Ir para conteúdo

[Discussão] - Shura matou Aiolos?


Posts Recomendados

Tendo em vista a grande quantidade de vezes que esse assunto tomou conta de tópicos com temas levemente correlacionados, tive a iniciativa de abrir um tópico com o seguinte questionamento: Shura realmente matou Aiolos?

 

Abaixo, por curiosidade e para enriquecer o tópico, segue todas as versões do fatídico evento que culminou na futura morte de Aiolos e que desencadeou todos os eventos que posteriormente transformariam um grupo de cinco irmãos em Cavaleiros Lendários.

 

----------------------------

Mangá Original

 

No momento em que Shiryu e os demais chegaram ao Templo de Capricórnio, Shura se apresenta e menciona automaticamente que quase matou Aiolos a treze anos atrás.

 

http://i.imgur.com/TTk4pTZ.jpg?1

A tradução em Espanhol reforça que Shura apenas deixou Aiolos gravemente ferido.

 

http://i.imgur.com/goN9dIx.jpg?1

Créditos ao membro Dark_Angel Rafael pela informação.

 

----------------------------

Anime Clássico

Aiolos fugia do Santuário carregando o bebê Atena nos braços. Alguns soldados o perseguiam, mas foram derrubados com facilidade. Na sequência de tais eventos, Shura surge, não deixando nem mesmo Aiolos justificar a razão pela qual estava carregando uma criança nos braços enquanto deserdava do Santuário. Após alguns ataques sem sucesso, Shura finalmente consegue golpear seu adversário, o que faz com que a Armadura de Ouro de Sagitário se liberte da urna e proteja seu usuário.

 

Já devidamente equipado e preparado para o embate, Aiolos acerta o rochedo onde Shura estava apoiado usando o Trovão Atômico, derrubando o rival. Deslumbrado com o feito, demora alguns segundos ao perceber que Atena não estava mais no local onde a deixara, vindo a encontrá-la diante de Shura, que acariciava seu rosto enquanto se levantava. Incomodado com a cena, Aiolos não consegue reagir quando o Capricórnio se levanta e lhe atinge em cheio com a Excalibur, derrubando-o de um penhasco.

 

Sagitário, depois de um tempo, consegue escalar o penhasco do qual fora arremessado e encontra Atena, decidindo carregá-la até sair do Santuário e conseguir encontrar Mitsumasa Kido, confiando a Deusa ao Milionário Japonês. Aiolos falece devido aos ferimentos e seu corpo jamais foi encontrado pelo Santuário desde então.

 

Nessa mesma versão, Shura, após nocautear o Shiryu pela primeira vez, afirma, de acordo com a dublagem da Álamo, que apenas tratou de dar o castigo para o traidor Aiolos, que havia tentado matar Atena.

 

Abaixo segue o vídeo onde tal feito é informado. Localizado entre 10:30 e 11:00:

 

http://video23.mais.uol.com.br/1612545.mp4?ver=0&r=http://mais.uol.com.br

 

----------------------------

Episódio G

Megumu Okada traz uma perspectiva diferente dos acontecimentos, muito em função de ter elaborado uma personalidade diferente para o Shura no começo do mangá. Aiolos se encontra fugindo do Santuário carregando o bebê Atena nos braços, enquanto inúmeros soldados do Santuário surgiam a sua frente tentando dissuadi-lo da sua missão, alegando que ainda havia tempo dele se "redimir" do que estava fazendo. Permanecendo irredutível, o Sagitário desarma todos os rivais com ataques a velocidade da luz, mas nunca visa atingi-los, apenas direciona seu punho para quebrar as lanças, espadas e outros artefatos que eles trajavam.
Os soldados ficaram estupefatos, não só pelo poder do Aiolos, mas também pelo seu olhar, que em nenhum momento indicava que ele estaria cometendo um crime tão hediondo como parecia. Ao contrário, seus olhos eram puros, o que os faziam se questionar a cada instante se estavam realmente diante de um traidor.
18010204_1181911135268906_68126864457804
Shura logo em seguida chega e, adotando uma postura implacável ao dar sentido ao que havia escutado do Grande Mestre, decide atacá-lo, mas Aiolos direciona seu próprio corpo na direção da Excalibur, sendo atingido em cheio no peito e espalhando o sangue por todo o local para distrair seus adversários e conseguir uma rota de fuga. Desde então nem mesmo o próprio Shura (até onde me lembre, estou com preguiça de verificar nos capítulos posteriores do mangá) nem ninguém considera que Aiolos foi morto por ele. Apenas dizem em conversas informais que Aiolos recebeu uma punição/castigo pelo suposto crime cometido.
18032992_1181911181935568_91085859720353
18010272_1181911038602249_29262598671759
O único personagem que mostra rancor não apenas por Shura, mas por todos os demais Cavaleiros de Ouro que apoiaram o Santuário na época, era Aiolia, que incessantemente acreditou que seu irmão foi morto pelo Santuário/Shura.
----------------------------
Episódio G Assassino
Aqui, Okada traz uma visão que pode ou complementar a do seu mangá anterior, ou contradizer, de acordo com a interpretação de quem lê. Como a cena da fuga do Aiolos não foi mostrada nesse mangá, restaram apenas diálogos dos personagens a respeito do ocorrido no passado. No capítulo 1, Aiolia, ainda tomado pelo rancor, afirma categoricamente que Shura assassinou seu irmão.
18010267_1181910925268927_76387024491920
Já no capítulo 47, o próprio Aiolos reconhece que foi morto pelo Shura:
http://unionmangas.net/leitor/mangas/Saint%20Seiya%20Episode%20G:%20Assassin/47/02a.jpg
Em contrapartida, Shaka, ao ser abordado sobre o tema, apenas diz que Shura derrotou Aiolos:
http://unionmangas.net/leitor/mangas/Saint%20Seiya%20Episode%20G:%20Assassin/55/14.jpg
----------------------------
Lenda do Santuário
No filme em questão, Aiolos descobre sobre a real identidade do Grande Mestre e foge carregando o bebê Atena, voando pelos céus do Santuário enquanto é perseguido por Shura e pela Armadura de Gêmeos, que atacam incessantemente o suposto traidor, que consegue se esquivar com facilidade sendo auxiliado pelo poder de mobilidade oferecido pelas asas da sua Armadura.
Em um determinado momento, a Armadura de Gêmeos consegue segurar Aiolos no céu, mantendo-o imóvel para que Shura consiga desferir um ataque fatal, derrubando-o. Com isso, disseminou-se o boato de que Saga havia falecido naquela missão, fortificando ainda mais o seu disfarce como Grande Mestre. Em contrapartida, Aiolos acaba caindo no Himalaia, gravemente ferido, onde é encontrado por Mitsumasa Kido e Tatsumi, que recebem Atena e todas as informações que precisavam para entender o ocorrido com ele e com o Santuário através de telepatia, até que seu corpo simplesmente desaparece.
17992277_1181907491935937_60137048285415
--------------------------------------------
Alma de Ouro
tumblr_nphs0rEXVQ1r6th9so2_500.jpg
Enquanto Aiolia e Lyfia tentavam chegar até a Grande Raiz, visando destruir a Barreira que absorvia o Cosmo dos Cavaleiros de Ouro e o redirecionava para o crescimento da Lança Gungnir na Yggdrasil, ambos são impedidos de se aproximar por uma ilusão de Shura de Capricórnio. De acordo com Andreas, o Inverno de Fimbul materializava a escuridão mais profunda no coração da pessoa que estivesse em seu raio de alcance. Sem entender a razão de um Cavaleiro de Ouro ter aparecido para Aiolia, Mu menciona telepaticamente para Lyfia que Shura foi o homem que matou Aiolos a treze anos atrás (Minuto 11:55 do vídeo disponibilizado abaixo). Mu complementa essa versão afirmando que Aiolos foi eliminado por Shura, que seguia ordens superiores (12:22).
No momento em que Shura conseguiu encontrar Aiolos, a treze anos, ele se deparou com o Sagitário deixando uma mensagem encorajadora a Aiolia e mesmo assim, decidiu seguir em frente na sua missão. Ao narrar o acontecido, Shura menciona para Aiolia no tempo corrente da trama que "... Não podia ignorar o fato de que estava tirando a vida do irmão daquele garoto", em referência ao Aiolia criança que ele havia visto no passado.
--------------------------------------------
É isso, galera. Tive o trabalho de reunir todas as informações referentes ao debate de todas as mídias para que possam se matar debater a respeito. Decidi não mover as postagens dos tópicos anteriores porque são muitas conversas espalhadas pelos demais tópicos, então achei melhor recomeçar o debate através desse tópico e manter tudo centralizado por aqui.
Se alguém lembrar de alguma cena/informação adicional, por favor, me avisem pra que eu possa acrescentar no post principal.
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Se Aiolos tivesse uma armadura de ouro pelo menos...sic

Na minha opinião, a melhor para a pior versão da morte de Aiolos:   1 - Lenda do Santuário (Shura mata Aiolos com ajuda de Saga) Podem até achar bizarro cavaleiros lutando no céu, mas em termos de ro

Para mim, a melhor é a do Episódio G.   Lá, o Shura mata Aiolos. Mas o Aiolos agiu de forma altruísta e inteligente ao mesmo tempo, utilizando o próprio sangue como cortina de fumaça para escapar, par

Esqueceu de Alma de Ouro, que temos até toda uma premissa da relação conturbada de Aiolia e Shura por conta disso. Se não me engano, há um flashback também.

Bem lembrado. Acrescentarei no post principal em breve.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu sou fanzaço de CDZ, mas admito que não estou tão por dentro das discussões do lore assim huahahua

Digo isso pq pra mim sempre ficou bem evidente que o Shura foi responsável direto pela morte do Aiolos. Acho que cabe aquela velha discussão das razões dele por trás, mas sempre considerei o kill pra ele mesmo

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Você pode adicionar também algumas passagens em que Kurumada, aparentemente, cita que Shura "derrotou" Aiolos, como nessa entrevista, não que faça muita diferença na resposta final XD:

 

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me lembrei de um breve diálogo, no anime de Hades Santuário, OVA 11, quando Aiolia está levando Shura à Saori:

 

Shura: Aiolia, sobre Aiolos...

Aiolia: Quieto!

 

Não ocorre no mangá.

Não acrescentei porque, em suma, significa nada, já que o grosso do Aiolia não deixou Shura terminar de falar.

 

Você pode adicionar também algumas passagens em que Kurumada, aparentemente, cita que Shura "derrotou" Aiolos, como nessa entrevista, não que faça muita diferença na resposta final XD:

 

http://i.imgur.com/8awYXCa.jpg

Posso acrescentar também.

 

-----------------------------------------------

Mas amigos, vocês estão calmos demais. Tem que debater, expor argumentos (mesmo que repetidos), cair em discórdia, lembrem-se que tem Shô essa semana e Éris estará na ativa. Peguem o embalo dela e finjam que nunca tivessem falado disso antes. /lua

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Não acrescentei porque, em suma, significa nada, já que o grosso do Aiolia não deixou Shura terminar de falar.

/sex

 

Bah, mas aí kkkk tu só criou pra causar mesmo. Grande parte acredita que Shura matou. Eu, pelo menos, SEI que Shura não matou /evil

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, eu acho que é uma questão de lógica que Aiolos morreu em decorrência aos ferimentos causados por Shura. Afinal, foi um "golpe fatal".

 

Aí comumente as pessoas proferem a afirmação que "Aiolos morreu por causa do Shura". É óbvio que Shura não deu uma espadada no Aiolos e ele morreu ali na hora, afinal, ele ainda ia encontrar Kido. Mas foi homicídio de Shura. >>Golpe Fatal

 

Acredito que a questão que Darkangel gosta de levantar é que talvez existiu outros fatores que contribuíram á morte de Aiolos. Sei lá, que soldadinhos ou outros cavaleiros do Santuário também o feriram gravemente? Ou talvez que Aiolos tropeçou e caiu em um abismo? Mas isso não diminuí o fato que Shura teve seu papel como homicida na morte de Aiolos.

 

Mas detalhe que nunca foi mostrado, nem sequer foi dado uma miníma "pista" que outra pessoa ou que outra condição foi envolvida na morte de Aiolos diretamente como Shura. Ou seja, questão de lógica apontar todo a culpa da morte do Aiolos para ele, além do papel de Saga como mandante.

 

É interessante que todos os outros autores de CDZ que quiseram explorar essa passagem do mangá chegaram a essa mesma conclusão. E até Kurumada, que supostamente, dá a entender em uma entrevista.

Editado por Rafael Gêmeos
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre me pareceu óbvio que Shura concedeu um ataque fatal à Aiolos e a consequência disso, foi sua morte algum tempo depois.

 

O que gerou toda essa discussão foi que alguém afirmou que houve uma luta entre Aiolos e Shura, o que pode muito bem não ter acontecido. Em todas as obras (exceto o mangá clássico que não mostra nada), Aiolos não levanta a mão contra o Shura, pelo contrário, ele faz de tudo para não ferir ninguém durante sua fuga e ainda mantém a bebe Atena em segurança (acredito que era isso que o Darkangel estava defendendo no tópico de idades, que eu também concordo).

 

Mas não dá pra negar que uma das causas da morte do Aiolos (se não for a única mesmo...),é o golpe que Shura acerta. Independentemente das circunstâncias do encontro entre os dois.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ter sido eu que inicialmente usei a expressão "um moleque de 9 anos descendo o pau em um de 13 é idiota". Que, suponho, foi levado ao mérito de discussão de poder que "Shura é maior que Aiolos!!!111".

 

O que eu quis dizer é que é um fato que houve um conflito entre os dois, quando Shura disparou esse >golpe fatal

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ter sido eu que inicialmente usei a expressão "um moleque de 9 anos descendo o pau em um de 13 é idiota". Que, suponho, foi levado ao mérito de discussão de poder que "Shura é maior que Aiolos!!!111".

 

Não. Fui eu, seu ladrão de méritos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falou tudo Lyke. Inevitavelmente o Shura acertou um golpe no Aiolos, agora isso é diferente de se houve luta ou não... Shura pode tê-lo atacado na surdina, pode tê-lo chamado pra um combate ofensivo, pode ter tido ajuda de outro gold. "vale lembrar que na época MdM e Frofro eram dois pilantrinhas" e por ahe vai....

 

Vejam o piegas que o Shijima passou com Saori bebe no colo sendo perseguido por Cardinale, teria morrido pelo menos umas duas vezes pra Cardina-le se Athena não tivesse "crescido" e intervindo... E olha que Cardinale é patético como gold, em minha singela opinião.

 

Então Aiolos tomar caldo de Shura com athena no colo não é nem sequer humilhante para os dois lados, se for analisar bem, e a "missão" de Aiolos ela fazer a Saori bebe ficar ilesa, e conseguiu fazer isso com maestria.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Foi o xará mesmo. Você tava ausente no fórum nessa época, Feanor. Isso aí começou a umas três semanas.

 

O Lyke deu mesmo a resposta mais sensata.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se um CSI investigasse essa questão perguntaria: Causa da Morte??? E o legista responderia: Hemorragia provocada por ferimentos múltiplos, causados por um objeto com lâmina e traumatismos diversos causados pelo possível impacto de uma queda. Shura possuía a arma do crime, estava no local e tinha um motivo. Ou seja: O cara é o culpado pela morte, ainda que de forma não tão direta assim. Aiolos não se defendeu dos golpes do Shura para não atingir o bebê Saori, aí levou uma excaliburzada e como ele não é imorrível protagonista como o Seiya, simplesmente... mor-reu!

 

Bom, inegavelmente, a promotoria acusaria o Shura pela morte do sagitariano, ou seja, ele ele é responsável por Aiolos ter batido as botas mais rápido.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, mas aí kkkk tu só criou pra causar mesmo. Grande parte acredita que Shura matou. Eu, pelo menos, SEI que Shura não matou /evil

 

 

A Anna está correta, caras, lógico que Shura matou Aiolos.

Vcs são foda.

 

Mas o quê????

 

Como você mudou de ideia assim tão de repente???

 

Será que foram mesmos os apontamentos da Anna kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Editado por BigBear
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 meses depois...

No mangá canônico não foi mostrado o que aconteceu.

Duvido que o Aiolos tenha vestido a armadura de ouro para lutar contra Shura, a sua preocupação era deixar o santuário com Atena em segurança. O Shura pode tê-lo acertado com a excalibur, enquanto o Aiolos fugia com o bebê em seus braços.

quanto à pergunta: sim, acho que Aiolos morreu em decorrência das feridas que Shura deve ter causado nele.

Editado por ramirez123
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

No mangá canônico não foi mostrado o que aconteceu.

Duvido que o Aiolos tenha vestido a armadura de ouro para lutar contra Shura, a sua preocupação era deixar o santuário com Atena em segurança. O Shura pode tê-lo acertado com a excalibur, enquanto o Aiolos fugia com o bebê em seus braços.

quanto à pergunta: sim, acho que Aiolos morreu em decorrência das feridas que Shura deve ter causado nele.

 

Basicamente a interpretação do Episódio G, que depois se dá o título de Assassino por conta de Shura.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Basicamente a interpretação do Episódio G, que depois se dá o título de Assassino por conta de Shura.

Ah, mas o episódio G não é canônico...

Para mim, não conta.

Editado por ramirez123
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...