)

 

Next Dimension

 

Temos duas citações de comparativo de poder envolvendo cavaleiros de ouro do século XX em Next Dimension:

 

- Ikki diz que Saga se orgulhava de ser o mais forte cavaleiro de ouro:

 

020.png

 

- Shaka é considerado o cavaleiro de Virgem mais poderoso:

 

016.png

 

 

Acerca da citação de Shaka, ela não tem importância nesta análise porque não inclui os cavaleiros de ouro da Guerra Santa passada. Resta apenas a fala de Ikki, onde merece as mesmas ressalvas da fala de Milo sobre Aiolia, mas interpretando-a em favor de Saga. Eu vou comentar mais a respeito desta fala mais adiante.

Portanto, Next Dimension estabelece que:

 

Saga > demais dourados

 

___________________________________________________

 

Agora vem a parte mais complexa da minha postagem, pois vou tentar elaborar critérios de aferição de maior relevância a umas falas em relação a outras. Mas farei de uma forma organizada e simples para facilitar a leitura e a compreensão.

 

Comecemos pela fala do Cássius. No meu entendimento esta fala é a que tem a menor relevância entre todas, haja vista que Cássius nem é um cavaleiro e pouco conhece sobre as propriedades do cosmo, além da fala dele ser uma incerteza (ele usa o termo 'provavelmente'). Mesmo que não seja o caso, a impressão dele não deve pesar mais que a dos cavaleiros de ouro, dos protagonistas ou de sua mestra Shina. Assim, vamos excluir Aiolia do topo dos cavaleiros de ouro. Porém, ainda prevalece ele estar entre os mais fortes na fase santuário.

Quanto a Shaka, daí é um caso mais delicado. Aiolia o distingue dos demais, mas o cavaleiro de Virgem indica que um combate entre ele e Aiolia resultaria em uma guerra de mil dias. Ou seja, o leonino acha que Shaka é o mais forte dos cavaleiros de ouro, mas o virginiano acredita que seu poder equivale ao de Aiolia.

Para resolver esta controvérsia é preciso destacar dois pontos importantes: o primeiro é que na luta entre os dois no Salão do Grande Mestre o cavaleiro de Leão completa a fala de Shaka (sobre a guerra de mil dias) dizendo que a segunda opção seria a destruição mútua deles. Portanto, esta complementação contraria a fala posterior dele a respeito de Shaka lá na casa de Leão. Assim, há duas falas favoráveis à igualdade deles e apenas uma distinguindo o cavaleiro de Virgem. Por esta razão, adotarei o entendimento majoritário e os colocarei em igualdade, excluindo Shaka do topo dos cavaleiros de ouro.

O segundo ponto é que Saga, o cavaleiro de Gêmeos, estava desaparecido, então ainda que a fala de Aiolia na casa de Leão prevalecesse sobre aquelas pronunciadas no Salão do Grande Mestre, é importante observar que o leonino não estava incluindo Saga entre os cavaleiros inferiores a Shaka.

Sobre Máscara da Morte, a impressão pessoal de si próprio tem menos importância quando comparado com o que outros personagens têm a dizer sobre determinado cavaleiro (ou sobre ele mesmo, no caso). O cavaleiro de Câncer também está excluído do topo. Sequer o considerarei entre os mais fortes, pois não é uma situação que foi abarcada na obra (vide também explicação sobre a fala da Shina).

No que tange a citação sobre Dohko, existe um agravante. Ele foi considerado o mais poderoso aos 263 anos de idade, sendo que na saga de Hades ficou comprovado que sua idade avançadíssima prejudica seu desempenho em combate e ainda o impede de vestir apropriadamente a armadura de Libra. Logo, a fala a seu respeito contradiz diretamente a obra, devendo ser desconsiderada pelos critérios desta análise e também o excluindo do topo dos cavaleiros de ouro.

Em relação à fala de Mu sobre Saga, não há nenhum vício que possa relativizá-la ou descreditá-la. O ariano conheceu Saga em sua mocidade, e se mesmo após treze anos ainda o distinguia dos demais (conhecendo ainda os outros cavaleiros de ouro), então é porque ninguém havia o superado.

 

Logo, na fase santuário a classificação ficará: Saga > Shaka = Aiolia > demais dourados

 

Falando sobre o Episódio Zero, vale a ressalva já arguida anteriormente. Como a maioria dos dourados eram jovens e inexperientes, então a constatação de Shura não tem tanta importância quanto as subsequentes que serão expostas abaixo. Contudo, a superioridade de Saga sobre Aiolos é uma realidade, ante a admissão do próprio cavaleiro de Sagitário. Podemos ainda pensar se Saga é ainda mais forte que Shura, Afrodite e Máscara da Morte, que eram mais velhos e o próprio cavaleiro de Capricórnio admitiu inferioridade. Pode ser que os três tenham ficado mais fortes nesse meio tempo (assim como Saga também pode ter ficado mais forte).

 

Conclui-se que: Saga > Aiolos e possivelmente Saga > Shura, Máscara da Morte e Afrodite

 

Na fase Hades, vamos começar pela fala de Milo. Como ele próprio admitiu inferioridade frente os geminianos, então não há porquê contestá-lo. A comparação que ele fez com os irmãos gêmeos também é objetiva, atentando que Milo disse que Kanon tem quase a mesma força que Saga e que a força de Kanon é inigualável (ou seja, acima de todos menos Saga). Também não há porquê desconsiderar a equiparação entre Dohko e Shion, até porque ambos aludiram a uma guerra de mil dias. Não obstante, as falas de Shina, Shaka e Pandora têm o mesmo contexto e não há nenhum vício aparente.

Vamos terminar com Next Dimension. Saga é colocado no pedestal novamente sem nenhuma ressalva (a não ser a que já mencionei). Ikki já enfrentou Saga, Shaka e conhece os outros cavaleiros de ouro (ou alguns deles). O cavaleiro de Fênix tem uma certa propriedade para dar esta afirmação pelo menos em relação a Saga, Shaka e Kanon, oponentes que já enfrentou.

Assim, pelo menos três situações de hierarquia de poder são estabelecidas na obra, onde o único consenso são as duas primeiras posições ocupadas por Saga e Kanon, respectivamente:

 

1) Saga > Kanon > Camus > ou = ou Shaka = Aiolia > demais dourados

2) Saga > Kanon > Shaka = Aiolia > Camus > ou = ou demais dourados

3) Saga > Kanon > Shaka = Aiolia = Camus > ou = ou demais dourados

 

Bem, vamos tentar estabelecer critérios de desempate aqui. Podemos usar um critério quantitativo ou contextual. Por quantitativo, Saga é tido como o mais forte cinco vezes, Kanon ficaria abaixo de Saga (mas muito próximo), Camus e Shura três vezes e Shaka e Aiolia duas vezes. Neste diapasão, a classificação final ficaria:

 

 

Saga > Kanon > Camus > ou = ou Aiolia = Shaka > demais dourados

 

 

Há uma aparente incongruência na posição de Aiolia (e de Shaka), pois se ele foi considerado um dos mais fortes, então não parece razoável ele estar atrás de tantos cavaleiros de ouro. Contudo, vale destacar que na época em que Milo fez a citação ao leonino, Saga estava desaparecido e Kanon não era um dourado. Desta maneira, Aiolia estaria abaixo somente de Camus e Shura.

Subsidiariamente, para aqueles que acham que a experiência de Dohko e Shion pesa mais que a quantidade de citações, a ordem ficaria:

 

 

Dohko = Shion > Saga > Kanon > Camus > ou = ou Aiolia = Shaka > demais dourados

 

 

De acordo com a proposta da postagem, a primeira classificação prevalece sobre a segunda pela objetividade.

 

Há ainda uma terceira classificação que considera a interpretação de que Shaka é o mais forte por ter o maior cosmo segundo a enciclopédia. Neste caso, a ordem ficaria:

 

 

Shaka > Saga > Kanon > Camus > ou = ou Aiolia > demais dourados

 

Observação: Aiolos de Sagitário é uma incógnita em todas as listas, então ele está excluído da expressão "demais dourados". Ele fica atrás de Saga, mas não é possível saber qual seria a sua posição.

 

Evidentemente, este assunto é infindável e cada um tem suas opiniões. Apenas escolhi um critério e fiz o melhor que pude para alcançar uma conclusão.

 

Observação [2]: esta postagem está sujeita a alterações. Eu deixei de acrescentar algumas falas por descuido, mas no fim não faria muita diferença.

Editado por Lucas Augusto da Silva
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Gostei bastante da sua argumentação, mesmo ela tendo como base total única e exclusiva as afirmações.

 

Você sabe como eu penso e é um direito seu se basear por este único critério.

 

-Ainda assim achei que houveram alguns pontos contraditórios, ou mesmo equivocados nessa argumentação, mesmo porque, como já expus em outro tópico, você assimila as afirmações que estão em consonância a sua interpretação, outras você deixa passar, como novamente o fez ao não mencionar, por exemplo, as afirmações da Shina, Saga, Seiya, Shiryu, Shun e a de Ikki, sobre Shaka, na saga Santuário e Hades.

 

-Outro, você expôs que a afirmação levantada pelo Máscara da Morte não teria tanta valia por estar se tratando a ele mesmo, e a possibilidade de isso ser mera soberba. Mas considerou a afirmação de Ikki a respeito do que Saga se considerava. A dado ponto, ficou evidente que quando atestações se assemelhavam, você assimilava umas e não outras, como neste caso do Saga. Em relação ainda sobre isso, outro ponto por você desconsiderar a de Máscara da Morte foi a ausência de "abarcamentos" na obra. Aqui você está assimilando apenas as afirmações também, ou seja, não há outras que corroborem para a versão de Mdm, mas há para as de Saga e por isso a de Saga tem mais valia, ou também está contando todo um compilado de situações que os envolvam em lutas? Porque neste caso muita coisa muda nessa linha.

 

-Você também mencionou a respeito da tradução espanhola e me parece muito, sério muito mesmo, equivoco de sua parte ignorar a tradução de três pessoas que entendem de japonês, ainda que evidentemente não de forma fluente, sendo que você mesmo se colocou na condição de ignorante quanto a isto, portanto consideravelmente mais do que você eles entendem, apenas porque há consonância entre a provável tradução errada do espanhol para a o anime(aliás, outro equivoco seu usar o anime). Inclusive você expôs uma interpretação sua do "incluso" para o "nem mesmo eu", ou seja, novamente ao se ver numa empreitada onde você não sabe exatamente o que está sendo dito, você opta pela saída que mais se aproxima da sua forma de pensar, e destoa da probabilidade de você estar equivocado, mesmo você se colocando na posição de ignorante frente a 3 pessoas que entendem mais do que você. Fora que não lhe passa em mente a hipótese de que qualquer pessoa pode traduzir um anime, colocar uma legenda, e por ela também estar familiarizada com materiais mais fáceis, e portanto mais propícia a erros, ter errado nessa mesma legenda?

Se nós que debatemos Saint Seiya "indefinidamente" por aí não estamos, até hoje, a par de todos os elementos, reais traduções, e complexidade do que o autor tentou passar, que dirá um tradutor de animes, muitos realmente trabalham nisso porque gostam, mas o risco do erro é tão alto quanto o nosso.

 

-Você mencionou, no Episódio Zero, a afirmação que Aiolos faz sobre Saga, mas não fez o mesmo a Saga sobre Aiolos.

 

-Por último, na sua argumentação final você colocou, em um dos cenários, a hipótese de Dohko e Shion estarem a frente dos demais pelo critério da eventual experiência pesar a favor deles.

Quer dizer, o único critério que você não abordou foi a prática, justamente o que, em sua palavra, abarca essas afirmações, que dá credibilidade, validade, procedência, e portanto, viabilidade para elas. Uma comparação de como cada um desses cavaleiros atuou. E isso, como você bem sabe, é o critério mais importante a meu ver.

 

 

Achei muito bom seu argumento, mesmo com os pontos que elenquei. Só lamento que a fundação base dela seja restrita, baseada em impressões que na maioria dos casos não houveram ônus de prova para elas existirem.

E isso induz ao erro.

Editado por Darkangel
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar criar um ranking sem me basear tanto nas citações, então talvez fique raso. Não sei se é o mais correto, mas vou colocar o ranking em grupos, para facilitar o entendimento.

 

Grupo 1:

 

Dohko/Shion

Saga

Aiolos*

 

O diferencial no topo com Dohko e Shion se dá pelo vasto tempo de experiência, algo muito relevante em combate, por isso se sobressaem e eu os considero superiores sobre todos os outros dourados. Saga, como muitos sabem, é considerado o mais poderoso do século XX, então dispensa apresentações. Aiolos está aqui por no passado ser quase tão forte quanto Saga. O asterisco se deve ao fato de não ter feitos/técnicas expressivas o suficiente para que tenhamos um embasamento mais qualificado capaz de definir seu real poder.

 

Grupo 2:

 

Shura/Mu/Shaka/Camus/Aiolia

 

Aqui coloquei aleatoriamente, acredito que os 5 são praticamente equivalentes. Caso eu fosse "destacar" alguns seriam Shaka, Camus e Mu, justamente por serem cavaleiros mais tranquilos, com um poder psíquico mais avançado e com recursos técnicos mais interessantes, diferente de Aiolia e Shura, que são mais impulsivos e inferiores no quesito psíquico, os considerando mais limitados referente aos outros 3. Porém, essa tal limitação pode ser compensada pela persistência e vigor, deixando tudo em pé de igualdade com os mais habilidosos. Como eu sempre digo, ser mais versátil não é garantia de superiodade, por esse motivo eu não inferiorizei Shura e Aiolia.

 

Grupo 3:

 

Milo/Afrodite/Aldebaran/Máscara da Morte

 

Suponho que é o nível mais complexo dos 3, por isso também não está em ordem. Aqui temos força física, versatilidade e técnicas one hit KO, digamos que são os perigosos e mortais. Afrodite é o versátil, com técnicas que acarretam na perda dos sentidos, outra destrutiva e uma mortal, fora que é capaz de se camuflar diante das rosas. Milo tem uma precisão incrível no disparo das agulhas, causando uma dor incomensurável no oponente, ocasionando uma hemorragia e automaticamente a perda de sentidos, podendo dar o xeque-mate com a Antares. Máscara da Morte tem apenas uma técnica, mas é A técnica, capaz de retirar a alma do corpo e jogá-lá no Yomotsu, é um golpe que se pegar, é caixão e vela preta. O problema são as famosas interferências que atrapalharam o personagem, fazendo a fandom o achar fraco. Particularmente, acho o MDM um dourado razoável com uma técnica apelona. Aldebaran, assim como MDM, tem apenas uma técnica, mas diferentemente do Sekishiki, as propriedades do Great Horn são destrutivas, e como são, foi capaz de despedaçar o corpo do Niobe. Acredito que o Debas seria um oponente páreo duro para qualquer cavaleiro de ouro.

 

Esse ranking pode ter mudanças mais pra frente, principalmente no grupo 2. O grupo 1 e 3 acho que dificilmente vou pensar em alterar Sempre enxerguei os cavaleiros de ouro do grupo 3 com técnicas perigosas, mas nunca me convenceram muito, também sempre os vi no escalão de baixo.

 

Kanon não mencionei por não ser o titular da armadura de gêmeos, mas ele ficaria no grupo 1 ou 2.

 

Enfim, meu pensamento é mais ou menos isso que coloquei aí, não foge muito, se tiver alguma alteração, é quase certo de ser no grupo 2, tanto para subir algum cavaleiro quanto para descer. Acho que essa ideia de criar um ranking vai muito critério que você vai utilizar, então ele pode variar conforme o jeito que você vai se basear. Você pode achar um cavaleiro de ouro mais forte que outro se você usar o critério X, mas se você usar o critério Y, você pode achar o contrário ou os dois equivalentes... ou seja, isso de estabelecer ranking é muito relativo e complexo.

Editado por Maximus
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, Darkangel.

 

É verdade, eu deixei de mencionar a fala de Shina sobre Shaka. Porém, também esqueci a fala de Kanon sobre Saga ser a reencarnação de um deus e uma de Mu sobre o combate na casa de Gêmeos ser o mais terrível das doze casas. Eu mais prejudiquei o Saga do que os demais nessa análise. Mas eu vou editar porque esqueci de um cenário favorável ao Shaka.

 

Existe uma diferença entre a autoafirmação de Máscara da Morte para as de Saga e Aiolia. Primeiro que as honrarias não vieram da boca deles e segundo que se estes dois não detivessem o título de que se orgulham, então os personagens sequer fariam menção a isso. Além do mais, eu avaliei que o orgulho deles se refere a algo por eles conquistado e não algo que eles próprios determinaram. Eu mencionei a personalidade de Aiolia como um fator que corrobora este meu raciocínio e o mesmo vale para Saga (do bem, é claro). Infelizmente não pode se dizer a mesma coisa de Máscara da Morte por motivos óbvios. E os abarcamentos são falas.

 

Em relação aos membros LGG, Ramirez e Rancoroso, estou disposto a ler eventuais explicações deles sobre como chegaram nas traduções diversas das que eu apresentei. Não precisa(m) dar uma aula pra mim, apenas quero ser convencido sem intermediários. Há sim chances das traduções do anime e até mesmo do mangá espanhol estarem erradas ou incompletas, já que sou leigo em japonês e não posso confirmá-las.

 

-Você mencionou, no Episódio Zero, a afirmação que Aiolos faz sobre Saga, mas não fez o mesmo a Saga sobre Aiolos.

 

Qual? Aquela em que Saga diz que Aiolos era o candidato ideal para assumir a posição de Grande Mestre? Eu interpretei que o geminiano disse isso por causa da sua personalidade má e não por questões de poder.

 

O critério prático também induz a erro e é bastante subjetivo. Alguns feitos são valorizados e outros desvalorizados. Preferi utilizar a experiência como desempate porque segui a filosofia do mangá, onde Dohko foi preterido para assumir o santuário ao invés de alguém do quinteto sobrevivente de dourados. Mas a primeira classificação (com Saga à frente) está mais condizente com a proposta do tópico, por isso coloquei em primeiro.

Editado por Lucas Augusto da Silva
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

-Não foi apenas a da Shina, vc deixou de citar a de Saga, e a dos cavaleiros de bronze também, aqui são duas distintas, totalizando 4 ausências. E nem é preciso lhe dizer que a frase de Shina, que isola Shaka por implicação, e a de Saga, pelo contexto, tem um peso maior.

 

-Bem, a mim não faz nenhuma diferença de quem a afirmação tenha saído se a origem dela é de alguém ponderando sobre si. O resto do seu argumento até faz sentido, mas como disse, há essa predisposição sua em assimilar um dos lados apenas quando há similaridade entre eles.

 

-Eu duvido que eles se disponham a isso, até porque eles não precisam lhe provar nada, cara. Você que está colocando o seu desconhecimento total acima no conhecimento de três pessoas diferentes. Só o fato de você estar em minoria já deveria ser o suficiente para você ponderar a respeito, ainda ho agravante de os três terem um bom conhecimento, e vc assumidamente não.

O Wandir também já havia mencionado uma vez a mim, na forma de tripudiação justamente porque eu me apegava muito as traduções espanholas, que há várias passagens erradas na tradução. Mas isso tem um bom tempo e foi no shout.

 

-Sobre o Episódio Zero, se não me falha a memória assim que Aiolos elogia Saga, na sequência Saga diz que é ao contrário, que Aiolos é na verdade tudo o que ele levantou.

 

-Todos os critérios de forma isolada estão sujeitos a erros, mas a prática é capaz de se auto sustentar, porque afinal ninguém está debatendo sobre quem tem afirmações mais boladas do que o outro, mas sim quem é mais poderoso e isso necessariamente está atrelado a atuação de cada um no campo de batalha.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você deve estar se referindo àquela fala do Saga onde ele diz que está a mercê de um capricho divino. Eu não sei qual conotação você dá a esse diálogo, se o geminiano estaria apenas elogiando as ilusões de Shaka ou se estaria admitindo inferioridade em termos gerais. Se for o primeiro caso eu concordo, mas se for o segundo eu discordo veemente. Após descobrir que Shaka estava por trás das ilusões, Saga estava convicto de que mataria seu companheiro. Tudo bem que ele falhou, mas só estou mostrando que a atitude do cavaleiro de Gêmeos é incompatível com a de alguém que se julga inferior.

Não me recordo das falas dos cavaleiros de bronze a não ser a do Ikki na casa de Virgem, que diz que Shaka tem um poder quase divino (contrariando levemente a afirmação de Shina). Também não sei como é a tradução espanhola da fala de Fênix na Ilha da Rainha da Morte.

 

Eu também desconsiderei uma afirmação do próprio Saga dizendo que era um ser quase divino. Na ocasião, Shion questionou como Saga conseguiu subir no Star Hill, uma façanha difícil até mesmo para quem era um cavaleiro de ouro. O diálogo está associado com o poder do cavaleiro de Gêmeos e não com sua personalidade (que também era comparada a de um deus):

 

27.jpg

28.jpg

 

Como pode perceber eu fui bastante criterioso também com Saga.

 

Tem razão, eles não precisam me provar nada. Apenas dei uma sugestão. Mas se eu sou leigo em japonês, então como posso saber se eles traduziram corretamente? Eu confio às cegas na tradução espanhola e no anime porque vieram de tradutores oficiais (ou no mínimo por quem tem experiência no assunto) e porque são parecidas, o que confere maior grau de autenticidade.

 

Aqui está o diálogo de Aiolos e Saga (naquilo que interessa aqui):

 

10.png

 

 

A prática não se sustenta, Darkangel. Basta lembrarmos do nosso debate a respeito do Niobe e do Laimi. Nossas opiniões conflitantes sobre a força destes dois espectros interferiu na nossa visão sobre o poder de Aldebaran e Aiolia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

-Na verdade a reação de Saga se devia a uma pessoa capaz de criar tamanhas ilusões, externar tanto poder/cosmo no processo e mesmo assim ser capaz de ocultar sua identidade. Não foi um elogio as suas ilusões, e mesmo que fosse não se fazia necessário pois o leitor percebe que Shaka se sobressai quanto a isso nesse momento, mas sim as suas capacidades e dentre elas, seu enorme cosmo. Também não é preciso que Saga mencione, ou algo semelhante, que é inferior a alguma coisa, ele não sabia o que fazer até a revelação que Shaka lhe impôs. E como eu mostrei no outro tópico, se Shaka não estivesse na casa de virgem eles estariam com sérios problemas para se livrarem das ilusões, pois Saga apenas deduziu que seria Shaka pela ilusão de Buda, não por ter sentido/seguido seu rastro. Portanto ele foi colocado em inferioridade naquele momento, mesmo porque ele estava acompanhado e três cabeças não souberam solucionar o problema sem uma colher de chá amigável.

Saga ainda conclui "é um homem fantástico"/conrad - "terrível"/espanhol.

Então não é um elogio a apenas uma característica de Shaka. E por ser Saga quem está fazendo, excepcionalmente pois você é um dos que o colocam no topo, sua afirmação tem um peso maior.

 

-Seiya, Shiryu e Shun estão prestes a receber a Rendição Divina de Shaka, após este anular as ofensivas dos três, e eles reforçam o que Aiolia mencionou antes de partirem para a casa de virgem.

É, ainda havia esta passagem de Ikki em virgem, mas eu me referia a da Ilha da Rainha da Morte mesmo.

No espanhol, Ikki não compara Shaka a deus, mas menciona que seu poder é genuinamente divino.

 

Eu mesmo me esqueci inclusive que Dohko destaca Shaka. Portanto são 5 ausências aí.

 

-O Saga desse momento já era o Saga tencionado a assassinar Shion, tanto que ele questiona o GM e logo o lado maligno surge para assassiná-lo quando obtém a resposta. Ele já tinha intenções de praticar o mal. Portanto, para mim, esta passagem entra no critério da soberba, afinal ele mesmo faz pouco caso de Shion por "ser velho e mesmo assim conseguir subir até ali, para ele seria fichinha".

Ademais, Saga tinha noção de que ele era comparado a uma divindade pelas pessoas comuns devido a sua bondade e senso de justiça elevados. O que temos a respeito de seu lado maligno é justamente que ele tinha um ego elevado sobre si, a ponto inclusive de banhar-se e, forever alone, começar a auto-elogiar seu corpo. Por isso disse que a afirmação de Ikki também era infundada, a existência do lado maligno de Saga, até prova contrária, se dá justamente pela supervalorização que ele dava a si mesmo e por isso ambicionava ser GM e controlar o Santuário. Ele se achava o único digno para tal. E é o próprio Saga quem menciona que seu lado maligno nada mais é do que seu outro coração.

 

Como disse, você eliminou frases de Shaka. Elas não apenas isolavam Shaka, como eram diretas; as de Saga, que você se esqueceu, são providas dele e de seu irmão. Mesmo caso da de Máscara da Morte.

 

-Bem, você não sabe. No entanto você não tem motivos para desacreditar neles, especialmente porque parte de seu argumento se baseia em uma legenda do anime. Nenhum deles é shakete, e te garanto que a LGG é a menos interessada nessa história toda, portanto não há nenhum motivo para acreditar que eles poderiam estar sendo parciais quanto a tradução (não estou dizendo que você acredita ou que disse isso, só que esta me parece ser a única razão pela qual você poderia indagar-se sobre a tradução deles).

 

-Well, o diálogo se iniciou com Aiolos o elogiando em todas as esferas e que por isso pensa em indicar Saga para o posto de GM. Quando Saga diz que Aiolos está enganado e que ele é o mais indicado para tal posto interpretei que ele se referia a tudo também, como se fosse uma troca de camaradagem ali.

 

-Pelo contrário, Lucas, ela se sustenta. Apenas no exemplo de Aldebaran x Niobe temos alguns pontos sobre a prática que se valem sem qualquer outro material. Quer ver só:

  • Aldebaran se mostrou vulnerável a um ataque odorífero. Como sabemos disso? Porque ele não apresentou nenhuma defesa para tal ataque.
  • Niobe possui uma técnica OHKO. Como sabemos disso? Porque ela matou um cavaleiro de ouro.
  • Nas circunstâncias certas, Niobe pode matar a maioria dos cavaleiros de ouro. Como sabemos disso? Porque ele atacou Aldebaran, provavelmente, sorrateiramente, sendo que o taurino já estava surdo, e o matou. A técnica não apresentou falhas em sua eficiência.
  • Niobe aparentou ser mais lento do que os cavaleiros de ouro e não possui defesas para um ataque destrutivo. Como sabemos disso? Porque mesmo sendo alvo da Fragrância, Aldebaran contra-atacou e dilacerou Niobe. Niobe não teve tempo de reação para escapar da técnica.

O campo prático engloba vários pontos, se seu levantamento quis significar a hipótese de Niobe ser superior a Aldebaran porque o venceu, bem eu e você sabemos as circunstâncias em que isso se procedeu. No lugar de Aldebaran, quem escaparia? Mu escapou com o Muro de Cristal e ainda tinha o teleporte como opção. Máscara da Morte poderia escapar se agisse rapidamente usando as Ondas do Inferno para fugir de lá. Shaka possui seu teletransporte, e seu Kahn provavelmente bloqueia o odor visto que a descrição da técnica na Taizen menciona que ela se adapta a necessidade. Afrodite poderia rapidamente usar suas rosas para criar outro odor de forma a amenizar os efeitos da Fragrância, dando tempo a ele de sobreviver e de matar Niobe.

Mas e Saga, Aiolia, Dohko, Milo, Aiolos, Shura e Camus fariam no lugar de Aldebaran?? Estando surdos? Isso falando apenas dos cavaleiros de ouro do presente.

 

Como eu disse, a prática, como todas as demais, está sujeita as seus erros. Mas é a fonte mais segura e viável de mensuração de poder dos cavaleiros. Consideravelmente se comparar com frases de efeito cujo o único propósito é causar uma impressão ao leitor.

O que Saga vai fazer contra uma Rosa Sangrenta de Afrodite, por exemplo? "Ah ele foi elogiado muitas vezes e Afrodite não, então tudo leva a crer que ele escaparia da técnica", essa é uma resposta totalmente viajada e sem nenhum embasamento técnico. Por isso as frases não se sustentam por si só e é exatamente a prática quem da valia a elas.

Editado por Darkangel
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou contestar as falas a respeito de Shaka, este cavaleiro é bastante enaltecido mesmo. Só que Saga também o é com as mesmas sutilezas:

 

22.jpg

24.jpg

 

 

"A vontade emanada de um cosmo gigantesco que se propagou por toda a extensão do santuário." - Marin

"Mais parecia um grito selvagem de um demônio malvado, e que cosmo terrível." - Aiolia

 

Contando com as falas de Mu e Kanon e talvez algumas outras que deixei passar praticamente já empata com Shaka. E mesmo assim deixei tudo de fora porque não são objetivas. Aiolia também tem várias, inclusive o próprio Saga diz que sua força é terrível (mesmo adjetivo dado ao cavaleiro de Virgem):

 

2174.jpg

 

 

A passagem envolvendo Saga e Shion se encaixa no critério de soberba, por isso que exclui da mesma maneira que a de Máscara da Morte. Não fiz dois pesos e duas medidas em momento algum. Ademais, embora o lado ruim de Saga tivesse o ego do tamanho do universo, não muda o fato de que subir sozinho no Star Hill era difícil até mesmo para um cavaleiro de ouro e o geminiano o fez com facilidade, o que o distingue de um cavaleiro de ouro "comum" independente de seu poder ser quase divino ou não.

E repito, Ikki e Milo não mencionariam algo que fosse infundado. Se Saga não é o mais forte, então a troco de quê Fênix diria aquilo? E detalhe, foi logo após testemunhar o poder descomunal de Caim, denotando que a fala de Ikki está associada com o poder de Saga e não com a sua soberba.

 

Não se preocupe, não me passou pela cabeça que os membros LGG, Rancoroso ou Ramirez fossem parciais. Eu só tenho o mal de acreditar naquilo que vejo, sou bastante cético.

 

Aquele momento entre Saga e Aiolos não foi camaradagem. O mangá clássico também explica que Saga era o mais qualificado, só que Shion escolheu Aiolos porque enxergava maldade no geminiano e era isso que Saga quis alertar para Aiolos quando disse que este era o mais indicado a suceder o Grande Mestre. Saga corre da presença do sagitariano naquela página por vergonha (mais tarde ele chora porque Aiolos viu seu lado maligno).

 

__________________________________________________________

 

• Correto;

• Discutível, mas até que se prove o contrário está correto;

• Correto em partes. Niobe não atacou Mu sorrateiramente mesmo tendo o elemento surpresa a seu favor. É provável que ele tenha encarado Aldebaran de frente também;

• Correto.

 

Eu não acho que Niobe é superior a Aldebaran, até porque tecnicamente eles empataram. E sua indagação acerca dos demais dourados contra o espectro parte do pressuposto que Niobe os atacaria na surdina, sendo que não é certeza que o taurino padeceu com esta tática. Como eu já disse, ele teve a chance de fazer isso com Mu, mas optou por um combate justo. Atacando de surpresa poderia matar qualquer dourado, inclusive os que você julgou serem capazes de escapar.

 

Como eu disse, a prática, como todas as demais, está sujeita as seus erros. Mas é a fonte mais segura e viável de mensuração de poder dos cavaleiros. Consideravelmente se comparar com frases de efeito cujo o único propósito é causar uma impressão ao leitor.

O que Saga vai fazer contra uma Rosa Sangrenta de Afrodite, por exemplo? "Ah ele foi elogiado muitas vezes e Afrodite não, então tudo leva a crer que ele escaparia da técnica", essa é uma resposta totalmente viajada e sem nenhum embasamento técnico. Por isso as frases não se sustentam por si só e é exatamente a prática quem da valia a elas.

 

Saga foi atingido por quatorze Agulhas Escarlates, que é ainda pior que a Rosa Sangrenta porque além da hemorragia ainda tem a dor excruciante, e continuou em pé e lutando como se não tivesse acontecido nada. Não há uma explicação prática para isso a não ser que Saga é durão. É um claro exemplo de "porque sim" que você tanto desdenha.

Editado por Lucas Augusto da Silva
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...