Ir para conteúdo

Cronologia da Série e Filmes


Posts Recomendados

Olá gente, primeiramente parabenizar pelo fórum, sou novo usuário, mas já andei lendo e tem muito coisa legal!!!

 

É o seguinte, eu assistia CDZ na época da Manchete, agora eu baixei todo a Saga do Santuario e estou terminando de assistir, porém tenho uma dúvida.

 

Gostaria de assistir na ordem, e não sei qual a certa. Vocês podem me ajudar?

 

Santuário, Asgard, Poseidon, Hades, Prologo do Céu? E os filmes ficam onde?

 

Grato pelo ajuda!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá gente, primeiramente parabenizar pelo fórum, sou novo usuário, mas já andei lendo e tem muito coisa legal!!!

 

É o seguinte, eu assistia CDZ na época da Manchete, agora eu baixei todo a Saga do Santuario e estou terminando de assistir, porém tenho uma dúvida.

 

Gostaria de assistir na ordem, e não sei qual a certa. Vocês podem me ajudar?

 

Santuário, Asgard, Poseidon, Hades, Prologo do Céu? E os filmes ficam onde?

 

Grato pelo ajuda!

 

Olá treloso (de morango ou chocolate? ¬¬) Seja bem vindo!!!

 

Bom, os filmes foram feitos para serem encaixados em algum lugar de toda a série animada, mas por algumas incongruências, acabam sendo tratados como Side Historys (Histórias Laterais).

 

Eu costumo ordenar da seguinte forma:

 

Saga do Santuário

Éris, deusa da Discórdia (Filme 1 ~ Éris)

A Ardente Batalha dos Deuses (Filme 2 ~ Durbal)

Saga de Asgard

Saga de Poseidon

A lenda do Jovem Escarlate (Filme 3 ~ Abel)

Os Guerreiros do Armagedon (Filme 4 ~ Lúcifer)

Saga de Hades

Prólogo do Capítulo Céu (Tenkai-hen)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse assunto sempre dá o que falar, pq tem quem não considere os filmes de jeito nenhum como parte da cronologia, mas eu não sou um desses, muito pelo contrário. Concordo com o Wan, e defendo essa cronologia, até pq, Saint Seiya tá aí, cheio de incongruências, side stories, e etc, é um verdadeira colcha de detalhes, onde os fãs consideram e desconsideram aquilo que tem vontade.

 

Então vou tecer aqui só aqueles mesmos comentários q sempre faço com relação aos filmes, mas de forma mais resumida... Os filmes foram sendo feitos a medida que o anime ia sendo produzido, que por sua vez ia seguindo a trilha da produção do mangá, tudo na mesma época, ao mesmo tempo, o que explica coisas que muitos consideram como os maiores problemas cronológicos dos filmes.

 

A série de TV começa com a fase da Guerra Galáctica, enquanto o mangá estava na batalha contra os Cavaleiros Negros, depois, com todo o sucesso da série e do mangá, veio a produção do filme da Éris, isso quando o mangá estava nas primeiras casas da batalha das 12 casas, mas o anime ainda estava na fase dos Cavaleiros de Prata, entrando na fase dos Cavaleiros de Ouro.

 

Como Kurumada participou ativamente do filme da Éris, este filme foi planejado como algo após a todos os acontecimentos das 12 Casas, que no mangá estava ainda em curso, com Shiryu já enxergando após Câncer (por isso o filme mostra Shiryu enxergando, quando no anime ele ainda estava cego por conta da luta contra Algol). E como a fase Poseidon nem tinha sinal de q existiria, e muito menos as segundas Armaduras de Bronze, o filme da Éris (assim como o filme da Batalha dos Deuses) não tinham como mostrar as novas Armaduras ainda. Em ambos os filmes foi explorada a idéia de Kurumada no mangá, de mostrar Seiya usando a Armadura de Ouro.

 

Os filmes anteriores fizeram tanto sucesso, que logo o primeiro longa-metragem foi planejado: o filme do Abel. Isso tudo enquanto Asgard TV estava sendo produzida e exibida para dar tempo a Kurumada de produzir a saga de Poseidon no mangá.

 

O filme de Abel já tinha como mostrar Seiya e os outros com suas novas Armaduras, mas foi muito além, sendo o primeiro a mostra Hyoga e Shiryu tbm usando Armaduras de Ouro, o que inspirou Kurumada (ou Kurumada deu a idéia ao filme) a fazer o mesmo no final de Poseidon.

 

Entretanto, Saint Seiya começava a decair, o que fez o anime ser abreviado, mesmo Kurumada estando já em curso de lançar a saga de Hades. Então, para dar um final temporário ao anime veio o filme do Lúcifer, com algumas idéias em comum a saga de Hades que começava no mangá. Com este filme, Saint Seiya foi encerrado em anime, mas ficou em aberto a possibilidade deles continuarem lutando. Hades também acabou sendo abreviado no mangá (segundo se comenta, por desejo do próprio Kurumada).

 

Em 1991, devido aos apelos dos fãs, inclusive de outros países, foi lançado o projeto para uma série de OVAs de Hades, mas acabou não dando certo e o projeto foi engavetado até que em 2002 eles foram produzidos, trazendo de volta todo clima da série de TV, porém, como o tempo havia passado, detalhes da série de TV foram esquecidos pela equipe e os OVAs, mesmo visualmente parecidos com o anime, se aproximou mais do mangá, o que por tabela tbm prejudicou o entendimento sobre os filmes para alguns fãs.

 

Enquanto Hades estava sendo produzido, surgiu a idéia de mais um filme, no começo pensava-se em adiantar o final de Hades mostrando todos os acontecimentos dos Elísios, mas logo em seguida veio a tona uma antiga idéia de Kurumada sobre o pós-Hades, então surgiu o filme Tenkai, bem antes dos OVAs de Hades terem andamento com o Meikai-hen e o Elysion-hen.

 

Em 2004 estreiou o filme Tenkai, mesmo tendo sido produzido com a existência do mangá, muitas coisas foram mudadas ao longo da produção para que não prejudicasse as surpresas dos OVAs de Hades que ainda viriam. Por isso (e por outros motivos tbm), o filme Tenkai não mostrava Seiya e seus amigos com Armaduras Divinas (o que os fãs, e somente os fãs, interpretaram da forma mais conveniente) e nem Seika, a irmã do Seiya.

 

Depois, com o insucesso do filme Tenkai, mudanças ocorreram no cast e no staff, o que provocou mudanças nos OVAs seguintes, o que tbm os tornou incompatíveis de certo modo e em certos detalhes com os OVAs anteriores e ainda mais com a série de TV e os filmes.

 

E depois de muitos anos, chegamos ao presente, esperando as vesperas dos Elísios e sem saber se a continuação do Tenkai-hen ainda virá.

 

 

Então, pela linha cronológica genérica (independente de detalhes que são reflexo da produção do anime e mangá), a cronológia é a seguinte:

 

Guerra Galáctica

Cavaleiros Negros

Cavaleiros de Prata

Batalha das 12 Casas

-Éris (filme1)

-Asgard (filme 2)

Asgard TV

Poseidon

- Abel (filme3)

- Lúcifer (filme4)

Hades Santuário ( 13 OVAS)

 

Hades Inferno (12 OVAs)

 

Hades Elísios (6 OVAs)

 

- Prólogo do Tenkai-hen (filme5).

 

 

 

Pronto, já sei que vai ter gente discordando disso q postei aqui, q vão querer contestar e até esculhambar os filmes por isso ou por aquilo, de todo modo, postei o q achava relevante, o resto da discussão já imagino q será igual como sempre, então só postarei de novo se por acaso alguém quiser a minha opinião especificamente, pq como é mesmo o tipo de discussão q rende muito (e a maioria dessas dscussões, ou toda, eu já conheço mesmo).

 

Enfim, espero ter esclarecido algo pra quem é novo no tema, ou quem já conhece o tema e quer ter um ponto de vista mais aberto pra pensar a respeito.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso pq foi um resumo hein, allan uheuheu ¬¬

 

mas concordo 100% com isso aí... aliás, o "charme" de saint seiya é justamente essa P.U.T.A.RIA com cronologia, idades, incoerências, mudanças animeXmangá, etc... sem isso, qual seria a graça do fóruns? XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante...salvo qualquer tipo de julgamento em relação aos filmes e aos gostos e análises quanto a qualidade e validade dos mesmo, seguindo essa explicação dos fatos que se seguiram na produção e desenvolvimento da série, a linha cronológica que vcs apresentaram me parece "perfeita", afinal, olhando-se exclusivamente pelos pontos apresentados dentro de cada história dos filmes, apesar de determinados desencontros, nada que uma boa interpretação não alinhe as idéias em ordem...

 

Obrigado Nicol, nunca tive paciêcia pra acompanhar aqueles debates intermináveis sobre o assunto, vc o resumiu muito bem....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

To de boca aberta, vocês são os deuses em Saint Seya hein... AHUHAUahu vocês manjam muito deste que é sem dúvidas o melhor anime que já vi!!

 

 

Parabéns Allan e obrigado por toda a explicação, eu realmente achei muito coerente o que você disse, apesar de não ter o know how tão grande (ainda)... to assistindo tudo e nessa ordem ai que você falou.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou dar a minha opinião sobre o assunto.

 

Eu sou dos que consideram os filmes antigos como Side History, pelos mesmos milhares de motivos que muitos consideram, mas tenho consciência de que a intenção da Toei é a de incluí-los no que diz respeito a animação da série. Os inúmeros contra-tempos na época, de um lado produção do mangá do outro anime e tome-lhe filme no meio, a série estourando de sucesso, isso com certeza prejudicou a forma de como as coisas deveriam se encaixar melhor. As idéias de Kurumada misturada com as dos roteiristas com as do diretor, deixou os filmes um tanto soltos, porém os materiais os colocaram em algum lugar.

 

Considerar os filmes dentro ou fora da cronologia não faz a menor diferença pois nada disso influi como você vê Saint Seiya como um todo. Para fins de estudo os filmes são ótimos pois trazem personagens que só acrescentam, mas a sucessão de fatos, as cenas e o enredo como um todo são todos descartáveis, pois não trazem nada de útil, casos por questão de lógica dão "direitos" aos fãs de acharem aquilo errado. Não é questão de gostar ou não, um fã só vai reprovar o vê quando ele pode dar motivos embasados para que aqueles fatos estejam errados ou então fora do que o mangá ou o próprio anime propõe.

 

No final das contas, se você considera anime e filmes está correto, se considera separado está correto também. Pois mesmo o Booklet se posicionando de uma forma não deixa de ser algo totalmente passível de contestações, é algo que ninguém pode provar que está certo, já que esse tipo de material é parcial, mostra apenas a visão de quem fez aquilo, o que importa não é a intenção e sim o que foi gravado e mostrado nos cinemas. Enfim, isso não influi em nada, você não vai saber mais ou vai saber menos de Saint Seiya por deixá-los não-canônicos, pois os filmes dão espaço pra que isso ocorra.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Allan, é interessante que você publique aqui o Booklet do Movie Box traduzido, o que ajuda muito a entender os filmes.

 

Movie Box booklet

 

¬¬

 

E acho que pra visualizar melhor, seria bom dar uma olhada na matéria do Calendário Geral de Saint Seiya que estou aos poucos elaborando (adionado o mês de fevereiro de 88 agora):

 

Calendário Geral de Saint Seiya

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem,já discuti uma vez com o Nicol sobre como (e quando) o filme da Eris se encaixaria hipoteticamente na cronologia, logo não vou me alongar na discussão.

 

No geral considero os filmes "correspondentes" (se valessem na cronologia) à saga do anime na época em que foram lançados (um pouco antes ou não muito depois da saga que passava na tv), mas a versão do Nicol é mais plausível,e como é embasada em dados originais deve a mais correta:

 

Na minha opinião ficaria assim:

-Guerra Galática/Cavaleiros negros

-Filler: Gisty,Cristal,etc

-Cavaleiros de prata

-Introdução dos cavaleiros de ouro.

-" Saint Seiya" (Éris)-

-A grande batalha dos deuses (Durval)-

-Saga de Asgard

-Cavaleiros do Zodíaco: o filme (Abel)-

-Saga de Poseidon

-Os guerreiros do Armageddon (Lúcifer)-

-Saga de Hades/ Santuário

-Saga de Hades/ Inferno

-Saga de Hades/ Elísios

-Prólogo do céu- abertura

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...